Vazamento de óleo e garantia expirada

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
thiagomarinho333
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Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por thiagomarinho333 » 15 Mai 2016, 18:22

Gostaria de compartilhar um relato, pois talvez seja útil para alguém que possa estar em situação semelhante. Deixo claro que meu objetivo não é denegrir a imagem da Yamaha, mas sim contar de maneira imparcial o impasse que tive.
Comprei uma XTZ 250 Ténéré ano 2015, em fevereiro de 2016. A moto estava aparentemente impecável, já com seus 8.000 km rodados. As revisões de 1.000 e 5.000 Km foram feitas na DISTAC (Laranjeiras/RJ) pelo antigo proprietário com carimbo no manual.

Depois de dois meses com minha Ténéré, no dia 11/03/2016, após exatos 17 dias da garantia ter vencido, verifiquei uma poça de óleo embaixo do motor. Levei a moto na autorizada da Yamaha TRINCA MOTOS (Duque de Caxias/RJ), onde o mecânico, em menos de 5 segundos de análise, disse se tratar de um vazamento de óleo pela junta que une o cabeçote e o bloco do motor. O orçamento para o conserto ficou em R$ 454,75 (incluindo peças e mão-de-obra). Perguntei sobre o motivo desse vazamento e o cara falou sem cerimônia: “algumas saem com esse defeito de fábrica”. O atendimento foi, digamos, bem impessoal.
Saí de lá e passei num mecânico conhecido que me informou que esse problema é muito comum em Ténéré e FAZER 250 (ambas compartilham o mesmo motor). Comecei a procurar na internet e realmente tem muita gente com esse problema de vazamento de óleo. Daí, vi em algum lugar uma postagem de um cara que estava com vazamento na junta do bloco do motor e a moto dele já tinha saído da garantia, mas mesmo assim a concessionária em que ele comprou a moto fez o serviço “de graça”. Ou seja, se os caras entendem que o defeito é de fábrica, a obrigação é consertar, independente da garantia ter expirado.
Mandei um e-mail para o SAC da Yamaha pedindo que fosse efetuado o reparo mesmo com a garantia expirada (17 dias é sacanagem!). Aí começou a novela...

Depois de uma semana e 2 e-mails ignorados pelo o SAC obtive uma resposta, finalmente. No dia 18/03/2016 recebo o e-mail de um tal de Erick:

"Em relação ao seu contato, registrado pela ocorrência nº 20160316-31664, referente ao modelo XTZ250 TENERE, esclarecemos que em contato com a Concessionária Trinca Motos (Caxias/RJ), através do Sr. Igor (Consultor Técnico), fomos informados que no momento a motocicleta não está imobilizada em sua oficina. Orientamos que encaminhe a motocicleta juntamente com o Manual do proprietário para que o caso seja avaliado."

Levei a moto pra lá no dia 18 mesmo. Porém esse tal Igor me atende e fala que não poderia fazer nada a respeito, pois a moto foi comprada na Distac, que é outra rede concessionária. Pergunto se alguém da Yamaha tinha entrado em contato naquele dia avisando que eu iria lá e ele me confirma que sim. Daí eu falo: “Você me faz vir pra só pra dizer pessoalmente que não consertar? Não podia ter dito antes da Yamaha me passar o e-mail? Chama o gerente...” O gerente (um tal de Marquinhos) foi bastante educado, perguntou o problema, e obviamente na frente dele esse Igor contou uma outra história... Pensei: beleza... se vai consertar, ok, é só não voltar mais nessa concessionária escrota. O problema é que o gerente ligou pra Yamaha, pediu uma autorização por e-mail para realizar o reparo (que como ele me explicou, é necessário para que a concessionária fosse reembolsada) mas a Yamaha se recusou. O cara me botou no viva voz com a mulher de São Paulo da montadora... mas foi só aquele jogo de empurra detestável. E ninguém soube me explicar porque o cara tinha mandado um e-mail falando que era para eu ir até a Trinca Motos para “analisar” o caso.

