Álcool na Ténéré

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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kablack
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Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por kablack » 24 Set 2014, 22:54

diegonunes escreveu:Gente, manco foi brincadeira, o motor é realmente muito honesto, mas poderia melhorar sim.
Concordo. O motor é honesto mas poderia melhorar. No exterior temos diversos exemplos de motos 250 e 125 cc com tecnologia admirável.

Penso que o maior entrave para todas as novas tecnologias que tanto desejamos em nossas motocas chama-se refrigeração à ar. Todas as motos com motor realmente de ponta tem, como primeiro passo, refrigeração líquida.

Imagino que duplo comando, 4 válvulas por cilindro, tx de compressão maior entre outros são incompatíveis com a refrigeração à ar. Pelo menos falando-se em motocicletas...

Esse é o grande problema no caso da XRE. O motor apresenta características muito interessantes em tese. Na prática o cabeçote não aguenta. Já circula nas revistas de moto por aí um motor da Honda de 300 cc com refrigeração líquida na nova CB 300 F.

Veja: http://www.testrider.com.br/2014/07/11/ ... is-urbana/" onclick="window.open(this.href);return false;

Não tenho a menor dúvida de que este é o caminho a ser seguido. Minha Lead 110 tem refrigeração líquida... A estréia do modelo, aqui no Brasil, foi em 2009.

Até porque, muito em breve, as restrições anti poluição não permitirão motores refrigerados à ar.
diegonunes escreveu:Essa moto não tem CDI e o motor não é todo roletado, o acionamento das válvulas ainda é arcaico.
- Realmente a ignição dela não capacitiva (CDI). É integrada com a I.E., ou seja, TCI, que é melhor ainda... CDI é tttãããooo anos 80!!! :risadinha:

- Comando de válvulas, biela e virabrequim são roletados (veja no manual de serviços). Na sua opinião falta rolamento onde para ele ser considerado "todo" roletado?

- Não posso concordar que o acionamento de válvulas é "arcaico". Arcaico seria um motor side flow com comando ao lado do virabrequim e acionamento por vareta. Não considero o balancim um "pecado mortal". Você queria acionamento de válvulas com pastilhas igual ao da XRE que dá uma big dor de cabeça?
diegonunes escreveu:A potência específica não cresce linearmente em relação a cilindrada, existem regras que limitam esse acontecimento.
Claro que não. Mas temos uma boa base da tecnologia utilizada em um motor avaliando-se a potência específica dele. Na verdade o correto seria compararmos a eficiência térmica dos motores, mas quem tem a coragem de fazer isso? Iríamos encarar números muito desanimadores, certo? O motor movido à pistão com o melhor aproveitamento térmico do mundo, em condições ideais, alcança 49%, ou seja, desperdiça 51% da energia gerada em forma de calor. Motores à reação (turbinas) podem alcançar até 80%. Motores elétricos comumente alcançam 98% de eficiência.

A grande "sacada" da "potência específica" e da "eficiência térmica" não é a capacidade volumétrica. São as rpm em que a potência do motor é divulgada. Quem aplicou comercialmente esta teoria em primeiro lugar foi esse Sr. (de óculos) aqui:

Imagem

Ele descobriu que reduzindo o tamanho dos cilindros e aumentando sua quantidade poderia deslocar o mesmo volume de mistura mais rapidamente, entregando mais potência pela mesma cilindrada...

Só uma pitadinha de física... O que é potência? Segundo a wikipédia e meu falecido professor do segundo grau, "potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado."

Ou seja, é uma grandeza diretamente proporcional ao tempo, trocando em muídos, quanto mais rápido um motor fizer a transformação de energia em trabalho (queima do combustível) maior a potência. Por isso a potência é sempre medida em relação aos rpms. Na Té250 são 20,7cv nas 8.000 rpm.

Em qualquer outra rotação encontraremos outra potência.

Qualquer potência (nominal, específica.. rendimento térmico...) aumenta juntamente com a velocidade do motor. Um motor de F1 gira 18.000 rpm... Velocidade que se aproxima de uma turbina...
diegonunes escreveu:A taxa de compressão dele já não é muito baixa, 9,8:1, acho que não precisa mexer.
Concordo. Ainda mais com refrigeração à ar. O risco de pré-detonação é alto.
diegonunes escreveu:Talvez um comando duplo o tornaria mais elástico, tornando-o menos limitado nas alta rotações.

Não necessariamente. O que torna um motor mais "elástico" é o maior torque. Isso se consegue facilmente alterando a razão R/L, tamanho de biela/virabrequim... Ao custo de maior vibração e "aspereza" do motor...

Sobre relação R/L:

http://bestcars.uol.com.br/tecprep/rl-1.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Não entendo onde um comando duplo simplesmente aumentaria o torque do motor. Aumenta bastante o peso do conjunto, isso sim.

Agora, se você refere-se a comando duplo como "4 válvulas por cilindro" (nem sempre comando duplo significa multivalvulas); aí piorou.

Motores multivalvulados tendem a perder torque em baixa rotação perdendo justamente a "elasticidade". Foi para isso inclusive que inventaram o VVTi, para compensar a perda de torque em baixas rotações com uma abertura de válvulas menor nestes regimes de funcionamento.
diegonunes escreveu:É possível ainda projetar balancins roletados, isso faz uma boa diferença, principalmente no quesito durabilidade.
Concordo em tese. Mas como ficam o peso e o custo deste sistema num motor de 250cc e monocilíndrico?

