ABS em todas as motos no Brasil

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Dárley Freitas 88
Novato+
Novato+
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Nov 2013, 20:04
Cidade onde mora: Aracaju/Se

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por Dárley Freitas 88 » 10 Dez 2014, 19:07

Sou a favor sim do sistema de auxilio na frenagem, porém um botão pra ligar e desligar o ABS ou CBS vai cair bem. A eletrônica acaba emboiolando um pouco os pilotos e particularmente não gosto.

RodrigoQuiquio
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Dez 2014, 19:48
Cidade onde mora: São José - SC

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por RodrigoQuiquio » 10 Dez 2014, 21:26

Sou um piloto pouco experiente (pouco mesmo) mas optei por começar com uma Ténéré 250, senti que pela minha altura era a motoca que melhor adaptaria a meu "estilo" de pilotagem. Porém lendo vários relatos sobre o freio da Téca fico com um pesinho se estou usando os freios corretamente. Embora na alto escola, que me induziram a utilizar o freio de pé, estudei muito os livros e até videos no YouTube onde aprendi a utilizar 90% da vezes o freio dianteiro, raramente uso o freio do pé (salvo curvas, onde tenho que fechar mais para conseguir faze-la. Mas é só um toquinho de leve). Alguém tem alguma dica? Não tenho "medo" da motoca, mas sinto que quando realmente precisar do freio não saberei como proceder. Obrigado galera do Ténéré Club, grande abraço.

Avatar do usuário
batugade
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 318
Registrado em: 14 Jan 2012, 21:47
Cidade onde mora: Resende/RJ

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por batugade » 11 Dez 2014, 00:12

Rodrigo, eu aprendi a pilotar moto em curso. E lá me ensinarsm a usar mais o freio da frente. Eu acredito que tudo é treino. Treine em rua sem movimento, no asfalto na terra. Treine sempre que puder. Estude direção defensiva. Utilizo muito a técnica de previsão dos movimentos de outros (veículos,pessoas e situações). No começo é muita coisa mas com a prática sai no automático.

Enviado de meu GT-S6102 usando o Tapatalk 2

RodrigoQuiquio
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Dez 2014, 19:48
Cidade onde mora: São José - SC

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por RodrigoQuiquio » 11 Dez 2014, 00:26

batugade escreveu:Rodrigo, eu aprendi a pilotar moto em curso. E lá me ensinarsm a usar mais o freio da frente. Eu acredito que tudo é treino. Treine em rua sem movimento, no asfalto na terra. Treine sempre que puder. Estude direção defensiva. Utilizo muito a técnica de previsão dos movimentos de outros (veículos,pessoas e situações). No começo é muita coisa mas com a prática sai no automático.

Enviado de meu GT-S6102 usando o Tapatalk 2
Com certeza, estou treinando o quanto posso. obrigado pela resposta amigo, grande abraço!

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por tiagokxuera » 11 Dez 2014, 07:27

Diego, eu concordo.

Se fosse uma parada "prevista" eu teria frenado uns 5 metros antes de bater.
Pode ser o melhor piloto do mundo, com as melhores técnicas de frenagem. Uma hora ou outra vai estar distraído.
Fato.
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
landerneiro
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Abr 2011, 14:57
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por landerneiro » 12 Dez 2014, 09:52

Chavinha ON/OFF no sistema.... vejo que iria satisfazer tanto os mais experientes quanto os tipo 'eu' kkkkk
Aprendendo a pilotar...
... aos trancos e (nos) barrancos, hehe!

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por Thales » 12 Dez 2014, 14:06

Diego e Thiago estão com a razão. Na hora "H" só se tiver bola de cristal é que muda tudo. Se for imprevisível mesmo, a chance de dar merda é muito alta. Vejo o ABS como de absoluta necessidade.

Com relação às Auto Escolas: que merda de ideia maluca é essa de ensinarem a frear só com o traseiro? Ainda hoje eu escuto o pessoal mais leigo dizendo que não se usa o freio da frente, a não ser com um levíssimo toque. Meu Deus, pra que servem essas Auto "Escolas"?

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por tiagokxuera » 12 Dez 2014, 16:08

Dr. Paulo escreveu:Entendo que todo avanço no sentido de disponibilizar tecnologia a favor da preservação da integridade física e vida dos colegas sobre 2 rodas, sempre é bem vindo, e como alguns já sabem, culturalmente nivelamos por baixo, sempre pensando no recém CNH "permisss", no que toma umas e vai pilotar etc..

Ainda que levem alguns anos, ainda que sejam alterações tendenciosas a certo fabricante, deve ser bem recebida pelos motociclistas de bom coração, ou seja, camaradas do Tenereclub

As auto escolas tem objetivo certo: arrecadar e preparar pra passar no exame!
Quer aprender a pilotar? Marca um BV com os colegas do TNR
Concordo com tudo.
:lol:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por diegonunes » 15 Dez 2014, 14:06

Dr. Paulo escreveu:o caminho natural é evoluir da bike pra motoca
Isso é involução, rs.

Eu tenho um bike aqui que dá de dez a zero em freio e suspensão na TNR 250cc, kkkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: ABS em todas as motos no Brasil

Mensagem por Natão » 18 Dez 2014, 12:56

E novamente... mais de 90% das motos escaparam de ter ABS obrigatório... Sanou demais nosso problema!

Responder