Impressões - Ténéré 2015

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
PauloFaisca
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por PauloFaisca » 07 Nov 2014, 01:12

Ela tem esse probleminha mesmo, e no meu caso parece ser no sensor da embreagem, como já falaram aqui no forum tambem.
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!


Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por Angelo » 07 Nov 2014, 11:59

...hmm, so observando.

Desculpem se desvirtua o topico, mas enfim..

Vou buscar a minha no comeco de Dezembro na capital SP (sou de Sorocaba), uns 100km entre estrada (Castelo Branco) + um pedaco da Marginal Tiete..Fica perto da Marginal, no bairro Bom Retiro..

O caminho nao eh tao dificil, estou pensando na possibilidade de vir pilotando, sera que da pra vir de boa? Sendo que nunca pilotei uma moto desse porte..Sou alto, 1.85..
Nao eh bom para a moto zerada pegar a estrada logo de cara? Sei la..
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
PauloFaisca
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por PauloFaisca » 07 Nov 2014, 12:29

Fala Angelo, beleza?

Costumo falar que, pilotagem em estrada, seja pra carro ou moto é mais "tranquila" que cidade. Moro aqui em sampa que é um exemplo muito extremo, confesso, porém estrada apesar da velocidade alta, pilotando de boa, na direitinha a uns 80 você tem mais tempo de reação, eu pelo menos acho.

Eu pilotava uma moto muito baixa (virago 250), quando pilotei uma ténéré pela primeira vez (uma TE600) não tive problema nenhum (para os meus 1,75) e foi paixão a primeira vista.

Sobre a moto na estrada, existem algumas restrições de pilotagem até ser atingido 1.000 km rodados, dos quais seguem abaixo (retirados do manual):

0-150 km
Evite operação prolongada acima de 5000 rpm.
Após cada hora de operação, pare o motor e deixe-o esfriar por cinco a dez minutos.
Varie a velocidade periodicamente. Não opere o motor em uma posição fixa do acelerador por muito tempo.

150-500 km
Evite operação prolongada acima de 6000 rpm.
Aumente a velocidade do motor livremente através das marchas, mas não utilize aceleração total em momento algum.

500-1000 km
Evite operação prolongada com aceleração total.
Evite operação prolongada acima de 7500 rpm.

Após 1000 km
O veículo pode ser conduzido normalmente.

Opinião: tenho quase certeza que na 5ª marcha a 5000 rpm você esta exatamente a 80 km/h, daria pra pegar uma estrada sim.

Placa: o vendedor disse que, mesmo com o documento da requisição de placa (que já constam os dados da placa) é permitido pilotar no trânsito. Eu pessoalmente discordei porém usei a moto 2 dias inteiros aqui em sampa, o tesão falou mais alto hahaha Sobre discordar, acho que um veículo sem placa tem uma vantagem no trânsito referente a radares, câmeras de vigilância, utilização em crimes e por isso imagino que não é permitido... seria interessante você pesquisar um pouco mais que eu, já que vai pegar estrada.

Trânsito: sempre odiei a marginal tietê, acho que por não ter passado muito tempo andando nela e pelo fato de não ser permitido moto na via expressa, me perdia fácil... se você conhece, já viu o caminho, acho que tá de boa.

Seguro: sai da concessionária e corri que nem o "The Doctor" e com escolta até a seguradora... se eu pudesse pagar a visita do técnico, teria saído de lá já com o seguro... veja bem, São Paulo é perigoso e a Castelo Branco não fica de fora.

Espero ter ajudado e estou à disposição. :thumbup:
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!


Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por Fmm4100 » 07 Nov 2014, 14:17

Galera,

Temos 23 paginas de impressões neste tópico:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 3&start=20" onclick="window.open(this.href);return false;
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por Angelo » 07 Nov 2014, 22:49

PauloFaisca escreveu:Fala Angelo, beleza?

Costumo falar que, pilotagem em estrada, seja pra carro ou moto é mais "tranquila" que cidade. Moro aqui em sampa que é um exemplo muito extremo, confesso, porém estrada apesar da velocidade alta, pilotando de boa, na direitinha a uns 80 você tem mais tempo de reação, eu pelo menos acho.

Eu pilotava uma moto muito baixa (virago 250), quando pilotei uma ténéré pela primeira vez (uma TE600) não tive problema nenhum (para os meus 1,75) e foi paixão a primeira vista.

