Tec Tec ao andar com a moto

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Tec Tec ao andar com a moto

Mensagem por Mombaque » 25 Nov 2015, 14:41

Minha Ténéré é 2012/2013, está com 25.000km rodados. Começou a apresentar um som bem de leve, um "tec-tec" principalmente em 1ª e 2ª marchas, depois sumia. Agora, está fazendo um "tec-tec" muito mais alto, parece um tranco, que dá até medo de rodar com a moto. Conforme a moto anda, o tec tec vai ficado mais rápido. Isso acontece somente quando ando, na marcha lenta não tem barulho. Já estiquei a corrente e lubrifiquei, então não pode ser isso. Alguém já teve um problema parecido ou sabe o que pode ser?

Avatar do usuário
ale.adamski
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 70
Registrado em: 17 Out 2014, 09:16
Cidade onde mora: Santa Rosa/RS

Re: Tec Tec ao andar com a moto

Mensagem por ale.adamski » 25 Nov 2015, 14:44

Boa tarde.
Tua relação não está ovalizada?
A minha estava com um barulho parecido e era a relação ovalizada.
Ténéré 660 Amarela Indianápolis 2012

Avatar do usuário
Bruno Flaresso
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Ago 2015, 16:28
Cidade onde mora: Guarapuava

Re: Tec Tec ao andar com a moto

Mensagem por Bruno Flaresso » 25 Nov 2015, 18:50

Amigo, tenho uma 2012 e pela sua descricao acredito q ja tive o mesmo problema. Atente se este tec tec vem do lado direito perto do seu joelho. Se vier dali, eh o retentor da corrente de comando. Explicando d um modo bem chucro o retentor eh uma mola que segura a corrente de comando no lugar e com o tempo vai ficando fraca e a corrente acaba desgastando a e esta nao segura a corrente tao justa quanto antes fazendo o pino do centro do retentor bater. Nao eh uma peca que da problema e voce pode rodar assim. A jao ser que esteja muito alto e te encomode! Mas se quiser acabar com o barulho eh so trocar! A original eh carissima, 200 e poucos reais, porem encontra a paralela por 50 pila! A minha moto faz o tec tec dsde q comprei e quebrei a cabeca pra achar o barulho. Porem quando achei decidi nem trocar por enqto! So quando ficar mt ruim o barulho ai eu troco! Por enqto nao esta mt alto ja acostumei! Kkkkk

Abraco

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Tec Tec ao andar com a moto

Mensagem por Mombaque » 26 Nov 2015, 10:28

Obrigado pelas respostas!
ale.adamski, não perdi tempo e levei no mecânico, que constatou que a relação estava ovalizada mesmo.
Bruno Flaresso, não era isso, mas é bom saber :thumbup:

Estou tendo um vazamento de óleo também, que vai ficar caro pra arrumar. Como é que pode isso numa moto com 25k rodados? :?
Bom, mas isso é assunto pra outro tópico.

Avatar do usuário
Bruno Flaresso
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Ago 2015, 16:28
Cidade onde mora: Guarapuava

Re: Tec Tec ao andar com a moto

Mensagem por Bruno Flaresso » 26 Nov 2015, 15:28

Bom pelo menos achou o problema! Kkkk acho q vc deu azar de ter problema com vazamento por que isso eh raro! 25k na relacao ta na media que dura. Dentro do que esperamos!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Tec Tec ao andar com a moto

Mensagem por Mombaque » 26 Nov 2015, 15:44

Pois é, deve ser raro. O mecânico disse só pegou esse caso uma vez em Tenere, que deu o mesmo problema com 7 mil km.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Tec Tec ao andar com a moto

Mensagem por Davrison » 08 Dez 2015, 08:18

Mombaque escreveu:Pois é, deve ser raro. O mecânico disse só pegou esse caso uma vez em Tenere, que deu o mesmo problema com 7 mil km.

Se for vazamento na base do cilindro não é raro não. Varias Té250 apresentaram esse problema, inclusive a minha. O problema é a junta da base do cilindro que na hora da montagem acaba rachando, dobrando, etc., ou seja, serviço de porco.
Mas pra resolver é simples, desmonta o motor troca a junta por uma original e vc terá motor para o resto da vida.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Responder