Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indenização

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Geison
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:03
Cidade onde mora: Praia Grande/SP
Localização: Litoral SP

Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indenização

Mensagem por Geison » 09 Abr 2014, 11:01

Tirei minha moto dia 1º de fevereiro da concessionária da Yamaha em Santos-SP.
Em menos de 60 dias começou a aparecer várias pontas de ferrugem na roda dianteiro e algumas na roda traseira.
Como sou advogado, já tinha até começado a preparar a ação de obrigação de fazer c/c indenização material e moral contra a Yamaha e concessionária (já que aplica o Código do Consumidor e as duas são co-responsáveis).
Quando levei na revisão dos 1.000km e me disseram (concessionária) que é assim mesmo e ocorre muito na Teneré 250. Me informaram para entrar em contato direto com a Yamaha que eles trocam. Afirmando categoricamente que trocam !
Entrei em contato com a Yamaha pelo telefone do site. Foi aberto uma reclamação, com número de protocolo. Me disseram para levar a moto até a concessionária Prayama (concessionária Yamaha de Praia Grande). Levei.
Conclusão até o momento.
Foi aberto uma OS na Prayama, além das duas rodas, que nesse momento já estão com muita, mas muita ferrugem (vou colocar fotos abaixo) apareceu pontas no freio a disco dianteiro.
A moto tem 60 dias, peguei chuva 3 ou 4 vezes (nem que eu tivesse pego todos os 60 dias) e a alegação de que há a maresia, pois moro em cidade litorânea não tira a responsabilidade pela péssima qualidade do material empregado pela Yamaha. Além disso, fácil encontrar na internet muitas pessoas com o mesmo problema.
Agora tenho que esperar 5 dias úteis até a resposta final da Yamaha. Se for aprovado, a concessionária pede as peças, mais até 15 dias, depois chega as peças troca e me entrega. Ou seja, brincando, uns 25 a 30 dias sem a moto que comprei para uso diário.
Obs. no manual diz que a Yamaha não troca peças por ferrugem ou por corrosão, porém a concessionária me disse que eles estão trocando.
Caso a Yamaha não troque essas peças na garantia. Paciência, entrarei com uma ação judicial pedindo a troca das peças e indenizações.
Conforme o decorrer da estória, irei atualizando o post para a informação dos colegas.

Geison
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:03
Cidade onde mora: Praia Grande/SP
Localização: Litoral SP

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por Geison » 09 Abr 2014, 11:10







Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por Led-RJ » 09 Abr 2014, 11:19

Foda são esses prazos que eles mesmo estipulam... O que faz com que quase todos não façam a opção pela substituição das peças. Não haveria uma forma de puni-los por esse prazo exorbitante?

Outro problema é que os aros com ferrugem, certamente (dedução minha), vão ser substituídos pelos mesmos aros (marca/modelo). Ou seja, depois de um tempo voltará a apresentar ferrugem.
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por tiagokxuera » 09 Abr 2014, 11:40

A minha esta com o mesmo problema.
Mas eu entrei "um pouquinho" com ela na água do mar, por isso não reclamei. :gargalhada:
Por favor nos mantenha informados.
O único jeito das coisas começarem a funcionar é assim: Justiça...
:joinha:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Geison
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:03
Cidade onde mora: Praia Grande/SP
Localização: Litoral SP

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por Geison » 09 Abr 2014, 12:03

Led-RJ escreveu:Foda são esses prazos que eles mesmo estipulam... O que faz com que quase todos não façam a opção pela substituição das peças. Não haveria uma forma de puni-los por esse prazo exorbitante?

Outro problema é que os aros com ferrugem, certamente (dedução minha), vão ser substituídos pelos mesmos aros (marca/modelo). Ou seja, depois de um tempo voltará a apresentar ferrugem.
Led-RJ, as questões do prazo até daria para ser discutido em outro processo judicial, porém, como costumamos dizer em, infelizmente, "o custo benefício/tempo de dinheiro" dessa discussão não vale a pena! (Com relação aos prazos e depende em cada caso).

Realmente interessante esse ponto de observação de que eles colocarão outra peça com a mesma qualidade. Na verdade, nos casos da Teneré não sei qual será a posição deles. No entanto, caso coloquem a mesma peça com o mesmo defeito, a solução será eu mesmo trocar por uma de alumínio e daí entrar com outra ação de indenização por danos materiais para ressarcir o valor que gastei.

Sei que todos nós temos a correria do dia a dia, sei que é um saco ter que gastar meio dia para procurar e ir até um advogado, sei que tem alguns gastos, mas o que não podemos é deixar a Yamaha sair impune. Há esses defeitos por falta grave de uma marca desse porte. Isso é brincar com o consumidor. Tem que procurar um advogado e entrar sim no Juizado de pequenas causa. Doutra maneira, se perpetuará a falta de respeito com o consumidor brasileiro;

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por ivojoseaug » 09 Abr 2014, 12:26

parabéns pela iniciativa...agora, enferrujou muito rápido mesmo...a minha completou um ano e a roda não ta nem perto disso, ta zerada, praticamente.

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por Led-RJ » 09 Abr 2014, 12:28

Concordo plenamente Geison!!!
Estamos acompanhando o seu caso...
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por Nixal » 09 Abr 2014, 13:14

Peguei a minha 13/14 Sábado, só tem 154Km e já tomou uma chuva.
Mas estava reparando no aro e nos raios, só de passar o dedo da para ver que são de baixa qualidade se comparado com a minha XTZ 125 XE que vendi.
Tem cara de que vai enferrujar rapidinho...
A XTZ ficou 1 Ano e um pouco comigo, peguei zera. Tomou muita chuva e lama, chegava a noite depois de uma chuva e ela dormia do mesmo jeito molhada e nunca apareceu um ponto de ferrugem, somente quando fui entregar que eu ariei os aros com bombril e deixei bem brilhante, mas nada de ponto de ferrugem.
Vamos ver a Ténéré, pois leio muitos relatos sobre essa ferrugem rápida.

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por danielvreis » 09 Abr 2014, 15:28

eu tbm moro na praia e a minha té já tem quase 1 ano, os aros apresentam bastantes pontos de ferrugem, vou ficar de olho no seu caso, o foda é ficar 30 dias sem a moto e gastar com um advogado o preço de um aro de alumínio
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

Avatar do usuário
Drico
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 21 Fev 2013, 19:00
Cidade onde mora: Santa Catarina

Re: Ferrugem roda dianteira e traseira. Processo de indeniza

Mensagem por Drico » 09 Abr 2014, 16:29

Pô, que situação chata hein?!
A minha começou a aparecer esses pontos de ferrugem nos aros, pela primeira vez, com mais de um ano de uso.
Embora também more em cidade litorânea (e não seja muito adepto da lavação semanal da moto :? ), a cc trocou os aros para mim, porém, por outros de qualidade ainda pior, pois em dois meses já voltaram a enferrujar.
Para falar a verdade, eu até acho que nem foi trocado nada, pois foi muito fácil. Eu desconfio que eles apenas passaram um bombrilzinho e um polidor e deu.
Como não queria ficar indo até a cc para "trocar de aro" a cada dois meses, e por não ter $$$ sobrando agora, resolvi desmontar os aros, dar um jato de areia fina e pintar com tinta epoxi preta.
Ficou muito show (ao menos na minha opinião!). Só espero que funcione.
Se não funcionar, parto para os aros de alumínio e problema resolvido definitivamente.
De qualquer forma, vou ficar na torcida pela melhor solução para o teu caso!
Abraço.

Responder