Consumo modificado com bauleto?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
FABIOMLESSA
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Ago 2013, 20:48
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos-SP

Re: Consumo modificado com bauleto?

Mensagem por FABIOMLESSA » 30 Mar 2015, 15:30

Irmãozinho,

sendo um ex proprietário de uma Fazer 2006 e atual proprietário de uma Ténéré 2014, segue minha experiência com esse motor 250cc da Yamaha:

Uma coisa comum de acontecer é o desempenho diminuir com óleo de motor com uso prolongado; o motor esquenta mais com menos troca de calor; com o motor muito quente, a indução de ar também fica mais quente, o que diminui o desempenho da moto, obrigando a gente acelerar mais para compensar essa perda. Daí ser de bom grado inspecionar e limpar o radiador de óleo do motor. Óleo ruim também não é legal: suja as sedes do motor e partes roláveis do motor, obrigando até mesmo a fazer um "flush".

Sempre troquei óleo na km determinada nos manuais, apenas no verão é que fazia uma troca no meio da quilometragem. Depois que comprei o Lubricheck, mudei meu comportamento. Depois de 3.000 km, mesmo com o Yamalube (que julgo de ótima qualidade), o óleo mineral só serve para quebrar o galho, mas afeta o desempenho e a autonomia. Tanto que o melhor óleo mineral no mercado, da marca Motul (que não tem óleo reciclado em sua composição), oferece o seu óleo de entrada com promessa de 3.000km (Motul 3000). Na minha antiga Ninja 250, não deixava passar dos 3.000 km, conforme previa o Manual. Com óleo sintético, a autonomia do óleo é maior, evidentemente. Mas cuidado, não se misturam esses óleos. Antes de pensar em usar, deve ser retirado todo o óleo mineral.

A limpeza do elemento do filtro de ar é importante e faz bem conferir esse item. A cada 10.000km tem que ser substituído; preferencialmente pelo original.

Uma coisa que quase ninguém faz é conferir o estado da vela; por ser barato e para não ter que limpar ou ajustar a folga do eletrodo, troquei a vela com 8.500 km, embora devesse rodar mais tempo.

Tentar não usar somente gasolina aditivada também é recomendado; 5 abastecimentos de combustível comum para 1 de aditivado já tá bom; gasolina comum (embora com 27% de álcool) é melhor do que aditivada (que tem 27% de álcool e mais um percentual de detergentes), pois é menos gasolina para queimar e mais aditivos depositados no sistema de admissão.

Se a autonomia continuar baixa, será importante conferir e ajustar as folgas das válvulas.

Também é importante examinar o estado dos rolamentos das rodas. Pneus mais largos ou descalibrados também influem no arrasto.

Se não resolver, não tem jeito, terá que levar à oficina autorizada para passarem o scanner na moto e fazer os demais testes.

Abraço.

danshinoda1
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Mar 2015, 12:28
Cidade onde mora: Montes Claros/MG

Re: Consumo modificado com bauleto?

Mensagem por danshinoda1 » 08 Abr 2015, 09:02

Olá amigos, obrigado pelas dicas! Foi de grande valor para agregar conhecimento, vou tentar seguir...
Seguinte, após testar algumas possibilidades como havia dito, eu fiz a ultima coisa que poderia testar com mais facilidade e que eu não acreditava muito ser... O óleo de motor. Quando fiz tais alterações que afetaram o consumo (Bauleto, Vela) foi para fazer uma viagem longa no Carnaval, então como ia rodar cerca de 2000km eu troquei antes da viagem o oleo e coloquei um Yamalube, que não era o oleo que eu costumava utilizar... Eu costumo utilizar o Oleo Shell Advanced e trocar a cada 1500km.
Quando efetuei a troca semana passada pelo Shell de novo e voltei a andar como Tiozao (trocando de marcha até 5000 rpm) quando fui fazer o teste a motoca fez 33km/l :urrruuu: depois rodei com garupa de 100km em uma curta viagem tambem sem abusar da rotação e fez 30km/l :animadao:
Então era também a "mão pesada" nas arrancadas, mas to começando acreditar que pode ter influencia do oleo.
Eles realmente fazem diferença no consumo? :o Eu não acreditava msm...

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Consumo modificado com bauleto?

Mensagem por diegonunes » 08 Abr 2015, 17:56

O óleo influencia também, mas é algo também bastante subjetivo e por vezes, irrisório. A vela e o filtro de ar tem muito mais poder de alterar o consumo da moto, por motivos óbvios.

Fabio, desculpe discordar mas a sua afirmação com relação a gasolina aditivada não vai de encontro com as proposições do produto. Os aditivos tem justamente o papel de reduzir a quantidade de depósitos no sistema, haja visto que além de detergentes há dispersantes. Para complementar, gasolinas aditivadas possuem além dos dois itens citados, antioxidantes, anticorrosivos e algumas, aditivos FMT.

Por fim, nos EUA, parâmetro de qualidade para muitos, gasolinas sem aditivação tem venda proibida há mais de uma década.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder