TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por Angelo » 05 Jul 2016, 17:26

..Acordar 5:30, tomar banho, sair no frio e na chuva não é um dos prazeres e utilidades de uma moto... :mrgreen:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Fernando BSB
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 05 Abr 2016, 20:37
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por Fernando BSB » 08 Jul 2016, 12:18

Agradeço demais a todos que opinaram, coloquei o carro a venda e sim vou comprar uma moto vou tentar pegar uma tenere ou fazer na faixa de 8.000-9.000 e separar uma parte para roupa de chuva,jaqueta e bota, luva e capacete já tenho.
Quanto ao conforto que vou perder isso é de menos pois já ando 10 km de bike todo dia então moto vai sossegado de acostumar vou sentir falta mesmo é do rádio e ouvir aquele rock no talo rsrs.

Abraço a todos.

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por CANO » 08 Jul 2016, 15:35

Angelo escreveu:..Acordar 5:30, tomar banho, sair no frio e na chuva não é um dos prazeres e utilidades de uma moto... :mrgreen:
Meu amigo, não sei se Sorocaba tem trânsito, mas se de moto você acorda às 5h30, com qualquer outro transporte acordaria mais cedo ainda! Em relação ao ganho de tempo a moto só perde para o helicóptero e o teletransporte. :lol:
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por ivnn » 10 Jul 2016, 03:43

Tenho cinquenta e poucos anos. Dirigi carro por anos, cheguei a 40.000km/ano, atendendo clientes.

Daí, quatro anos atrás, parado na marginal, num daqueles antigos congestionamentos monstros que faziam o trajeto Cumbica a Santo Amaro virar um anda-pára de quase 3h, eu vi as motos passando no corredor.

"Quero estar ali", pensei.

Adicionei categoria "A", comprei minha primeira Te (estou na segunda), e praticamente deixei de usar o carro! Ficou parado, usando-o bem menos que uma vez ao mês. Minha esposa comprou também uma moto e... passamos a viajar mais! Sempre de moto, cada um na sua. A sensação é diferente e incomparável.

Atualmente rodo só uns 25000km/ano, mas é por causa da crise mesmo. Rodaria mais de boa.

Finalmente, no começo desde ano, emprestei meu carro a um amigo, que visitava o Brasil e queria viajar. No retorno porraram a traseira do carro. Conseguiu voltar, mas o seguro deu PT.

Comprei outro carro? De jeito nenhum! É muito mais barato, para mim, alugar um carro nos poucos momentos que precisar. Ou, se for algo urgente, vai de taxi ou uber mesmo. Mas não compensa ter carro para deixar na garagem, e alugando você consegue melhor definir o perfil de acordo com a necessidade. Vai com galera grande, aluga uma van... Com carro próprio não há essa flexibilidade.

Tenho amigos que tem carro e moto, e usam os dois. Realmente isso vai de cada um. Tem o lance de estar frio e chovendo, e esses amigos pegam o carro. Eu continuo pegando a moto, porque nessas horas é que o transito aqui vira um inferno. Não ligo de por capa de chuva. Se a capa estiver conservada e for boa dá para chegar sempre seco. Vendem umas capas mais baratas aí que as vedações nas costuras não duram. As do site motocapas.com.br são boas (passobom), mas tem outras boas também.

Se for entrar nessa, é bom ter o equipamento completo. Todo mundo acaba um dia caindo, normalmente em situação boba, e uma jaqueta e luva estragados são preferíveis à pele lesionada e tecidos mais internos expostos.

Eu sugiro uma jaqueta tipo verão, sem ser impermeável, porque quem usa moto cotidianamente sempre porá a capa de chuva por cima se necessário. Mas ser modelo verão, toda furadinha, faz muita diferença no sol. No frio é só por uma blusa normal por baixo e a parte de cima da capa de chuva, protegendo do vento frio. Eu tenho uma "super jaqueta" também (uma Calama, da Alpinestar) mas uso-a muito pouco na prática. É difícil conseguir mais flexibilidade que um conjunto (blusa + jaqueta verão leve + capa de chuva leve) te proporcionam.

Além da capa, na chuva prefiro polainas àquelas botas de motoboy, mas vai de cada um.

É bom ter luva verão e inverno; a de verão é ventilada e a de inverno impermeável e quente. Na chuva em SP, não estando muito frio, prefiro pilotar sem luvas, e com extremo cuidado. Sinto uma precisão de pegada maior. Só para velocidades grandes uso luvas na chuva.

É bom ter um baú decente (muita gente de Te usa o Gili 45l; é uma bom custo-benefício) e duas ou três aranhas médias ou grandes dentro. Uso elas em supermercado, para prender na posição do garupa as compras que não cabem no baú. Já teve caixa de supermercado me dizendo que não acreditaria que conseguiria levar tudo aquilo... Duas aranhas, uma de cada lado, se juntando em cima, fazem milagres. Para garrafas de vidro de cerveja, se for colocá-las no baú, lembre de intercalar algo macio entre elas. Uma simples camada de capa de chuva serve. Tive que lavar meu baú uma vez por isso.

