Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
ivojoseaug
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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por ivojoseaug » 18 Nov 2014, 11:49

que lama essas concessionárias...melhor sorte no futuro...

Segundo o seu relato, o cheiro de gasolina indica mistura rica, pode estar relacionado com algum mal funcionamento da sonda lambda. A mistura rica também é uma condição que acontece quando o sistema elétrico está com subtensão. Por isso talvez seja necessário uma revisão mais aprofundada do sistema elétrico. A bateria sendo nova, deveria estar sendo adequadamente carregada. Isso parece que não estava acontecendo. Antes de qualquer verificação adicional, sugiro vc monitorar o sistema de recarga da bateria. Um multimetro faz isso. Basta observar se quando vc liga o motor da moto, a tensão nos terminais da bateria fica entre 13,5 e 14,1v, indicando que ela está sendo recarregada. A tensão da bateria plenamente carregada, com a moto desligada, é de aprox 12,8v. Mesmo com o pessoal da CC dizendo que trocaram o retificador, verifique a condição de funcionamento do sistema de recarga. Se você considerar que o problema de subtensão no sistema elétrico da moto foi vencido, verifique o funcionamento da sonda lambda.

Com relação à sonda, vc deverá testar o aquecedor dela. Encontre o plug de conexão dela, desconecte e meça a continuidade dos terminais onde estão ligados os fios pretos. Como é uma resistência, não tem lado certo. A resistência deve estar entre 11 e 15 ohms. (com motor frio). Se estiver correto o funcionamento, teste os valores lidos pela sonda. Vc irá conectar o positivo do multimetro no azul e o negativo no branco. Na função de medir TENSÃO!!! Então, ligue a moto e verifique se os valores lidos na sonda VARIAM entre 0 e 1v. Não pode estar fixo. Depois de ler uns dez segundos e ter certeza que está variando, desligue a moto. Se esses dois testes derem OK, então cheque os itens abaixo.

- Aperto da corrente. Corrente demasiadamente apertada deixa a moto amarrada e consumindo mais.
- Distância do eletrodo da vela.(0,6 a 0,7 mm)
- Nível de óleo. (não pode estar acima do nível máximo)
- Qualidade da gasolina. ( é possível que vc tenha abastecido com alcool erradamente?)
- Verifique o filtro de admissão. Ele é banhado em óleo, mas não deve estar encharcado, apenas oleoso. Verifique a condição do filtro, se não está rasgado ou esteja demasiadamente sujo, portanto, entupido.

Se tudo isso estiver OK, cheque abaixo:

- Verifique a folga das valvulas. 0,10 mm adm e 0,13 mm escp.
-Verifique a compressão do cilindro. 1050 a 1300 KPa
-Verifique a pressão da bomba de combustível. 36PSI.

Se conseguir achar o problema, relate aqui pra gente ficar sabendo.

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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por anderleal » 19 Nov 2014, 14:49

Bom, completei o tanque e deu 22km/l...

Hoje pela manhã desmontei as carenagem e verifiquei as folgas das válvulas, e estavam corretas, na admissão entrou o 0,05 e muito apertado o 0,10. Na escape entrou a 0,10 justo e não entrou a 0,15. Creio estarem corretas?

ivojoseaug muito obrigado pelas dicas, irei verificar isso amanhã de manhã e posto o resultado!

- Aperto da corrente. Corrente demasiadamente apertada deixa a moto amarrada e consumindo mais. Verificado e ok
- Distância do eletrodo da vela.(0,6 a 0,7 mm) verificado e ok, a moto estava oscilando umas 800rpm quando mantia o acelerador em qualquer posição acima de 3000rpm, verifiquei a folga do eletrodo e estava abaixo do recomendado, arrumei e melhorou, oscila quase nada agora.
- Nível de óleo. (não pode estar acima do nível máximo) Verificado e ok!
- Qualidade da gasolina. ( é possível que vc tenha abastecido com alcool erradamente?) Impossível, mesmo posto mesma bomba onde abasteço o carro e a principio não pois o carro está ok.
- Verifique o filtro de admissão. Ele é banhado em óleo, mas não deve estar encharcado, apenas oleoso. Verifique a condição do filtro, se não está rasgado ou esteja demasiadamente sujo, portanto, entupido. Irei verificar

Se tudo isso estiver OK, cheque abaixo:

- Verifique a folga das valvulas. 0,10 mm adm e 0,13 mm escp. verificado e ok.
-Verifique a compressão do cilindro. 1050 a 1300 KPa
-Verifique a pressão da bomba de combustível. 36PSI.


