Consumo do novo motor blueflex

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por FabioSp » 09 Ago 2016, 11:31

Percebi isso tb, acima de 100km/h o consumo sobe bastante, mas 20 no alcool já esta bom para min, estava acostumando com 20 na gasolina na Sahara e só uso a moto a cada 15 dias mesmo...

Avatar do usuário
RMVilla
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Mar 2015, 22:24
Cidade onde mora: Taubaté/SP

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por RMVilla » 16 Ago 2016, 16:08

Boas!

Minha T250 é 15/16 e está com 8.000km, ando sempre só, tenho baú 45L e protetor de carenagem, e sou grande.
Meu uso é misto, cidade/estrada, e quando viajo geralmente pego pistas com velocidade máxima alta, de 110/120 e tento me manter próximo disso.
Geralmente uso gasolina aditivada, até hoje só usei etanol 2x.
Minhas médias costumam ficar sempre entre 26 e 30 km/l, com picos acima disso se estiver num passeio mais calmo, ou abaixo, se estiver com muita pressa.
Nas duas vezes que usei etanol, caiu sensivelmente. Num tanque 100% etanol e em rodovia a 120, fez 19. Não senti nenhuma diferença de potência no motor, mas achei o barulho mais áspero.

Sobre o marcador, o meu sempre marca o início da reserva quando ainda restam aprox. 8L no tanque. Ou seja, a reserva começa no meio tanque.......

Roberto "VILLA"

MCBDA

Ténéré 2016 azul
SYM MaxSym 400i ABS 2015 - 6.000km
SYM Citycom 300i 2013 branca - 60.00km
Kasinski Mirage 250 2012 - 10.000km

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Rancanti » 21 Ago 2016, 19:51

sanguinete escreveu:
Rancanti escreveu:Ok.
Deixarei o tópico.
Apenas duas informações:
1- A 660 é usada em viagens. Trecho onde a 250 bebe mais do que na cidade, e a 660 bebe menos.
2- Quando entrei pensei que o único motivo pro fórum existir eram os debates (até mesmo por isto o nome FÓRUM).
Obrigado pelas elucidações.
Tenham todos uma maravilhosa e excelente noite. :thumbup:
Exato, Debate. O que você ta fazendo é Deboche! é diferente apesar de começar com a mesma silaba! Além de estar chamando todo mundo que consegue economizar, de mentiroso. ter moto economica é uma coisa, SER um piloto econômico já é outra coisa!
Conclusões:

- As Té BlueFlex consomem mais que as 100% Gasolina.
- Belo Horizonte é uma cidade construída basicamente nas montanhas. O terreno é acidentado com muito sobe e desce. Neste terreno as motos consomem ainda mais.
- Este é um fórum "global", portanto comparar o consumo de uma Té de Belo Horizonte com uma de BRASILIA por exemplo é errado; atroz.
- A média nacional de consumo da Té 250 BlueFlex está sendo feita por nós mesmos. Não existe nenhum apanhado. Somando todas as médias aqui já colocadas.
  • felipe.rodolfo = 22.5Km/l
    Danfup = 30Km/l
    Thiago_1100S = 29.5km/l
    Schmidt = 31Km/l
    andretenere = 33.4km/l
    danielcampista = 35.08km/l
    Maffe = 35.75km/l
    Crístofer = 33km/l
    Magoo = 34.7km/l
    Nei Andrade = 33km/l
    Maurian = 29km/l
    Pizarro = 25km/l
    Barbugiani = 25.4km/l
    aurelioh = 24km/l
    nokati = 31km/l
    Quaresma = 29.9km/l
    Ismael N. G. O. = 27.3km/l
    Edimas = 30.43km/l
    Fsanti68 = 29.9km/l
    ABS Antônio = 28.62km/l
    Samuca = 31km/l
    gabrielrmores = 25km/l
    Forsaken = 28.4km/l
    Lucascrds = 20km/l
    FredNeme = 28.2km/l
    Herlon = 25km/l
    FabioMP = 35.95km/l
    Rancanti = 21km/l
    VicenteAires = 33km/l
    sanguinete = 29km/l
    meteficha = 34km/l
    FabioSp = 25.6km/l
    DIOGOHOSP = 30km/l
    Pasqua = 21km/l
    Alessandro Paes = 27km/l
    D.Rock#115 = 37.22km/l
    mmpanela = 33km/l
    Manel = 30.1km/l
    IGAL = 22km/l
    RMVilla = 26km/l
Vamos lá?
Somando todas as médias temos o valor de 1073,32.
Pegando esta soma e dividindo por 40 ( 40 é o número de pessoas DIFERENTES que postaram neste tópico suas médias ) temos o valor de: 26,833.

