Queda da teneré com Pneu novo

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Bruno Flaresso
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Ago 2015, 16:28
Cidade onde mora: Guarapuava

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por Bruno Flaresso » 19 Nov 2015, 11:19

Opa obrigado pela dica! Vou fazer uns 8 por aqui e dar uma andada na cidade hoje por que amanha vou pegar a estrada e quero q esteja 100%. Por sinal como o RAlves comentou sobre o pneu Y-tec, eh esse mesmo que coloquei na tezinha. Pelo que eu percebi nas pesquisas o pneu dura baaastante entao optei por experimenta-lo! E o preco tb eh chamativo, fora o fato da fabricante ser a maggion... acho q eh pneu satisfatorio... longe de ser um top mas acredito q seja um bom custo X beneficio pelo que eu vi! Vamos experimenta-lo!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Avatar do usuário
Rammster
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 30 Jun 2013, 19:56
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por Rammster » 19 Nov 2015, 15:53

ou passa uma lixa fina de leve que ajuda tbm
Atual
Ténéré 250 - 2013

Ex
Biz + 2006
YBR 2003
Falcon 2000
CB 400
XT 1998
Hornet 2006
TDM 225 2000
DT200R 1995
TDM 225 2000

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por Tomás Stringhini » 20 Nov 2015, 09:37

Não tem a ver diretamente com a quilometragem rodada a questão de sair o desmoldante do pneu galera, tem dois modos de tirar ele:

1- Utilizar uma lixa fina, como o Rammster falou, e desgastar a camada superficial (só para quem fica muito inseguro mesmo), ou rodar com a moto até que exista um certo desgaste na superfície do pneu (o que vai depender das condições climáticas).

2- Atingir uma alta temperatura com o pneu, de modo que o desmoldante literalmente derreta e saia da camada superficial do pneu (não é fazer borrachão, só rodar em asfalto quente por alguns quilômetros é suficiente).

Detalhe: Na cidade o pneu demora para atingir uma boa temperatura ou desgaste, então precisa rodar uma km maior para que ele elimine a camada de desmoldante; Na estrada como a velocidade e o atrito são maiores ele sai rápido, pois o pneu esquenta bem mais (Mantenha muita distância do veículo da frente, caso precise frear utilize os dois freios em conjunto e também o freio motor - a roda trava mais facilmente).

Troca em dias frios e chuvosos = cuidado por mais tempo pois vai esquentar menos (temperatura ambiente baixa) e/ou desgastar menos (menos atrito devido à chuva) o pneu, demora mais pra sair o desmoldante, pode inclusive levar mais do que 100km.

Troca em dias quentes e secos = desmoldante sai rápido.

Já troquei o mesmo modelo de pneu e demorou alguns dias pra sair o desmoldante (era inverno, 5ºC e garoa) e no verão em questão de pouco mais de 20km não tinha mais nada no pneu (peguei a estrada e saiu muito facilmente).

Esse mesmo risco após a troca existe com o carro e outros veículos, então muito cuidado aos que dirigem qualquer veículo, sem freadas e aceleradas bruscas até que estejam bem limpos os pneus, pois vai perder a tração. :thumbup:

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por RAlves » 20 Nov 2015, 13:24

Cara, esse desmoldante é utilizado na vulcanização a cerca de 100°, só fazendo borrachão pra tirar ele por calor...
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por Tomás Stringhini » 20 Nov 2015, 13:53

Quem me disse isso é um amigo que trabalha na fábrica da Rinaldi (aqui na cidade)... Segundo ele o desmoldante amolece com a temperatura e sai sozinho, ou sai por abrasão do pneu, o que houver primeiro. Ele disse que a recomendação é que se ande não para gerar desgaste dos pneus, mas para que o pneu atinja temperatura o suficiente para o desmoldante amolecer e se desprender do pneu conforme ele anda.

Ele amolece com muito menos do que 100ºC, pois a intenção é exatamente que ele fique líquido e permita tirar do molde, só que quando ele esfria ele fica com a consistência de uma parafina.

Inclusive pilotos de superbike amadores dão poucas voltas na pista com pneu novo sem acelerações e reduções bruscas (para não cair) e o desmoldante sai completamente.

