Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é normal?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Weskley
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Ago 2015, 15:13
Cidade onde mora: Niterói/RJ

Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é normal?

Mensagem por Weskley » 13 Ago 2015, 15:27

Galera, boa tarde!
Sou novato aqui no grupo. Estou na minha primeira moto e de cara uma ténéré 250. A moto é muito show, gostosa de andar (apesar da vibração). Porém, como não tenho experiência com motos eu não sei a hora certa de fazer a troca do óleo. Eu comprei a moto 0km e fiz a revisão de 1000km. Na Yamaha me falaram para trocar o óleo apenas na revisão de 5000km. Mas eu estou nessa dúvida, pois minha moto estácom 3500km.
Além dolance do óleo, estou achando o pedal da marcha muito duro,principalmente na primeira marcha (inclusive a moto chega dar um pequeno "salto" quando a marcha entra. Isso é normal? Ela é dura assim mesmo?

Danfup
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 210
Registrado em: 07 Mai 2013, 13:34
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: Próximo a rod. Pres. Dutra km 210

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por Danfup » 13 Ago 2015, 15:58

Fala Weskley
Tudo beleza? posta foto da motoca

Sobre a sua dúvida, eu tinha uma cg 150, trocava com 1,5 a 2 mil, mas sempre olhava o nível do óleo e nunca tive problema.
Quando comprei a tenere, e estou a pouco tempo (5000km), vou trocar o óleo de acordo com o manual, com 5 mil, pois, a mesma tem radiador e filtro de óleo, acessórios que fazem uma diferença enorme em comparação com a 150.
Só peço pra ficar esperto no nível de óleo, estou olhando o da minha, até pq se baixar não é normal pq a moto foi tirada 0km e esta com apenas 5mil km

Weskley
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Ago 2015, 15:13
Cidade onde mora: Niterói/RJ

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por Weskley » 13 Ago 2015, 16:03

Valeu Danfup! Vou seguir seu conselho e trocar na revisão de 5000 então. E sobre a marcha,o que acha? Ela é dura assim mesmo,principalmente na primeira?

Avatar do usuário
Campana
Moderador
Moderador
Mensagens: 432
Registrado em: 07 Fev 2014, 14:48
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: ZS - Início Rodovia Anchieta

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por Campana » 13 Ago 2015, 16:18

Weskley,

tem um tópico com esse debate, que acharia legal voce dar uma olhada, pois existem opiniões diversas sobre esse assunto:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... &start=520" onclick="window.open(this.href);return false;

Boa sorte.

Abraço!

Edson Campana
Ténéré 250 2013/2013 - Branca - "Frida"

Danfup
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 210
Registrado em: 07 Mai 2013, 13:34
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: Próximo a rod. Pres. Dutra km 210

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por Danfup » 13 Ago 2015, 16:19

Ah esqueci de comentar sobre a marcha

Achei dura pra caramba no começo, ai passei usar bem a embreagem, mas com reduzidas, ainda continua dura.
Como uso a embreagem alta, achei que estava passando sem embreagem, mas fiquei prestando atenção e vi que é bem normal.
A minha esta com 5mil hoje e esta mais tranquila, ficando bem fácil de passar, mas na reduzida ainda continua um pouco durinha

Weskley
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Ago 2015, 15:13
Cidade onde mora: Niterói/RJ

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por Weskley » 13 Ago 2015, 16:32

Valeu Campana e Danfup! Obrigado pelas dicas!
Já percebi que a troca de óleo é um assunto polêmico kkkk... agora, quanto a marcha, vou me policiar se é normal da moto,ou se por ser a minha primeira e eu não ter tanta prática, se não sou eu que estou passando no tempo errado.

Abraço a todos!

Danfup
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 210
Registrado em: 07 Mai 2013, 13:34
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: Próximo a rod. Pres. Dutra km 210

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por Danfup » 13 Ago 2015, 16:36

Andei numa ybr de um colega meu, ela era zerinha também, e a marcha era mais dura do que da tenere, quando tirei da cc

kkkkkkkk

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por KANEKO » 14 Ago 2015, 10:40

Troca de óleo é uma eterna discussão.

Uma vez foi um técnico da honda dar uma palestra a primeira pergunta logico que foi o óleo da cg troca com mil ( o que grande maioria faz) ou 3 mil ( se não me engano e isso no manual)? Ele disse 3 mil ai muita gente ficou indignada pois até mesmo na concessionaria ele pedem para adiantar , ai a explicação dele é que como o consumidor não tem costume de ver o nível de óleo criou essa " recomendação" de trocar a cada mil.
Teve um colega que tinha um cg bem nova mas não sei porque ela estava fumando bem de leve quase imperceptível ele andou os 3 mil sem verificar o nível como resultado ele ganho um motor travado fundiu e arrebentou tudo perca total no motor.

Voltando a tenebrosa eu troco com 2,5 mil sinto a troca de marcha bem mais suave mas olhando o nivel pode ir no 5 mil de boa.

Avatar do usuário
EFN1969
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 97
Registrado em: 31 Jul 2013, 09:45
Cidade onde mora: Brasília-DF

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por EFN1969 » 14 Ago 2015, 11:30

Troco o óleo de acordo com o manual. Apenas nas revisões de 5 em 5 mil km. Quanto a primeira marcha dá um tranco, isso é normal. Eu não acho a marcha da T250 muito dura, mas isso é questão de referência. Já tive motos com câmbio muito mais duro e barulhento que a T250.
Suzuki GSXR 750 2007
Suzuki GSXR 750W 1995
Yamaha XT 600 Z Ténéré 1991
Honda XLX 250 R 1989
Agrale SXT 16.5 1985
Yamaha TT 125 1979
Garelli III - 3 marchas no punho (esqueci o ano)
Mobilete (esqueci o ano)

rmarx
Usuário
Usuário
Mensagens: 119
Registrado em: 24 Ago 2015, 09:42
Cidade onde mora: Palmas/TO

Re: Quanto tempo para trocar o óleo? E a marcha "dura" é nor

Mensagem por rmarx » 25 Ago 2015, 10:32

Para amenizar a dureza do câmbio, basta dar uma pequena cutucada no acelerador antes de reduzir a marcha.

Responder