TCB - Traction Control Brakes - Alternativa ao ABS?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

TCB - Traction Control Brakes - Alternativa ao ABS?

Mensagem por doug01n » 21 Jan 2014, 11:16

spainelt escreveu:Isso seria uma solução definitiva para a falta de ABS nas XT660 do Brasil? :risadona:

http://www.tcbbrakesystems.com/

http://tcbbrakes.wordpress.com/about/

http://tcbbrakes.wordpress.com/2011/02/22/hello-world/

http://www.youtube.com/watch?v=ZW9PJIAsFBI

Poderíamos estudar esta possibilidade não amigos?
Pessoal, vi esta discussão no tópico da 660 com ABS, se vem ou não pro Brasil. Achei pertinente replicar aqui para discutirmos.
casacoazul escreveu:
spainelt escreveu:Olha a resposta meu email enviado ao representante mais próximo do Brasil:

Contacto TCB <contacto@tcbbrakesystems.cl> escreveu:

Estimado William
 
Agradecemos mucho tu interés en TCB™. Con respecto a la consulta, nos es grato informarte lo siguiente:
 
Motocicletas como la tuya, que cuentan con 2 calipers delanteros, requieren igualmente de 2 dispositivos (1 en cada caliper). Este es un requisito necesario y fundamental para mantener la simetría y eficiencia propia de cualquier sistema de frenos par. En el caso de la YAMAHA XT660Z TENERE 2013, la medida de la válvula TCB™ es  10 mm x 1,25. Esta es la misma medida para todas las marcas de origen asiático. Nuestra recomendación a todos los interesados es priorizar la instalación de TCB™ adelante,  independiente de que sus motos tengan 1 o 2 calipers.  Recordemos que 60% del peso total se concentra en los frenos delanteros al detenerse. En frenadas  de emergencia o muy exigidas, llega al 90%.
 
Pensando en los clientes que se encuentran en este caso, es que ofrecemos el set de 2 dispositivos a un precio promocional de USD 182. El valor unitario es de USD 99. Para realizar tu compra, por favor ingresa a http://www.tcbbrakesystems.cl/?page_id=1101" onclick="window.open(this.href);return false;  Aquí podrás efectuar tu pago electrónico a través de Pay Pal. Te rogamos asimismo leer las condiciones  de compra y envío.
 
Esperando haber atendido adecuadamente todas tus consultas. Quedamos desde este momento atento a tus noticias.
Saludos cordiales y conduce seguro!
 
Contacto TCB Brake Systems América Latina
E-mail: contacto@tcbbrakesystems.cl
Phone: +569-9829 1846
Website: http://www.tcbbrakesystems.cl" onclick="window.open(this.href);return false;
Será que realmente funciona?
Post que coloquei após ler algumas coisas sobre isso e o e-mail postado pelo colega casacoazul:
doug01n escreveu:Dei uma boa lida sobre isso de ontem pra hoje. Ainda não tenho opinião formada.

Simplificando a teoria que eu entendi, o efeito é o de um "freio borrachudo controlado". Ocorre um amortecimento proporcional à força que você aplica e a força que o disco aplica na pastilha/pistão do freio. Faz sentido na teoria, mas ainda queria ver um treco destes na prática.

Não dá pra comprar direto lá dos EUA? Rolar uma compra coletiva? Pq eu compraria um para testar pra botar no freio dianteiro, e o treco tem o tamanho de um parafuso. Daria pra reduzir o frete, e tirar 20 doletas de diferença dos 79 obamas do site americano pra 99 do tio do chile.

Ele ainda fala que é extremamente eficiente (até mais que o ABS) na chuva. Não sei... ele diz que a roda chega a travar, mas não tem o mecanismo de destravamento intermitente que apresenta o ABS, que é o que faz aumentar a aderência nestes casos. De novo, só testando.

Outra coisa é que eles falam que o caliper pode ser instalado no cilindro mestre ou na pinça. Se instalar no cilindro mestre, não resolve o problema de ser 2 calipers no freio dianteiro, usando um só? Tem coisa aí que tá sendo falada pelo chileno que não vi no site gringo.
E aí? Alguém conhece? Que acham?
Administrador

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: TCB - Traction Control Brakes - Alternativa ao ABS?

Mensagem por MaxxTazzi » 21 Jan 2014, 13:31

Não tenho respaldo técnico e empírico para afirmar tal coisa. Nunca vi ninguém usando ou/e comentário. Não sei, mais olhando a grosso modo não boto 100% de fé em seu uso, um ABS mecânico que utiliza a pressão do fluido para que o diafragma diminua o efeito de travar e "amorteça" essa força, vamos traduzir, ele deixará o freio borrachudo...

Mais as variáveis de temperatura e viscosidade do óleo temos que levar em consideração, isso pode ter variações e grandes.

Pelo preço? Fico com os freios normais, pois a Té tem um freio borrachudo e abs por natureza.

O ABS eletrônico tem diversas variáveis e controles eletrônicos para saber o quanto vai ser diminuído e quando...mecanicamente você fica refém da fadiga e essa fadiga pode ser breve.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: TCB - Traction Control Brakes - Alternativa ao ABS?

Mensagem por edvar » 21 Jan 2014, 16:47

algumas motinhas chinesas vieram com esse sistema, inclusive chamava de ABS.
Na pratica se o freio for apertado muito forte, abre-se uma valvula pra aliviar a pressão.
Casos como pista molhada escorregadia que a moto derrapa mesmo com o menos toque nos freio este sistema não ajuda em nada.

Pra mim é dinheiro jogado fora
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

Responder