Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
anderleal
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Jul 2014, 16:23
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Localização: Porto Alegre

Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por anderleal » 07 Nov 2014, 15:34

Bom pessoal, já andei perguntando pelos tópicos alguma solução, mas resolvi criar um tópico para ficar de base para consulta de alguém que passe pela mesma situação que eu, segue relato:


Relato:
A minha moto está com 1400km. nas 2 médias que fiz até a revisão dos 1000km(comprei ela com 700km) deu 32 e 34km/l e realmente ando bem de boa, muito difícil passar dos 5 mil giros.

Bom foi para revisão e voltou fazendo 19km/l. Não conformado fiz outra média e deu os mesmos 19km/l. Fiquei muito chateado com a situação, gostaria de uma opinião dos colegas pois vou levar na loja que fez a revisão amanhã e quero ter argumentos para uma possível "enrolation" deles.

A principio as únicas diferenças que notei foi o barulho do motor que parece que ficou mais barulhento e um cheiro de gasolina de vez em quando. O trajeto é o mesmo, mesmos hábitos no acelerador, mesma frequência da garupatroa, etc.

Também irão ver a bateria que está arriando se deixar mais de um dia sem ligar a moto, mas a principio é a bateria pois ví que a marca é a malfadada Heliar e testei o alternador e está dando 14V, já desconectei o alarme e continua na mesma, uma coisa que notei que quando liga a moto a bateria arria para 10V, e o painel apaga, sintoma de bateria com defeito...

Resposta da CC:

É normal, motor amaciando depois melhora, rebati dizendo que ela estava fazendo 34,32km/l antes, nunca vi amaciamento ao contrário, bom marcaram para deixar a moto lá, deixei numa quinta a tarde, na quinta final de tarde me ligaram dizendo que a moto estava pronta que era só o alarme que estava interferindo nos sensores da moto e na ECU pois estava instalado debaixo da ECU. Refizeram a instalação e disseram ser essa a causa da bateria arriando e o alto consumo. Andei na moto até ontem e com menos de 60km de percurso já baixou 1 risco do tanque, coisa que só acontecia com 160km, deve estar gastona ainda, domingo irei confirmar, bateria já começou a arriar novamente na terça...

Domingo novo capítulo da história...

Avatar do usuário
spainelt
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Dez 2012, 16:23
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por spainelt » 07 Nov 2014, 18:51

Aconteceu isso com a minha também após a revisão de 5mil, onde percebi que foi mexido apenas nas valvulas. To bem auspicioso que enforcaram elas. A mojo ta xoxa sem arrancada sem aptidão pro asfalto.. :?

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por ivojoseaug » 08 Nov 2014, 14:42

regula as válvulas, checa o nível do óleo, veja se o filtro de ar não ta muito encharcado, veja se a vela não está frouxa, ou seja, faça a revisão vc mesmo, hahahahaha....cc é uma piada..

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por RAlves » 09 Nov 2014, 16:55

Sugiro dar uma olhada em duas coisas: regulagen das valvulas e se a vela esta bem rosqueada (serio, da uma olhada nisso)
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por tiagokxuera » 09 Nov 2014, 22:30

Brother, você vai ter que levar essa moto em um mecânico.
CC as vezes não resolve.
:crazy:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
RoBatista.RJ
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Nov 2014, 15:59
Cidade onde mora: Saquarema/RJ
Localização: Saquarema/RJ
Contato:

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por RoBatista.RJ » 10 Nov 2014, 15:37

Checar as válvulas, nível do óleo, filtro de ar, em fim, fazer uma breve revisão você mesmo até pode ser que ajude a solucionar e/ou identificar algum problema preliminar, mas sugiro levá-la a um bom, e de confiança, mecânico!... Como nosso amigo tiagokxuera mencionou: "CC as vezes não resolve."