Sobre a moto na estrada, existem algumas restrições de pilotagem até ser atingido 1.000 km rodados, dos quais seguem abaixo (retirados do manual):

0-150 km
Evite operação prolongada acima de 5000 rpm.
Após cada hora de operação, pare o motor e deixe-o esfriar por cinco a dez minutos.
Varie a velocidade periodicamente. Não opere o motor em uma posição fixa do acelerador por muito tempo.

150-500 km
Evite operação prolongada acima de 6000 rpm.
Aumente a velocidade do motor livremente através das marchas, mas não utilize aceleração total em momento algum.

500-1000 km
Evite operação prolongada com aceleração total.
Evite operação prolongada acima de 7500 rpm.

Após 1000 km
O veículo pode ser conduzido normalmente.

Opinião: tenho quase certeza que na 5ª marcha a 5000 rpm você esta exatamente a 80 km/h, daria pra pegar uma estrada sim.

Placa: o vendedor disse que, mesmo com o documento da requisição de placa (que já constam os dados da placa) é permitido pilotar no trânsito. Eu pessoalmente discordei porém usei a moto 2 dias inteiros aqui em sampa, o tesão falou mais alto hahaha Sobre discordar, acho que um veículo sem placa tem uma vantagem no trânsito referente a radares, câmeras de vigilância, utilização em crimes e por isso imagino que não é permitido... seria interessante você pesquisar um pouco mais que eu, já que vai pegar estrada.

Trânsito: sempre odiei a marginal tietê, acho que por não ter passado muito tempo andando nela e pelo fato de não ser permitido moto na via expressa, me perdia fácil... se você conhece, já viu o caminho, acho que tá de boa.

Seguro: sai da concessionária e corri que nem o "The Doctor" e com escolta até a seguradora... se eu pudesse pagar a visita do técnico, teria saído de lá já com o seguro... veja bem, São Paulo é perigoso e a Castelo Branco não fica de fora.

Espero ter ajudado e estou à disposição. :thumbup:
Fala Paulo Faisca, Obrigado pelos esclarecimentos :thumbup:

Vamos la:
Tambem acho que dirigir / pilotar na estrada seja mais tranquilo por ser mais constante.

Quanto as restricoes da moto zero, vi isso no manual tambem (nao tenho a moto ainda, mas ja li o manual, :D), andando a 80Km/h
acho que ta de boa..

Placa / documentacao: Se nao me engano, eu tenho 5 dias para regularizar tudo, eu teria que programar tudo:

1 dia: Compra (nota fiscal) entrada na documentacao (Taxas de primeiro registro + taxa placa + xerox de documentos), e seguro (segundo minha corretora, por ser veiculo 0 km, nao precisa de vistoria, logo ela nao precisa ir ate a loja, mas ainda vou esclarecer isso direitinho com ela).

2 dia: Buscar no Detran o protocolo do documento do veiculo, onde ja escolherei a placa e tals e dar entrada para IPVA e DPVAT e efetuar o pagamento (mais $$ :? ).

3 dia: Voltar no Detran, levar o comprovante de tudo para pegar o protocolo do emplacamento (na verdade essa parte e nao sei direito se preciso levar no Detran ou se posso ir direto no emplacamento..nao lembro)

4 dia: Buscar a motoca :animadao:, e ir direto para o emplacamento.

Sobrou mais um dia para qualquer eventualidade.. ;)

Seguro: Como citado acima, se tudo correr conforme me foi dito, a moto ja vai sair da CC segurada..

Ai chegou meu real problema :? Rota e Transito: Castelo Branco de boa...mas a Marginal Tiete.. :oremos:
Tem esse detalhe da via expressa, teria que voltar somente pela Tiete Direita / Central. Meu maior medo eh me perder nas saidas, e ai.. fuu.

Na ida, iria de carro com outro motorista (meu pai), e voltaria de motoca, nem que eu volte grudado na traseira dele, e pedir para nao utilizar a via expressa, e conversarmos bem se ele (e eu tambem) sabe voltar legalzinho.. saindo na Castelo, ai ja era.. :animado:

Quanto a pilotagem acho que o problema maior nao eh a estrada em si, mas o anda-para / embreagem / marchas / pe no chao, etc..