Então a média "padrão" de uma Té 250 é de 26,8Km/l.

Entretanto notei algo interessante enquanto fazia as postagens.
As pessoas que tem médias acima de 28km/l ( acima da média "padrão" ) moram em cidades litorâneas ou com topografia plana.
As pessoas que fizeram abaixo de 25km/l ( abaixo da média "padrão" ) moram em cidades de topografia montanhosa.

Perceba que até mesmo usuários que moram em São Paulo ( onde o trânsito é intenso ) relataram médias gerais acima da média "padrão".

Moral da história:

- Se você mora em um local pouco acidentado, sua Té irá fazer ACIMA da média "padrão", que é de 26.8Km/l.
- Se você mora em um local muito acidentado, sua Teé irá fazer ABAIXO da média "padrão", que é de 26.8km/l.

A média "padrão" é um número global, utilizado como referência. Não é um estudo aprofundado ou uma teoria de estudiosos. É apenas um apanhado de números do fórum, que não tem exatamente ligação com a realidade.



OFF TOPIC:
@sanguinete: Deboche é isto:
sanguinete escreveu:Vamos ver quantos vao dizer que é mentira! :lol: :lol: :lol: :lol:

http://www.motonline.com.br/noticia/fac ... -gasolina/" onclick="window.open(this.href);return false;
:joinha:

Avatar do usuário
RMVilla
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Mar 2015, 22:24
Cidade onde mora: Taubaté/SP

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por RMVilla » 21 Ago 2016, 20:36

Rancanti, acho que para se ter uma noção do consumo teu raciocínio tá ótimo. Serve perfeitamente para quem tá pesquisando a compra, ou pra quem tá preocupado em saber se sua moto está bebendo muito.

O difícil é querer comparar consumo de 40 pessoas e 40 motos diferentes, do ponto de vista estatístico não funciona.

Cada piloto tem um peso diferente, um jeito de pilotar diferente e um uso diferente da moto.

Eu por exemplo sou grande e pesado. Rodo com bolha alta, protetor de carenagem, bau grande e carrego sempre muita tralha. Não gosto de esticar muito as marchas, acelero pouco pois sou cagão e tento prever paradas para economizar freio e combustível.

Outros podem ser leves e andar esgoelando sempre.

Mesmo assim, tá de bom tamanho usarmos o parâmetro dos 26,8km/L.

Roberto "VILLA"

MCBDA

Ténéré 2016 azul
SYM MaxSym 400i ABS 2015 - 6.000km
SYM Citycom 300i 2013 branca - 60.00km
Kasinski Mirage 250 2012 - 10.000km

Avatar do usuário
Manel
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 13 Jul 2016, 14:58
Cidade onde mora: Rolim de Moura
Localização: Rolim de Moura, Rondônia
Contato:

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Manel » 23 Ago 2016, 13:32

RMVilla, o Racanti usou o teorema do limite central... quanto mais amostras mais se aproxima do "valor real".

Agora tenho uma nova base da cálculo para viagens!!

Vlw
--------------------
"Nada pode te levar mais longe que seus sonhos"
Ténéré 250 Cinza
XTZ x 2009
Bike - várias
DT 180 s/d
Bike

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Rancanti » 26 Ago 2016, 01:46

Show de bola, Manel! Captou exatamente a ideia.
Hoje ( daqui a 2 horas ) estou saindo de Belo Horizonte pra São Paulo. Eu, a Dona Patroa e o Baauleto LOTADO.

Vou fazer todas as médias.

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Rancanti » 28 Ago 2016, 23:09

Olá.

Conforme prometido, aqui vão as informações da viagem que fiz a São Paulo.
Moto: Ténéré 250 15/16 BlueFlex
Informações adicionais: Rodas Motard / PneusD: 110/70/17 / PneusT: 140/70/17 / Vela iridium / Bauleto Givi 45l

Carga: Piloto: 100Kg / Garupa: 70Kg / Bauleto peso bruto: 26Kg ( Levei um galão com 4.600ml de etanol dentro do Bauleto para possíveis emergências. )
Peso das vestimentas: 18Kg totais, incluindo celulares, GPS, roupas, roupas íntimas, equipamentos de proteção, etc.

