Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por Rancanti » 09 Mai 2016, 01:00

Olá pessoal. Salve a todos.

Estou planejando uma viagem de Belo Horizonte a Gramado com minha esposa e a Tzinha.

Até o momento já fiz na moto:

Reforço de quadro.
Bauleto Givi "sei lá o que" 45 litros
Protetor de farol
Protetor de punho ( Na verdade está mais pra um corta vento )
Rodas Motard 300 / 17 traseira e 250 / 17 dianteira
Pneus 110/80/17 dianteira e 140/80/17 traseira
Ainda irei colocar: Afastador de alforje lateral
Sacola/Alforge lateral
Protetor de Motor e Carenagem
Pedaleira avançada
Antena Corta Pipa

Procurei bastante na internet e não achei nenhum cronograma de viagem em percursos semelhantes. Gostaria de planejar as paradas junto aos abastecimentos. Pelo que vi, a moto vai rodar pouco mais de 200km com um tanque com todo este peso, portanto gostaria de saber a disposição dos postos de abastecimento.

Alguém pode disponibilizar esta informação? Alguém pode me dar alguma orientação?

Esta será minha primeira viagem de mais de 100Km com a moto, e gostaria de precaver-me com o planejamento de paradas.

Já estou com pneus vacinados, câmaras de ar reservas, veda-furo, enche pneus, etc etc etc... A preocupação é basicamente o trajeto/paradas.

Outra preocupação também fica por conta da moto estar com rodas e aros totalmente diferentes. Não sei se vou pecar na estrada por isso ( a intenção de por a moto Motard foi unicamente ganhar algo em estradas de asfalto ).

Obrigado a todos por todas as informações.
Até!

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por FMainieri » 09 Mai 2016, 11:59

Bom dia, amigo Rancanti !!

Viajar é uma das coisas que mais gosto. Mesmo parado por hora, acompanho alguns amigos e percursos por aí afora. Já cruzei esse Brasil de cabo a rabo, com vários tipos de moto. O básico seria ver quanto tempo disponível e grana terás e calcular à partir daí.

Mas sem stress, sem correria e preocupações demais, alguns cuidados tens que ter, como por exemplo, a moto em bom estado, pneus e consumíveis (ex: pastilhas de freio, óleo...) que durem mais do que o percurso todo, equipamentos de segurança e proteção em dia...

Como fizeste alteração na ciclística da motoca (motard), faça viagem teste. Vá para a estrada e veja se ela ficou boa, em um passeio de fim de semana por exemplo, com a patroa, na tua região e com os equipamentos que vais levar. Nada muito científico, apenas para ver como a motoca se comporta com essas alterações. Meça consumo, tocada que irás fazer, paradas para abastecer...

Quanto ao percurso, leve um mapa (em papel sim! caso teu gps ou celular estejam sem bateria ou fora de área). Com base na viajada de testes, veja e marque nesse mapa os possíveis ou prováveis pontos de parada para dormir ou abastecer. Programe a quilometragem a ser rodada por dia (ainda com base nos teus testes).

Mas te lembra, sem paranoia ou stress, pois a motocada tem que ser de prazer e alegria. Pilote no teu ritmo e não exceda muito durante a noite (nossas estradas são umas merdas!).

E vamos debatendo aqui mais itens que possa ter esquecido por hora. Viajar é um dos meus maiores prazeres mundanos, ainda mais de moto! Estou esperando minha branquinha passar dos 1000 Km pra colocar na estrada. Tem muito chão pra andar, aqui no Rio afora. Quero rodar Minas, ES, SP, PR (mesmo que sejam caminhos que já passei) entre outros...

Abração,
Francisco...



Rancanti escreveu:Olá pessoal. Salve a todos.

Estou planejando uma viagem de Belo Horizonte a Gramado com minha esposa e a Tzinha.

Até o momento já fiz na moto:

Reforço de quadro.
Bauleto Givi "sei lá o que" 45 litros
Protetor de farol
Protetor de punho ( Na verdade está mais pra um corta vento )
Rodas Motard 300 / 17 traseira e 250 / 17 dianteira
Pneus 110/80/17 dianteira e 140/80/17 traseira
Ainda irei colocar: Afastador de alforje lateral
Sacola/Alforge lateral
Protetor de Motor e Carenagem
Pedaleira avançada
Antena Corta Pipa

Procurei bastante na internet e não achei nenhum cronograma de viagem em percursos semelhantes. Gostaria de planejar as paradas junto aos abastecimentos. Pelo que vi, a moto vai rodar pouco mais de 200km com um tanque com todo este peso, portanto gostaria de saber a disposição dos postos de abastecimento.