Boa sorte camarada! :joinha:
Rodrigo Batista
http://www.horusfly.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

XTZ Ténéré 250 | 2015

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por ivojoseaug » 12 Nov 2014, 11:15

Ah, baixa o manual de serviços da moto. Tenho quase certeza que há uma passagem nele falando do aumento de consumo e tem umas verificações para fazer.

anderleal
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Jul 2014, 16:23
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Localização: Porto Alegre

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por anderleal » 17 Nov 2014, 17:15

Obrigado por todos os comentários, levei a moto de volta a CC e o mecânico refez a revisão na minha frente, ele não era de muitas palavras, mas o que vi ele fazendo sobre o consumo:

1. Regulou as válvulas novamente, detalhe que não vi ele usar aqueles filetes de metal...Acho que foi no olhômetro.
2. Passou limpa contato em todas as ligações da central injeção.
3. Retirou a sonda lambda(creio eu ser ela) e limpou.
4. Retirou a vela e ficou uns 10 segundos injetando um spray que não consegui ver o que era na câmara de combustão, colocou a vela novamente e fez ela dar partida, demorou até conseguir, ele colocou o dedo no escapamento até ela pegar. Lá sei eu que procedimento é esse, se alguém souber me conte porque não achei muito profissional essa atitude.
5. Resetou a injeção.
6. Mexeu em um parâmetro da sonda lambda de -1 para 0.
7. Verificou todas as conexões elétricas da moto

Quanto a bateria que descarregava:

Disse que era o regulador/retificador de tensão que estava com problema, pois a voltagem normal dele seria em torno de 14V e o dela "só" chegava a 13,9V. Bom, eu trabalho com mecatrônica e sei bem como funciona a parte elétrica e sei muito bem da tolerância de voltagem. Além disso a bateria não segura carga ocasionando uma demanda maior da corrente. Tanto que quando troco a bateria por uma que tenho aqui, ele chega tranquilamente nos 14V. Além disso tenho um amperímetro e vou medir a amperagem que flui do regulador/retificador de voltagem.

Além disso me disse que pode ter sido de uma emenda de fio que fiz na sirene do alarme que pode ter ocasionado a "queima" do mesmo. Sendo que o fio é único e só alimenta a sirene, e foi bem isolado.

De qualquer forma tenho que levar a moto na matriz para solicitar a troca da bateria em garantia e vou retirar o alarme de qualquer maneira. Detalhe alarme dedicado.

É isso. Em breve novidades.

Agradeço a todos pelas opiniões. Vou comprar a ferramenta para regular eu mesmo as válvulas e já coloco aqui qual foram os resultados da regulagem do mecânico.

Anderson

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por ivojoseaug » 17 Nov 2014, 21:51

Bom, regular válvulas no olho pode ocasionar uma folga demasiada grande ou válvula presa.

O ideal também é ele não passar nenhum produto de limpeza na sonda lambda, isso pode estragar ela por completo.

Resetar a injeção até pode ajudar, desde que ele não tenha estragado algum sensor ou contato.

A sonda lambda emite tensão entre 0 e 1 v. Quanto maior , mais rica a mistura, quanto menor, mais pobre a mistura. Não sei que procedimento é esse de "alterar parâmetro da sonda lambda", mas em caso de sonda lambda danificada, é possível que a injeção trabalhe com um valor fixo desse parâmetro, mas nesse caso sua luz espia de problema na injeção estaria acesa.

http://www.doutorcarro.com.br/sonda-lam ... -poluicao/" onclick="window.open(this.href);return false;

anderleal
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Jul 2014, 16:23
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Localização: Porto Alegre

Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por anderleal » 18 Nov 2014, 10:40

ivojoseaug escreveu:Bom, regular válvulas no olho pode ocasionar uma folga demasiada grande ou válvula presa.

O ideal também é ele não passar nenhum produto de limpeza na sonda lambda, isso pode estragar ela por completo.

Resetar a injeção até pode ajudar, desde que ele não tenha estragado algum sensor ou contato.

A sonda lambda emite tensão entre 0 e 1 v. Quanto maior , mais rica a mistura, quanto menor, mais pobre a mistura. Não sei que procedimento é esse de "alterar parâmetro da sonda lambda", mas em caso de sonda lambda danificada, é possível que a injeção trabalhe com um valor fixo desse parâmetro, mas nesse caso sua luz espia de problema na injeção estaria acesa.

http://www.doutorcarro.com.br/sonda-lam ... -poluicao/" onclick="window.open(this.href);return false;
Pois é, mas não tinha nenhum aviso no painel, também não sei que parâmetro é esse. Hoje vou procurar para comprar as laminas para verificar eu mesmo as folgas nas válvulas. amanhã de manhã devo fazer isso pois já caiu um risco novamente no marcador do tanque, sinal de que continua fazendo 20km/L.

Anderson

Responder