OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
- Radames Aragon
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Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Mauricio, o inglês eu entendi, mas a parte mecânica não. Pode dar uma resumida?
- ghamauricio
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Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Resumindo bem, o camarada alega que o maior "desgaste" do motor é na fase da explosão e expansão dos gases. Quando a ECU detecta que o acelerador está em zero e o RPM está alto, ele corta o combustível e não há explosão - e isso aumenta a vida útil do motor. Este comportamento (cortar combustível) é para evitar uma queima parcial e o superaquecimento do catalisador. Então em termos de motor, você economiza motor e combustível reduzindo com o freio motor.
Em termos de engrenagens da caixa de marcha, não há razão para acreditar que haja mais desgaste na caixa de marcha devido ao aumento do RPM. Usar o freio motor ao descer uma ladeira (dado que se passem as marchas suavemente) não causa mais desgaste do que se você estivesse empurrando o veículo a 120km/h por horas e horas na estrada. No entanto, se você vive em região montanhosa, é interessante tratar a manutenção como se o veículo fosse usado em condições severas (troca de óleo com menor intervalo ou desgaste um pouco maior da embreagem, por exemplo).
Mas cá entre nós, minha embreagem está super bem conservada e a moto está com 25.000 km.
Abs!
Em termos de engrenagens da caixa de marcha, não há razão para acreditar que haja mais desgaste na caixa de marcha devido ao aumento do RPM. Usar o freio motor ao descer uma ladeira (dado que se passem as marchas suavemente) não causa mais desgaste do que se você estivesse empurrando o veículo a 120km/h por horas e horas na estrada. No entanto, se você vive em região montanhosa, é interessante tratar a manutenção como se o veículo fosse usado em condições severas (troca de óleo com menor intervalo ou desgaste um pouco maior da embreagem, por exemplo).
Mas cá entre nós, minha embreagem está super bem conservada e a moto está com 25.000 km.
Abs!
Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Moderas, estou citando logo abaixo da mensagem porque quero saber só de uma parte do texto...ghamauricio escreveu:Resumindo bem, o camarada alega que o maior "desgaste" do motor é na fase da explosão e expansão dos gases. Quando a ECU detecta que o acelerador está em zero e o RPM está alto, ele corta o combustível e não há explosão - e isso aumenta a vida útil do motor. Este comportamento (cortar combustível) é para evitar uma queima parcial e o superaquecimento do catalisador. Então em termos de motor, você economiza motor e combustível reduzindo com o freio motor.
(...)
Abs!
Maurício, isso que vc explicou é aquilo que chamamos nos automóveis de "cut off"? Nunca soube se em motos (injetadas e carburadas... tenho dúvida nas duas) esse fenômeno ocorre.
Abraço!
Dafra Apache - 2012
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- ghamauricio
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Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Não conhecia esse nome, mas pelo que li na Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_cut_off" onclick="window.open(this.href);return false;) trata-se da mesma coisa sim!!
Faz sentido acreditar que todo veículo com injeção eletrônica já tenha isso, visto que a implementação disso é muito simples - pois todos os sensores necessários a isso já estão normalmente presentes num veículo injetado.
Nos veículos carburados a implementação era mais chatinha, precisando que se instalassem sensores e tal...
Abraço!
Faz sentido acreditar que todo veículo com injeção eletrônica já tenha isso, visto que a implementação disso é muito simples - pois todos os sensores necessários a isso já estão normalmente presentes num veículo injetado.
Nos veículos carburados a implementação era mais chatinha, precisando que se instalassem sensores e tal...
Abraço!
Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Muito bom saber...
Extraí do link que vc mandou, para dar um gancho no assunto do tópico:
"O sistema aumenta a eficiência do freio motor, reduzindo assim o desgaste nas pastilhas e diminuindo o risco de super-aquecimendo do sistema de freio. O habito de alguns motoristas de descer um declive com o veículo desengrenado com o intuito de economizar, além de perigoso e proibido pela diminuição de sua estabilidade, anula totalmente o efeito econômico do cut off, tendo o motor seu fornecimento normal de combustível em marcha lenta".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_cut_off" onclick="window.open(this.href);return false;
Extraí do link que vc mandou, para dar um gancho no assunto do tópico:
"O sistema aumenta a eficiência do freio motor, reduzindo assim o desgaste nas pastilhas e diminuindo o risco de super-aquecimendo do sistema de freio. O habito de alguns motoristas de descer um declive com o veículo desengrenado com o intuito de economizar, além de perigoso e proibido pela diminuição de sua estabilidade, anula totalmente o efeito econômico do cut off, tendo o motor seu fornecimento normal de combustível em marcha lenta".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_cut_off" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Tenho um Corolla automático.
Se eu descer uma serra com ele só no "D" eu estou ferrado. Antes de terminar a descida eu fico sem freios, isso se conseguir fazer todas as curvas. O sistema interpreta que não preciso de força e mantem sempre a 4ª marcha engatada deixando o carro solto.
Não é a toa que tem uma tecla no câmbio para desligar o "overdrive", fazendo com que o carro permaneça na 3ª marcha. É outra descida. O carro fica na mão, curvas muito mais seguras e o uso do freio é muito menor e mais eficiente. Em algumas curvas e/ou descidas coloco no "2" e o carro faz curvas como se estivesse em trilhos.
E mesmo assim ele continua fazendo 13 km/l com o ar ligado na estrada.
Se eu descesse a serrinha em São Pedro com a minha esposa na garupa da Ténéré 250 sem usar o freio motor eu não estaria aqui participando do fórum.
Na minha opinião o freio motor funciona sim. Usando da forma correta é um excelente recurso de segurança.
O texto citado está cheio de empirismo e sem comprovação científica ou técnica. O teste proposto pelo autor em 1ª marcha não passa de uma falácia.
Té +.
Se eu descer uma serra com ele só no "D" eu estou ferrado. Antes de terminar a descida eu fico sem freios, isso se conseguir fazer todas as curvas. O sistema interpreta que não preciso de força e mantem sempre a 4ª marcha engatada deixando o carro solto.
Não é a toa que tem uma tecla no câmbio para desligar o "overdrive", fazendo com que o carro permaneça na 3ª marcha. É outra descida. O carro fica na mão, curvas muito mais seguras e o uso do freio é muito menor e mais eficiente. Em algumas curvas e/ou descidas coloco no "2" e o carro faz curvas como se estivesse em trilhos.
E mesmo assim ele continua fazendo 13 km/l com o ar ligado na estrada.
Se eu descesse a serrinha em São Pedro com a minha esposa na garupa da Ténéré 250 sem usar o freio motor eu não estaria aqui participando do fórum.
Na minha opinião o freio motor funciona sim. Usando da forma correta é um excelente recurso de segurança.
O texto citado está cheio de empirismo e sem comprovação científica ou técnica. O teste proposto pelo autor em 1ª marcha não passa de uma falácia.
Té +.
WBR
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.
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- Rodolfo Cabral
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Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Amigos, essa informação de não usar freio motor ou seja lá o nome técnico para a prática de redução de marcha para perder força é questionável para não se dizer incoerente. Muitas pessoas reduzem marchas no carro ao entrar em curvas para ter maior aderência e estabilidade. Nas motos, uso sem restrições toda vez que sinto que preciso perder velocidade rapidamente devido a um obstáculo à frente. Uma freada brusca pode fazer a moto derrapar e/ou projetar nosso corpo a frente (cambalhota / salto mortal). Não sei em outros estados mas no RJ a prova do Detran para moto exige que na penúltima parte do trajeto o piloto ao sair do "8" ele acelere, engate 3ª marcha, depois reduza para 2ª, reduza para 1ª e freie a moto para parar.
Freiar segurando a embreagem é segurar o touro a unha! Deixar todo o peso e força do motor só no freio é perigoso e vai exigir muito do freio. Freia-se e só quando a moto estiver quase parando é que aciona-se a embreagem para o motor não morrer.
Freiar segurando a embreagem é segurar o touro a unha! Deixar todo o peso e força do motor só no freio é perigoso e vai exigir muito do freio. Freia-se e só quando a moto estiver quase parando é que aciona-se a embreagem para o motor não morrer.
Rodolfo Cabral - Tenere 250 - Rio de Janeiro
- victorclavery
- Novato
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Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Freio motor ajuda a roda traseira a não travar.
Lembre-se, a felicidade está no caminho que você percorre não no destino esperado.
Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
Definitivamente, esse Tite escreveu bobagem!
Se em algumas motos o freio a disco já não é tão bom, imagine não usar o freio motor nas que só possuem freio a tambor... Um crime!
Esse "escritor" fala muito e se acha demais... Vc´s não conseguiriam ler as postagens dele no facebook por mais de 3 minutos.
Se em algumas motos o freio a disco já não é tão bom, imagine não usar o freio motor nas que só possuem freio a tambor... Um crime!
Esse "escritor" fala muito e se acha demais... Vc´s não conseguiriam ler as postagens dele no facebook por mais de 3 minutos.
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- ghamauricio
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Re: OS 7 PECADOS CAPITAIS DE QUEM POSSUI UMA MOTO!
O cara falou merda total!! Me deparei com um texto aqui falando sobre reduzir marchas e a técnica do "punta taco" (heel & toe), usada em carros de corrida com marcha manual, e o camarada defende com muita propriedade que reduzir as marchas e manter a tração na roda traseira durante uma frenagem (preparando pra negociar uma curva) é fundamental pra você não permitir que o peso seja todo jogado para as rodas da frente, mantendo mais equilíbrio entre as rodas da frente e de trás - coisa fundamental pra você negociar uma curva.
Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/forum/sh ... php?t=5959" onclick="window.open(this.href);return false;
Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/forum/sh ... php?t=5959" onclick="window.open(this.href);return false;
A racing car has a VERY low Centre of Gravity and stiff springs with hard damper settings, so when they brake the weight transfer onto the front is minimal. Also front engine is not an issue. What was Tarufi talking about in the book ??
Cars however have a higher CoG and have more compliant springs and dampers. So when you break there is a weight trasnfer to the front. If all you want to do is come to a stop, this is not a major problem ( their is a small stability issue but anti-dive suspension arrangments make this minimal )
However on track and stage you are braking usually with the purpsoe to then turn. So that weight trasnfer on to the front means less weight and hence grip on the rear. So as you turn in the lightly loaded rear wheels will break away as the polar moment of inertia on a rear/mid engine is far back.
To manage that you want a MUCH more gentle transition from braking to turn-in. So you use heel-and-toe to keep the car more balanced with the use of engine braking which maintains more weight on the rear, more braking force can then be applied there and the transition to turn-in doesn't initiate an immediate break away.
If you go to the the Tim Harvey video in http://www.ultimatecarpage.com/forum...ght=tim+harvey" onclick="window.open(this.href);return false; he mentions this on my A610 for the hairpin at Knockhill. As a rally driver this was a new technique he was teaching me on the day He took SECONDS off my lap time with that simple instruction - and a lot of laps practise