Álcool na Ténéré
- Marcel Valim
- Participativo+
- Mensagens: 573
- Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
- Cidade onde mora: Campinas/SP
- Localização: Campinas/SP
Re: Álcool na Ténéré
Sinceramente eu não vejo vantagem. Nem as motos flex são tão bem aceitas ou usadas com álcool. Sinal de que não compensa. Mas como percebi, a questão nem é financeira e sim o desafio de fazer funcionar.
Então, acredito que colocar o bico, a sonda lambda e a central eletrônica das Blueflex já seja um bom começo.
Mas aí volta a questão financeira.
Então, acredito que colocar o bico, a sonda lambda e a central eletrônica das Blueflex já seja um bom começo.
Mas aí volta a questão financeira.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
Re: Álcool na Ténéré
Kakko escreveu:hehe...rafa....ninguem falou em economizar $$$$ só levantei a questão com intuito de teste , rendimento, alguma melhoria em potência, etc... acho que voce não entendeu o espirito da coisa.
Vc quer testar então teste! Eu já fiz isso e não houve aumento de potência, andei mais de 400 km no álcool e a moto ficou do mesmo jeito, exceto por oscilar a marcha lenta em paradas.
Talvez seja porque a quantidade de alcool para a explosão tem de ser maior que a de gasolina, e como está injetando a mesma coisa não tenha ganho. Eu não continuei com a ideia, pois fiquei receoso de oxidar o tanque, não tenho certeza se ele e os componentes são resistentes. No meu carro faço isso há 5 anos, porém o tanque é de plastico e o corpo de injeção é niquelado, daí o sistema aguenta.
Fácil de resolver sua dúvida, espere a reserva ficar bem baixa, vá ao posto coloque 3 litros de alcool e vai dar um passeio. Na pior das hipóteses em 90 km vc se livra dele!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
-
- Visitante
Re: Álcool na Ténéré
Se colocar álcool na moto com o motor original vai ter perda de rendimento em relação ao sistema bem dimensionado pois a taxa de compressão dela e de 8,5:1 pra se ter uma ideia uma moto moderna como a 660 tem 10:1 pra se atingir essa taxa teriamos que baixar o cabeçote em 1,5 mm . isso estou falando de motos a gasolina atuais. Mas se você baixar 1,7 mm da camisa e retrabalhar o pistão nas bordas concerteza ela chega aos 50 cv e sem beber muito mas tem que por um CDI programável . no meu caso coloquei 2 carburadores de twister. Pois os Venturi são maiores.ficou com muito torque na gasolina. Cheguei a disputar com uma hornet carburada de arrancada e quando atingi os 160 estava com 20 metros de distância. Nada mau pra um monocilindrico. Não acha?
- Luiz Koudela
- Mestre
- Mensagens: 865
- Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
- Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
- Localização: Rio das Ostras, RJ
Re: Álcool na Ténéré
Nossa gasolina já vem álcool bagarai!!!!
Luiz Koudela
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
-
- Novato-
- Mensagens: 5
- Registrado em: 19 Ago 2014, 13:47
- Cidade onde mora: São Bernardo do Campo
Re: Álcool na Ténéré
Nossa gasolina já não é das melhores, e ainda vem com 25% de álcool. Tadinhas das magrelinhas!
Norton I. Andrade
Ténéré 250 - 2014 / 2015
Strada 1999 / 1999
Mobilete - Muito velha
Ténéré 250 - 2014 / 2015
- glaucomoreira
- Mestre-
- Mensagens: 773
- Registrado em: 02 Mai 2013, 20:38
- Cidade onde mora: sao paulo sp
Re: Álcool na Ténéré
ja tentaram usar a gasolina podium??????
e colocar naftalina no tanque?????
e c tiver algum amigo q tenha acesso para conseguir gasolina de avião......... (querozene)
a moto foi projetada para a gasolina não pro álcool,
o álcool pode atacar as mangueiras o-ring, e juntas do motor, mas ai vc falam a gasolina tem 20% d álcool, vamos extrapolar então, q a gasolina tenha 30% de álcool, ainda assim a maior porcentagem é de gasolina, as mangueiras, o-rings, juntas, são projetadas para a gasolina brasileira........ 80/20 gasolina/álcool em media. (lembrensse dos carros importados, q para rodar no brasil precisam de varias modificações (injeção, borrachas em geral) tudo para ambientar o carro as condições Brasileiras.
