Irmãozinho,
sendo um ex proprietário de uma Fazer 2006 e atual proprietário de uma Ténéré 2014, segue minha experiência com esse motor 250cc da Yamaha:
Uma coisa comum de acontecer é o desempenho diminuir com óleo de motor com uso prolongado; o motor esquenta mais com menos troca de calor; com o motor muito quente, a indução de ar também fica mais quente, o que diminui o desempenho da moto, obrigando a gente acelerar mais para compensar essa perda. Daí ser de bom grado inspecionar e limpar o radiador de óleo do motor. Óleo ruim também não é legal: suja as sedes do motor e partes roláveis do motor, obrigando até mesmo a fazer um "flush".
Sempre troquei óleo na km determinada nos manuais, apenas no verão é que fazia uma troca no meio da quilometragem. Depois que comprei o Lubricheck, mudei meu comportamento. Depois de 3.000 km, mesmo com o Yamalube (que julgo de ótima qualidade), o óleo mineral só serve para quebrar o galho, mas afeta o desempenho e a autonomia. Tanto que o melhor óleo mineral no mercado, da marca Motul (que não tem óleo reciclado em sua composição), oferece o seu óleo de entrada com promessa de 3.000km (Motul 3000). Na minha antiga Ninja 250, não deixava passar dos 3.000 km, conforme previa o Manual. Com óleo sintético, a autonomia do óleo é maior, evidentemente. Mas cuidado, não se misturam esses óleos. Antes de pensar em usar, deve ser retirado todo o óleo mineral.
A limpeza do elemento do filtro de ar é importante e faz bem conferir esse item. A cada 10.000km tem que ser substituído; preferencialmente pelo original.
Uma coisa que quase ninguém faz é conferir o estado da vela; por ser barato e para não ter que limpar ou ajustar a folga do eletrodo, troquei a vela com 8.500 km, embora devesse rodar mais tempo.
Tentar não usar somente gasolina aditivada também é recomendado; 5 abastecimentos de combustível comum para 1 de aditivado já tá bom; gasolina comum (embora com 27% de álcool) é melhor do que aditivada (que tem 27% de álcool e mais um percentual de detergentes), pois é menos gasolina para queimar e mais aditivos depositados no sistema de admissão.
Se a autonomia continuar baixa, será importante conferir e ajustar as folgas das válvulas.
Também é importante examinar o estado dos rolamentos das rodas. Pneus mais largos ou descalibrados também influem no arrasto.
Se não resolver, não tem jeito, terá que levar à oficina autorizada para passarem o scanner na moto e fazer os demais testes.
Abraço.
Consumo modificado com bauleto?
- FABIOMLESSA
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Re: Consumo modificado com bauleto?
Olá amigos, obrigado pelas dicas! Foi de grande valor para agregar conhecimento, vou tentar seguir...
Seguinte, após testar algumas possibilidades como havia dito, eu fiz a ultima coisa que poderia testar com mais facilidade e que eu não acreditava muito ser... O óleo de motor. Quando fiz tais alterações que afetaram o consumo (Bauleto, Vela) foi para fazer uma viagem longa no Carnaval, então como ia rodar cerca de 2000km eu troquei antes da viagem o oleo e coloquei um Yamalube, que não era o oleo que eu costumava utilizar... Eu costumo utilizar o Oleo Shell Advanced e trocar a cada 1500km.
Quando efetuei a troca semana passada pelo Shell de novo e voltei a andar como Tiozao (trocando de marcha até 5000 rpm) quando fui fazer o teste a motoca fez 33km/l depois rodei com garupa de 100km em uma curta viagem tambem sem abusar da rotação e fez 30km/l
Então era também a "mão pesada" nas arrancadas, mas to começando acreditar que pode ter influencia do oleo.
Eles realmente fazem diferença no consumo? Eu não acreditava msm...
Seguinte, após testar algumas possibilidades como havia dito, eu fiz a ultima coisa que poderia testar com mais facilidade e que eu não acreditava muito ser... O óleo de motor. Quando fiz tais alterações que afetaram o consumo (Bauleto, Vela) foi para fazer uma viagem longa no Carnaval, então como ia rodar cerca de 2000km eu troquei antes da viagem o oleo e coloquei um Yamalube, que não era o oleo que eu costumava utilizar... Eu costumo utilizar o Oleo Shell Advanced e trocar a cada 1500km.
Quando efetuei a troca semana passada pelo Shell de novo e voltei a andar como Tiozao (trocando de marcha até 5000 rpm) quando fui fazer o teste a motoca fez 33km/l depois rodei com garupa de 100km em uma curta viagem tambem sem abusar da rotação e fez 30km/l
Então era também a "mão pesada" nas arrancadas, mas to começando acreditar que pode ter influencia do oleo.
Eles realmente fazem diferença no consumo? Eu não acreditava msm...
- diegonunes
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Re: Consumo modificado com bauleto?
O óleo influencia também, mas é algo também bastante subjetivo e por vezes, irrisório. A vela e o filtro de ar tem muito mais poder de alterar o consumo da moto, por motivos óbvios.
Fabio, desculpe discordar mas a sua afirmação com relação a gasolina aditivada não vai de encontro com as proposições do produto. Os aditivos tem justamente o papel de reduzir a quantidade de depósitos no sistema, haja visto que além de detergentes há dispersantes. Para complementar, gasolinas aditivadas possuem além dos dois itens citados, antioxidantes, anticorrosivos e algumas, aditivos FMT.
Por fim, nos EUA, parâmetro de qualidade para muitos, gasolinas sem aditivação tem venda proibida há mais de uma década.
Fabio, desculpe discordar mas a sua afirmação com relação a gasolina aditivada não vai de encontro com as proposições do produto. Os aditivos tem justamente o papel de reduzir a quantidade de depósitos no sistema, haja visto que além de detergentes há dispersantes. Para complementar, gasolinas aditivadas possuem além dos dois itens citados, antioxidantes, anticorrosivos e algumas, aditivos FMT.
Por fim, nos EUA, parâmetro de qualidade para muitos, gasolinas sem aditivação tem venda proibida há mais de uma década.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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