Consumo do novo motor blueflex

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por meteficha » 01 Jul 2016, 00:12

Rancanti escreveu:
meteficha escreveu:
Isso é algo meio importante pra ficar no final do texto :). Você está levando em conta que seu odômetro está errado quando calcula o consumo?

Não havia atinado para este quesito.
O senhor sabe se consigo aferi-lo de alguma forma "manual"?
Qual a medida do seu pneu traseiro? Você mudou o número de dentes da relação secundária?
Ténéré 250 cinza (2016)

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Rancanti » 01 Jul 2016, 01:49

meteficha escreveu: Qual a medida do seu pneu traseiro? Você mudou o número de dentes da relação secundária?
Não. Não mudei nada na relação.
Traseiro: 350 / 140 / 70 / 17
Aro / Banda / Altura / raio

Dianteiro: 300 / 110 / 70 / 17
Aro / Banda / Altura / raio

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por meteficha » 01 Jul 2016, 02:17

Rancanti escreveu:
meteficha escreveu: Qual a medida do seu pneu traseiro? Você mudou o número de dentes da relação secundária?
Não. Não mudei nada na relação.
Traseiro: 350 / 140 / 70 / 17
Aro / Banda / Altura / raio

Dianteiro: 300 / 110 / 70 / 17
Aro / Banda / Altura / raio
A diferença é menor do que eu imaginava. Calculando a circunferência teórica do seu pneu chegamos a 203.97 cm, um pouco maior que os 197.23 cm do original. Então, quando seu odômetro marca 1 km, na verdade você andou 1.034 km. Seus 25 km/l valem 26 km/l, haha =).

Aliás, faço 34 km/l na minha 15/16 andando na cidade sozinho. Na estrada, enrolando o cabo, fica entre 20 e 23 km/l. Minha média desde que comprei ela está em 27 km/l. Acho justo.
Ténéré 250 cinza (2016)

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Thiago_1100S » 01 Jul 2016, 11:30

meteficha, o perfil está mais baixo que o original e o aro menor, como que na circunferência ficou maior que o original? onde vc conseguiu essas medidas? lembrando que o pneu motard é liso, então no geral é mais baixo ainda que o pneu misto que tem uns cravos maiores...

Recanti, como está sua marcha lenta? fica em quanto, vc pode estar gastando gasosa qnd fica parado no transito, vc costuma usar o acelerador no transito como alerta, quando fica parado no farol da umas aceleradas?

mais um ponto qual seu peso? e da garupa, e como é a geografia de onde vc anda?

não tenho como ver o video da sua pilotagem, e mesmo que visse o o video não prova que está da melhor forma, pois nos dias em que vc grava vc talvez fique mais atento inconscientemente, as vezes algumas coisas que vc considera normais estão aumentando seu consumo...

uma experiencia que fiz durante duas semanas serve como exemplo.

Antes eu não conseguia mais que 30 de média na Tnr e tinha nego que tirava 35, ai fiquei uma semana prestando atenção nos meus vicios e dos outros, 90% das motos no farol ficam acelerando, p subir o giro, acho que deixam desregulado e se soltar a moto morre, eu nunca tive essa mania então nem me preocupo, mas uma que eu tinha era de quando uma lesma fica na frente ficar acelerando p idiota sair, e em toda reduzida p desviar de um retrovisor ou outro, acelerar pks p sair do enrosco.

comecei a ter as médias de 35 no transito com uma mudança simples.
Primeiro giro constante, mantenho sempre a mesma velocidade no corredor (a da via normalmente, mais lento somente quando tem uma lesma na frente), mantenho o giro, comecei a usar mto mais o cambio no lugar de só usar embreagem e ter que acelerar mto nas retomadas.
E no caso das lesmas na frente comecei a usar mais a buzina coisa que não gosto mas tem o mesmo efeito do acelerador, e economizo mais....