Vale também se informar sobre pilotagem defensiva. Tem livro na internet, tem curso, tem passeios em off que permitem derrapar um pouco... Sentindo os limites da moto em ambiente controlado te dá mais segurança no dia-a-dia. Como frear melhor, estratégias de curvas, estratégias de corredor, antever as cagadas dos carros e escapar das ciladas (não importa quem está certo, é a sua vida em jogo e só tem uma, não é videogame). Ontem mesmo escapei do clássico "carro à direita converte para a esquerda na sua frente sem seta". Esse é um clássico! Na hora o que você mais deseja é ser uma betoneira. Tem que desenvolver a bolinha de cristal, ficar ligado, para poder continuar vivo. A habilidade e bolinha de cristal melhoram com o tempo, mas tem sempre que ficar na defensiva. Moto não serve para distraídos.

Em resumo, é tranquilo ficar 100% com moto se o seu perfil for de motociclista. De outra forma pode ser incômodo ou até mesmo fatal.

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por meteficha » 10 Jul 2016, 10:09

ivnn escreveu:É bom ter luva verão e inverno; a de verão é ventilada e a de inverno impermeável e quente. Na chuva em SP, não estando muito frio, prefiro pilotar sem luvas, e com extremo cuidado. Sinto uma precisão de pegada maior. Só para velocidades grandes uso luvas na chuva.
Muito bem escrito, concordo com quase tudo! Só não concordo em pilotar sem luvas.

Como você disse, quedas acontecem. A chuva aumenta a chance de uma queda. As mãos vão direto pro chão por reflexo e a pele delas é extremamente e sensível. Na minha opinião, luva é obrigatória. Claro que cada um sabe que riscos gostaria de correr ou não :).
Ténéré 250 cinza (2016)

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por DrigoRJ » 10 Jul 2016, 10:10

Tenho 34 anos, casado, sem filhos, moto como unico veiculo há 11 anos. Nem tenho habilitacao b!( ai é bobeira, pq poderia ter). Agora que minha mulher esta falando em comprar um carro pra ela! Kkkk

Tenho emprego e condição financeira razoável. Se quissesse e me esforçasse um pouco eu teria um 4 rodas ha alguns bons anos.

ai vai de cada um. Nao ligo pra status, nao tenhos filhos e conto com uma garupeira sem frescuras ( ha 12 anos, desde quando o transporte era busao e canela)

Avatar do usuário
mkt.music
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Dez 2015, 23:25
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por mkt.music » 10 Jul 2016, 10:12

Ivnn, gostei muito da tua postagem. Eu também tenho apenas uma Te250 e consigo realizar todos os meus afazeres e viagens com a moto.
Vai do motociclista se dispor a "enfrentar" de bom grado as adversidades do clima e encontrar soluções para carregar o que se necessita.
No mais me sinto mais parte dos lugares por onde passo e não somente um intruso olhando pela janela.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Gil_cwb
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 19 Mar 2015, 13:17
Cidade onde mora: Curitiba/PR
Localização: Curitiba

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por Gil_cwb » 10 Jul 2016, 13:26

O Ivnn sintetizou bem o que é ser um piloto de moto, (seus hábitos, habitat como se reproduzem) rs... a convivência com a moto lhe trás as necessidades das coisas. Uma vez transportei uma lasanha com aquelas embalagens de alumínio, pensem numa pintura abstrata. O bauleto pode servir muito bem como coqueteleira, só jogar a pinga, açúcar, limão, gelo e dar uma volta na quarta. Tá pronto a caipira.
Tem que saber muito bem o que pode ir pra dentro do bauleto, o resultado pode ser desastroso.
Gilson Camargo
------------------------
XT250 - 15/15
Curitiba - PR
Imagem

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por CANO » 10 Jul 2016, 23:36

Gil_cwb escreveu:Uma vez transportei uma lasanha com aquelas embalagens de alumínio, pensem numa pintura abstrata.
Muito boa essa, Gilson! RÁ RÁ RÁ!!!
:gargalhada: :gargalhada: :gargalhada:
No baú eu levo meu almoço num pote tipo Tupperware fechado, embalado num saco plástico, dentro de uma bolsa térmica com zíper, dentro de uma sacola de plástico. Pois um dia o bendito do feijão conseguiu abrir o pote e atravessar o plástico e a bolsa térmica. Ainda bem que não atravessou a sacola, senão eu também teria minha pintura abstrata.
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Panico
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mai 2015, 18:01
Cidade onde mora: São José dos Campos - SP

Re: TÉNÉRÉ COMO ÚNICO VEÍCULO.

Mensagem por Panico » 14 Jul 2016, 10:12

Completei 10 anos sem carro. Zero falta
Editado pela última vez por Panico em 30 Nov 2020, 09:13, em um total de 1 vez.

Responder