Alguém pode disponibilizar esta informação? Alguém pode me dar alguma orientação?

Esta será minha primeira viagem de mais de 100Km com a moto, e gostaria de precaver-me com o planejamento de paradas.

Já estou com pneus vacinados, câmaras de ar reservas, veda-furo, enche pneus, etc etc etc... A preocupação é basicamente o trajeto/paradas.

Outra preocupação também fica por conta da moto estar com rodas e aros totalmente diferentes. Não sei se vou pecar na estrada por isso ( a intenção de por a moto Motard foi unicamente ganhar algo em estradas de asfalto ).

Obrigado a todos por todas as informações.
Até!

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por Rancanti » 09 Mai 2016, 21:48

FMainieri escreveu:Bom dia, amigo Rancanti !!

Viajar é uma das coisas que mais gosto. Mesmo parado por hora, acompanho alguns amigos e percursos por aí afora. Já cruzei esse Brasil de cabo a rabo, com vários tipos de moto. O básico seria ver quanto tempo disponível e grana terás e calcular à partir daí.

Mas sem stress, sem correria e preocupações demais, alguns cuidados tens que ter, como por exemplo, a moto em bom estado, pneus e consumíveis (ex: pastilhas de freio, óleo...) que durem mais do que o percurso todo, equipamentos de segurança e proteção em dia...

Como fizeste alteração na ciclística da motoca (motard), faça viagem teste. Vá para a estrada e veja se ela ficou boa, em um passeio de fim de semana por exemplo, com a patroa, na tua região e com os equipamentos que vais levar. Nada muito científico, apenas para ver como a motoca se comporta com essas alterações. Meça consumo, tocada que irás fazer, paradas para abastecer...

Quanto ao percurso, leve um mapa (em papel sim! caso teu gps ou celular estejam sem bateria ou fora de área). Com base na viajada de testes, veja e marque nesse mapa os possíveis ou prováveis pontos de parada para dormir ou abastecer. Programe a quilometragem a ser rodada por dia (ainda com base nos teus testes).

Mas te lembra, sem paranoia ou stress, pois a motocada tem que ser de prazer e alegria. Pilote no teu ritmo e não exceda muito durante a noite (nossas estradas são umas merdas!).

E vamos debatendo aqui mais itens que possa ter esquecido por hora. Viajar é um dos meus maiores prazeres mundanos, ainda mais de moto! Estou esperando minha branquinha passar dos 1000 Km pra colocar na estrada. Tem muito chão pra andar, aqui no Rio afora. Quero rodar Minas, ES, SP, PR (mesmo que sejam caminhos que já passei) entre outros...

Abração,
Francisco...
Opa, boa noite amigo. Tudo bem?

Obrigado por sua resposta. Já deu um bom norte, principalmente vindo de um membro tão experiente. Obrigado mesmo.


Tinha pensado em fazer este esquema do mapa de papel mesmo, mas a dúvida maior é a respeito de postos de combustíveis. Nunca viajei uma distância tão grande, e por isso quero fazer a ida bem consciente. Estou ainda tentando obter uma relação dos postos de abastecimento, mas até o momento nada.


Quanto a transformação da moto para Motard, ficou simplesmente maravilhoso. É outro estilo de pilotagem, mas muito mais seguro e divertido. Adorei!

Avatar do usuário
teco
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 22 Abr 2014, 18:21
Cidade onde mora: Maceio

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por teco » 09 Mai 2016, 23:39

tem fotos? eu ia transformar a minha ex-te250 mas os custos me fizeram optar por um upgrade (pena que não tem a 660X no Brasil) para uma te660 2012, mas olha que eu fiquei balançado entre ela e uma 660R 2014 "pedindo" prá ser motard
Te66

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por barraforte » 10 Mai 2016, 01:07

Recomendo fazer algum roteiro envolvendo Serra Cabeça da Anta em Sorocaba, Serra da Graciosa até Morretes, e de lá, iria pelo litoral.