Somente com isso aumentei a minhas médias que estavam entre 28 e 33, para 35 quase que constante, e durante as férias escolares não tinha transito no meu trajeto, consegui o milagre 4 médias seguidas entre 37,5 e 38,8

Outra coisa que pode estar te sabotando é o posto, verifica se está sempre enchendo do mesmo jeito e com a moto na mesma posição, tive esse problema na minha primeira moto, um posto perto da casa que eu morava era inclinado e o perto do trampo era reto... ai em um deles entrava menos gasosa do que no outro e ferrava a média..

nesse momento minhas médias voltara para 30km/l, pois entregamos o projeto, então estou saindo mais cedo na hora de mais transito, ai atravesso a cidade quase que a 30 por hora, pois mesmo com o corredor tranquilo p passar, tem um monte de lesma de moto na frente, minha pilotagem é a mesma, e ando quase no mesmo giro, mas só por reduzir a velocidade media e subir o tempo, o consumo ja reduziu uns 15%...
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por meteficha » 01 Jul 2016, 13:25

Thiago_1100S escreveu:meteficha, o perfil está mais baixo que o original e o aro menor, como que na circunferência ficou maior que o original? onde vc conseguiu essas medidas? lembrando que o pneu motard é liso, então no geral é mais baixo ainda que o pneu misto que tem uns cravos maiores...
Calculei o raio como r = a/2 + h, onde a é o diâmetro do aro e h é a altura do pneu. Por exemplo, para o pneu original fica 18"/2 + 120mm*80% = 32.46 cm. A partir daí a circunferência é 2*pi*r.

Eu tenho confiança de que esse cálculo está certo porque a partir dele, do corte de giro e das relações primária e secundária chegamos à velocidade máxima de 151 km/h da Ténéré. Essa velocidade máxima foi confirmada em dinamômetro. Portanto acho que este é o mesmo cálculo que o velocímetro dela faz. Vide esta planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... dUCKc/edit" onclick="window.open(this.href);return false; .
Ténéré 250 cinza (2016)

Avatar do usuário
decomiguel
Usuário
Usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 11 Mar 2015, 16:42
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por decomiguel » 01 Jul 2016, 13:29

Rancanti o que vc poderia fazer é mudar a coroa pra uma com os dentes necessários pra corrigir a menor área de rodagem.
Estradeiro por paixão, tricolor de coração
CB 500X 2017 branca "Éllie"
Ténéré 250 2011 branca "Brunhild"
Virago 535 2000 verde e branca "gorda"
Twister 2002 verde
Intruder 125 2007 preta

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Rancanti » 01 Jul 2016, 14:27

Thiago_1100S escreveu:meteficha, o perfil está mais baixo que o original e o aro menor, como que na circunferência ficou maior que o original? onde vc conseguiu essas medidas? lembrando que o pneu motard é liso, então no geral é mais baixo ainda que o pneu misto que tem uns cravos maiores...

Recanti, como está sua marcha lenta? fica em quanto, vc pode estar gastando gasosa qnd fica parado no transito, vc costuma usar o acelerador no transito como alerta, quando fica parado no farol da umas aceleradas?

mais um ponto qual seu peso? e da garupa, e como é a geografia de onde vc anda?

não tenho como ver o video da sua pilotagem, e mesmo que visse o o video não prova que está da melhor forma, pois nos dias em que vc grava vc talvez fique mais atento inconscientemente, as vezes algumas coisas que vc considera normais estão aumentando seu consumo...

uma experiencia que fiz durante duas semanas serve como exemplo.

Antes eu não conseguia mais que 30 de média na Tnr e tinha nego que tirava 35, ai fiquei uma semana prestando atenção nos meus vicios e dos outros, 90% das motos no farol ficam acelerando, p subir o giro, acho que deixam desregulado e se soltar a moto morre, eu nunca tive essa mania então nem me preocupo, mas uma que eu tinha era de quando uma lesma fica na frente ficar acelerando p idiota sair, e em toda reduzida p desviar de um retrovisor ou outro, acelerar pks p sair do enrosco.

comecei a ter as médias de 35 no transito com uma mudança simples.
Primeiro giro constante, mantenho sempre a mesma velocidade no corredor (a da via normalmente, mais lento somente quando tem uma lesma na frente), mantenho o giro, comecei a usar mto mais o cambio no lugar de só usar embreagem e ter que acelerar mto nas retomadas.
E no caso das lesmas na frente comecei a usar mais a buzina coisa que não gosto mas tem o mesmo efeito do acelerador, e economizo mais....

Somente com isso aumentei a minhas médias que estavam entre 28 e 33, para 35 quase que constante, e durante as férias escolares não tinha transito no meu trajeto, consegui o milagre 4 médias seguidas entre 37,5 e 38,8

Outra coisa que pode estar te sabotando é o posto, verifica se está sempre enchendo do mesmo jeito e com a moto na mesma posição, tive esse problema na minha primeira moto, um posto perto da casa que eu morava era inclinado e o perto do trampo era reto... ai em um deles entrava menos gasosa do que no outro e ferrava a média..

nesse momento minhas médias voltara para 30km/l, pois entregamos o projeto, então estou saindo mais cedo na hora de mais transito, ai atravesso a cidade quase que a 30 por hora, pois mesmo com o corredor tranquilo p passar, tem um monte de lesma de moto na frente, minha pilotagem é a mesma, e ando quase no mesmo giro, mas só por reduzir a velocidade media e subir o tempo, o consumo ja reduziu uns 15%...

Olá, Thiago. Tudo certo, amigo? Vamos lá:

Minha lenta fica entre 1.3 e 2k. Não sei se é muito ou pouco. Não costumo usar o acelerados como alerta. Raramente acelero parado, e quando o faço não dura mais que uma fração de segundo.

Peso 90Kg, minha garupa pesa 70. Moramos em Belo Horizonte, Minas gerais. Região montanhosa.

Sobre o posto, sempre abasteço no mesmo, com Vpower ou Podium (Quando vou ao centro, Podium, quando estou no meu bairro, Vpower). Sempre desço da moto e seguro-a ereta, na posição mais correta possível. Sempre peço que encham o tanque até a marcação interna indicativa.

Bom, é isso. Obrigado pelas ideias.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Thiago_1100S » 01 Jul 2016, 15:23

@ meteficha
vlw, pelos detalhes,
Vou confirmar o resultados dps, ainda tenho minhas duvidas, pois nesse calculo a roda aro 17 ficou com rodagem superior a aro 18.... o perfil do pneu né calculado até o ombro dele, então eu entendo que dois pneus com perfil 70, um misto e um roadster, o misto terá uma area maior, pois os cravos são mais altos, e no calculo da largura o 120, ou 140, ai tem que ver tbm a largura da roda, pois quando mais estreita mais curvado ficara o pneu, e maior será a circunferência...o calculo parece estar correto, só acho que precisam de mais algumas variáveis...

assim que tiver um tempo vou verificar o resultado do calculo na minha Tenere e na fazer da muié p bater as medidas, a tenere está original, e a fazer tem as medidas do pneu motard citado no tópico.

@Rancanti - Pra mim ja ficou claro que peso é um dos fatores, pois só vc e a garupa sem bagagem ja da quase 10% a mais que eu garupa e bagagem na minha moto, a minha média no transito pesado fica nos 30 então vc ficaria em 27 no calculo simples, vc disse que mora em uma região montanhosa ai é mais um fator, apesar de SP e guarulhos terem muitas ladeiras, a região que moro agora é basicamente plana e pego somente subidas leves no meu percurso, isso explicaria os seus 25 por litro...

Mais um ponto que pode influenciar é a gasolina, na tenere só uso comum, pois o detergente da aditivada não vale a diferença do custo, e ela não tem compressão suficiente para a podium. Mas ja testei podium na minha outra moto e não gostei do resultado um belo dia resolvi cruzar a bandeirantes com podium e com comum um tanque de cada, parei no posto, soltei a mangueira até zerar o tanque, completei com 15 litros fui até SBO e voltei, em sexta marcha a 120 por hora o modo mais econômico da minha moto, nessa velocidade nem preciso acelerar mto pois ela está a 2 mil giros... na semana seguinte fiz a mesma coisa trocando a gasolina, para surpresa na comum eu sozinho na moto nessa velocidade ela fez + de 22 por litro a melhor média que ja consegui na moto, na podium tbm foi bem mas ficou abaixo foi 19,5 + ou -, contra a média global de 17 por litro da moto.