Ai vcs falam a gasolina é solvente, ai eu respondo o álcool tbem é solvente. o álcool foi adicionado a gasolina brasileira para melhorar a taxa de octanagem da nossa gasolina (q é um merda), e para baratear o valor da gasolina (o q hj em dia é ridícula essa desculpa).
a nivel de teste acho interessante, e já adianto vai funcionar e por um bom tempo, mas ao abrir o motor depois de muito kms verão o estrago causado.......
e colocar naftalina no tanque?????
e c tiver algum amigo q tenha acesso para conseguir gasolina de avião......... (querozene)
a moto foi projetada para a gasolina não pro álcool,
o álcool pode atacar as mangueiras o-ring, e juntas do motor, mas ai vc falam a gasolina tem 20% d álcool, vamos extrapolar então, q a gasolina tenha 30% de álcool, ainda assim a maior porcentagem é de gasolina, as mangueiras, o-rings, juntas, são projetadas para a gasolina brasileira........ 80/20 gasolina/álcool em media. (lembrensse dos carros importados, q para rodar no brasil precisam de varias modificações (injeção, borrachas em geral) tudo para ambientar o carro as condições Brasileiras.
Ai vcs falam a gasolina é solvente, ai eu respondo o álcool tbem é solvente. o álcool foi adicionado a gasolina brasileira para melhorar a taxa de octanagem da nossa gasolina (q é um merda), e para baratear o valor da gasolina (o q hj em dia é ridícula essa desculpa).
a nivel de teste acho interessante, e já adianto vai funcionar e por um bom tempo, mas ao abrir o motor depois de muito kms verão o estrago causado.......
sou o q sou e é tudo q sou
Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
Yamaha Tenere 250 roubada
Kawasaki Vulcan 900 custom atual
- Luiz Koudela
- Mestre
- Mensagens: 865
- Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
- Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
- Localização: Rio das Ostras, RJ
Re: Álcool na Ténéré
Gasolina de aviação não é querosene!!!!! :p
Luiz Koudela
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
- glaucomoreira
- Mestre-
- Mensagens: 773
- Registrado em: 02 Mai 2013, 20:38
- Cidade onde mora: sao paulo sp
Re: Álcool na Ténéré
me desculpe, realmente gasolina de avião não é querosene, MAS para aviões a jato é utilizado o QUEROSENE......
mas desculpe pelo meu engano.......
mas desculpe pelo meu engano.......
sou o q sou e é tudo q sou
Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
Yamaha Tenere 250 roubada
Kawasaki Vulcan 900 custom atual
- Luiz Koudela
- Mestre
- Mensagens: 865
- Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
- Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
- Localização: Rio das Ostras, RJ
Re: Álcool na Ténéré
Essa mais conhecida como QAV / JET A1, claro desculpo, apenas te corrigi no intuito de ajudar.glaucomoreira escreveu:me desculpe, realmente gasolina de avião não é querosene, MAS para aviões a jato é utilizado o QUEROSENE......
mas desculpe pelo meu engano.......
Luiz Koudela
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
Re: Álcool na Ténéré
Tá, a pergunta que não quer calar... pq a Yamaha não lança logo uma Té e Lander Blueflex?
To vendo que vou comprar uma XISÉRREÊÊ mesmo, quando for embora desse lugar aqui que não dá pra ter nada além de uma Sahara velha...
To vendo que vou comprar uma XISÉRREÊÊ mesmo, quando for embora desse lugar aqui que não dá pra ter nada além de uma Sahara velha...