Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por Kakko » 18 Dez 2015, 18:28

Mas....nas motos geralmente, o motor está sempre engrenado....ou tem alguem aí que anda na "banguela" ????

Eu uso sim...principalmente se estiver com garupa, e nos declives com certeza.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por oscarmaxi » 18 Dez 2015, 22:42

Todos usam. É muito mais natural, num declive, deixar de acelerar e ir "complementando" a frenagem nos freios, dianteiro ou traseiro, dependendo da circunstância. Ou alguém embreia e segura só nos freios? Acho que fica até mais difícil, perigoso e com menor controle...
Outra coisa: economizar motor? Que bogagem é essa agora? Temos de pilotar da forma mais segura, não da possivelmente mais econômica. Quer economizar? Ande com a moto bem regulada, pneus calibrados, óleo trocado no prazo.
Estão querendo reinventar a pilotagem de motos...

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por ivnn » 18 Dez 2015, 22:55

É que tem gente que realmente deixa o motor frear mais, deixando a rotação mais alta enquanto vai reduzindo, e com isso fazendo o motor frear de forma mais significativa. Para economizar pastilha ou sei lá porque.

Ir só reduzindo, mas trocando as marchar com rotação baixa, freia muito pouco não só porque o motor consome menos torque para girar mais devagar, mas também porque você está mantendo uma marcha mais alta, que pelo câmbio acaba puxando menos torque ainda do pinhão.

Então só ir reduzindo penso que não caracterize exatamente freio motor, apesar de rigorosamente ser. Você freia muito mais se, reduzindo, vai mantendo a rotação alta.

Em descidões acentuados eu deixo chegar a uns 5000. Se a rotação quiser ficar acima disso, subo uma marcha. O resto seguro no freio. Alguém que faça freio motor de forma agressiva deixaria chegar a 7000 ou 8000, para... (economizar pastilha?). Isso dá uma ou duas marchas de diferença durante a operação.

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por Angelo » 18 Dez 2015, 23:41

Pra mim já é mais natural usar o motor pra segurar, um pouco, a moto, junto com freios, claro..

Mais em lombadas, depressões, esquina as vezes. Assim que passado o obstáculo, já sai tracionando, com calma e naturalidade, sem sair moendo, rs...e em descidas mais íngremes, uso também..

Da pra perceber a fluência do motor, não vai descer com o motor esguelando, ou travadasso ne, hehe

Nunca reparei na rotação do motor, mas deve ser por volta de 5 mil mesmo..

:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
egpereira
Usuário
Usuário
Mensagens: 148
Registrado em: 13 Jul 2013, 09:05
Cidade onde mora: são paulo

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por egpereira » 19 Dez 2015, 16:05

Mamão escreveu:Vou dar meu pitaco...kkkk

Freada de emergencia: Se o cara disser que consegue reduzir marchas em uma frenagem de emergencia, vou ter de rir ou, se ele me provar, admitir que o cara é o maior piloto que já vi.

Para para em um semaforo, por exemplo: Freio e vou reduzindo marchas. Não sei se é o melhor, mas sempre fiz isso e nunca tive problemas.

Na estrada: Se a curva é muito fechada, também reduzo marchas e freio.

Curvas mais abertas, só freio um pouco.

Não usar freio motor: Para quem já teve moto dois tempos, sabe o sufoco que é não poder contar com um freio motor...kkkkkk
Concordo com você, falou e disse tudo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

nokati
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 14 Nov 2015, 15:05
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por nokati » 22 Dez 2015, 19:55

Tbm vou dar meu pitaco nesse tópico...rs

Sempre usei freio motor e atualmente se puder usar só ele eu uso (ex. sinal fechado a frente). Com relação ao giro subir, porque tanto medo de giro alto? O motor ta ali pra girar em todas as faixas a que foi projetado. Giro alto só causa desgaste anormal se usado durante muito tempo. Se for só nas frenagens, o gasto é insignificante. Ah, giro alto tbm gasta mais combustível, mas só quando vc acelera, na redução a injeção corta e quem empurra o motor é o próprio peso dela.