Não sei se na tenere pode ter o mesmo efeito pois não quis pagar quase 5 no litro de gasolina p ela, mas no seu caso eu testaria para ver se consegue médias melhores com a comum, no caso da minha duca não vale a pena abastecer com podium a melhora na resposta não vale a diferença no consumo.

Obs. a minha duca não é tropicalizada, o mapa dela é para funcionar 100% com gasolina, então ela não rende tudo que pode com nenhuma das gasolinas vendidas aqui, na podium ela melhora pouca coisa o desempenho, mas a melhora devido a octanagem acaba sendo mascarada pela perda por causa do etanol (infelizmente nosso governo batiza a gasolina na fonte, e não dá opção de compra de gasolina pura)
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Rancanti » 01 Jul 2016, 15:42




Opa, boa tarde, mestre.

Então, utilizo Vpower e Poduim por questões puramente folclóricas. Não espero nenhum ganho de desempenho, utilizando-as apenas pela simples questão da prevenção, por serem gasolinas aditivadas e não precisar ficar fazendo reparos constantes (fluidos aditivos específicos). Como pretendo ficar com minha Té por alguns anos, estou cuidando dela com máximo zelo. Minha pretensão é comprar uma Té 700 (Já vazaram os vídeos sucessora da Té 660, que é a Té 700, com motor da MT07. É EXATAMENTE o que eu queria/precisava) e manter a 250, pois as modificações que fiz nela seriam anuladas em uma venda.

Voltando no assunto gasolina, eu gostaria muito de ter mais opções confiáveis por aqui, porém sei bem como são nossos combustíveis, e não pretendo ficar digladiando de posto em posto. Aa questão é pagar pelo que aparenta ser melhor e ir com fé.


Outra questão muito interessante a ser observada é que troquei o filtro de ar da Té, e mesmo com apenas 2600km rodados aparentava estar sujo. AA diferença no tanque já é visível. Rodei 86Km e desceu apenas 1 palitinho do marcador. Estou ansioso pra terminar o tanque para ver o resultado.


Sobre meus vídeos: Eu sempre ando daquela forma. Raramente estico, e das poucas vezes que acelerei até o máximo, foi em estrada, na reta e durante poucos metros.

Abraços.

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Andre Aliardi » 01 Jul 2016, 22:24

Rancanti escreveu:


Opa, boa tarde, mestre.

Então, utilizo Vpower e Poduim por questões puramente folclóricas. Não espero nenhum ganho de desempenho, utilizando-as apenas pela simples questão da prevenção, por serem gasolinas aditivadas e não precisar ficar fazendo reparos constantes (fluidos aditivos específicos). Como pretendo ficar com minha Té por alguns anos, estou cuidando dela com máximo zelo. Minha pretensão é comprar uma Té 700 (Já vazaram os vídeos sucessora da Té 660, que é a Té 700, com motor da MT07. É EXATAMENTE o que eu queria/precisava) e manter a 250, pois as modificações que fiz nela seriam anuladas em uma venda.

Voltando no assunto gasolina, eu gostaria muito de ter mais opções confiáveis por aqui, porém sei bem como são nossos combustíveis, e não pretendo ficar digladiando de posto em posto. Aa questão é pagar pelo que aparenta ser melhor e ir com fé.


Outra questão muito interessante a ser observada é que troquei o filtro de ar da Té, e mesmo com apenas 2600km rodados aparentava estar sujo. AA diferença no tanque já é visível. Rodei 86Km e desceu apenas 1 palitinho do marcador. Estou ansioso pra terminar o tanque para ver o resultado.


Sobre meus vídeos: Eu sempre ando daquela forma. Raramente estico, e das poucas vezes que acelerei até o máximo, foi em estrada, na reta e durante poucos metros.

Abraços.
Na verdade não é recomendado usar gasolina premium (como a Podium e a V Power) na T250, pois a taxa de compressão dela é de 9,8:1. O próprio manual indica apenas a gasolina aditivada.

Gasolina premium só recomendada para motores com uma taxa de compressão de pelo menos 10:1, mas eu não sei qual seria o efeito de usar a pódium em uma moto como a T250
Ténéré 250 2016 Cinza

Responder