Viagem De Belo Horizonte a São Paulo.
Ida = 580Km. Paradas: 8
Volta = 576Km. Paradas: 6
Litros consumidos em todo o trajeto: 49,1
Média de consumo: 23,54 Km/l

Observações importantes sobre a viagem: Na ida, procurei manter uma média de 110~120, sendo que era muito confortável manter a moto a 115Km/h. Chegando em São Paulo, quando deparei-me com o morro do Tremembé, acelerei a moto como se não existisse amanhã, e a 144Km/h ela corta o giro. Mantive esta velocidade por pelo menos 5km, pois dois "caras" em uma twister, de chinelos, viseira negra e camiseta não paravam de "olhar" pro meu lado. Pelo sim, pelo não, optei por tomar 2 multas por excesso de velocidade do que dar a cara a tapa.

Na volta, saímos de São Paulo já tarde, 11 da manhã. Fiz a previsão e percebi que chegaríamos em casa a noite. Mantive POR TODO O TRECHO da estrada sempre a maior velocidade possível, tentando não cair abaixo de 130Km/h. Chegando em Belo Horizonte estavam demolindo uma ponte, e tive que dar uma volta pela via expressa com pequeno trânsito.

Percebam que fiz a média TOTAL da viagem, e certamente a viagem de volta a moto consumiu mais.

Nota: A Tenere mostrou-se eficiente em estrada para longas viagens. Porém, a falta de uma 6ª marcha é notória. Não para ter-se uma velocidade final maior, mas sim para dar folga ao motor, que independente de quem esteja pilotando, manter 90~110km/h durante uma viagem de 600km é angustiante, e estar a quase 9k RPM a 125km/h é uma tortura ao bolso/ouvidos/motor/coração.

Obrigado aos que leram. Obrigado pela paciência. Obrigado por compartilharem.

PS: Quem desejar ver o compilado dessa viagem: https://www.youtube.com/watch?v=lkozCrc ... e=youtu.be" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Ethernal
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 07 Ago 2016, 00:37
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Ethernal » 29 Ago 2016, 17:06

Ótimo Relato @Rancanti. Estou no meu terceiro tanque com minha Teneré 16/16. Consumo em 28,4 e 29,7, respectivamente nos dois primeiros.

Abs!
Tenere Tenebrosa 16/16 - Cinza "The First"

Imagem

Avatar do usuário
jeffersonml0412
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 24 Mar 2016, 14:16
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por jeffersonml0412 » 30 Ago 2016, 09:37

Para contextualizar minhas médias vou informá-los da minha situação.

Sou de Belo Horizonte e utilizo a moto para trabalhar diariamente, meu trajeto é composto por aclives/declives e raramente ando com garupa. Sempre abasteci no mesmo posto com gasolina aditivada (Shell VPower Nitro+).

Registro todos os abastecimentos desde a saída da concessionária, minhas melhores médias foram durante a viagem entre Belo Horizonte e Serro (35,698Km/l na ida com gasolina aditivada e 33,416km/l na volta com gasolina comum).

Seguem abaixo os dados do meu relatório gerencial:

https://i.imgsafe.org/5771486fdd.png

https://i.imgsafe.org/57714d5f47.png

https://i.imgsafe.org/57c97c75a2.png

https://i.imgsafe.org/57c98a84c3.png

https://i.imgsafe.org/57c98db25e.png

https://i.imgsafe.org/57c97e7885.png

https://i.imgsafe.org/57c9882ff9.png
Imagem

IGAL
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Ago 2016, 14:17
Cidade onde mora: rio de janeiro/rj

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por IGAL » 31 Ago 2016, 11:25

Thiago_1100S, eu viajei com a lander, fiz uma tirada de 650KM, nas mesmas condições de como eu viajei com a teneré, entretanto, a lander: fez média de 28km/lt e chegou à veloc final de 147 km/h, e chegava com facilidade a a 130km/h; já a teneré blue flex, não tem o mesmo tork, parece que falta oxigênio na queima, fiquei decepcionado. estou comentando com o intuito de saber se alguem passa ou passou por algo parecido e se tem alguma medida a ser tomada. Att,

Responder