COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Magoo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 07 Mai 2015, 21:51
Cidade onde mora: VALE DO AÇO - MG

COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por Magoo » 13 Jul 2015, 20:17

Amigos, comprei minha Ténéré 2016 e já estou rodando com ela há 2 semanas........moto simplesmente SENSACIONAL! :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu: Muito feliz com a banquinha..... :D

Sei que muitos aqui já devem ter tratado deste assunto e talvez até tenham ocorrido bastante discussão acerca deste comparativo......mas gostaria antes de tudo solicitar a autorização dos moderadores para publicar meus relatos referente as duas motos: a XRE 300 2012 que tive e a minha atual Ténéré 250 2016......o site Motonline, do qual eu também faço parte, publicou uma matéria com estes mesmos relatos que aqui vou postar......pra quem tiver interesse vou postar o link para a matéria logo abaixo......espero que este post seja útil para quem tem dúvidas em qual modelo investir.....divirtam-se!

Saudações amigos motociclistas! Comprei minha Ténéré 250 2016! E como muitos colegas do fórum sabem que já fui proprietário de XRE 300, aí vão minhas primeiras considerações sobre os dois modelos.

PRÓS

Economia – Sempre usei gasolina aditivada e na XRE o máximo de média de consumo que consegui foi 31 km/l. No primeiro tanque da Ténéré eu consegui a incrível marca de 35,25km/l. E vale ressaltar que a Ténéré está na fase de amaciamento, o que faz ela consumir mais combustível.

Faróis – Aqui o item que mais me surpreendeu positivamente…. o farol da Ténéré coloca o farol da XRE no chinelo……iluminação perfeita!

Bolha – Item que vem de série na Ténéré e que auxilia muito quem pega estrada. Diminui bem a pressão do vento frontal e até protege o piloto de pedras ou insetos. Mesmo que exista no mercado bolha para a XRE, esteticamente não me agradou, pois como a moto não foi projetada para receber este acessório, fica muito na cara que trata-se de algo adaptado.

Para-lamas – Protege muito o piloto de receber sujeira da roda dianteira da moto. Na XRE isso acontecia com frequência, mesmo depois da Honda alterar o modelo do para-lamas.

Design – Bom, isso é questão de gosto…… antes da Yamaha fazer essa reformulação na traseira da Ténéré, eu detestava o visual da moto……. achava muito desproporcional o conjunto. Tanto que na época que comprei a XRE eu sequer cogitei a Ténéré como candidata. Já a Ténéré 2016 recebeu uma traseira digna, pra mim era o que a Yamaha deveria ter feito desde o lançamento.

Detalhes – Pequenos detalhes como bocal do tanque estilo aviação, lampejador de farol, lanterna em LED fazem muito a diferença no visual e por sua utilidade também…..

Posição de pilotagem – Achei melhor comparado com a XRE; o piloto fica mais relaxado ao pilotar a moto.

Freios – Li e ouvi muitos relatos dos freios borrachudos. Até o momento não tive problemas, talvez porque no modelo 2016 o freio dianteiro agora usa pastilhas maiores que os modelos anteriores e isso pode ter contribuído para melhorar a eficiência.

Sistema Flex – Tem gente que não gosta, mas vejo como ponto positivo, considerando que nossa gasolina hoje já conta com quase 30% de etanol em sua mistura e isso faz com que o sistema aceite melhor nosso combustível…..

Modo ECO – Para quem usa a moto no dia-a-dia, como eu, isso é de extrema utilidade. Nesse período de alta constante do preço dos combustíveis, foi uma tacada de mestre da Yamaha.

Mecânica – Absolutamente confiável. Muitos criticam a Yamaha por não desenvolver um motor com mais cavalaria ou por simplesmente atualizar este motor por já estar há muito tempo no mercado.

CONTRA

Banco – Realmente o banco da Ténéré possui uma espuma mais densa comparando com a XRE, o que deixa o banco mais duro, mas nada que desabone a moto.

Aros – A Yamaha poderia ter aproveitado e alterado os aros da Ténéré 2016 também. Já passou da hora de colocar aros de alumínio nela. Isso ajuda a deixar a moto mais leve e evita o transtorno da corrosão.

Buzina – É funcional, mas não gostei do barulho dela.

