Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
LivioMax
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Dez 2015, 22:54
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por LivioMax » 14 Dez 2015, 23:03

Pessoal estou acompanhando o forum ha algum tempo e nao vi nenhum comentario a respeito.
Existe algum prejuizo mecanico se utilizar muito o freio motor reduzindo as machas? E o consumo de combustivel, é alterado? Isso economiza as pastilhas ou coisa do tipo?

Enfim, quais os pros e contras?

Abraco!

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por ivnn » 15 Dez 2015, 02:19

Frear significa dissipar a energia cinética de alguma forma. Exceto em situações high tech, essa energia é dissipada (jogada fora) mesmo. Duas opções para isso são os freios e o motor com acelerador zerado.

Preju mecânico: Se alguém disser que frear usando o motor não é legal, porque você está estressando uma estrutura "nobre" (relação, câmbio, embreagem, virabrequim, pistão, cilindro) para fazer o mesmo efeito que uma barata pastilha de freio, eu não terei argumentos para retrucar. Pode até ser que o cabra tenha razão, e no longo prazo seja mais barato frear com a pastilha que com o motor. O tite que falou "motor é motor, freio é freio": http://revistacycleworld.com.br/hora-de-parar/#
Mas até aí eu uso freio motor quando estou de boa e vou parando suavemente antes de um semáforo vermelho. Sem jogar a rotação lá em cima. Mas na hora de combinar uma redução com o feio traseiro o bicho pega; logo que vc reduz uma marcha as vezes o pneu dá uma rápida deslizada. Isso, se vira hábito, aumenta o desgaste do pneu traseiro brutalmente. Tanto que tem cara que troca dois traseiros a cada dianteiro. Comigo eles gastam igual.

Consumo de combustível: Não é alterado porque a injeção corta o combustível nessa situação.

Economia de pastilha: Provavelmente economiza um pouco a pastilha. Mas tem que cuidar para que não seja uma economia burra, tipo a pastilha dura mais, mas o pneu e o motor menos.

Mas o mais importante:

Eficiência na frenagem: Em frenagem de emergência não tem que pensar: Desconecta o motor e trabalha os freios, primeiro o traseiro combinando com maior frenagem do dianteiro, que nem todo mundo ensina nos cursos de pilotagem defensiva. Em frenagem normal, o freio motor tem a tendência de modular a sua força: É maior com a rotação alta, perde a força até você reduzir uma marcha, fica forte de novo... Isso se combinado com o freio normal traseiro complica um pouco se vc quiser poupar o pneu.

Mas é uma beleza no off. Numa pirambeira de cascalho a melhor opção pode ser uma primeira e só!

Então freio motor tem seu uso em frenagens tranquilas e no off. Usar "muito", como você colocou, eu não sei. Eu uso "pouco", mas definitivamente uso. Se você está travando de leve a traseira nas reduções, não acho que valha a pena, pelo desgaste aumentado do pneu.

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por RAlves » 15 Dez 2015, 09:24

Não acredito que o tite falou uma besteira dessas.

E outra, frenagem de emergência usa-se o motor engatado, pra nao travar a roda traseira nas motos sem abs.

Não faz sentido falar em desgaste mecânico por usar freio motor, primeiro pois a injeção de combustível é cortada (cut off) e só volta abaixo dos 2000rpm, segundo pois se desacoplar o motor ele continua ligado e girando.

Freio motor ajuda sim na frenagem e qualquer piloto experiente vai te dizer o mesmo. Ou as reduzidas nas curvas é só pra fazer barulho no motogp?
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por ivnn » 15 Dez 2015, 10:28

O Tite é bem vocal neste tópico. Sobre frenagem de emergência, do blog oficial dele:
O jeito certo de parar uma moto (e carro) no menor espaço possível é acionar a embreagem e comandar os freios, começando pelo traseiro e passando para o dianteiro. Pronto. E desafio qualquer pessoa a frear no menor espaço possível reduzindo as marchas enquanto freia.
(tirado de http://motite.blogs.sapo.pt/93832.html)

Sobre frenagem em corrida:
...porque nas corridas os pilotos reduzem as marchas na hora de frear? Não é para melhorar a eficiência da frenagem?”.
Não, não é. Os pilotos não param as motos antes de cada curva, eles PROGRAMAM a frenagem e só reduzem a marcha para que o motor tenha rotação na saída de curva. Tem nada a ver com a eficiência da frenagem.
(do mesmo link)

Sobre o impacto da frenagem na mecânica:
Nos Estados Unidos, onde se usam carros com câmbio automático há séculos, eles tem uma explicação simples para esquecer essa bobagem de "freio-motor". Segundo eles, é muito mais barato, simples e rápido trocar as pastilhas de freio do que os anéis do pistão, então por que cazzo usar o motor pra frear?
(tirado de http://motite.blogs.sapo.pt/se-liga-nessa-parada-114103)

Mas ele mesmo concorda que para auxiliar na frenagem o motor pode ser útil.

