Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
dieles
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 25 Jan 2011, 10:47
Cidade onde mora: Manaus/AM
Localização: Manaus

Ténéré 250 - Velocidade x Marcha x RPM's

Mensagem por dieles » 29 Mar 2011, 11:06

Qual a faixa de giro (ou velocidade, que é mais fácil de lembrar), vocês usam para cada marcha?

Na cidade você anda habitualmente em qual marcha e em qual velocidade? (se lembrar a quantos RPMs também, melhor)

Você efetua a troca de marcha na cidade a quantos RPMs? E na estrada?

Salvador
Visitante
Visitante

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Salvador » 29 Mar 2011, 11:20

Bom dia!

Estou trocando de macha na faixa de 5k a 6k de rpm, transito misto, como estou amaciando o motor estou seguindo as indicações de giro do manual, ainda estou com menos de 500km rodados, o interessante foi perceber que quando alcancei os 6k de rpm pela primeira vez a moto estava a 90km/h, hoje no mesmo trecho com esse giro ela está a 94km/h (em 5 macha), não sei se isso é normal mesmo, mas estou gostando.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por doug01n » 29 Mar 2011, 11:34

Costumo usar Faixa de giro de 5 a 7.000RPM para troca.

De 1ª à 3ª marcha, troco em 5.000, e de quarta pra quinta, em uns 4500.000... Aí ando em quinta enquanto conseguir manter acima de 4.000RPM... Só estico mais quando o trâ

Na estrada, costumo usar mais ou menos o mesmo esquema... Só estico a 5ª, e procuro manter 110km/h quando possível. Se necessário em subidas, ou ultrapassagens em que estou a 90km/h, jogo uma pra baixo e enrolo o cabo, até terminar a ultrapassagem e manter novamente a quinta...
Administrador

Jacob
Visitante
Visitante

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Jacob » 29 Mar 2011, 20:36

Para todas as marchas não costumo passar dos 5.000 rpm, com isso o consumo sempre fica bom.
Hoje em dia nem ando mais acima de 80km/h, nessa velocidade a moto ta nos 5mil rpm certinho, e muito mais prazeroso, evita-se erros e no final da historia o que 2 ou 4 minutos a mais ou menos vai influenciar, prefiro ficar inteiro.
O problema da maioria das pessoas que tem moto e achar que porque tem uma não deve respeitar os limites de velocidade da via e sim andar a zilhão cortando todos os carros e buzinando na traseira dos outros nos corredores.

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Hugo Falcão » 29 Mar 2011, 20:51

Concordo Jacob! :joinha:

Abraço!

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por C Freitas » 31 Mar 2011, 14:47

Perfecto Jacob!
:palmas: :palmas: :palmas:
Acho errôneo e me incomoda muito quando ouço: Estrada (TAL)... da morte, rodovia (TAL) ... da morte.
São os CONDUTORES da morte!!
Os limites estão lá! Não foram colocados pro r... Houveram estudos e + estudos, mas sempre tem uns (+homens que os demais) que gostam de desafiar as leis... Mas há uma que leva o sujeito de acordo! A LEI DA da FÍSICA!! Essa nunca falha!!
Imagem

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Helano » 31 Mar 2011, 15:14

C Freitas

Estou contigo 100%
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

cefbraga
Visitante
Visitante

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por cefbraga » 08 Abr 2011, 20:27

Só reforçando...
Moro em município diferente do meu trabalho, distante uns 50km. Andando a mais ou menos 90km/h, consigo chegar de moto uns 5 minutos antes do que indo de carro, na mesma tocada, só com a vantagem que a moto proporciona ao passar por lombadas, tachóes, e negociando ultrapassagens com mais facilidade (detalhe: respeitando as leis de trânsito).
É mesmo uma palhaçada, esse negócio de ir "costurando" entre os carros, usando acostamento, etc. Pode ser legal, ficar andando no limite, só pra sentir a adrenalina, e ganhar mais uns minutinhos na viagem, mas é bom lembrar que, nessas situações, não dá pra aprender com os próprios erros... :oremos:

Saudações!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por Helano » 08 Abr 2011, 22:23

cefbraga

Bem vindo aí cara. Depois atualize o seu perfil por favor. Informações aqui --> viewtopic.php?f=3&t=376" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: RPMs, marchas, velocidade.

Mensagem por C Freitas » 09 Abr 2011, 09:03

Como diz no ditado popular:
"-Antes atrasado neste mundo que adiantado no outro!"
Imagem

Responder