Alguns pontos da Tenere, nem todos bons
1 - O motor é fraco para o uso em rodovias de alta velocidade (120). Para manter essa velocidade voce esgoela a moto na casa dos 7500 RPM
2 - O banco é muito duro, duro de mais, na cidade, trechos curtos vc nao sente tanto, mas numa viagem mais longa é igual centar numa tabua. Tem opcoes para isso, mas custa na casa de R$ 500
3 - O farol é bom, não é ótimo mas é bem razoavel
4 - A bolha é OK, mas eu troquei por uma maior, na estrada fica mais evidente a diferença.
5 - A suspensão dianteira é muito mole, e afeta a frenagem onde o mergulho da frente é muito acentuado quase que anulando o freio trazeiro numa situação mais brusca, trocar o oleo por um 10W ajuda
6 - A suspensão traseira é dura de mais, pouco progressiva, aliviar a pre-carga da mola ajuda um pouco a deixar mais macia.
7 - Os aros são pouco resistentes a buraqueira, e um passeio que fiz na região da Serra do Itaqueri onde peguei bastante off road, com pedras e tudo mais, nada MUITO HARD, mas tbm não foi passeio no parque, voltei com as 2 rodas bem empenadas e tive que fazer alinhamento. Se for fazer algo alem de rodar na cidade ou estradinha de asfalto, sugiro aros de aluminio.
8 - A mecanica da Tenere é uma das mais comprovadas até hoje, isso não se mede por 1 ou 2 com vazamentos, mas pela infinidade de outras rodando por ai. Se nao tiver uma com problemas de montagem, e fizer as manutencoes em dia, oleo, filtros, etc ... passa dos 100mil Km
9 - Autonomia, a minha entra na reserva com 300Km, e com isso entram 10,2L então deve ter ai algo entre 4.5 e 6L no tanque ainda, ou seja autonomia de 420-460Km ...
10 - O barulho do motor incomoda e da a sensação de que tem algo de errado, geralmente não tem, apenas garanta regulagem de valvulas, oleo, tensor da corrente de comando, vela, e filtros em dia e seja feliz, a forma mais facil de resolver o problema do barulho do motor, é um bom fone de ouvidos com Spotify no celular
11 - A manutenção é relativamente barata, as peças não são caras, principalmente as de uso cotidiano: ex: paguei ontem 50 reais nas pastilhas de freio traseiras originais, para referencia ano passado troquei a da minha GS 1200, e deu 230 reais ... sem essa de a moto ser mais cara, a pastilha é a mesma merda, só um pouco maior. kit relação voce compra na corcopin por 220 e por ai vai...
12 - O painel é bom, tudo tem facil visualizacao (ate 2015) esse modelo novo nao gostei do conta giros em particular.
13 - Os freios são OK mas a troca de oleo da suspencao dianteira + um aeroquip devem dar uma pegada melhor na frenagem.
14 - Quadro, tem problemas estruturais na traseira, sendo que pode quebrar com peso, apenas o uso de bau pode ser suficiente pra que trincar o mesmo, existem no mercado reforcos de quadro (eu tenho) e parecem funcionar bem, mas tem que ficar de olho pois isso é bem serio.
Eu gosto da moto, gosto do estilo da moto, algumas das coisas que nao gosto eu estou trocando, e não me importo de fazer, outras eu convivo e aceito.
No final, eu recomendo a moto para quem me pergunta.
Obrigado