Saí de lá puto, fiz uma reclamação no RECLAMEAQUI e outra para a ouvidoria da Yamaha. 10 dias depois vem a resposta:
...Favor encaminhar a moto para a concessionária Distac (S. J. de Meriti/RJ) para avaliação... E por favor retire a reclamação no RELCAMEAQUI. (Aparentemente esse RECLAMEAQUI incomoda mesmo eles! Gostei!)
Levei a moto na Distac e pelo menos lá fui muito bem atendido. O mecânico de lá olhou e confirmou que esse vazamento é bem comum e que é mesmo um defeito de fabricação, e a própria Yamaha pede que eles enviem as peças defeituosas nesses casos para análise, após o conserto... Enfim, fiz todo o trâmite burocrático na Distac e a menina que me atendeu me deu um prazo máximo de 15 dias para a Yamaha liberar o conserto (ou seja, eles fazem mesmo de tudo pra você desistir...).
Passados 21 dias desde que eu estive na Distac (S. J. de Meriti/RJ), nada... Liguei para a Distac e a menina falou que não era culpa deles, que a Yamaha já estava avisada do problema e ela tinha pedido urgência, mas não podia consertar antes da montadora liberar esse “favor”.

Entrei em contato novamente com SAC da Yamaha por e-mail e no dia 25 de Abril uma tal de Vanessa me respondeu com o seguinte:

"Em relação ao seu contato, registrado pela ocorrência nº 20160412-23247, referente ao modelo XTZ250 TENERE, esclarecemos que em contato com a Concessionária Trinca Motos (Caxias/RJ), através do Sr. Igor (Consultor Técnico), fomos informados que no momento a motocicleta não está imobilizada em sua oficina. Orientamos que encaminhe a motocicleta juntamente com o Manual do proprietário para que o caso seja avaliado."

Veja bem: Ela copiou o mesmo e-mail de mais de um mês atrás me pedindo para voltar na Trinca Motos! Surreal! Não dá pra acreditar que o atendimento do SAC da Yamaha seja nesse nível de descaso!

Pra encurtar a história (se é que alguém vai ler até aqui...), mandei uma resposta curta e grossa: “Vanessa, não sou palhaço, vou processar a Yamaha e teu e-mail copiado ridículo servirá de prova de como vocês tratam o cliente”.

3 dias depois, um outro e-mail da Yamaha: “...No caso em questão, a motocicleta está fora do período de garantia (12 meses contados à partir da data registrada na Nota Fiscal), porém, no intuito de auxiliá-lo da melhor forma possível o reparo será realizado sem nenhum custo por mera liberalidade da concessionária.”

O conserto enfim foi feito, mas da minha parte ficou a nítida impressão do descaso e despreparo do pós-venda da Yamaha. Lamentável. Um transtorno que não valeram a “economia” de R$ 500.

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Re: Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por Gil_cwb » 15 Mai 2016, 22:34

Putz que novela! Pior que a Sila, hehehe. Bom que resolveu, tive este mesmo problema mas dentro da garantia.
Com relação ao atendimento, tanto no pré como no pós venda, estas CC brincam com o consumidor. Não sei como é na BWW, Suzuki etc.
Eu vim de uma Titan 125 que nunca me deu dor de cabeça. Optei pela TNR pelos vários comentários, tanto de amigos como em fóruns. Talvez a Yamaha esteja passando por um processo de expansão em vendas e isso está acarretando todos estes problemas. Mas nada justifica o descaso com o consumidor. Sou muito curioso em saber como é o atendimento em outros países, será que só a gente sofre como consumidores no Brasil?
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memluz
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Re: Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por memluz » 16 Mai 2016, 11:20

Estou com o mesmo problema. O mecânico de minha cidade disse que é muito comum na Fazer.

A junta ou vem dobrada ou sem o aperto suficiente.

Só tenho um problema: o proprietário anterior não fez todas as revisões na autorizada.

Agora estou na duvida do que fazer :crazy:

Abs,
Mem

thiagomarinho333
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Re: Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por thiagomarinho333 » 26 Mai 2016, 20:45

Gil, eu também nunca tinha tido problema com minhas motos da Yamaha antes... tive uma ybr e uma Fazer 250. Mas com minha atual TNR tive essa decepção. E ao contrário do que eu pensava esse é um problema extremamente comum. Na minha opinião, esse tipo de vazamento é um problema decorrente da montagem, e tem que ser solucionado independente da garantia ou das revisões carimbadas.

Mem, entra em contato com o SAC da Yamaha por e-mail (assim você tem uma prova documentada para eventual contestação na justiça), e pede para eles consertarem, explica a situação e mostra seu ponto de vista. Se não ficar satisfeito com o atendimento ou o posicionamento da montadora/concessionária recorre à justiça... :boxe:

Eu vejo que nós, consumidores brasileiros, somos extremamente conformistas. Se todo mundo que está com esse problema começar a encher o saco da Yamaha, difundir os relatos, ou mesmo processar a empresa, eles vão mudar de postura.

Abraços!

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Re: Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por pato_donald_vini » 29 Mai 2016, 12:39

A montadora (e as concessionárias) são responsáveis por quaisquer vícios não decorrentes do uso normal durante TODA a vida útil do produto, de acordo com o CDC.

Então caso a moto de vcs comecem a vazar, ou apresentem algum outro problema que julgue ter acontecido antes do esperado, pode ligar pra Yamaha e exigir a troca ou o reparo, pq eles são OBRIGADOS a fazê-lo! (ou me procurem... hehehehe)

Isso inclui, até mesmo, os aros de ferro oxidados. Na prática ninguém pede a substituição pq aproveitam pra colocar um mais forte, ou esses coloridinhos. Mas ainda assim, sendo uma moto muito nova, e os aros oxidarem, eles têm que trocar sim!

--

Desse modo, por favor, a Yamaha não está fazendo nenhuma caridade ou benevolência. Ela TEM que fazer e acabou!
--
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Re: Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por EFN1969 » 08 Jun 2016, 10:26

A minha apresentou o mesmo problema com 5.000 km, porém ainda estava na garantia e a concessionária substituiu a junta. Hoje, está com 30.000 km e não apresentou mais o problema. É certo que é um problema de montagem na fábrica.
Suzuki GSXR 750 2007
Suzuki GSXR 750W 1995
Yamaha XT 600 Z Ténéré 1991
Honda XLX 250 R 1989
Agrale SXT 16.5 1985
Yamaha TT 125 1979
Garelli III - 3 marchas no punho (esqueci o ano)
Mobilete (esqueci o ano)

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Re: Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por hitoera » 08 Jun 2016, 20:48

Boa noite!
Tive esse mesmo problema na minha tereza 15/16, com quase 13 mil km.
Saindo do trabalho também me deparei com a poça de óleo vazando da junta do cabeçote, levei no outro dia na yamaha e o cara bateu o olho e disse que era defeito na montagem da junta. Por SORTE ainda está na garantia, e foi trocado, mas fiquei sem a moto por 5 dias, até a yamaha aprovar o serviço.
Acho meio grotesco esses defeitos de montagem, será que os caras não tem um torquímetro na fábrica???????
Detalhe, o cara me mostrou o valor da junta pra yamaha, R$ 90,00! Sendo que se eu fosse pagar o serviço todo ficaria e um mais de R$ 400,00!
Ténéré 250 - 15/16

thiagomarinho333
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Re: Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por thiagomarinho333 » 12 Jun 2016, 18:52

Pois é meus amigos... É inacreditável a quantidade de usuários com o mesmo problema, que evidentemente é um problema de fábrica. Mas a Yamaha conta o desconhecimento do consumidor brasileiro, um judiciário lento e benevolente com as grandes empresas e também com o desânimo aliado à falta de tempo de muitos de nós em correr atrás dos nossos direitos.

O que o pato_donald_vini falou está corretíssimo, é lei, está no Código de defesa do consumidor.

Outro problema recorrente (tem dezenas de casos nos fóruns) é a tinta do coletor que descasca totalmente. A minha Tenereé tá assim, parece que pintaram a peça com areia, o troço tá esfarelando. Meu mecânico disse que não tem problema, é só estética, mas se pintar algum problema devido a isso, nem perco mais meu tempo, é PROCON e justiça.

Abraço a todos.

Kleyber
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Re: Vazamento de óleo e garantia expirada

Mensagem por Kleyber » 17 Jun 2016, 01:44

tbm estou na mesma situação, notei a poucos dias o vazamento na junta do cilindro, por sinal vazando muito, e a garantia expirou no mês passado (maio/05). Fiz todas a revisões de 1 mil e 5 mil na concessionária, moto toda original ainda.

Espero (acho difícil) que eles resolvam isso sem muita dificuldade, mais ainda estou dentro do prazo e das normas da garantia dada pelo CDC como o amigo "pato" citou a pouco. O prazo é de 90 dias da "garantia legal".
Hoje mesmo irei ligar diretamente para Yamaha para evitar chegar na concessionária e ficar esse jogo de vai pra lá e pra cá... e vlw pela dica do RECLAME AQUI
De acordo com que for resolvendo tudo irei passando as informações pra glr que precisar ja ir se informando melhro... correr atrás do preju agora... vlw vlw brothers

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