Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
jesserjzz1
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Ago 2014, 16:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por jesserjzz1 » 10 Fev 2015, 11:37

Olá galera, queria saber se alguém passa pela mesma coisa que eu.

Comprei minha Teneré em Setembro do ano passado e desde o 1o KM rodado, ela faz um barulho tipo aquele que o carro faz quando ta acelerando de marcha ré, só que ele aparece toda vez que to andando e solto o acelerado, entrando em freio motor lógicamente, ou em descida e sempre quando estou com carona. Eu acho que tem a ver com a carga que a moto tá levando mas lembrando que não fica direto esse barulho, ele entra sempre que tem carga envolvida, redução em marcha baixa, 1a ou 2a, descendo ladeira ou andando com carona. Alguém saberia dizer o que pode ser? Tenho medo de um dia quebrar alguma coisa e eu ficar na mão... Hoje deixei pra fazer a revisão de 5000km e avisei ao mecânico mas ele nao pareceu saber o que era, fiquei mais bolado ainda... PQP. É isso, vou tentar fazer um audio pra vocês entenderem. Eu tinha uma lander x que andei 35mil km com ela e ela nao fazia esse barulho.

Obrigado por qualquer ajuda!

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por oscarmaxi » 10 Fev 2015, 17:45

Jesserjzz1,

Acho que você não deveria ficar cismado com esse barulho, não. Ele é quase um assobio, não é? Isso é motor justo. Não preso, mas ajustado. Na década de 80 as CB 400 e 450 tinham esse barulho. Nunca foi sinal de problema. Não sei o que o causa. Se não tiver outros sinais, como fumaça, óleo baixando, batedeiras, rajadas, perda de potência, consumo excessivo, dificuldade de partida, acho (veja bem, "acho"), que não é nada. Boa sorte.

Avatar do usuário
Yuri
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 02 Dez 2014, 14:00
Cidade onde mora: Ji-Paraná/Ro

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por Yuri » 11 Fev 2015, 02:38

rapaz nao eh a corrente pegando nos rodízios de proteção cor laranja
ja aconteceu a mesma situação comigo e isso bate com sua descrição

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Avatar do usuário
murilo macionk
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Fev 2015, 12:26
Cidade onde mora: Ivaiporã, Curitiba, Paraná
Localização: Ivaiporã à Almirante Tamandaré - Pr

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por murilo macionk » 11 Fev 2015, 08:45

Notei o mesmo som na minha também, mas não é nada fora do normal mesmo...
Engraçado que na CG que eu tava usando antes, eu notava um barulho parecido, porém quando se acelerava, e só na terceira marcha, e na minha antiga Hornet, a mesma coisa, quando se acelerava e na terceira marcha apenas...rs
Kawasaki ZX10R (modelo Japonês) - 2016 > atual
Yamaha Ténéré 250 12 - 2015 > 2016
Honda Cb 600 F Hornet 09 (R.I.P.) - 2012 > 2014
Yamaha YBR 03 - 2008 > 2012
Agrale STX 27.5 91 - 2006 > Atual
Honda CG 98 - 2005 > 2006

Avatar do usuário
jesserjzz1
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Ago 2014, 16:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por jesserjzz1 » 11 Fev 2015, 09:14

Yuri escreveu:rapaz nao eh a corrente pegando nos rodízios de proteção cor laranja
ja aconteceu a mesma situação comigo e isso bate com sua descrição
Fala Yuri, cara, vou prestar atenção nisso, hoje quando pegar ela, ja vou voltar, se nao tiver sido reparado, prestando atenção nisso. Vou fazer um vídeo com o barulho rolando.

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2
murilo macionk escreveu:Notei o mesmo som na minha também, mas não é nada fora do normal mesmo...
Engraçado que na CG que eu tava usando antes, eu notava um barulho parecido, porém quando se acelerava, e só na terceira marcha, e na minha antiga Hornet, a mesma coisa, quando se acelerava e na terceira marcha apenas...rs
oscarmaxi escreveu:Jesserjzz1,
Caramba 3 motos fazendo o mesmo barulho? kkkk Eu ja tive uma lander X e uma YBR, nunca ouvi isso em nenhuma delas, até porque o barulho é alto, tipo um misto de barulho de ré de carro com alguma coisa arranhando. Por isso que fico preocupado.
Acho que você não deveria ficar cismado com esse barulho, não. Ele é quase um assobio, não é? Isso é motor justo. Não preso, mas ajustado. Na década de 80 as CB 400 e 450 tinham esse barulho. Nunca foi sinal de problema. Não sei o que o causa. Se não tiver outros sinais, como fumaça, óleo baixando, batedeiras, rajadas, perda de potência, consumo excessivo, dificuldade de partida, acho (veja bem, "acho"), que não é nada. Boa sorte.
Não amigo, não é tipo um assovio nao, como comentei com o colega acima, é mais pra um barulho de ré com algo arranhando. Hoje pretendo fazer um vídeo mostrando como é o som. Obrigado!

Avatar do usuário
PauloFaisca
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por PauloFaisca » 11 Fev 2015, 13:52

buenas!

uma viagem que fiz a duas semanas atrás, de repente a moto começou a fazer um barulho estranho, semelhante a sua descrição (barulho de ré rasgada), e na mesma condição, ao destorcer o acelerador... o barulho e a vibração vinham diretamente da carcaça que esconde o pinhão

fiquei cismado achando que o pinhão tava se soltando e batendo na carcaça (aconteceu isso com minha virago)

lubrifique a corrente na hora, o barulho amenizou... cheguei em sampa e removi a carcaça -> a corrente estava folgada de mais, e tinham 2 sulcos na carcaça, provenientes dos elos... ao desacelerar a corrente fica boba em sua parte de baixo e folgada de mais batia loucamente na carcaça

pode ser isso, pode não ser... aproveite a oportunidade pra dar uma olhada nisso também, lembrando que a folga deve ficar entre 30 e 40 mm

abraço!
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!


Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia

Avatar do usuário
jesserjzz1
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Ago 2014, 16:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por jesserjzz1 » 11 Fev 2015, 14:08

PauloFaisca escreveu:buenas!

uma viagem que fiz a duas semanas atrás, de repente a moto começou a fazer um barulho estranho, semelhante a sua descrição (barulho de ré rasgada), e na mesma condição, ao destorcer o acelerador... o barulho e a vibração vinham diretamente da carcaça que esconde o pinhão

fiquei cismado achando que o pinhão tava se soltando e batendo na carcaça (aconteceu isso com minha virago)

lubrifique a corrente na hora, o barulho amenizou... cheguei em sampa e removi a carcaça -> a corrente estava folgada de mais, e tinham 2 sulcos na carcaça, provenientes dos elos... ao desacelerar a corrente fica boba em sua parte de baixo e folgada de mais batia loucamente na carcaça

pode ser isso, pode não ser... aproveite a oportunidade pra dar uma olhada nisso também, lembrando que a folga deve ficar entre 30 e 40 mm

abraço!
Cara, vou verificar isso que voce disse, sendo que eu não acho que deveria acontecer pois ela veio de fábrica já lubrificada né (vc ve a corrente toda melada) e ajustada, logo nos primeiros KMs eu percebi isso, mais precisamente quando dei uma volta c a minha mãe pelo bairro, quando desci uma ladeira e vim descendo no embalo do freio motor, o barulho veio (até pq a volta da CC pra casa era só reta e vim no macio cheio de dengo) e continua o msm desde entao, quando se está com garupa ele é mto mais intenso. Acredito que seja algo no motor e que tenha a ver com a carga que se leva na moto...

Avatar do usuário
PauloFaisca
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por PauloFaisca » 11 Fev 2015, 14:28

entendi, pode ser a corrente mesmo... se na sua suspeita envolve carga, é possível.
quando voce efetuar essa desaceleração (freio motor) fecha um pouco mais o pé esquerdo encostando na carcaça que cobre o pinhão... se for lá poderá ser folga da corrente de fato

sobre lubrificação da corrente, eu lubrifico de uns 3 em 3 dias no máximo e quando chove, lubrifico após a corrente secar da agua da chuva (parar de pingar)
corrente muito tensionada leva essa tensão para o eixo do pinhão e se essa quebrar, prepara o bolso e a espera

sobre freio motor, tenso usar o menos possível pois não é algo saudável para o motor... da contragolpe na corrente de transmissão secundária (coroa/pinhão) dá cotragolpe na corrente primária (comando de válvula), contragolpe na própria válvula, força o câmbio
bom, não sou grande entendedor do assunto mas vamos buscar essa solução!
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!


Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia

Avatar do usuário
jesserjzz1
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Ago 2014, 16:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por jesserjzz1 » 11 Fev 2015, 14:32

PauloFaisca escreveu:entendi, pode ser a corrente mesmo... se na sua suspeita envolve carga, é possível.
quando voce efetuar essa desaceleração (freio motor) fecha um pouco mais o pé esquerdo encostando na carcaça que cobre o pinhão... se for lá poderá ser folga da corrente de fato

sobre lubrificação da corrente, eu lubrifico de uns 3 em 3 dias no máximo e quando chove, lubrifico após a corrente secar da agua da chuva (parar de pingar)
corrente muito tensionada leva essa tensão para o eixo do pinhão e se essa quebrar, prepara o bolso e a espera

sobre freio motor, tenso usar o menos possível pois não é algo saudável para o motor... da contragolpe na corrente de transmissão secundária (coroa/pinhão) dá cotragolpe na corrente primária (comando de válvula), contragolpe na própria válvula, força o câmbio
bom, não sou grande entendedor do assunto mas vamos buscar essa solução!

kkkk Tá certo. quanto ao freio motor, sempre usei como freio terciário da moto, levando em consideração que a condição que vai me dizer a melhor forma de frear, mas enfim, sempre usei e usei muito. Na lander X foram 35k km usando e nunca tive problema, claro que nao colocava o motor pra explodir, mas sempre usei. Eu acredito que se eles de fato verificarem tudo na revisão de 5k hoje ele me diz. Se nao depois eu verifico essas partes que voce disse a fim de tirar essa prova e caso nao encontre nada, eu faço um vídeo com o som rolando numa descida...

Muito obrigado a você e a todos pela ajuda!

Avatar do usuário
Yuri
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 02 Dez 2014, 14:00
Cidade onde mora: Ji-Paraná/Ro

Re: Ruído igual ré de carro quando a moto reduz.

Mensagem por Yuri » 12 Fev 2015, 01:54

poise minha fez esse ruido ate os 2 mil km agora ta com 4 mil km parou mesmo com carga nao escuto mais



Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Responder