Grato

Anderson

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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por anderleal » 19 Nov 2014, 14:55

ivojoseaug, mas agora fiquei com uma dúvida, será que da primeira vez que abasteci a dois meses atrás o frentista pode ter colocado etanol em vez de gasolina? Lembro que o tanque estava na reserva. Depois disso abasteci 5 lt e depois 2x de 2lt para verificar o consumo. Teria algum sintoma além do consumo? Pois creio eu a injeção iria compensar e eu não iria notar a diferença? O cheiro muda?

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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por ivojoseaug » 19 Nov 2014, 15:58

checa o sistema de recarga primeiro e depois o aquecedor da sonda lambda. A válvula ta um pouquinho presa, bem no limite inferior. Ainda continua o cheiro de gasolina?

Se vc tivesse abastecido com alcool, ia beber mais. Tem uns tópicos aí que a galera abasteceu com alcool pra ver o que rolava e parece que a moto compensou bem, mas não me lembro direito.

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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por anderleal » 19 Nov 2014, 17:53

Esqueci de comentar antes, a recarga está ok, variando em 13,8V a 14V. tenho um amperímetro também, vou verificar a amperagem de carga. Como sou da mecatrônica e aeromodelista, tenho um carregador digital e testei a capacidade de armazenamento de carga da bateria e a mesma armazena somente 2A.

Creio eu que a vela pode estar com subtensão pois a bateria nunca fica carregada demandando toda a corrente, ou mesmo a Sonda Lambda com leitura errada devido a subtensão, isso claro suposição minha, sem nenhum teste prático. Não senti mais cheiro de gasolina, mas a verdade é que usei pouco ela essa semana e quando usei ficou na sombra.

Tenho que pedir a troca da bateria em garantia mas está uma novela para conseguir...

Obrigado

Anderson

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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por ivojoseaug » 20 Nov 2014, 10:55

Pelo que entendi, o retificador parece estar ok, mas a bateria bixada. Resolve a bateria primeiro, mas não acho que seja ela a causar o excesso de consumo.

A subtensão, abaixo de 12,5v, aparece em todo o sistema e muda os parâmetros de leitura de sensores e resposta de atuadores da injeção eletrônica. Por isso a mistura fica rica e por isso consome mais.

Peça a troca da bateria em garantia e, se possível, peça para testarem o funcionamento da sonda lambda.

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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por tiagokxuera » 20 Nov 2014, 13:51

ivojoseaug escreveu:A subtensão, abaixo de 12,5v, aparece em todo o sistema e muda os parâmetros de leitura de sensores e resposta de atuadores da injeção eletrônica. Por isso a mistura fica rica e por isso consome mais.
Ivo, mas 12V não é subtensão.
Subtensão seria abaixo e 12V, afinal, a bateria foi dimensionada para 12V.
Concordo que quando o alternador/gerador esta carregando (moto ligada), ele injeta mais tensão no circuito, deixando por volta de
13~14V.
Se não esta dando esses 13V, então a bateria pode estar trabalhando como carga, ou seja, pesando no circuito ao invés de ajudar.

E de maneira nenhuma pode ser mudada a leitura de sensores por conta dessa queda de tensão.
O circuito eletrônico deve ser capaz de no mínimo trabalhar com 5 ou 10 % de queda.
11V é pra tudo estar funcionando corretamente (digo parte eletrônica, injeção e não carregador de bateria).
11V desde que não caia, pois uma bateria com 11V já significa que esta danificando, entende?

Seria por exemplo retirar a bateria e alterador e alimentar a sua moto em uma fonte de 11VDC. Tudo funcionará normalmente.
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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por ivojoseaug » 20 Nov 2014, 16:08

Também concordo que 12,5 não é subtensão, mas me balizei nessa página aqui do manual de serviços:

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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por diegonunes » 21 Nov 2014, 19:23

Baterias 12V de alta amperagem com tensão abaixo de 12,8 V não estão completamente carregadas.

Essa tua moto das duas uma, ou é combustível ou é injeção eletrônica.
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Re: Ténéré de 34km/L para 20km/L após revisão...

Mensagem por diegonunes » 21 Nov 2014, 19:28

Lembrei de outra coisa.

Essa moto permite regular a condição CO da injeção via scanner, pode-se enriquecer ou empobrecer a mistura.
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