Quanto às reduções antes das curvas, elas devem ser feitas antes de se entrar na curva, para que se faça a curva acelerando. Isso dá mais aderência da moto com o chão e estabilidade. Não só em moto mas em carro também. Isso é física, ação e reação da força do pneu contra o asfalto, mas não vou saber explicar tecnicamente...rs... Sem contar que com o motor "cheio" a retomada é muito melhor (bom pra quem está correndo).

Lucascrds
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 162
Registrado em: 10 Dez 2015, 22:38
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por Lucascrds » 23 Dez 2015, 08:40

nokati escreveu:Tbm vou dar meu pitaco nesse tópico...rs

Sempre usei freio motor e atualmente se puder usar só ele eu uso (ex. sinal fechado a frente). Com relação ao giro subir, porque tanto medo de giro alto? O motor ta ali pra girar em todas as faixas a que foi projetado. Giro alto só causa desgaste anormal se usado durante muito tempo. Se for só nas frenagens, o gasto é insignificante. Ah, giro alto tbm gasta mais combustível, mas só quando vc acelera, na redução a injeção corta e quem empurra o motor é o próprio peso dela.

Quanto às reduções antes das curvas, elas devem ser feitas antes de se entrar na curva, para que se faça a curva acelerando. Isso dá mais aderência da moto com o chão e estabilidade. Não só em moto mas em carro também. Isso é física, ação e reação da força do pneu contra o asfalto, mas não vou saber explicar tecnicamente...rs... Sem contar que com o motor "cheio" a retomada é muito melhor (bom pra quem está correndo).
No caso das curvas o que acontece é que se você entrar na curva acelerando a sua tendencia é ir reto e não conseguir vence-la... Se você desacelerar antes da curva e logo entrando nela você acelera gradualmente, dessa forma a moto tangencia a curva do começo ao fim e te da com toda certeza uma maior aderência na curva... Tem que levar em conta que em uma curva a moto está inclinada e o raio da roda que toca no asfalto fica menor em comparação quando ela esta reta.... isso significa que em uma curva a moto tende a acelerar mais rápido do que em uma reta e este fato pode ser fatal para uma queda. :D
Tenere 250 marrom 2016
Honda CB300 2009
Honda Bros 125 2002

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por diegonunes » 23 Dez 2015, 11:08

Se alguém me diz que o freio motor não serve como terceiro freio, eu sou obrigado a duvidar de seus conceitos.

Freio motor é um dos pilares da condução, seja em carros e motos. Alguém já viu um caminhão descer ladeira sem marcha de força engatada? Não, pois sem esse auxílio os freios irão literalmente fritar.

Quando o camarada usa a pilotagem esportiva para efeito comparativo em relação a uma pilotagem "civil", acho equivocado. Cada maneira demanda técnicas diferentes. Na pista é uma coisa, na terra é outra. No autódromo é de um jeito, nas vias urbanas, outro...
O jeito certo de parar uma moto (e carro) no menor espaço possível é acionar a embreagem e comandar os freios, começando pelo traseiro e passando para o dianteiro. Pronto. E desafio qualquer pessoa a frear no menor espaço possível reduzindo as marchas enquanto freia.
Essa afirmação pra mim é um grande erro. Quando a gente aciona a embreagem a primeira coisa que acontece é descompensar a dinâmica da moto pela perda de tração. Experimente entrar rápido (um rápido seguro, não é chutando o balde, rs) numa curva e acione a embreagem da moto, a traseira fica soltinha imediatamente. Se precisar corrigir freando ai o bicho pega mais ainda, é preciso ter experiência pra conter a roda traseira.

A gente que usa moto trail sofre mais ainda com o levante da roda traseira e transferência excessiva do peso pra frente, isso descompensa por completo a condução da moto.

