Álcool na Ténéré

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por oscarmaxi » 11 Jun 2014, 13:25

Considerando que hoje o álcool custa mais que 60% do preço da gasolina, mesmo que ele não venha prejudicar o motor (acho que vai prejudicar) qual seria a vantagem de abastecer com ele? A moto já é econômica com a gasolina e o desempenho acho que só é melhor nos motores flex, que foram projetados para isso. Só se for a título de experiência mesmo, para ver o que acontece... Uma vez fiz o contrário. Misturei água na gasolina para extrair o álcool e abasteci uma yes 125 com a gasolina "pura". Como ela era carburada, houve um ganho no desempenho. Mas a dificuldade é para descartar a água misturada com álcool. Não dá para jogar no ralo... Aí, deixei a garrafa destampada ao relento até evaporar tudo. Mas pelo trabalho que deu, achei que não valeu a pena...

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Kakko » 11 Jun 2014, 13:39

ok...o álcool - etanol - hidratado tem entre 6 e 7 % de H2O....então..pode até ser que cause algum desgaste prematuro...no entanto só testando e verificando posteriormente para saber.

Já fiz diversos experimentos com álcool em veículos...isso há muito tempo...quando só havia carburadores ao invés de injeção. Nessa época o ácool custava muito menos que gasolina.

Tenho curiosidade de perceber essas variações no desempenho e consumo na 250, e acho que vou testar...e depois posto aqui as impressões.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
EFN1969
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 97
Registrado em: 31 Jul 2013, 09:45
Cidade onde mora: Brasília-DF

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por EFN1969 » 12 Jun 2014, 09:58

Boa sorte Kakko,
Vou ficar acompanhando.. Começa postando a porcentagem da mistura e o consumo da moto.
Suzuki GSXR 750 2007
Suzuki GSXR 750W 1995
Yamaha XT 600 Z Ténéré 1991
Honda XLX 250 R 1989
Agrale SXT 16.5 1985
Yamaha TT 125 1979
Garelli III - 3 marchas no punho (esqueci o ano)
Mobilete (esqueci o ano)

Dárley Freitas 88
Novato+
Novato+
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Nov 2013, 20:04
Cidade onde mora: Aracaju/Se

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Dárley Freitas 88 » 12 Jun 2014, 11:58

minha duvida tb é se estraga arrebenta os componentes do motor e do corpo de injeção lembrando que o alcool é mais limpo que a gasosa né funciona beleza?

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Kakko » 12 Jun 2014, 14:00

Eu penso o seguinte....para o álcool corroer algo no motor, ou na injeção, precisa ter rodado muitos milhares de kms.....e a gasolina tem uma fator solvente maior que o álcool..então componentes como aneis de vedação, mangueiras, etc...não teria problemas.

Minha principal dúvida é em relação aos bicos injetores. Será que esses do motor a gasolina funcionariam com o álcool, sem estragá-los ??

No tempo que o pessoal transformava os motores a gasolina para o álcool, precisava rebaixar cabeçote ( para aumento da tx de compressão ). trocar alguns gicleurs, e mudar o avanço do distribuidor.

Nos motores atuais a tx de compressão já vem alta....e os motores trabalham no limite da temperatura...beirando a ebulição do sistema de arrefecimento, restando apenas , ajustes na curva de injeção...a sonda lâmbda passa as infos do comb em uso e o sistema se autoajusta.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por ghamauricio » 13 Jun 2014, 10:50

Acho que a temperatura de combustão do álcool é mais alta que da gasolina.

Além do mais, o fato de a gasolina ter um fator corrosivo mais alto que o álcool não significa muita coisa, pois os componentes podem ter uma resistência maior à gasolina do que ao álcool.

Sabe qual é a maneira mais fácil de colocar um punho no guidão? Passando álcool na borracha do punho e deixando ele agir. Ele irá fazer com que a borracha se expanda. Este tipo de coisa pode acontecer com componentes de um motor que não seja preparado para receber álcool.

Uma ex namorada tinha um Fiat Premium a álcool. Curiosamente, o carburador dela era de um ano anterior a uma mudança no material do carburador, de maneira que o álcool atacava e descascava o acabamento interior dele - mesmo o carro tendo sido projetado pra ser usado desta maneira!!! Acabou que ela trocou o carburador por um modelo mais novo quando deu este problema e resolveu de vez.

Abs!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Kakko » 13 Jun 2014, 13:05

sim...eu penso em todas essas questões..o que será que aguenta e não aguenta...teoricamente deveria aguentar já que a gasolina tem um percentual (25%) relativamente alto...então....quem sabe...
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Denis Rs2
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 277
Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
Cidade onde mora: Barbacena - MG

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Denis Rs2 » 13 Jun 2014, 19:39

tinha um usuário no fazer on line, que usava praticamente só com álcool quando eu participava do forum, (não existia a blue flex na época) dei uma rápida pesquisada aqui mas não achei o tópico, eu cheguei a fazer um teste uma vez na fazer, e não gostei do resultado, demoras na partida a frio e estouros no escapamento, (esportivo), talvez a sonda lambda diminua esses sintomas, minha ex fazer não tinha. Boa sorte nos testes Kakko.

rafaelff
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 14 Fev 2014, 19:49
Cidade onde mora: Montes Claros - MG

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por rafaelff » 13 Jun 2014, 19:47

Isso é chamado de economia burra, arriscar o motor e injeção por conta de alguns centavos ganhos por km, se foi feita para gasolina, usem gasolina e evitem dores de cabeça.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Álcool na Ténéré

Mensagem por Kakko » 13 Jun 2014, 20:56

hehe...rafa....ninguem falou em economizar $$$$ só levantei a questão com intuito de teste , rendimento, alguma melhoria em potência, etc... :mrgreen: acho que voce não entendeu o espirito da coisa. :mrgreen:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder