Barulho estranho com o motor quente??

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por Diney » 28 Ago 2016, 11:55

Diel96 se vc acha que esse "barulho" e defeito, entao vai meu conselho, nao compre motos com motores monocilindros! se vc escutar o funcionamento de uma XT 660z vai se assustar e cuidado com a opiniao de mecanicos. Na minha opiniao este seu mecanico nao conhece de perto os motores 250 da Yamaha.

Palavra de quem tem uma Tenere 250, uma XT 660z Tenere e uma ZX10.


Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por Diel96 » 28 Ago 2016, 23:16

[quote="Diney"]Diel96 se vc acha que esse "barulho" e defeito, entao vai meu conselho, nao compre motos com motores monocilindros! se vc escutar o funcionamento de uma XT 660z vai se assustar e cuidado com a opiniao de mecanicos. Na minha opiniao este seu mecanico nao conhece de perto os motores 250 da Yamaha.

Palavra de quem tem uma Tenere 250, uma XT 660z Tenere e uma ZX10.


Abs[/quote]

Diney,
Não sei porque tentar discutir esse assunto de maneira técnica nos fóruns da vida se torna quase que um tabu, eu não tenho todas essas motos que vc tem, porém sou técnico em mecânica, e tenho uma certa experiência com máquinas, motores e etc... Acho que tenho um certo "bom censo" de saber o que é normal ou anormal no funcionamento de uma máquina. Então vai uma historinha aqui a título de elucidar um pouco essa questão: Acredite, sempre escutei esse tec tec no motor da minha tenere, comprei ela zero, na primeira revisão pedi para verificar a folga das válvulas, que apesar de prever no manual fiz questão de reforçar a necessidade, o mecânico da autorizada que fez a revisão falou que pegou regulagem na válvula de escape, porém com poucos quilometros rodados após essa revisão o tec tec voltou, então levei a vários outros mecânicos, todos foram unanimes que era válvula ou corrente de comando, então pesquisei, comprei ferramenta apropriada, baixei o manual de serviço da tenere e eu mesmo regulei as válvulas, o tec tec característico das valvulas quase que sumiu, ficou só o normal de qualquer motor do mesmo tipo, porém o tec tec em questão é um que se apresenta quando a motor está quente, quando vc pega um transito pesado, ou quando para a moto quente e logo em seguida dar partida, ou seja, alguma funcionamento interno relacionado a folga, o mesmo barulho mostrado no video desse tópico. Esse barulho especifico, noto que está aumentando de intensidade. Então veja que interessante, levei para uma CC da yamaha dizendo que queia comprar uma moto e dar a minha como entrada, e lá os caras notaram esse tec tec, porém vinheram com o papo que era válvula, e eu sei que não é, achei uma venda para ela e o cara que estava comprando (dono de uma loja de motos com diversas motos de diversas marcas e cilindrada) na hora de fechar o negócio notou o tec e disse que era anormal e não fechou o negócio por isso.
Então desculpe a historinha longa, mas é para tentar fazer vc entender do que se trata e todos os proprietários de tenere saberem que não se trata de algo normal, esse barulho especifico do vídeo.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por Diney » 29 Ago 2016, 09:21

Ok, o barulho do seu motor deve ser especifico, quando eu comprei a minha no ano passado, achei o motor muito barulhento e aspero, pesquisando melhor vi que os motores da 250 tem o pistao forjado ( mais duro e leve) e as paredes do cilindro com tratamento em Nikasil ( conhecido como cromo duro) isso eleva muito o ruido de trabalho do motor, as vezes se assemelha a bater saia.

Por isso que comentei que seria normal, a XT 660 tambem e uma baita barulheira que ate assusta, bem difenrente de um 4 cilindros em linha!

Uma pena passar pelo que esta passando, mas eu levaria na concessionaria para vender a moto, na hora que o vendedor condenasse o motor da moto eu diria que era somente para eles constatarem o defeito e arrumarem, pois iria continuar com a moto!

