Consumo modificado com bauleto?
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- Novato-
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Consumo modificado com bauleto?
Olá, tudo em paz, galera?
Sou novo aqui no Fórum e gostaria de deixar meu parabéns a todo ele.
Bom, eu tenho uma Tenere 250 2011, comprei ela no final de 2014, completando agora 3 meses de Tenéras
A moto é muito legal, em todos os termos posso dizer que estou satisfeito. Sai de uma Virago 250 pra ela, e a troca foi o que eu esperava!
Bom...
Mas aconteceu o seguinte: Quando comprei a moto (com 18.900 Km) logo fui fazer o teste de consumo, peguei a motoca e enchi o tanque, zerei uma Trip e enchi novamente depois de alguns Kms rodados...
Ela fazia média SEMPRE de 30 "virgula" alguma coisa. Sempre + de 30, mas nunca 31.
Rodei uns 3000 km com ela, e sempre tenho o costume de zerar o andometro quando encho o tanque e fazer a media na proxima abastecida... E sempre a mesma média. Eu supeeer satisfeito com essa média, já que fazia ela dentro da cidade e em viagens andando em uma média de 100Km/H. As vezes eu andava mais rapido, em uma média de 120/130/140. Ai ela bebia mais, mas isso era bem logico que aconteceria, e eu estava consciente do caso.
Bom, em Fevereiro COLOQUEI UM BAULETO DE 35L da TAUROS, fui lavar o filtro de Ar e trocar a vela, coloquei outra da que estava (NGK normal) por precaução mesmo ja que a outra "velha" estava normal e o filtro não havia necessidade de lavar, ja estava "limpo". Fiz uma viagem com o bau cheio, garupa e "coisas" amarradas ainda no bau. A viagem teve percurso total de 1950KM e durante ela a média estava ficando na casa dos 26,5 KM/L andando numa média de 110Km/h. Achei que estava normal visto tanta bagagem para segurar o vento e estrada com muitas subidas, etc...
A surpresa veio quando cheguei de viagem e fui testar a média da moto... Ela continuava a fazer essa mesma média dos 26,5 KM/L.
Tentei andar na manha, trocando de marcha a 5000 RPM, e tals e nada, so foi pra 27.
Lavei o filtro de Ar, VOLTEI COM A VELA ANTIGA. e NADA! continua a mesma média...
A unica coisa que desconfio é do bauleto, que é a unica alteração de quando a comprei e ela estava fazendo 30KM/L e agora, 26,5. Já que não tirei ele desde então.
Será que é ele (o Bau)?
Alguém já passou por isso? Andava sem e depois com o Bau e teve diferença no consumo ?
O que vocês acham? Será que uma Vela NGK Iridium melhoraria a economia?
Abraço, grato!
Sou novo aqui no Fórum e gostaria de deixar meu parabéns a todo ele.
Bom, eu tenho uma Tenere 250 2011, comprei ela no final de 2014, completando agora 3 meses de Tenéras
A moto é muito legal, em todos os termos posso dizer que estou satisfeito. Sai de uma Virago 250 pra ela, e a troca foi o que eu esperava!
Bom...
Mas aconteceu o seguinte: Quando comprei a moto (com 18.900 Km) logo fui fazer o teste de consumo, peguei a motoca e enchi o tanque, zerei uma Trip e enchi novamente depois de alguns Kms rodados...
Ela fazia média SEMPRE de 30 "virgula" alguma coisa. Sempre + de 30, mas nunca 31.
Rodei uns 3000 km com ela, e sempre tenho o costume de zerar o andometro quando encho o tanque e fazer a media na proxima abastecida... E sempre a mesma média. Eu supeeer satisfeito com essa média, já que fazia ela dentro da cidade e em viagens andando em uma média de 100Km/H. As vezes eu andava mais rapido, em uma média de 120/130/140. Ai ela bebia mais, mas isso era bem logico que aconteceria, e eu estava consciente do caso.
Bom, em Fevereiro COLOQUEI UM BAULETO DE 35L da TAUROS, fui lavar o filtro de Ar e trocar a vela, coloquei outra da que estava (NGK normal) por precaução mesmo ja que a outra "velha" estava normal e o filtro não havia necessidade de lavar, ja estava "limpo". Fiz uma viagem com o bau cheio, garupa e "coisas" amarradas ainda no bau. A viagem teve percurso total de 1950KM e durante ela a média estava ficando na casa dos 26,5 KM/L andando numa média de 110Km/h. Achei que estava normal visto tanta bagagem para segurar o vento e estrada com muitas subidas, etc...
