Viagem longa de Tenere 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por flabombarda » 24 Dez 2015, 17:01

Senhores,

Esse é meu segundo post aqui (o primeiro foi apenas a apresentação como mandam as regras).
A cada cerca de 2 anos eu faço uma viagem de moto longa, longa tipo 10mil KM, 25 dias.

Na última, no final do ano passado eu rodei na minha GS 1200 um trecho de areia bastante complicado que é de Tupiza a Uyuni na Bolivia, são 200 e poucos KM de terra com grandes trechos de areia, e travessia de rum rio (que nao tem ponte ...).
A GS foi, sem grandes problemas, mas trata-se de uma moto de 230Kg, ou seja muito pesada pra isso, sofri bastante, mas consegui me manter em pé nesse e em outros trechos complicados como o Paso Sao Francisco.
Agora eu quero fazer outros trechos que também são complicados, e para isso decidi que precisaria de uma moto diferente, mais leve, e consequentemente menor e menos potente.

Venho avaliando e lendo muito (inclusive aqui antes de me registrar) a respeito de 3 motos principalmente: Tenere 250, XRE 300 e Falcon 400i.

A única que não tem um problema cronico de mecanica é a Tenere, que é a menor, e mais fraca por outro lado, mas ainda prefiro ir devagar, que ir e ficar no caminho com cabeçote fudido ou corrente de comando arrebentando empenando as valvulas.

A decisao esta tomada ja.

A minha duvida do momento é que moto pego com base nas opções abaixo:
1 - Uma Tenere 2016 0km - R$ 14900 + 600 de DOCs
2 - Uma Tenere 2015 0km - R$ 13800 + 600 de docs
3 - Uma tenere 2013-2015 - Semi nova por R$11000 algo com até 10.000Km
4 - Uma tenere 2011-2012 por R$ 9.000 Essa já vai ter seus 20, 30.000Km rodados.

Essa modelo 2016 vale a pena ? Pois vejo que o motor não mudou nada, a não ser que é flex, mas potencia, torque ...

Se tratando de equipamentos, vou carregar ela um pouco.
- Protetor de motor e carenagem
- Mantetes vou trocar certeza
- Cavalete Central
- afastador de alforges
- protetor de carter
- grade de farol
- Rodas de aluminio mais resistentes

A ideia é rodar de 8 a 10 horas por dia, sempre que possivel na casa dos 110-115Km/h

Eu tenho 80Kg, e a moto não estará com muito peso adicional de bagagem, coisa de 10Kg a mais no maximo.

Meu roteiro inicial já esta traçado, é uma previa apenas, deve sofrer alterações mas caso alguem tenha interesse em ver, segue abaixo:
https://www.google.com/maps/d/viewer?mi ... dpB-xdgOY8" onclick="window.open(this.href);return false;

Qualquer comentario será bem vindo ! Só não adianta dizer que sou retardado, pois isso eu já sei :risadona:
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por KANEKO » 24 Dez 2015, 17:27

Fala ai amigo flabombarda,

Não vamos comentar sobre a viagem kkkkkkk mas ela é valente e vai aguentar.
Olha a respeito de qual moto pegar você pretende ficar muito com ela ?

Amo Tenere e na 2016 arrumaram a rabeta e trocaram o painel ( prefiro o antigo ) mas eu não acho que ela vale 15 mil reais.
Eu pegaria uma até 2015 e a diferença do valor ia equipar ela.

Tenho uma 2013 comprada no começo do ano ( tinha 14 mil rodados ) paguei 11 mil reais.

Abraço.

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por flabombarda » 24 Dez 2015, 19:39

Valeu Kaneko, eu também não vi nenhuma mudança que mude a moto de forma efetiva
- Rabeta nova é pura estética ao meu ver.
- Motor flex, pra mim não tem vantagem, eu quero ela pra rodar fora do brasil e la nao tem etanol entao é uma comodidade que nao me agregaria muito, até pq mesmo no trecho rodado no Brasil, eu usaria gasolina devido a melhor autonomia.
- O painel, ate achei legal, mas novamente, nao sei se tem ganho com isso.
- Funcao ECO, pra mim é besteira, depois que voce conhece a moto sabe a faixa de giro que ela trabalha com melhor economia, agrega muito pouco.