Pedaleiras – São de metal e cheias de travas. Concordo que ajuda a manter os pés do piloto mais firmes, mas vejo que a longo prazo essas travas da pedaleira vão acabar com meus calçados. A Yamaha até disponibiliza um acabamento de borracha original para as pedaleiras da Ténéré, mas bem que isso poderia ser um item de série.

Pisca alerta – Sei que isso não é um problema só da Ténéré, mas isso deveria ser item de série em todas as motos. Não sei o que passa na cabeça das montadoras que acham que só nas motos de 500 ou 600 cilindradas pra cima é que este item terá utilidade.

Sem opção de ABS – Passou da hora da Yamaha oferecer opção de freios ABS na sua linha de 250 cc.

E o principal.......estou me sentindo mais tranquilo pilotando a Teneré. Vendi minha XRE com 35 mil km rodados sem nenhum dos problemas exaustivamente tratados neste e em diversos fóruns na internet, mas vou confessar que sempre ficava aquela preocupação de que o cabeçote da moto ia trincar a qualquer momento e eu ia tomar um prejuízo lascado. Pilotando a Ténéré hoje eu sinto a diferença do que é realmente pilotar “em paz”. Com uma situação econômica crítica que nosso País vive hoje, o que a gente menos deseja é ter um desfalque financeiro e se eu ficasse com na Honda XRE, certamente não teria a paz que hoje eu sinto com a nova Ténéré.

Ainda tenho muitos km pra rodar, mas por este breve relato afirmo seguramente que os pontos positivos superam muito os pontos negativos. Afinal, a maioria deles é de fácil resolução e nem é algo tão oneroso para se colocar em prática. Aos poucos vou compartilhando com vocês minhas experiências.


Segue o link para a matéria integral do site Motonline:
http://www.motonline.com.br/noticia/xre ... -quem-tem/
Se estou na estrada, eu quero mais é que demore!

VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Ténéré 250 2016 Branca!!!

Avatar do usuário
TARSIO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Fev 2013, 11:19
Cidade onde mora: são miguel do oeste-SC

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por TARSIO » 14 Jul 2015, 09:20

PARABÉNS!!! Belo relato.

Concordo em quase tudo, mas gostaria de ressaltar mais uma grande vantagem dessa moto.

AUTONOMIA. Seu tanque de 16lts é uma grande vantagem em relação ao de 12,5 da XRE.

Já fiz uma viagem de 9 mil Kms com a "Terezinha" pela Argentina e Chile e te falo... é uma tranquilidade não precisar carregar combustível extra em galões. Da pra fazer mais de 400 kms com um tanque, isso é fantástico!

A Ténéré250 faz jus ao seu nome.. é uma legítima AVENTUREIRA e agora com um visual mais moderninho.

:joinha: :joinha: :joinha:

Avatar do usuário
Magoo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 07 Mai 2015, 21:51
Cidade onde mora: VALE DO AÇO - MG

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por Magoo » 14 Jul 2015, 21:04

TARSIO escreveu:PARABÉNS!!! Belo relato.

Concordo em quase tudo, mas gostaria de ressaltar mais uma grande vantagem dessa moto.

AUTONOMIA. Seu tanque de 16lts é uma grande vantagem em relação ao de 12,5 da XRE.

Já fiz uma viagem de 9 mil Kms com a "Terezinha" pela Argentina e Chile e te falo... é uma tranquilidade não precisar carregar combustível extra em galões. Da pra fazer mais de 400 kms com um tanque, isso é fantástico!

A Ténéré250 faz jus ao seu nome.. é uma legítima AVENTUREIRA e agora com um visual mais moderninho.

:joinha: :joinha: :joinha:
De fato........ :joinha:

mas eu só não ressaltei isso pois mesmo que a Tenere tenha seus 16 litros de capacidade, ela acusa reserva com, praticamente, a mesma quantidade de combustível que a XRE consome (cerca de 10 litros).......e eu sou assim: bateu reserva, vou lá e completo o tanque.....só em casos atípicos que eu deixaria ela rodar muito dentro da reserva......
Se estou na estrada, eu quero mais é que demore!

VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Ténéré 250 2016 Branca!!!