No quesito durabilidade/confiabilidade e custo de manutenção este motor é muito bom.
diegonunes escreveu:O motor da XRE é 25% mais potente que o motor da TNR. O motor 250cc da Tornado é 10% mais potente que o da TNR.
Sim. Mas a durabilidade não compensa. Aposto minhas fichas que a Honda nunca vai resolver o problema do motor das XRE/CB 300. Vai substituir este motor por um com refrigeração líquida. (Aí sim quero ver a dona Yamaha reagir...)
diegonunes escreveu:Mas é claro que eu não troco esse mísero plus de potência em detrimento da robustez do motor, rs.

Concordo. Mas o que eu gostaria muito mesmo seria confiar no motor da XRE. Comprava uma no ato! Com ABS, banco macio, FLEX, rodas e balança de alumínio.

Abraço!
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Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por kablack » 24 Set 2014, 22:57

CLEVER escreveu:A partir dessa medida provisória (abaixo), a viabilidade já está em testes pelo Inmetro com grandes chances de ser aprovada, para não afundar de vez a indústria sucroalcooeira e "tentar" compensar as perdas de importação de combustível pela Petrobrás:
-O Senado aprovou nesta terça-feira (02/09) medida provisória que determina o aumento dos percentuais de biodiesel misturado ao óleo diesel e do etanol à gasolina vendidos nos postos de combustíveis do país. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
A proposta eleva para 27,5% o percentual de álcool anidro que será adicionado à gasolina, desde que exista viabilidade técnica para isso.
Ou seja em breve todos nós estaremos testando. Dizem os especialistas que será danoso para os carros antigos, os importados e para as motos que não sejam bi-combustível. Segundo eles, só para os carros flex não haverá perdas.
Era o que faltava. O "rabo-de-galo" compulsório. Instituído pelo governo...

Todo mundo vai virar FLEX na marra!!!

Quando é que esse país terá uma diretriz energética séria? (Não precisa responder... Nunca, né?)
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Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Amerson » 28 Set 2014, 18:07

Alcool ! Nao so gasolina como está escrito no manual.
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Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Kakko » 29 Set 2014, 22:53

:mrgreen: :joinha: :thumbup: ;) nossa...rendeu heim..
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Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por vdfritz » 09 Out 2014, 14:03

veiculos flex servem eh pros postos encherem a gasolina de alcool pra aumentar a margem de lucro

a tenere nao eh flex gente, nao botem alcool que nao vai funcionar direito, talvez um ajuste na vela ajude na regulagem mas mesmo assim nao faz sentido, o alcool esta caríssimo e ele eh consumido muito mais rapido, mesmo que fosse flex nao valeria a pena o alcool

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Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Natão » 10 Out 2014, 09:18

Olha, a nível de poluição eu sou pró etanol!

O problema é que o etanol é barato em poucas regiões, em relação à gasolina.

Então o fato de que o etanol seria menos eficiente pode não ser verdade, se levarmos em consideração os valores em lugares onde o etanol tem boa aceitação e venda.

Aqui em Sumaré-SP (onde trabalho).:

Gasolina Comum.: R$ 2,699 / L
Etanol Comum.: R$ 1,799 / L

Ou seja, o custo do etanol é de 67% o valor da gasolina. Pra mim o etanol chega a essa eficiência... acredito que na maioria dos veículos, o etanol atinge 75% da eficiência da gasolina. E como é um combustível mais limpo (beeeem mais), não vejo como não usar, em se podendo usar, pelo menos para Sumaré e região.

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Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por vdfritz » 10 Out 2014, 09:24

RJ capital
gasolina comum: R$ 3,20
etanol: R$ 2,40 acho, nem lembro

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Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Thales » 10 Out 2014, 11:24

Caro Kablack,

Me refiro à alta que devem sofrer os preços administrados no próximo ano. Eles estão sendo segurados 'artificiamente' e só não foram significativamente alterados até agora para evitar que a inflação ultrapasse o teto da meta (e parece que já ultrapassou). Só que 2015 não é mais ano de eleição. Assim, em muitos lugares é provável que o álcool se torne mais compensador (o que não creio que seja o caso da minha região), face à alta da gasolina. Tivemos, inclusive, boatos sobre um possível 'tarifaço', mas o Mantega desmentiu (quem confia no Mantega?).

Mas, me diga, você usaria álcool tranquilamente numa CB/XRE Flex?

ivojoseaug
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Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por ivojoseaug » 10 Out 2014, 11:41

Po, Thales, deixa as opinões do Rodrigo Constantino e a Tragédia iminente do Arnaldo Jabor lá na mídia golpista da Globo e Veja, o papo aqui é moto...se tu quer economizar, compra uma intruder 125, que segundo um coléga que comprou, faz 45km/L.

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Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Thales » 10 Out 2014, 11:52

Mai era só o que me faltava mesmo. "Papo de Rodrigo Constantino"... Sugiro que vc leia jornal, meu caro. Quem pressiona por aumentos é a BR, e quem confirma que eles acontecerão é o próprio Mantega. Veremos com que intesidade.

Sugiro baixar o tom, ok?

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