A surpresa veio quando cheguei de viagem e fui testar a média da moto... Ela continuava a fazer essa mesma média dos 26,5 KM/L.
Tentei andar na manha, trocando de marcha a 5000 RPM, e tals e nada, so foi pra 27.
Lavei o filtro de Ar, VOLTEI COM A VELA ANTIGA. e NADA! continua a mesma média...
A unica coisa que desconfio é do bauleto, que é a unica alteração de quando a comprei e ela estava fazendo 30KM/L e agora, 26,5. Já que não tirei ele desde então.
Será que é ele (o Bau)?
Alguém já passou por isso? Andava sem e depois com o Bau e teve diferença no consumo ?
O que vocês acham? Será que uma Vela NGK Iridium melhoraria a economia?
Abraço, grato!
Re: Consumo modificado com bauleto?
O bau aumentaria o arrasto, mas se isso fosse um fator de aumento de consumo, o aumento seria bem menor, pois o arrasto aerodinamico total da moto representa uma porcentagem pequena do consumo de combustivel, o certo era voce testar sem o bau da moto para ver, pois foram feitas varias mudanças na moto de uma vez. Eu ja usei moto com bau e nao senti diferença no consumo, mas era uma cg150 e nao uma te250.
- Kakko
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Re: Consumo modificado com bauleto?
Papo furado !!..a área que o piloto ocupa um pouco a frente do bauleto, é praticamente o próprio bauleto...então já era....não altera nadinha.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
- vdfritz
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Re: Consumo modificado com bauleto?
minha velocidade final não muda com ou sem bauleto (45 litros) isso acho que prova que nem há arrasto, seu corpo protege o bauleto hehe
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Re: Consumo modificado com bauleto?
Também não percebo diferença na presença ou ausência do bauleto. Se fosse os bauletos laterais, seria outra história.
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- Novato-
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Re: Consumo modificado com bauleto?
Então, vou fazer o teste sem ele pelo menos uns 100km e verificar...
Mas pelo que vcs falaram não deve ser.
Então oque faço?
Ouvi dizer de uma releitura da injeção (ou Leitura), não sei bem como funciona pois minhas motos sempre foram carburadas...
Como funciona isso? Onde faço? Será que ajuda? Pode ser?
Mas pelo que vcs falaram não deve ser.
Então oque faço?
Ouvi dizer de uma releitura da injeção (ou Leitura), não sei bem como funciona pois minhas motos sempre foram carburadas...
Como funciona isso? Onde faço? Será que ajuda? Pode ser?
Re: Consumo modificado com bauleto?
O que eu percebi recentemente é que andando na cidade com o bauleto pesado eu aproveito menos o 'embalo', ou seja, tenho maiores chances de reduzir marchas em quebra-molas e outros obstáculos, acrescentando uma retomada onde antes do baú ela não seria necessária. Neste caso concreto, penso que isso possa aumentar um pouco o consumo. Mas não deve ser nada do outro mundo.
- diegonunes
- Mestre+
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Re: Consumo modificado com bauleto?
Dependendo da posição do vento, tamanho do bauleto e peso carregado, obviamente haverá um acréscimo de consumo de combustível, complicado é mensurar isso pois são variáveis bem inconstantes.
Apesar do piloto a frente, a dinâmica do ar gera turbilhonamento lá trás. Quer comprovar? Quantos aqui vocês passaram a perceber shimming na dianteira da moto após a instalação do bauleto? Além disso, eu sempre percebi que a dinâmica da moto se altera com a presença do bau.
Apesar do piloto a frente, a dinâmica do ar gera turbilhonamento lá trás. Quer comprovar? Quantos aqui vocês passaram a perceber shimming na dianteira da moto após a instalação do bauleto? Além disso, eu sempre percebi que a dinâmica da moto se altera com a presença do bau.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
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- Novato-
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Re: Consumo modificado com bauleto?
Verdade o que o amigo aí em cima falou... existe sim uma diferença na aerodinâmica da moto com o bauleto... é só prestar atenção... percebe-se isso em altas velocidades...mas em relação ao consumo com o bauleto, relatado pelo amigo que iniciou o tópico, realmente tem que verificar o aumento acentuado do consumo...não parece ser normal... Apesar de levar em consideração os diversos fatores apresentados pelos amigos.
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- Mestre
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Re: Consumo modificado com bauleto?
Cara repara que com certeza vc mudou a forma de pilotar.... Isso esta aumentando o consumo
Sent from my Lumia 1020
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Thiago T. Campos
Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
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Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3