Gramado é uma das cidades do roteiro romântico, como vai com a garupatroa, acho bacana explorar esse roteiro, pesquisando por esse nome, tem bastante coisa na net.

Garanta que a garupatroa não vai sentir frio.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por Rancanti » 10 Mai 2016, 04:54

teco escreveu:tem fotos? eu ia transformar a minha ex-te250 mas os custos me fizeram optar por um upgrade (pena que não tem a 660X no Brasil) para uma te660 2012, mas olha que eu fiquei balançado entre ela e uma 660R 2014 "pedindo" prá ser motard
Irei postar as fotos na Sexta-feira. Acabei comprando mais alguns equipamentos pra minha Té, e optei por não tirar fotos dela "manca". Pensei muito também em fazer o upgrade, mas não tenho interesse em pegar a 660 unicamente por ser monocilíndrica. Uma coisa é estaar em uma 250 mono, outra é uma 660, rsrs... Pretendo pegar futuramente uma NC750x, ou algo do tipo. Então sextaa-feira posto as fotos ok guerreiro? Abraços!
barraforte escreveu: Recomendo fazer algum roteiro envolvendo Serra Cabeça da Anta em Sorocaba, Serra da Graciosa até Morretes, e de lá, iria pelo litoral.

Gramado é uma das cidades do roteiro romântico, como vai com a garupatroa, acho bacana explorar esse roteiro, pesquisando por esse nome, tem bastante coisa na net.

Garanta que a garupatroa não vai sentir frio.

ABS
Boa! Obrigado, amigo. Já estou pesquisando.
O Frio faz parte da viagem. Equipamento de neve é pouco pra esta jornada :D !
Vou continuar pesquisando. Se aalguém tiver mais algo a acrescentar, estou sempre de olho por aqui. Obrigado a todos, e abraços.

Avatar do usuário
teco
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 22 Abr 2014, 18:21
Cidade onde mora: Maceio

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por teco » 10 Mai 2016, 10:44

barraforte escreveu:Gramado é uma das cidades do roteiro romântico, como vai com a garupatroa, acho bacana explorar esse roteiro, pesquisando por esse nome, tem bastante coisa na net.
É ROTA ROMÂNTICA, já fiz e recomendo, a Tenda do Umbú é point dos motociclistas


Rancanti escreveu: Irei postar as fotos na Sexta-feira. Acabei comprando mais alguns equipamentos pra minha Té, e optei por não tirar fotos dela "manca". Pensei muito também em fazer o upgrade, mas não tenho interesse em pegar a 660 unicamente por ser monocilíndrica. Uma coisa é estaar em uma 250 mono, outra é uma 660, rsrs... Pretendo pegar futuramente uma NC750x, ou algo do tipo. Então sextaa-feira posto as fotos ok guerreiro? Abraços!
Blz, eu tb curto a 750X mas a Honda capou ela, tirando o C-ABS: só tem na NC700X
Te66

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por barraforte » 10 Mai 2016, 12:22

Rota geralmente é um caminho que liga um local ao outro.

Roteiro envolve mais lugares e mais caminhos, uma sequência de cidades no caso, ligadas por algumas estradas.

Por se tratar de diversas cidades, com mais de uma opção de caminho, achei que roteiro seria mais adequado.

Mas como palavra chave para pesquisa, se acha mais coisa por "Rota Romântica".

[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/2016051 ... 399c8e.jpg[/img]

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por Rancanti » 10 Mai 2016, 21:30

Boa noite pessoal.
Retornei apenas pra informar que está difícil achar as localizações dos postos de gasolina, seja pela rota/rotreiro (rsrs) que for.

Os senhores conhecem ou dispõe de alguma ferramenta que me auxilie nesta busca?
Desde já, grato.

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Viagem Ténéré Motard Belo Horizonte ~ Gramado

Mensagem por barraforte » 10 Mai 2016, 21:59

Nessa região que você vai é bem surtido de postos... E a Ténéré tem uma excelente autonomia.

Pessoal tem mais dificuldade no Jalapão ou Estrada Real, e mesmo com a Lander com tanque pequeno difícil passar apuros.

No site da BR/Petrobrás tem a relação de postos.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder