Viagem longa de Tenere 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
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Crístofer
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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por Crístofer » 26 Dez 2015, 19:33

A 2016 tem filtro de papel não lavável.. Tomara que nao de o mesmo problema que ta dando com as 660..

Hamilton Werlang
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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por Hamilton Werlang » 28 Dez 2015, 18:36

flabombarda escreveu:Senhores,

Esse é meu segundo post aqui (o primeiro foi apenas a apresentação como mandam as regras).
A cada cerca de 2 anos eu faço uma viagem de moto longa, longa tipo 10mil KM, 25 dias.

Na última, no final do ano passado eu rodei na minha GS 1200 um trecho de areia bastante complicado que é de Tupiza a Uyuni na Bolivia, são 200 e poucos KM de terra com grandes trechos de areia, e travessia de rum rio (que nao tem ponte ...).
A GS foi, sem grandes problemas, mas trata-se de uma moto de 230Kg, ou seja muito pesada pra isso, sofri bastante, mas consegui me manter em pé nesse e em outros trechos complicados como o Paso Sao Francisco.
Agora eu quero fazer outros trechos que também são complicados, e para isso decidi que precisaria de uma moto diferente, mais leve, e consequentemente menor e menos potente.

Venho avaliando e lendo muito (inclusive aqui antes de me registrar) a respeito de 3 motos principalmente: Tenere 250, XRE 300 e Falcon 400i.

A única que não tem um problema cronico de mecanica é a Tenere, que é a menor, e mais fraca por outro lado, mas ainda prefiro ir devagar, que ir e ficar no caminho com cabeçote fudido ou corrente de comando arrebentando empenando as valvulas.

A decisao esta tomada ja.

A minha duvida do momento é que moto pego com base nas opções abaixo:
1 - Uma Tenere 2016 0km - R$ 14900 + 600 de DOCs
2 - Uma Tenere 2015 0km - R$ 13800 + 600 de docs
3 - Uma tenere 2013-2015 - Semi nova por R$11000 algo com até 10.000Km
4 - Uma tenere 2011-2012 por R$ 9.000 Essa já vai ter seus 20, 30.000Km rodados.

Essa modelo 2016 vale a pena ? Pois vejo que o motor não mudou nada, a não ser que é flex, mas potencia, torque ...

Se tratando de equipamentos, vou carregar ela um pouco.
- Protetor de motor e carenagem
- Mantetes vou trocar certeza
- Cavalete Central
- afastador de alforges
- protetor de carter
- grade de farol
- Rodas de aluminio mais resistentes

A ideia é rodar de 8 a 10 horas por dia, sempre que possivel na casa dos 110-115Km/h

Eu tenho 80Kg, e a moto não estará com muito peso adicional de bagagem, coisa de 10Kg a mais no maximo.

Meu roteiro inicial já esta traçado, é uma previa apenas, deve sofrer alterações mas caso alguem tenha interesse em ver, segue abaixo:
https://www.google.com/maps/d/viewer?mi ... dpB-xdgOY8" onclick="window.open(this.href);return false;

Qualquer comentario será bem vindo ! Só não adianta dizer que sou retardado, pois isso eu já sei :risadona:

Adoro motos, adoro viajar e a tenere 250 é uma moto de baixo custo e que, sendo bem equipada, encara sem problemas qualquer viagem longa. Tenho uma e consegui equipar como sempre sonhei.
Seguem os vídeos para mostrar como ficou.

vídeo 1
https://www.youtube.com/watch?v=ZZVizDp7Ceo" onclick="window.open(this.href);return false;

vídeo 2
https://www.youtube.com/watch?v=ZzVArUIhQI8" onclick="window.open(this.href);return false;

A lista de acessórios está na descrição dos vídeos.

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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por flabombarda » 29 Dez 2015, 16:12

Crístofer escreveu:A 2016 tem filtro de papel não lavável.. Tomara que nao de o mesmo problema que ta dando com as 660..
Eu devo pegar uma usada, mais conhecida, já se sabe que a moto é robusta, o problema dessa 2016, é ser uma moto muito nova, o motor em sí não mudou nada alem de sistema de injeção basicamente, mas não se sabe como isso se comporta no longo prazo. ja a modelo anterior até 2015, é reconhecidamente um trator. alem do que, é uma moto que vou judiar um pouco, pego uma usada por 10mil, a nova sai 50% mais caro com documentação, e isso tem que ser colocado na balança. Alem de não ter nenhuma vantagem técnica.
__
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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por flabombarda » 09 Abr 2016, 11:48

Bom, 4 meses depois peguei a tenere 250, uma 2014 Laranja. com 13.000Km. zeradinha, fiz troca na minha scooter PCX, quase pau a pau.

Estou "sofrendo" apenas com o alto giro na estrada, sei que nao da pra comparar, tenho uma GS 1200, mas achei que rodar a 115 por exemplo, fica proximo dos 7.300rpm.

O que quero fazer é colocar como teste um pinhao de 14 para avaliar o resultado.



Abraços,
__
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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por lunga » 09 Abr 2016, 13:23

Eu tinha uma lander e viajava a 110~115 sempre.
Acredito que a moto tenha sido projetada assim e que isso não deve ser prejudicial.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por ivnn » 09 Abr 2016, 16:08

Não é. Nas viagens longas, é isso aí, entre 7 e 8000 rpm direto e reto. Por horas. Na minha te e na lander da esposa. Só o consumo não fica grande coisa, mas é isso aí.

PS: estou saindo do pinhão de 14 para a combinação pinhão de 13 + coroa 38. Razões:
- O único pinhão de 14 compatível no mercado é o da Vaz. E meus dois últimos da Vaz esfarelaram.
- Com o pinhão de 14, se vc quiser tirar ou botar a corrente (sem cortar ou montar no local), vc TEM que tirar o pinhão. O compartimento do pinhão não dá espaço para tirar a corrente com um pinhão de 14 fixo.
- 13 + 38 é pouca coisa diferente. O original é 13 + 40.

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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por diegopaul » 09 Abr 2016, 16:29

Eu usei pinhão 14d na Teneré, e sinceramente ela só vai bem em algumas condições: viajar sozinho, terreno pouco acidentado, pouco vento. Nessas condições a moto fica excelente, mas você coloca peso na moto, região de serra ou muito vento frontal é normal reduzir pra 4ª marcha. Situações que antes a moto mantinha bem sua velocidade em 5ª marcha.
Acho que a dica do ivnn de usar a coroa de 38d deve ficar mais equilibrada.
Ex: XTZ 250 Ténéré - Preta - 2011
Atual: XT660R - Preta - 2012

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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por flabombarda » 09 Abr 2016, 20:47

ivnn escreveu:Não é. Nas viagens longas, é isso aí, entre 7 e 8000 rpm direto e reto. Por horas. Na minha te e na lander da esposa. Só o consumo não fica grande coisa, mas é isso aí.

PS: estou saindo do pinhão de 14 para a combinação pinhão de 13 + coroa 38. Razões:
- O único pinhão de 14 compatível no mercado é o da Vaz. E meus dois últimos da Vaz esfarelaram.
- Com o pinhão de 14, se vc quiser tirar ou botar a corrente (sem cortar ou montar no local), vc TEM que tirar o pinhão. O compartimento do pinhão não dá espaço para tirar a corrente com um pinhão de 14 fixo.
- 13 + 38 é pouca coisa diferente. O original é 13 + 40.
Tem mais detalhes sobre que coroa de 38 usar ? Pois faz sentido, o "alongamento" nesse caso seria menor que o mexendo no pinhão.
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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por ivnn » 09 Abr 2016, 23:44

Eu comprei uma coroa da vaz mesmo, na general motos, GO. A Corcopin estava sem. Essa coroa é a "oficial" da Lander X, ano 2009. Antigamente você achava da riffel também, mas não achei mais.

Além do aspecto bem diferente entre o pinhão e a coroa da Vaz, nas medidas 14 e 38, lembro que na coroa o stress é menor, já que cada dente leva mais tempo entre cada esforço. Então acho que esse esfarelamento do pinhão ou não existirá ou será melhor controlado, pois tenho visão da coroa sempre que lubrifico a corrente. O pinhão só vejo quando desmonto a capinha dele.

Imagens do esfarelamento: viewtopic.php?f=27&t=8154&p=164259#p164259

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Re: Viagem longa de Tenere 250

Mensagem por RMVilla » 10 Abr 2016, 17:27

Acompanhando o tópico......

A minha Té é 15/16 zero, acabei de pegar, e meu uso é 90% rodovia. Quero saber mais sobre essa coroa de 38.

Roberto "VILLA"

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