Avatar do usuário
fdenis
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Jul 2015, 17:17
Cidade onde mora: Santana do Livramento_RS
Localização: Santana do Livramento-RS

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por fdenis » 22 Jul 2015, 17:27

Parabéns pala motocicleta, um ótimo relato dos pros e contras da máquina, sou novo aqui no fórum, e estou com muita vontade de adquirir uma Tenere 250 de modelo 2016, mas ainda não consegui vender minha XTZ 1250 Ano 2011 com 18k. Aqui custa em torno de 16600 até 17600, moro no interior do RS na fronteira com o Uruguay.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por KANEKO » 23 Jul 2015, 10:15

Excelente comparativo :thumbup: aind mais quem teve as duas.

No quesito elas são as únicas concorrentes, queria que tivesse outras opções nesse segmento trail de 250-300 de outras marcas.

A xre é uma boa moto mas esse problema de motor e tendo diversos amigos com problemas em suas motos foi fundamental na escolha já fiz algumas viagens com a tenebrosa e ela sempre passa confiança.

Pode reparar nos motores 250 da yamaha ( lander, tenere e fazer) eles na maioria dos casos estão secos ( sem óleo) e difícil ver relatos de problemas.

Wand
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Mai 2015, 19:04
Cidade onde mora: Sampa!

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por Wand » 24 Jul 2015, 10:56

KANEKO escreveu:Excelente comparativo :thumbup: aind mais quem teve as duas.

[...]

Pode reparar nos motores 250 da yamaha ( lander, tenere e fazer) eles na maioria dos casos estão secos ( sem óleo) e difícil ver relatos de problemas.
É o que eu ando reparando, toda vez que tou na rua...
Tou namorando a teneré há tempos...e a questão dos problemas relacionados a motor é o q faz eu ir de yahama...

Ao dono do post..relata depois q ela tiver com uns 5k, revisão e talz..e divirta-se sem moderação!

Avatar do usuário
J. Júnior
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 16 Abr 2015, 20:55
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: 22.829S 43.351W

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por J. Júnior » 24 Jul 2015, 11:04

Excelente relato. Estou com a minha tem 2 semanas e extremamente satisfeito e feliz. Já coloquei quase 1300KM na criança e, tirando o banco, só alegria. Parabéns e sucesso com a motoca :joinha:

Avatar do usuário
Magoo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 07 Mai 2015, 21:51
Cidade onde mora: VALE DO AÇO - MG

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por Magoo » 24 Jul 2015, 23:50

Wand escreveu:
KANEKO escreveu:Excelente comparativo :thumbup: aind mais quem teve as duas.

[...]

Pode reparar nos motores 250 da yamaha ( lander, tenere e fazer) eles na maioria dos casos estão secos ( sem óleo) e difícil ver relatos de problemas.
É o que eu ando reparando, toda vez que tou na rua...
Tou namorando a teneré há tempos...e a questão dos problemas relacionados a motor é o q faz eu ir de yahama...

Ao dono do post..relata depois q ela tiver com uns 5k, revisão e talz..e divirta-se sem moderação!
Pode deixar......vou postando os relatos aqui! :joinha:
Se estou na estrada, eu quero mais é que demore!

VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Ténéré 250 2016 Branca!!!

Henrique Carlos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 08 Set 2014, 13:56
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por Henrique Carlos » 31 Jul 2015, 11:49

Parabéns Magoo pelo relato e pela aquisição.
Comprei a um tempo atrás uma revista especializada que publicou o teste de 50000Km da Tenere 250 e me decepcionei muito, pois nós que adquirimos um veículo, queremos parâmetros como: durabilidade das peças, média de consumo, velocidade máxima, de cruzeiro e preço de manutenção para tirarmos a melhor eficiência da nossa máquina. Nada disso estava no teste de 50000 Km. Então, meu amigo, posta aqui sempre que você puder esses dados para comparação.
Para não criar raízes, prefiro rodar.
XTZ-250 Tenere 2013
XTZ-250 Lander 2009
XLX-350 1988
XL-250 1984

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: COMPARATIVO: Ténéré 250 2016 x XRE 300

Mensagem por hdbatistela85 » 31 Jul 2015, 12:14

Henrique o que a revista disse ? A minha está com quase 50 mil e praticamente não tive nenhum problema ,muitos aqui vão te falar mesma coisa

Responder