Na pilotagem normal do dia a dia a vantagem de ir reduzindo é que o motor estará sempre pronto para retomar. Principalmente por isso eu uso o freio motor moderadamente.

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por RAlves » 15 Dez 2015, 14:41

pois é, um dos motivos desse cara ser tão desacreditado!

Eu não falei em ir reduzindo as marchas enquanto freia, mas sim descer o máximo de marchas possíveis sem estourar a rpm máxima... descer duas ou três marchas de uma vez só dependendo da velocidade e marcha que se encontra, soltar a embreagem e controlar os freios.

Mesmo que só aperte os freios sem reduzir marcha já vai ter um resultado muito melhor pois a roda não trava.

Descer uma serra só no freio normal não é só errado como irresponsável.

Outra coisa, o tite não é nada. Não tem formação técnica.

Queria que alguém me explicasse como que freio motor prejudica os anéis.

E pelo jeito também não entende bulhufas de câmbio automático.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

marcus capella
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Set 2014, 16:04
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro capital

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por marcus capella » 16 Dez 2015, 11:56

Discussão interessante.
Eu q sou leigo nessas técnicas sempre freio usando a redução e modulando com os freios.
Faço o punta taco como se diz nos carros, sem forçar mt somente o suficiente para auxiliar na redução da velocidade .
Tem funcionado mt bem sempre.
CBR 450
KZ 1000
DT 180
XLX 250
TORNADO 250
atual TENERE 250

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por ivnn » 16 Dez 2015, 13:27

pois é. Isso aí seria o ideal, fazer o punta taco. Economiza embreagem e ao mesmo tempo resolve o problema das travadinhas do traseiro na redução. O Keith (do "A Twist of the Wrist", um livro sobre pilotagem competitiva) prega exatamente isso aí:
To describe it in sequence is simple enough: The brake is applied. Roughly half way through the braking, the clutch is pulled in and the transmission is shifted down one gear. The rider then blips the gas (a rapid on/off twist of the grip) before releasing the clutch. Throughout this process, the rider also maintains or modulates front brake lever pressure to achieve the degree of braking necessary for the desired corner entry speed.
(de http://www.motorcyclistonline.com/blogs ... code-break)

Mas e a preguiça? :batecabeca: Tiozão, pilotando em modo tiozão, não faz punta taco. Fica para os novinhos :joinha:

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por RAlves » 16 Dez 2015, 13:36

Outra coisa que me lembro de ter visto em algum manual de alguma moto, não me lembro qual agora.

Reduzir com o motor engatado mantém a circulação do óleo alta com o motor sem gerar calor, ou seja, auxilia na refrigeração.

Essa recomendação era pra descidas longas.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por Mamão » 16 Dez 2015, 14:44

Vou dar meu pitaco...kkkk

Freada de emergencia: Se o cara disser que consegue reduzir marchas em uma frenagem de emergencia, vou ter de rir ou, se ele me provar, admitir que o cara é o maior piloto que já vi.

Para para em um semaforo, por exemplo: Freio e vou reduzindo marchas. Não sei se é o melhor, mas sempre fiz isso e nunca tive problemas.

Na estrada: Se a curva é muito fechada, também reduzo marchas e freio.

Curvas mais abertas, só freio um pouco.

Não usar freio motor: Para quem já teve moto dois tempos, sabe o sufoco que é não poder contar com um freio motor...kkkkkk

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por Fabio_joinville » 18 Dez 2015, 06:44

Lógico que em uma emergência o jeito é frear sem pena, porém em reduções normais eu uso os dois freios, tanto o motor como o mecânico, experimente descer uma serra somente com o freio mecânico e você verá as consequências, é claro que se você reduzir drasticamente a ponto de levar o giro lá em cima a longo prazo poderá ter algum dano a moto mas tudo que é usado de forma errada terá alguma consequência negativa.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Responder