Eu penso que na hora do susto o mais importante é tentar manter a moto o mais uniforme possível para que na mordida do freio, o risco de queda seja diminuído. Na minha visão, debrear no momento do susto complica mais a situação.

Particularmente não ando sem marcha engatada e também não costumo reduzir marcha com o intuito de aumentar a "potência" do freio motor, ando geralmente num regime de pouca ou média carga.

Mecanicamente falando, seja positiva (gerada pelo motor - motor leva a roda) ou negativa (gerada pela inércia - roda leva o motor), altas cargas obviamente encurtam a vida útil dos componentes.

Quanto a guiar a moto debreada ou no neutro, não façam isso. A velha banguela sempre foi uma desgraça pro motor e câmbio. Essa atitude compromete a lubrificação.

E mais, existe economia de combustível quando tiramos a mão do acelerador e o veículo permanece engatado (cut off), em banguela, não.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

LivioMax
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Dez 2015, 22:54
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por LivioMax » 24 Dez 2015, 01:34

Entao a palavra de ordem é equilibrio!

Pessoal nao achei que iria aprender tanto com um simples topico, muito obrigado a todos!

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Freio motor, quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por flabombarda » 24 Dez 2015, 17:19

diegonunes escreveu:Se alguém me diz que o freio motor não serve como terceiro freio, eu sou obrigado a duvidar de seus conceitos.

Freio motor é um dos pilares da condução, seja em carros e motos. Alguém já viu um caminhão descer ladeira sem marcha de força engatada? Não, pois sem esse auxílio os freios irão literalmente fritar.

Quando o camarada usa a pilotagem esportiva para efeito comparativo em relação a uma pilotagem "civil", acho equivocado. Cada maneira demanda técnicas diferentes. Na pista é uma coisa, na terra é outra. No autódromo é de um jeito, nas vias urbanas, outro...
O jeito certo de parar uma moto (e carro) no menor espaço possível é acionar a embreagem e comandar os freios, começando pelo traseiro e passando para o dianteiro. Pronto. E desafio qualquer pessoa a frear no menor espaço possível reduzindo as marchas enquanto freia.
Essa afirmação pra mim é um grande erro. Quando a gente aciona a embreagem a primeira coisa que acontece é descompensar a dinâmica da moto pela perda de tração. Experimente entrar rápido (um rápido seguro, não é chutando o balde, rs) numa curva e acione a embreagem da moto, a traseira fica soltinha imediatamente. Se precisar corrigir freando ai o bicho pega mais ainda, é preciso ter experiência pra conter a roda traseira.

A gente que usa moto trail sofre mais ainda com o levante da roda traseira e transferência excessiva do peso pra frente, isso descompensa por completo a condução da moto.

Eu penso que na hora do susto o mais importante é tentar manter a moto o mais uniforme possível para que na mordida do freio, o risco de queda seja diminuído. Na minha visão, debrear no momento do susto complica mais a situação.

Particularmente não ando sem marcha engatada e também não costumo reduzir marcha com o intuito de aumentar a "potência" do freio motor, ando geralmente num regime de pouca ou média carga.

Mecanicamente falando, seja positiva (gerada pelo motor - motor leva a roda) ou negativa (gerada pela inércia - roda leva o motor), altas cargas obviamente encurtam a vida útil dos componentes.

Quanto a guiar a moto debreada ou no neutro, não façam isso. A velha banguela sempre foi uma desgraça pro motor e câmbio. Essa atitude compromete a lubrificação.

E mais, existe economia de combustível quando tiramos a mão do acelerador e o veículo permanece engatado (cut off), em banguela, não.

Realmente não existe nexo em melhorar a freagem com a embreagem apertada.

Freio motor é extremamente importante, e quem é das antigas, ou das trilhas com DT180/200 sabe como é dificil frear uma moto 2 tempos exatamente por não ter freio motor.

Freio motor pode e DEVE ser usado nas paradas ou reduções, isso inclusive evita um desgaste prematuro das pastilhas de freio, e em nada prejudica a vida útil do motor.
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

Responder