Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometragens?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometragens?

Mensagem por DrigoRJ » 16 Set 2014, 22:12

Boa noite.

Minha dúvida é relacionada às vantagens e desvantagens em termos financeiros, entre trocas eventuais de motocicletas ou manutenção de uma por um longo período e/ou quilometragem.

Não encontrei tópico sobre o assunto, mas indagações dentro de um tópico correlato, mas sem aprofundamento, com créditos ao colega Valle, de quem plagiei a pergunta ( que também compartilho) :lol: :
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 8&start=80" onclick="window.open(this.href);return false;

Veículos são bens de consumo do tipo duráveis, que se mantidos adequadamente e sem acidentes, podem durar por longos períodos. Perdem valor ao sair da concessionária, e continuam a perder com a velocidade do tempo e do uso.

Tive uma YBR que rodou mais de 300 comigo. Para mim, durante o período que tive com ela, sempre foi mais vantajoso manter a motocicleta que adquirir outra. Peças baratas, originais e paralelas de boa qualidade permitiram a viabilidade de manter a motoca sempre em ordem. Não tenho esta mesma convicção com a teneré, e gostaria de saber dos demais usuários: o que acham sobre o assunto? Detalhe:Só não fiquei mais dos 8 anos felizes com a YBR porque fui roubado! :gargalhada: :gargalhada:

Acho que corro o risco de que com a Tnere a história se repita, em parte, pelo menos. Minha moto esta com 19 mil e pouco, e se o ritmo de rodagem manter-se, em 3 anos ela deverá beirar ( ou superar) os 100 mil. Se eu perceber o motor redondinho, sem baixar óleo, e se eu não tiver ao longo deste periodo gastado muita grana com manutenção corretiva, tendencio a permanecer um bom tempo com ela. Só que, pô, é quase senso comum achar uma moto de 60 mil rodados como muitos rodada e depreciadíssima! ( muito por causa de muitos donos que não cuidam adequadamente e porque assuntos sobre motos novas são empolgantes para todos!)

Veículos sao bens de consumo (inventei a pólvora,rs), e seu principal valor ( para mim) é de USO. Assim, um veiculo bem mantido conduz o proprietário onde necessário, assim como um veículo menos rodado, novo. Mas com o tempo vem as retificas que são um risco, pois devem ser feitos por profissionais competentes, e que devem ser uma grana considerável na T, com peças originais ( recomendável).

Existe uma quilometragem “ideal” para a venda? Lembro que quando minha moto estava com cerca de 150 mil estava com valor de mercado tão defasada que me desanimava em vendê-la! Acho que, no final das contas, sob o ponto de vista financeiro, para rodar teremos que gastar, de qualquer forma, seja por causa da depreciação contida num único veículo ou com as relações de venda, compra ou upgrade!

Até +

Avatar do usuário
batugade
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 318
Registrado em: 14 Jan 2012, 21:47
Cidade onde mora: Resende/RJ

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por batugade » 16 Set 2014, 23:08

Não existe km ideal para vender. Eu calculo o uso moderado entre 10 a 15 mil km por ano. Meus carros sempre comprei com dois anos de uso e vendi depois de mais dois pois é quando chega a manutenção mais cara. Lembro que motos de menor cc vão gastar bem menos. Uma moto de 250 cc que custa 13K no Brasil e 6K na Argentina é brincadeira. Agora uma moto antiga depois de um tempo pode virar peça de colecionador e valer um bom dinheiro. :)

Enviado de meu GT-S7392L usando Tapatalk

Avatar do usuário
overtake
Usuário
Usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 06 Mai 2012, 13:46
Cidade onde mora: Caruaru/PE

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por overtake » 16 Set 2014, 23:23

Eu acho que independente da km acho que o tempo são dois anos

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por diegonunes » 17 Set 2014, 07:57

Depende. Todo veículo bastante rodado inevitavelmente dará problemas com mais facilidade, peças não são eternas.

O problema é que nós brasileiros representamos a síndrome da obsolescência como ninguém. Quando você compra um veículo zero e o vende com 2 anos por exemplo, você está perdendo a maior quantidade de dinheiro possível em um pequeno espaço de tempo. É simples entender: A taxa de depreciação no primeiro ano de uma moto, carro e fins chega a ser de 25%. No ano seguinte a coisa melhora um pouco, mas não "quase" nada da grande perda no primeiro ano.

Exemplo: Uma TNR 250cc custa zero km aqui em Recife R$ 14.200,00 a vista. No mercado local, motos 2012 e até 2013 com 10.000 km por exemplo, estão sendo vendidas por R$ 11.000,00.

No meu caso por exemplo, há um ano e meio comprei uma 2011 com 8.000 km rodados por R$ 9.500,00 e hoje, com 31.000 km e mais de três anos de uso sem qualquer problema, vendo facilmente por R$ 9.000,00, viram a diferença de perda, sem contar que no que comprei a minha moto não gastei com licenciamento.

O modelo em questão de moto, a TNR 250cc, é uma moto muito, muito robusta, e peças de "consumo" são extremamente duradouras, isso é um fato a considerar, é somente mais um motivo para permanecer bastante tempo com a moto.

Pra que a gente vença essa síndrome e como fruto disso a redução dos preços dos veículos (de maneira realmente significativa), precisamos passar muito mais tempo com nossos veículos, dando a devida manutenção e usufruindo com cautela. Entretanto, existe sim casos pontuais que necessitam de um troca digamos "prematura".

Esse é o meu modo de pensar.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por Natão » 17 Set 2014, 08:02

Essa é uma questão de uso mesmo. No meu caso, o ideal seria ficar no máximo 3 anos com uma moto, visto que rodo cerca de 25 a 30 mil km/ano.

Porém eu fico 6 meses kkkk e troco (e perco muita grana). Pq gosto de experimentar tudo quanto é tipo de moto! Mas agora estou com a Sahara, gastei uma grana alta nela. Pretendo ficar pelo menos uns dois anos, até juntar dinheiro para comprar uma 250~300 0km (ou semi nova com baixíssima km tipo, 3, 4 mil km) a vista... daí eu vendo a Sahara (claro, cuidando devidamente dela, como cuido das minhas motos).

Depois, tentarei trocar nesse prazo de 3 anos, pq realmente eu rodo muito, e isso deprecia um bom tanto na hora da revenda.

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por tiagokxuera » 17 Set 2014, 12:55

Acho que não existe prazo.
Cada um é cada um.
Já vi Ténéré 600 com mais de 400 mil rodados. Acredito que essa moto esteja mais confiável que muitas outras.
Também já vi moto despedaçada com 20K.
Embora eu defenda a tese de não trocar de veículos frequentemente, faço o contrário. kkkkk
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

neoyankee
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 03 Set 2014, 18:58
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por neoyankee » 17 Set 2014, 15:43

diegonunes escreveu:Depende. Todo veículo bastante rodado inevitavelmente dará problemas com mais facilidade, peças não são eternas.

O problema é que nós brasileiros representamos a síndrome da obsolescência como ninguém. Quando você compra um veículo zero e o vende com 2 anos por exemplo, você está perdendo a maior quantidade de dinheiro possível em um pequeno espaço de tempo. É simples entender: A taxa de depreciação no primeiro ano de uma moto, carro e fins chega a ser de 25%. No ano seguinte a coisa melhora um pouco, mas não "quase" nada da grande perda no primeiro ano.

Exemplo: Uma TNR 250cc custa zero km aqui em Recife R$ 14.200,00 a vista. No mercado local, motos 2012 e até 2013 com 10.000 km por exemplo, estão sendo vendidas por R$ 11.000,00.

No meu caso por exemplo, há um ano e meio comprei uma 2011 com 8.000 km rodados por R$ 9.500,00 e hoje, com 31.000 km e mais de três anos de uso sem qualquer problema, vendo facilmente por R$ 9.000,00, viram a diferença de perda, sem contar que no que comprei a minha moto não gastei com licenciamento.

O modelo em questão de moto, a TNR 250cc, é uma moto muito, muito robusta, e peças de "consumo" são extremamente duradouras, isso é um fato a considerar, é somente mais um motivo para permanecer bastante tempo com a moto.

Pra que a gente vença essa síndrome e como fruto disso a redução dos preços dos veículos (de maneira realmente significativa), precisamos passar muito mais tempo com nossos veículos, dando a devida manutenção e usufruindo com cautela. Entretanto, existe sim casos pontuais que necessitam de um troca digamos "prematura".

Esse é o meu modo de pensar.
Concordo com você, este também é meu modo de pensar.

Respondendo ao tópico, não sei se foi bem isso que o criador quis saber mas vamos lá...

Vamos supor que uma t250 0km emplacada fique por 15.000 e que depois de 2 anos a mesma concessionária pague 10000 reais para que você adquira uma nova t250 custando os mesmos 15000, e após mais 2 anos você troque de moto novamente, considerando é claro que as ccs jogam o preço lá embaixo quando você deixa a moto.

Custo da 1ª aquisição 17.949,68(30% de entrada e o restante em 24 de 580,82), 2ª 7272,96(t250 de entrada + 24 de 303,04) ª 3ª 7272,96(t250 de entrada + 24 de 303,04) total 32.495,6*
Custo de manutenção(Considerando que você rode 30 mkm com cada moto):
1ªRevisão 80, 2ª 80, + 3 revisões a cada 10 mkm (fora da concessionária) por 250 cada = 750 total 910 x 3 motos= 2.730
troca de kit relação D.I.D: 250
troca pneu traseiro e dianteiro: 550

Custo total: 36.025,60, Custo do Bem 11.000 Saldo: - 25.025,60


Agora vamos supor que você mantenha uma t250 pelos mesmos 6 anos .