O que mais poderia pesar na 2016 é a melhor revenda creio eu.

Se eu for optar por uma usada, deve ser até 15.000KM no máximo.que ai eu rodo mais uns 6 7mil ao longo do ano em testes e terei ela pra viagem na casa dos 20-25.000KM.

Abraços,
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

Avatar do usuário
acfborges
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 310
Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por acfborges » 24 Dez 2015, 20:03

Flabombarda,

Estava acompanhando seu tópico no fórum gs650 net e a t250 é uma ótima escolha dentre as opções que você levantou.

Minha sugestão é a troca do banco por um confort pedrinho ou ere. Vai fazer a diferença na sua viagem.

Abs.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por flabombarda » 24 Dez 2015, 23:28

Andei hoje pela primeira vez na moto (nao comprei ainda) cara, parecia que estava sentado numa tabua, ainda olhei pra ver se o banco era original, certamente aquilo deve massacrar ao longo dos dias! Vou seguir essa recomendação com certeza !!!

Outra coisa que estou procurando (não achei aqui ainda) é filtro de ar K&N pra Tenere, será que seria esse modelo aqui: http://www.knfilters.com/search/product ... od=YA-2509" onclick="window.open(this.href);return false; ?

Abraços,
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por vdfritz » 25 Dez 2015, 03:12

não use k&n nela, ela tem filtro de espuma que pode ser lavado (até 2015 acho) e o k&n deixa passar muita poeira, pra uma viagem longa dessa passando por areia e terra, recomendo o filtro original sendo limpo sempre que possível

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por flabombarda » 25 Dez 2015, 10:38

vdfritz escreveu:não use k&n nela, ela tem filtro de espuma que pode ser lavado (até 2015 acho) e o k&n deixa passar muita poeira, pra uma viagem longa dessa passando por areia e terra, recomendo o filtro original sendo limpo sempre que possível
Valeu a dica vdfritz, sempre usei K&N nas minhas motos, mas se na T250 não fica bom, não vou usar. Eu já perdi um motor usando filtro paralelo, depois disso foi só original ou o K&N, mas nunca mais filtro paralelo. Na ocasião minha XT 600 travou o motor na descida da serra da imigrantes, 30min depois de instalar o maldito filtro de R$ 30 :batecabeca:

Filtro de óleo até uso paralelo, mas com uma vida util reduzida, mais por receio que qualquer coisa !

Abraços,
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por diegonunes » 25 Dez 2015, 13:04

A "nova" TNR está bem bonita mas eu não vejo motivo técnico (pelo contrário) para adquirir.

Eu sem dúvida alguma apostaria numa usada.

Quanto ao filtro, compre um original sobressalente e leve na bagagem para uma eventual substituição na pressa. No entanto, a vida útil é bem longa, basta lavar com querosene, enxaguar com água e sabão e untar com um pouquinho de óleo de motor. Mais uma vantagem pro modelo anterior da motocicleta.

Quanto a confiabilidade da moto, é uma das poucas motos que a gente pode por a mão no fogo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por flabombarda » 26 Dez 2015, 01:45

diegonunes escreveu:A "nova" TNR está bem bonita mas eu não vejo motivo técnico (pelo contrário) para adquirir.

Eu sem dúvida alguma apostaria numa usada.

Quanto ao filtro, compre um original sobressalente e leve na bagagem para uma eventual substituição na pressa. No entanto, a vida útil é bem longa, basta lavar com querosene, enxaguar com água e sabão e untar com um pouquinho de óleo de motor. Mais uma vantagem pro modelo anterior da motocicleta.

Quanto a confiabilidade da moto, é uma das poucas motos que a gente pode por a mão no fogo.
Valeu diego eu sempre levo um filtro. Nao da pra contar com a sorte de achar

Sent from my SM-T230NU using Tapatalk
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por Jotace » 26 Dez 2015, 09:30

Banco original, de jeito nenhum.

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=39&t=7897" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Responder