CB 300 X Tenere 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Dino Santos
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:25
Cidade onde mora: Salvador - BA

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por Dino Santos » 26 Nov 2014, 09:53

Salve, Salve motociclistas.

Agora tive uma melhor dimensão das coisas que seguia com dúvida relativa as duas motos em questão.

Muito obrigado em compartilharem as suas experiências comigo.

Entro 2015 fazendo parte deste clube de fato (É quando pego minha Tenerezinha).

No mais, forte abraço à todos!
- XTZ 250 Ténéré 2016
- CB 300R 2012

"Sucesso está ligado à ação. Pessoas prósperas estão sempre se mexendo. Elas cometem erros, mas não desistem."

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por Jhaimilson » 26 Nov 2014, 10:45

E ae Dino Santos, tudo bom?

Não tenho propriedade para falar da Teneré e nem da CB 300, pois nunca tive ambas, porém tive a oportunidade de andar nelas.

Entrei no fórum porque tinha o objetivo de ter uma moto versátil, minha primeira opção era a XRE 300, pois acho mais bonita, tem suspensão mais macia, aros em alumínio, balança em alumínio, banco mais confortável e tem mais torque. Porém o cabeçote é um lixo e você compra um produto duvidoso. Então descartei imediatamente quando soube essas informações e a Teneré passou a ser a menina dos meus olhos.

A Teneré tem mais pontos positivos do que negativos, tem mecânica confiável, é bonita, tem uma bolha relativamente eficiente, grande autonomia devido ao tanque de 16 L e o consumo que fica na média de 30 km/l, tem uma grande gama de acessórios que permite usar ela em viagens curtas e longas com um certo conforto, é confiável para andar em estradas de terra, nada de off road pesado, mas ela vai bem e tem um ótimo curso de suspensão, tem um bom conjunto ótico, o farol ilumina muito. Enfim, é uma baita moto.

Se olharmos todos os adjetivos, a moto é um espetáculo, mas existe sempre um porém. No meu caso, andei e achei fraca, não gostei do torque do motor e a velocidade final é baixa, média de 130 km/h em reta plana ou descida e com esforço 140 km/h, isso para ultrapassagem não é confiável e com garupa e bagagem, perde eficiência, pois o motor já trabalha em uma faixa de estresse, isso limita a andar em cruzeiro no regime ideal de 90 km/h. Nesse momento eu vi que não era para mim, que eu teria uma moto excelente, mas não me sentiria satisfeito, pois é meu perfil, gosto de motorzão e ponto, mesmo não tendo tido nenhuma moto grande até aquele momento, já que iria gastar, queria investir em algo que eu olhasse e não pensaria em trocar depois, pois meu passado é de motos simples como biz 100 e uma titan 150. Tomei a decisão de ficar mais tempo sem moto e controlar minha ansiedade, juntar grana e comprar algo que acontecesse amor, no meu caso, a Tiger 800. Valeu a pena! Quando vejo a moto meu sorriso pega o rosto inteiro e fico sempre pensando no próximo roteiro que vou fazer.

A CB 300 anda mais sim, você sente que ela é mais esperta e vai sentir falta de motor na Teneré com certeza, ao menos, tive essa percepção de quando andei em ambas, não é nenhuma diferença extremamente gritante como Davi contra Golias, mas é perceptível.

Sugiro que antes de adquirir, ande na Teneré para sentir a moto e tirar suas próprias conclusões, agregue suas conclusões com a experiência do pessoal e conteúdo do fórum, faça a compra consciente, sem ter dúvidas e seja feliz. Compre pelo que você sentir e gostar, compre a cor que lhe agradar, lembre-se sempre que moto não é investimento, é prazer.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por Angelo » 26 Nov 2014, 12:01

:offtopic:

..Sou fazaco da Triumph Tiger 800XC, acho essa moto linda! Um motorzao de respeito..

Quem sabe um dia....
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por tiagokxuera » 26 Nov 2014, 12:28

Opinião sensata do amigo acima.
Gostei.
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por msfazer » 26 Nov 2014, 12:40

Dino, pra efeito de comparação das motos, vou desconsiderar questões como a qualidade e defeitos crônicos que as 300's da Honda ou as 250's da Yamaha apresentam. Mas vou tocar no assunto, pois pra comprarmos é outra conversa.

A comparação da CB com a Tenere, vc mesmo já sabe o quanto e no que elas são diferentes. Por isso acho que a comparação acaba sendo a XRE contra a Tenere.

XRE é melhor em:
Suspensão
Freio
Desempenho do motor
Manutenção

Tenere é melhor em:
Consumo de combustível


Estética e conforto são subjetivos.... os defensores da tenere alegam que ela é mais confortável por conta da bolha, os defensores da XRE alegam que ela é melhor por conta do banco. Eu pendo mais pra XRE no que tange o conforto. Sobre a estética, prefiro a Tenerezinha.


Agora, falando do assunto confiabilidade.
Vários amigos tiveram a XRE. Os que não foram roubados, tiveram todos os problemas que a lenda internética prega: - Cabeçote trincado, vazamento de óleo pela tampa de válvulas, por aí vai...
Tudo bem que isso não prova nada do ponto estatístico. É apenas um doido na internet falando de uma amostra mínima e "viciada". Mas me chamou muito atenção...

A Tenere tem o problema das mangueiras de óleo, que não aguentam a pressão. Acho mais fácil (e barato) resolver esse problema.

Hoje, se eu tivesse de escolher entre uma 300 da Honda ou uma 250 da Yamaha, eu iria de 250 da Yamaha, mas de nariz meio torcido. O motorzinho da Tenereca é mais fraquinho que o da Honda sim. E isso é bem sensível na estrada. A Tenere se peida toda pra chegar a 120. A XRE vai razoável até essa velocidade. Ela começa a se arrastar perto dos 140.
Sei que o limite de velocidade das rodovias "mais rápidas" do Brasil é 120, blábláblá.... mas qdo estamos numa viagem mais longa, com agenda apertada, isso pode ser importante. Ou seja: se teu uso for estritamente urbano, esse aspecto não é tão desejável quanto a confiabilidade.

Já duas vezes dei sinal para a compra de uma XRE. A primeira em 2011. Cancelei a compra e peguei a Tenere. Vendi a Tenere quase 3 anos depois e comprei uma Lead (arrependimento eterno) e uma husqvarna TE610 (moto divertida pra kct!). Cansei da Lead e fui comprar uma XRE.... qdo cheguei em casa, pesquisei se os problemas da XRE tinham diminuído..... e nada! Continuam lá, firmes e fortes. Acho que comprar a XRE, sabendo disso, é um tanto controverso. Não sei se a Honda merece a nossa confiança enquanto consumidores, sendo que essa moto já existe há 5 anos e eles já tiveram tempo suficiente pra corrigir o problema. Se não o fizeram, ou são incompetentes, ou são mal intencionados.


Resumindo: Se vc quer mesmo vir pro mundo trail (quem pega moto trail dificilmente volta atrás), vá de Tenere. Nesse aspecto, acho que a Yamaha respeita mais o seu dinheiro do que a Honda.

Boa sorte na escolha!

Abs!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por kablack » 26 Nov 2014, 13:34

Dificilmente você fará o caminho de volta das Trail para as Street.

O conforto e a confiabilidade mecânica com certeza compensarão o menor toque da Té250, lembrando que a CB300 não tem um torque tão "assombroso" assim, certo? :D

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Dino Santos
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:25
Cidade onde mora: Salvador - BA

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por Dino Santos » 26 Nov 2014, 13:59

Olá Jhaimilson e msfazer.
Obrigado por compartilharem suas experiências com esse cara aqui que tá chegado a pouco tempo no mundo das duas rodas.

Eu uso a motoka durante a semana para ir ao trabalho (60 km/dia).
Aos fins de semana, faço trabalhos particulares de consultoria com empresas que atuam fora de Salvador.
Isso dá uma média de 300 km por FDS.

Então, a CB é legal pq é uma moto esperta em torque, retomada, favorece em ultrapassagens, estabilidade razoável. (Não sinto muito o impacto do vento quando passo por carretas e ônibus).
Más, uma coisa que vem me incomodando muito ultimamente é o conforto. (A CB é zerada de conforto).

Fui a concessionária ver a Ténéré. Não libera o test drive. Más, sentei na bixa e vi que de conforto em relação a CB, não vou poder reclamar... Contra partida, talvez não tenha mais tanta autonomia para ultrapassagens...

No mais, descobri que você não poderá ter todas as possibilidades em uma única motocicleta.
Então, vou de conforto.

kablack.

A CB tem um torque bem interessante para uma 300. Até mais que a XRE. (Que é a mesma mecânica).
Pena que é uma moto dura demais. Estrada com buracos é um martírio.

Abraço à todos!
- XTZ 250 Ténéré 2016
- CB 300R 2012

"Sucesso está ligado à ação. Pessoas prósperas estão sempre se mexendo. Elas cometem erros, mas não desistem."

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por msfazer » 26 Nov 2014, 14:28

Dependendo da sua altura, Dino, vc tá moendo suas costas numa moto menor... enquanto uma moto trail te daria uma posição de pilotagem que favorece mais seu movimento em cima da moto do que uma street.

Como o Kablack disse, a CB300 não é tão vigorosa assim. Acho que serão poucas as circunstâncias onde vc vai sentir falta da CB300 frente as vezes que vc vai pensar "ainda bem que fiz a troca por uma trail".

Não sei como é o asfalto aí em SSA, mas cá em SP é tecnologia de superfície lunar.... buracos, pedras e crateras....! Se contarmos os alagamentos (quando chovia, hehehe), vale mto a pena ter uma trailzinha!

Abs!

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por Angelo » 26 Nov 2014, 19:46

Quando cogitei de comprar uma moto, primeiramente pensei numa XT 600 das mais classicas 97 - 04/05, pois ja havia andado em uma e sabia como era a senhora maquina => faixa de precos entre 10 / 12k

Entao pensei mais um pouco e decidi pegar uma 0km. A XT 600 / 660 eu dispensei, pois ficou apertado no preco, e o pos compra tambem iria apertar (doc, seguro, consumo, etc)

Entao me veio a XRE, Tenere 250 e a Fazer 250 BlueFlex (mais em conta do que estava planejando)

Pensei seriamente na Fazer, cheguei a fazer um test drive e tals, moto muito bacana, mas com 1,87 de altura, percebi que se tornaria inviavel.

Passei entao para XRE e T250.. e comecei minha pesquisa, virtual e fisica.. resumindo.. T250, achei que se encaixou melhor em meu perfil.. mas a briga foi boa! :boxe:

* Quando decidi pela T250, pensei ate em passar batido por ela e ir para uma T660, mas ficaria demais de apertado, pegaria a moto e ficaria seco, sem grana para mais nada!

Eh isso ai! :thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

nerywfilho
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 05 Mai 2014, 16:39
Cidade onde mora: PASS

Re: CB 300 X Tenere 250

Mensagem por nerywfilho » 26 Nov 2014, 20:07

Optei pela Te250 na época da compra com muita dúvida pela xre. As duas estavam com o mesmo preço na minha cidade, mas a xre era pronta entrega e mesmo assim preferi aguardar 60 dias pela teneré. Estou muito satisfeito e a moto satisfaz muito bem na cidade na pista e na terra.
"Para que usar drogas, se existem as motos"

Responder