Custo de aquisição 17.949,68(30% de entrada e o restante em 24 de 580,82)*
Custos de manutenção:
9 revisões a cada 10 mkm(R$250): 2.250
troca de kit relação D.I.D (4 trocas, R$250 cada): 1.000
troca pneu traseiro e dianteiro(4 trocas, R$550 cada): 2200
Custo total 22.699,68 Custo do Bem: 7000 Saldo: -15.699,68

*Considerei a compra a partir de financiamento pois acredito ser a forma mais comum de aquisição de um veículo no Brasil, somei uma taxa de R$1000,00 a cada financiamento feito, para representar a taxa de abertura de credito e outras que nos roubam cobram a cada financiamento feito, considerei uma taxa de juros de 1,6% a.m.

Sei que considerei apenas peças basicas de manutenção de uma moto, obviamente existem peças bem caras que poderiam ser necessárias até os 90 mil km de uma moto, porém de qualquer forma tivemos ai uma diferença de R$9.325,92 no final das contas, pra fazer o motor de uma tenere 250 duvido que fique metade disto. Pra mim o melhor negócio em baixa cilindrada é comprar uma semi-nova, depois de paga é só manter a moto e juntar pra comprar uma moto maior, que no final você vai ter uma pro dia-a-dia e uma pros finais de semana.

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por Natão » 18 Set 2014, 07:50

Na lógica do financiamento, com certeza não vale ficar trocando de moto. Mas agora se o cara tem a grana para comprar a vista (juntar o dinheiro em 2, 3 anos), para comprar a vista (completar o valor da sua na troca por uma nova), daí acho que compensa sim, mas compensa pra quem roda muito, meu caso.

90 mil km eu rodo em 3 anos, 3,5 anos. Ou seja, pra mim, não compensa manter uma moto por muito tempo, se eu tenho a possibilidade de passá-la pra frente... e pegar uma nova que não me dê dor de cabeça. Se eu rodasse menos, nem faria questão, o problema é que rodo muito (o que me inviabilizou continuar com as 4 cilindros), daí não compensa. Uma moto que talvez compensasse eu ficar por um bom tempo seria a NC 700x. Pois provavelmente aquele motor deve durar muuuuito dado o tratamento e o regime de giro dele e derivação (de motor de automóvel que dura muito se bem cuidado), além da moto ser muito econômica..

neoyankee
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 03 Set 2014, 18:58
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por neoyankee » 18 Set 2014, 19:00

Natão escreveu:Na lógica do financiamento, com certeza não vale ficar trocando de moto. Mas agora se o cara tem a grana para comprar a vista (juntar o dinheiro em 2, 3 anos), para comprar a vista (completar o valor da sua na troca por uma nova), daí acho que compensa sim, mas compensa pra quem roda muito, meu caso.

90 mil km eu rodo em 3 anos, 3,5 anos. Ou seja, pra mim, não compensa manter uma moto por muito tempo, se eu tenho a possibilidade de passá-la pra frente... e pegar uma nova que não me dê dor de cabeça. Se eu rodasse menos, nem faria questão, o problema é que rodo muito (o que me inviabilizou continuar com as 4 cilindros), daí não compensa. Uma moto que talvez compensasse eu ficar por um bom tempo seria a NC 700x. Pois provavelmente aquele motor deve durar muuuuito dado o tratamento e o regime de giro dele e derivação (de motor de automóvel que dura muito se bem cuidado), além da moto ser muito econômica..
Concordo, fiz aquela conta pois a maioria das pessoas que conheço acabam tendo este tipo de comportamento pra comprar carro/moto, sendo que com carro acho que o preju fica até maior, considerando em valores de fato.

Sobre a NC acho que é bem isso mesmo, muita gente critica o fato de ela ter poucos CV's para a cilindrada da moto, mas com certeza por se tratar de um veiculo com bom torque e potencia mediana ela acaba condicionando o piloto a andar de forma mais amena, fazendo o motor durar mais.

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Quanto vale a pena manter a moto por longas quilometrage

Mensagem por Natão » 19 Set 2014, 07:45

Pois é... Acho que depende muito do veículo em questão, quanto se roda, como se roda, valor do mesmo... (motor maiores tem maior desvalorização), forma de pagamento da "moto nova"...

Quanto à NC, a vantagem dela é simplesmente que se anda a 2, 3 mil rpm, normalmente (corte a 6,5mil rpm)... Nesse giro, um motor tem desgaste mínimo (é exatamente como um motor de automóvel, só que empurrando bem menos peso, ou seja, forçando menos ainda, e todos sabem que automóveis, desde que bem cuidados rodam fácil pra mais de 300 mil km).

As HD também tem esse comportamento, de giro até 5,5 - 6,5 mil rpm de corte... também são motores que duram "eternamente" e de mecânica mais simples ainda, pois são OHV.

Essas motos acho que compensa o caboclo ficar pelo menos 6, 7 anos, mesmo rodando como eu rodo, se ele cuidar direitinho.
Nesse tempo, dá pra juntar muita grana e upar (ou continuar), com a mesma moto só que 0km (entregando a bem usada "em bom estado", evidentemente numa concessionária, ainda).

Responder