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por claudiorsp » 29 Ago 2016, 10:50

Eu até concordo com o Diel96 que esse barulho não é lá normal, mas também nunca vi isso afetando ninguém, à não ser pelo incomodo mesmo.
Quem tem interesse em comprar uma T250 com certeza pesquisa um pouco antes e já vai sabendo disso. No meu caso, eu já sabia, mas como em todo lugar constava como normal e, apesar disso, a moto é bem apreciada, não tive medo.
Claro que na hora de vender vamos lidar com essa questão, principalmente se formos vender para concessionárias ou revendas, pois estes mesmo sabendo, vão tentar desvalorizar a moto.

Vai numa concessionária, pede um laudo sobre este barulho e um orçamento para resolver. Quando o mecânico te der um laudo (assinado e com número do CREA) dizendo que é normal do motor, vai nos vendedores e diz que quer dá-la como entrada em outra nova. Se eles questionarem o barulho, apresenta o laudo do mecânico deles.
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por Mamão » 29 Ago 2016, 11:54

Mono é barulhento mesmo. Já ouviram o motor de uma 650GS??? E acho que o tanquão da Tézinha ajudar a propagar o som....

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por Diney » 29 Ago 2016, 12:33

A minha ja reparei, que em dias quentes ela faz menos barulho e em dias frios como o que passamos a dias atras ela faz mais barulho! pra mim e normal, e olha que ja tive XLX 350, XLX 250 ambas sao mono, mas e Honda e o funcionamento e mais suave!


Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por Diel96 » 29 Ago 2016, 17:39

Galera, vái a dica para todos:
Hoje na peleja de resolver o problema do barulho, Deus me encaminhou para um mecânico abençoado, cara traquejado em montar motos yamaha para trilha, o cara foi analisando e analisando e constatou que o grande motivo desse barulho específico, pasmem! É o uso de filtro que não seja original e óleo motul, que era o meu casa, quando ele falou isso, lógico que duvidei do cara (achei que fazia sentido o que ele falou, porém achei que não fosse só esse o motivo, estava suspeitando do eixo do comando), porém corri na yamaha, comprei o filtro de óleo original R$ 30,00 e dois litros de óleo yamalube 20w50, então o cara deu uma regulada caprichada nas válvulas, substituiu o filtro e o óleo e pah, o tec tec sumiu, ficou muito bom, bem menos tec tec, só os tec normais de motor yamaha, fizemos todos os testes, motor bem quente, desligando e ligando em seguida, e tudo ok, alguns tec tec mas tudo dentro do normal! ele cobrou R$ 20,00 pelo serviço, cara abençoado! porém fez o alerta, nunca usar filtro que não seja o original (eu usava segunda linha só pelo fato de não encontrar nas motopeças normais), e óleo sempre o 20w50 trocando a cada 1500km, essa foi a recomendação dele. No mais quero deixar claro que a tenere 250 é uma moto simplesmente excelente, mas quem teve a "sorte" de pegar um motor com um tec tec igual ao mostrado no vídeo em postes anteriores, fica essa dica, use sempre filtro original e substitua o óleo a cada 1500km, principalmente em regiões quentes igual a minha (CE). Abraço a todos e obrigado pela colaboração de vocês!

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por claudiorsp » 29 Ago 2016, 18:28

Diel96 escreveu:o cara foi analisando e analisando e constatou que o grande motivo desse barulho específico, pasmem! É o uso de filtro que não seja original e óleo motul
Será que você não caiu no conto do vigário?
Alguém já tinha comentado mais acima no tópico que quando o óleo está novo não faz barulho. Eu particularmente ainda não reparei nisto, mas é bom você esperar uns 700 km antes de sair comemorando os R$ 80 que gastou para resolver um incomodo que vem sendo discutido à 5 anos :batecabeca: :batecabeca:..
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por Diel96 » 29 Ago 2016, 18:35

Pode ser. Porém já vendi a moto

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Barulho estranho com o motor quente??

Mensagem por Thales » 30 Ago 2016, 00:01

Essa questão de barulho é algo complicado. Dia desses andei numa XRE de um amigo e achei o motor muito barulhento quando frio. Não cheguei a aquecer.

Pode ser que haja algo bem específico com teu motor, mas é bom lembrar que essa linha 250 da Yamaha é pra lá de conhecida por ser tão barulhenta quanto resistente.

Responder