Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por C Freitas » 17 Ago 2011, 19:13

Ah... Sem fórmulas! Vai pelo ouvido! Com o tempo vc acostuma com ele pedindo marcha aí é o ponto!!
Ok!!??!!!!!!!!!
Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por kablack » 17 Ago 2011, 19:16

Savério escreveu:certeza q não é um padrão exato pra todas as Tzinhas, sempre haverá uma variação de moto pra moto.

Não entendi... como assim???

Todas as motos originais(sem modificações) tem que andar na mesma rotação nas mesmas velocidades...
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Helano » 17 Ago 2011, 19:21

gente na boa, estou com o C Freitas.... não há um padrão exato pra isso, até porque temos várias outras variáveis que influem nisto;
- qualidade do combustível
- vento
- condições do asfalto (mais liso, mais rugoso)
- peso do piloto
- etc.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

WEST
Visitante
Visitante

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por WEST » 17 Ago 2011, 19:53

Helano,

Em termos de desempenho (aceleração, velocidade final) e consumo, você está correto. E tem ainda alforges, acessórios e tamanho do piloto pra influenciar na aerodinâmica.

Mas em se tratando apenas de rotação x velocidade x marchas, todas motos originais têm que dar os mesmos valores, no máximo com uma variação de alguns poucos %.

Abraço!

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Jonathan » 17 Ago 2011, 21:12

Verdade, se sua moto tiver com a velocidade diferente da minha na mesma rotação, então uma das duas tá com a relação do câmbio alterada.
Agora os fatores externos podem fazer com que o consumo seja mesmo diferente.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Savério
Visitante
Visitante

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Savério » 18 Ago 2011, 10:36

Kablack, disse q não é um padrão mas estava me baseando pra motos já amaciadas.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por kablack » 18 Ago 2011, 10:42

Entendo, mas o desgaste de relação e espessura de pneus não pode alterar os sistemas de transmissão primário ou secundário o suficiente para possamos perceber alguma mudança.

Imagino que o desgaste destes componentes pode alterar a relação rotação/velocidade em, no máximo, uns 2 ou 3 %. Nosso conta giros nem tem esta precisão...
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Russo
Visitante
Visitante

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Russo » 25 Ago 2011, 14:58

RAlves escreveu:Russovski,

A potencia maxima da tenere, no site yamaha, e nos 8000rpm e nao em 9100rpm.

Flws.
E você acreditou no manual, eheheheh... a potência de fábrica é calculada na ponta do virabrequim, com o motor na bancada.
A potência na roda, com a moto montada é essa ai da tabela.
Jonathan escreveu:Diferente do que diz a tabela, minha moto vai à 100km/h com 6.500 giros.
Com 5.000 ela vai à 80km/h.
No painel a minha Teneré também dá isso, mas os painéis (quase sempre) roubam prá mais.
As velocidades da Tabela são mais próximas das velocidades reais - pode aferir com um GPS prá ver.

Avatar do usuário
Breno Cobucci
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Ago 2011, 21:28
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por Breno Cobucci » 17 Set 2011, 20:52

A Tzinha no ponto morto (neutro) em condições normais deve estar na rotação de 1500. Abaixo disso ela morre fácil...
Nessa rotação agente consegue o menor consumo de combustível e fica mais silenciosa. A transmissão fica melhor pq o motor ganha em desempenho...! :joinha:
"O motociclista não precisa procurar pela felicidade: ele a encontra no caminho..."

acortez
Visitante
Visitante

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por acortez » 03 Out 2011, 09:12

C Freitas escreveu:Perfecto Jacob!
:palmas: :palmas: :palmas:
Acho errôneo e me incomoda muito quando ouço: Estrada (TAL)... da morte, rodovia (TAL) ... da morte.
São os CONDUTORES da morte!!
Os limites estão lá! Não foram colocados pro r... Houveram estudos e + estudos, mas sempre tem uns (+homens que os demais) que gostam de desafiar as leis... Mas há uma que leva o sujeito de acordo! A LEI DA da FÍSICA!! Essa nunca falha!!
Bom dia.

Estou chegando ao fórum, tentando aprender mais sobre a T.
Também achava isso, que os motoristas é que causavam acidentes apenas, mas no caso das rodovias da "morte", o termo é empregado pelo fato delas possuírem falhas graves de planejamento e engenharia.

No caso da BR101 no trecho entre Rio e Angra, foi chamada assim por muito tempo porque é um trecho onde chove muito e que forma um liquido espumoso tipo sabão no meio da pista. Depois da obra isso melhorou.
A BR116 - Regis Bittencourt é por causa da inclinação incorreta em algumas curvas e por acumular óleo em determinados pontos. O Escoamento também não e dos melhores.

Mas aí voltamos ao que vc disse. Se nos informarmos antes de partir para a estrada e já soubermos desses detalhes, o CONDUTOR é que deve se precaver e não abusar.

Abraços

Responder