Tenho um mes pra pensar, estou bem animado a fazer isso, mas nao posso deixar a empolgacao tambem passar muito a frente da razao ;)

De qualquer maneira, se nao der certo, mando trazer ($$$ :? ), mas que a motoca vem, ela vem. :D

Qualquer sugestao / opiniao sera bem vinda.

Um abraco e valeu! :thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
PauloFaisca
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por PauloFaisca » 10 Nov 2014, 18:18

Ô loko meu!

Viu tudinho hein hahaha tá certo!

Sobre o percurso, dá uma olhada no street view que tem bastante placa.
Trânsito nessa cidade louca sempre tem, mas se voce ja pilota moto imagino que não haverá problema em acompanhar o fluxo.

Se você tem algum receio sobre sua pilotagem/experiência veja e pense bem, sou obrigado a lhe falar que começar numa marginal tiete com uma moto zero km me parece uma ideia bem punk.
Confesso que, quando adquiri minha primeira moto (março desse ano) eu já tinha carta de moto a 5 anos, fui super bem nas aulas porém fiquei esse tempo todo sem tocar moto... concordei que o melhor era que a concessionaria levasse a moto até em casa, fiquei 10 minutos dando volta no bairro e já me senti a vontade com a moto.

Desculpe se opinei de mais mas pense bem Angelo. Boa sorte e estamos ai!
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!


Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por Angelo » 10 Nov 2014, 21:20

"...começar numa marginal tiete com uma moto zero km me parece uma ideia bem punk." :rock: :rock: :D

Serio...

Tenho carteira a 10 anos, e piloto praticamente todos os dias no ultimo ano, mas uma titazinha 150, ne..rs
Mas pensarei mesmo a respeito..tenho um mes pra isso..

Obrigado Paulo e bons roles com sua nova maquina!

Allons-y!! :thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

pauloamaral
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Out 2014, 15:48
Cidade onde mora: Coromandel/MG

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por pauloamaral » 11 Nov 2014, 16:49

Vou relatar aqui a minha experiência com uma Tenere 2015. Tem um mes e meio que adquiri ela e agora que estou familiarizado. Uma pessoa que não tem experiencia de moto encarar um transito igual o de São Paulo sem antes conhecer a moto acho perigoso sinceramente. Os primeiros dias cheguei a colocar a moto à venda de tanto que achei alta e dificil de andar. Hoje acho a moto otima e ja pego estrada de boa. Depois de 1000 kms rodados claro ne rs. Bom o conselho que do pra quem não tem experiencia e quer se aventurar com uma Tenere 250 de cara Va com Calma, devagar com o andor!

Avatar do usuário
W Costa
Novato+
Novato+
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Jun 2014, 09:28
Cidade onde mora: Tucuruí/PA
Localização: Tucuruí - Pará

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por W Costa » 09 Fev 2015, 14:07

Na minha (14/15 com 2800km) também senti dificuldades com o câmbio e, quase sempre nas reduções ele trava (se estiver em 4ª andando a uns 40km/h e tento reduzir para 2ª, por exemplo, ela não sai da quarta e tenho que parar a moto soltar a embreagem de leve para ela destravar e conseguir reduzir).

Se estiver rodando com baixa RPM e marcha alta (4ª ou 5ª), nem que coloque o peso do corpo em cima do pedal da marcha ela reduz, porém se as reduções forem feitas sequencialmente acima de 4 mil RPM, as reduções são feitas sem problemas, enfim, parece que esse câmbio tem limitações nativas mesmo.

Quanto a "dureza", após a primeira troca de óleo (1000 km) na minha ficou perfeito, os engates são muito macios e precisos, principalmente quando as trocas são realizadas acima de 4,5 mil RPM.

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Impressões - Ténéré 2015

Mensagem por ventania » 09 Fev 2015, 16:54

spainelt escreveu:Todos os itens falados são bem conhecidos dos motores 250 da Yamaha e também nos 125.. já tive as duas e não tenho mais problemas com isso é puro aprendizado. Sobre reduzir mais de uma marcha, até o manual lembra e não recomenda visto que o acionamento precisa ocorrer com certa pausa. Mas em qualquer tocada é possível trabalhar com esses câmbios sem muitas dificuldades. Só acostumar e curtir a motoca. :risadona:

Pelo que entendi spainelt a rapaziada não baixou varias marchas de uma vez, mesmo porque estoura o cambio se fizer isso, mas espantosamente elas reduziram duas de uma vez só.


Isso que eles falaram.

Responder