Perda de potência em alta - Ténéré 250 - 2011

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Jamal
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Mai 2015, 16:05
Cidade onde mora: Jundia/SP

Perda de potência em alta - Ténéré 250 - 2011

Mensagem por Jamal » 07 Out 2015, 16:49

Boa tarde Pessoal!

Tenho uma Ténéré 250 ano 2011 com 10.000km e ela perdeu potência em alta, ou seja, em 4ª e 5ª marcha ela não anda como estava andando antes. O retificador de voltagem deu problema, efetuei a troca dele, este problema foi solucionado e eis que 1 mês dpois "ficou fraca", a moto na reta não passa dos 120km/h, e ainda quando estou com o barbante enrolado ela as vezes dá umas "encolhidas", já passou por dois mecânicos diferentes e já levei na CC e nenhum achou o problema. Foi feito limpeza geral de injeção, passado o raster, trocado vela, testado pressão da bomba de combustível, trocado filtro, regalado válvula e nada.
Já li quase o forum inteiro e vi vários tópicos parecidos, mas em nenhum achei a solução.

grande abraço

Fábio

AnS_Sousa
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 06 Out 2015, 14:15
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Perda de potência em alta - Ténéré 250 - 2011

Mensagem por AnS_Sousa » 13 Out 2015, 14:53

Jamal escreveu:Boa tarde Pessoal!

Tenho uma Ténéré 250 ano 2011 com 10.000km e ela perdeu potência em alta, ou seja, em 4ª e 5ª marcha ela não anda como estava andando antes. O retificador de voltagem deu problema, efetuei a troca dele, este problema foi solucionado e eis que 1 mês dpois "ficou fraca", a moto na reta não passa dos 120km/h, e ainda quando estou com o barbante enrolado ela as vezes dá umas "encolhidas", já passou por dois mecânicos diferentes e já levei na CC e nenhum achou o problema. Foi feito limpeza geral de injeção, passado o raster, trocado vela, testado pressão da bomba de combustível, trocado filtro, regalado válvula e nada.
Já li quase o forum inteiro e vi vários tópicos parecidos, mas em nenhum achei a solução.

grande abraço

Fábio
Sinistro em amigo, não sei se estou falando besteira mais embreagem não causaria o mesmo? poxa ultimo fds eu viajei com a minha noiva, em uma na mesma idade da sua porem com 16 mil km chega facil a 130,, na subida isso cai ali para 112 a 115 ,, ate ai acho q é normal mais em retas consigo retoma os 130 com 8 mil giros.

Jamal
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Mai 2015, 16:05
Cidade onde mora: Jundia/SP

Re: Perda de potência em alta - Ténéré 250 - 2011

Mensagem por Jamal » 13 Out 2015, 17:28

Boa tarde Ans_Sousa,

Realmente SINISTRO, a minha andava igual a sua, chegava fácil aos 130km/h, mas infelizmente não chega mais e o pior não conseguem achar o problema, embreagem acredito que não causaria este sintoma.

abraço.

Steppenwolf
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Abr 2013, 01:02
Cidade onde mora: Canoinhas/SC

Re: Perda de potência em alta - Ténéré 250 - 2011

Mensagem por Steppenwolf » 19 Out 2015, 14:05

A minha Ténéré ano 2012 e 19.000km está com o mesmo problema, com o agravante de ter aumentado em 10% o consumo.
Troquei vela, cabo, limpei o filtro e nada.
Detalhe: seguindo o Manual de Serviço da Ténéré 250, constatei que a resistência do aquecedor da sonda lambda está queimado embora os parametros de tensão da mesma estejam corretos. Mas isso, no meu entender, só iria alterar alguma coisa enquanto o motor estivesse frio, depois de aquecido ficaria tudo normal. Ou não?
O "pobrema" é que na concessionaria daqui não tem a dita cuja e para encomendar me pediram a módica quantia de 430 pilas :shock: . Isso lá no início do ano... :(

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Perda de potência em alta - Ténéré 250 - 2011

Mensagem por diegonunes » 19 Out 2015, 15:04

A sonda deve ter auxílio dos resistores durante a marcha lenta e cutoff da injeção, além claro da partida a frio.

Mas é estranho a sonda não está teoricamente funcionado e só apresentar defeito nesse regime.

É interessante você averiguar os parâmetros que a sonda está oferecendo. Por padrão (é bom verificar no manual de serviço possíveis particularidades), se tiver travada abaixo de 450 mV a mistura está pobre e além dos 450 mV, rica, situações geralmente inapropriadas para o funcionamento.

Um bom teste é após aquecer a moto e em funcionamento, claro, injetar no coletor de admissão um spray (car80 ou desengripante por exemplo) para simular o enriquecimento da mistura. Se os valores aumentarem instantaneamente, é um grande indício de que o problema não é a sonda, apesar da falha da resistência de aquecimento.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

robertomoura
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Out 2015, 15:06
Cidade onde mora: Palmas/TO

Re: Perda de potência em alta - Ténéré 250 - 2011

Mensagem por robertomoura » 19 Out 2015, 15:38

Comprei uma tenere 250 2011 a pouco mais de 1 mês, a moto nao passa de 123km/h nem nas descidas com cabo enrrolado.
revisei a moto inteira e a unica alteracao que constatei foi meu pinhao com 15 dentes e coroa com 40, porem teoricamente era pra moto
estar dando mais velocidade final com essa alteraçao. Estou totalmente sem entender o que esta ocorrendo.
quem tiver alguma teoria ai me mande por favor porque ja testei varias coisas e nao consegui chegar a uma causa do problema.

Jamal
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Mai 2015, 16:05
Cidade onde mora: Jundia/SP

Re: Perda de potência em alta - Ténéré 250 - 2011

Mensagem por Jamal » 26 Out 2015, 14:00

robertomoura escreveu:Comprei uma tenere 250 2011 a pouco mais de 1 mês, a moto nao passa de 123km/h nem nas descidas com cabo enrrolado.
revisei a moto inteira e a unica alteracao que constatei foi meu pinhao com 15 dentes e coroa com 40, porem teoricamente era pra moto
estar dando mais velocidade final com essa alteraçao. Estou totalmente sem entender o que esta ocorrendo.
quem tiver alguma teoria ai me mande por favor porque ja testei varias coisas e nao consegui chegar a uma causa do problema.

Roberto,

Bom, o mais indicado é pedir a um mecânico de confiança fazer uma revisão geral, regulagem de válvulas, limpeza da injeção, etc. Porem na minha já foi feito isso por 2 mecânicos e a concessionária, feito revisão geral e mais um pouco, e ninguém conseguiu encontrar o problema, estou andando com ela assim por enquanto e procurando um novo mecânico e que tenha conhecimento suficiente para encontrar e resolver o problema.

diegonunes, observei que tem conhecimento e que participa a algum tempo do fórum, tem sugestão do que pode ser o problema?

Grande Abraço

Responder