Avatar do usuário
Bruno Flaresso
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Ago 2015, 16:28
Cidade onde mora: Guarapuava

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por Bruno Flaresso » 20 Nov 2015, 16:22

Bacana as discussoes ai... acho q eh bom pra todos saber disso! Eu sai c a moto ontem e fiz alguns kms, tava calor e deu pra perceber q saiu todo o desmoldante, apenas bem na lateral do pneu ainda tem por q n deitei muito, mas ja saiu quase tudo! Agora eh repassar a experiencia pra quem for trocar os sapatos! Hehe

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por Tomás Stringhini » 20 Nov 2015, 16:41

Essa informação, que nem tu comentou Bruno, deveriam dar a todo cliente que troca o pneu...

Aqui na cidade teve um caso de um cara que saiu de CB600R (ou 600RR, não sei qual das duas era) 0km da concessionária e caiu a menos de 500m, ele foi dar uma "cutucada" no acelerador e a moto saiu de traseira, arranhou toda a carenagem.

De certa forma achei tosco o cara estar comprando uma esportiva de alta cilindrada (presumo que já devia ter tido outra moto antes e provavelmente trocado o pneu alguma vez) e cometer um erro desses. Mas acontece né, já tomei tombo bobo também :lol:

grego
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Abr 2013, 18:47
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por grego » 03 Dez 2015, 14:54

Eu também caí por esse motivo :(

Isso que eu já tinha lido a respeito e fui na manha no dia da troca...

Andei uns 20 km. Estava em uma curva bem aberta mas com inclinação da pista invertida (pra quem conhece, em frente ao shopping tucuruvi em sp), e o carro à frente freou forte. Foi só um leve toque no freio e a moto foi pro chão na hora.

Pra completar foi aquele 0,01% dos dias que saí sem luva e jaqueta... resultado, ralada no cotovelo e mão, pancada no joelho e mais uns arranhões na motoca...

Enfim... só mais um reforço mesmo. Eu subestimei e me ferrei!

rzeymer
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Jan 2016, 18:01
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por rzeymer » 15 Jan 2016, 18:12

Fala galera, sou um novo Ténérézeiro e novo também aqui no fórum.

Estava lendo a respeito dessas escorregadas, e to sofrendo bastante com isso.
Comprei minha moto semana passada e hoje ta com 150km rodados. Eu estudo na UFMG, onde eh tudo calçamento, e agora com chuva.... parece que to pilotando em barra de sabão!
Será que isso pode ser também a cera que ainda não saiu direito? Sou um motociclista relativamente novo, tenho carteira há 4 anos e andava com uma Kansas 150cc, troquei o pneu dela duas vezes, mas nunca me falaram dessa cera! E sinceramente, nunca senti qualquer desconforto com pneus novos... a pequena não escorregava nem a porrada. Agora a Tezinha, já tomei uns bons escorregões com ela andando no calçamento ou freando com o freio traseiro no asfalto molhado.

Valeu!

Avatar do usuário
arsantoz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 24 Out 2015, 13:24
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Queda da teneré com Pneu novo

Mensagem por arsantoz » 15 Jan 2016, 23:55

rzeymer escreveu:Fala galera, sou um novo Ténérézeiro e novo também aqui no fórum.

Estava lendo a respeito dessas escorregadas, e to sofrendo bastante com isso.
Comprei minha moto semana passada e hoje ta com 150km rodados. Eu estudo na UFMG, onde eh tudo calçamento, e agora com chuva.... parece que to pilotando em barra de sabão!
Será que isso pode ser também a cera que ainda não saiu direito? Sou um motociclista relativamente novo, tenho carteira há 4 anos e andava com uma Kansas 150cc, troquei o pneu dela duas vezes, mas nunca me falaram dessa cera! E sinceramente, nunca senti qualquer desconforto com pneus novos... a pequena não escorregava nem a porrada. Agora a Tezinha, já tomei uns bons escorregões com ela andando no calçamento ou freando com o freio traseiro no asfalto molhado.

Valeu!
Acho que no caso de calçamento , o que pode ser e o excesso no acelerador e no freio .

Já passei alguns sustos em pisos lisos com minha TE 250. Uma vez fui sair de um local com piso liso e molhado, do mesmo jeito que sempre faço qdo o mesmo piso esta seco, e ela saiu de traseira e quase me derrubou.

Posso estar errado, mas MORRO DE MEDO DE CAIR DA MOTO, e por isso não abuso em nada em piso molhado, seja ele qual for.

Minha menina me deu susto, porque ela é arisca e responde com muita força nas suas saídas. O segredo é se acostumar com ela. Pelo menos é o que eu penso!

Abraço e boa diversão com sua TE 250.

[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/2016011 ... 00a44c.jpg[/img]

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Responder