Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Paulo Camargo
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Paulo Camargo » 07 Out 2011, 09:07

Breno Cobucci escreveu:A Tzinha no ponto morto (neutro) em condições normais deve estar na rotação de 1500. Abaixo disso ela morre fácil...
Nessa rotação agente consegue o menor consumo de combustível e fica mais silenciosa. A transmissão fica melhor pq o motor ganha em desempenho...! :joinha:

Pois é pessoal, tenho a minha há exatos 2 semanas e está com 200kms rodados. Obviamente estou apaixonado pela motoca. Mas percebi ontem que a rotação do meu motor quando ligo é de 1.500 rpms e depois de alguns minutos rodando, ela cai pra 1.000rpms. Ficou xoxa :( Em um trechinho da imigrantes, enrolei o cabo pra ver se deslanchava isso, mas com o punho colado, não passou de 120km/h :cry: O que vocês acham ? ajuste no ECU ? ou gasolina ?

Alves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Alves » 07 Out 2011, 09:18

Paulo, recomendo vc ler urgentemente o manual da motoca. Se vc está com 200km apenas, vc está amaciando o motor. Portanto, vá com calma e respeite a velocidade e rotação do motor nesse período de amaciamento.
Um perfeito amaciamento, resultará num "casamento" feliz e duradouro com sua T.
Para não ficar uma coisa repetitiva e para estimular a todos a usar e ler o manual, não vou colocar as instruções do manual, mas vc encontrará as informações na página 5-4. Mas lembre-se, prefira dar uma lida geral.
Um abraço e seja bem-vindo!
Editado pela última vez por Alves em 07 Out 2011, 11:31, em um total de 1 vez.

Paulo Camargo
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Paulo Camargo » 07 Out 2011, 09:52

Bom dia Alves, agradeço a recomendação. Até entendo que o período de amaciamento é complicado, mas as vezes não dá aquela vontade de sentir o poder que você tem nas mãos ? rsrs. Não se preocupe, pois tenho respeitado a faixa dos 5.000rpms, mas fiz isso pois fiquei realmente intrigado. Um amigo mecânico me disse que tem quase certeza que é gasolina, fiquei mais tranquilo.

Apesar de ser minha terceira moto, eu nunca parei pra perguntar: qual é a kilometragem do período de amaciamento ? Vocês sabem ?


Grande abraço
Editado pela última vez por Helano em 29 Out 2011, 01:36, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

Alves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Alves » 07 Out 2011, 11:36

Paulo, para não "poluir" este tópico, recomendo vc ler este: viewtopic.php?f=17&t=157&hilit=amaciamento

acortez
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por acortez » 09 Out 2011, 13:22

Paulo, o indicativo de gasolina ruim é forte nesse caso mesmo.
Mas como ela ainda está na garantia, dê uma passada na CC e peça para verificarem.
Uma dica que recebi de um mecânico antigo e dos bons para saber se a gasolina é boa quando estamos sem opções nas estradas, é pegar um copo plástico (desses descartáveis de água) e colocar um pouco de gasolina, bem pouco.
Se a gasolina for boa, o copo vai derreter no fundo bem rápido. Se levar mais de um minuto para detonar o plástico, fuja dessa gasolina. Quanto mais rápido acabar com o copo, melhor é a qualidade dela.

Talvez algum químico aqui possa dar uma explicação mais técnica do que ocorre entre a gasolina e o plástico.

Já comprovei isso várias vezes.

Abs

Alves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Alves » 09 Out 2011, 13:34

Acortez, o que seu mecânico disse não tem fundamento. Tanto a gasolina como solventes entram em reação com o plástico e podem fazê-lo derreter. Mas não são todos os tipos de plásticos, um bom exemplo é a garrfa PET (politereftalato de etila ) que possui resistência a gasolina.
E por lógica, a gasolina "batizada" é que derrete mais rapidamente o plástico, visto que ela possui solventes.

acortez
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por acortez » 09 Out 2011, 22:25

Exatamente Alves. Ele não disse garrafa pet. Disse copo plástico branco de 200ml. Só serve esse.
A comparação é pelo tempo. Nesse tipo de copo plástico, a gasolina boa o dissolve em segundos.
A ruim em minutos ou não dissolve, dependendo do quanto de água ela possui.
Já fiz isso inúmeras vezes e o resultado sempre foi esse.

É óbvio que nesse teste não existe precisão. Não é para ser aplicado todo dia, a cada abastecimento.
Mas é de grande valia para quem não quer colocar gasolina ruim, estando no meio do nada (desde que se tenha outras opções para abastecer).

Abs

Avatar do usuário
Breno Cobucci
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Ago 2011, 21:28
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Breno Cobucci » 10 Out 2011, 12:49

Ainda não consegui entender como verifico a qualidade da gasolina...! Na minha cidade tem alguns postos com a diferença muito grande no valor...oq gera uma desconfiança...!
Outro ponto é sobre a gasolina aditivada. Em alguns postos a diferença é mínima, tipo 2 ou 3 centavos a mais, e me falaram que dessa a única diferença é um corante... :gargalhada: Será que mesmo assim faz diferença? Obs. Essa diferença é do posto Ipiranga.
Abraços
"O motociclista não precisa procurar pela felicidade: ele a encontra no caminho..."

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Helano » 29 Out 2011, 01:36

pessoal por favor, olha o nome do tópico.....
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Paulo Camargo
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Paulo Camargo » 04 Nov 2011, 14:03

Helano escreveu:pessoal por favor, olha o nome do tópico.....

Voltando ao assunto do tópico:

não me recordo das relações, mas só a nível de consulta, a minha quando está em 4a. marcha, aos 5.000 giros, ela está a 63~65km/h.

está na média para uma moto com 450kms rodados ? Depois vou colocar direitinho as relações para compararmos.

Responder