Limpeza e Conservação das Motos.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Aderpa » 18 Dez 2013, 13:42

Este tópico serve para orientar e discutir sobre produtos de limpeza e conservação das motos.
Serve para trocar experiências sobre produtos que deram certo e os que provocaram danos, evitando que outras pessoas também danifiquem as motos.
Como há uma gama imensa de produtos de limpeza e maneiras de lavar a moto, gostaria de reunir aqui a experiência dos outros foristas.

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Aderpa » 18 Dez 2013, 13:56

Na lavagem da minha moto eu começo com a limpeza da corrente.

Atualmente eu uso o desengraxante, aplicado com pincel e um galão cortado em forma de bacia, onde eu ponho o líquido e vou aparando tudo que escorre da corrente e reaplicando.
Deixo o desengraxante agindo enquanto vou lavando a moto. Ao final, esfrego a corrente com um pedaço de pano velho – não uso estopa, pois ela deixa fiapos grudados nos elos, e aplico o lubrificante.

Óleo spray para corrente Mobil (R$24,00)
Imagem

Desengraxante Clarus ElectryMax SDL-17i 1L http://www.ecoalvo.com.br/produto/58030 ... SDL-17i-1L
Imagem

É um solvente caro, R$86,70 o litro, e só o uso porque é 0800. Tem que avaliar o custo benefício: Se você usa produtos caros demais, acaba não sendo viável.

Na lavagem geral da moto eu uso detergente neutro Ype Clear com glicerina, esponja e pincel.

Nos pneus uso uma escova de lavar roupa para esfregar com detergente neutro (Ype). Após a secagem, aplico o silicone em gel ou spray.
Imagem

Após a lavagem e secagem da moto, uso o silicone Grand Prix na carenagem, painel e paralama dianteiro.

Imagem

Apesar de ser caro (R$15,00), é o que melhor deu resultado até hoje. Ele não engordura e aplico até na bolha, dando um excelente brilho depois que ele seca. Antes de secar, a bolha parece que vai ficar opaca, mas não fica. Aplico até no meu capacete, exceto na viseira.

Eu aplico o silicone spray em lata no quadro, manete, retrovisor (não no espelho, mas no plástico), rabeta, bagageiro, bauleto, faroletes, sanfonas da bengala, paralama traseiro, aquelas mangueiras atrás do motor, pedaleiras e corpo da injeção. Dá para aplicar em quase tudo na moto. Ela fica brilhando como nova.

No banco da moto eu não aplico nada. Só lavo com agua e o detergente Ype, para não perder a aderência.

Para secar a moto eu uso flanela. Na secagem do painel, bolha e a carenagem uso uma flanela exclusiva só para estas partes, afim de evitar de riscar.
Editado pela última vez por Aderpa em 19 Dez 2013, 09:49, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
tucho
Participativo
Participativo
Mensagens: 418
Registrado em: 16 Fev 2013, 21:22
Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por tucho » 18 Dez 2013, 17:51

Após lavar, passo cera Grand Prix nas carenagens e para-lama....Dá alguma zica?

Apesar de ter uns 10 meses fazendo isso quase que semanalmente não sei se realmente 'pode', fica com bastante brilho.

Também uso:

Imagem


Mas passo no baú, porta ferramentas e nas abas laterais (aquele que de um lado fica o filtro de ar). Nos plásticos foscos.
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12

Tovo
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Dez 2013, 14:19
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Tovo » 18 Dez 2013, 17:55

Otimas informações amigo! :palmas:
Eu que lavo minha moto pois ela e preta e tenho medo de alguém riscar, mas nunca lavo a corrente, a lavagem melhora a duração da relação?
Abraço!!
Dafra Super 100 (2008)
Fazer 250 (2006)
NXR Broz (2010)

Tenere 250 (2012)

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Aderpa » 18 Dez 2013, 18:57

Tovo escreveu:... mas nunca lavo a corrente, a lavagem melhora a duração da relação?
Abraço!!

Tovo, a corrente você tem que lavar e lubrificar a cada 500Km, ou após andar na chuva. A duração da transmissão depende primordialmente disso! :thumbup:
tucho escreveu:Após lavar, passo cera Grand Prix nas carenagens e para-lama....Dá alguma zica?
Tucho, eu abri este tópico exatamente por causa de uma dúvida: Se é possível usar a cera Grand Prix para tirar pequenos riscos sem danificar a carenagem. Como minha moto tinha menos de um ano e nunca teve nenhum risco, não vi a necessidade de usar a cera até agora. Como você tem usado e não apareceu nada... dê uma maneirada, pois com o tempo pode desgastar muito o verniz e danificar a pintura. Coloque uma foto da cera para gente ter certeza de qual delas você se refere.
Se eu estiver errado, e se alguém tiver mais experiência, pode me corrigir!

Avatar do usuário
tucho
Participativo
Participativo
Mensagens: 418
Registrado em: 16 Fev 2013, 21:22
Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por tucho » 18 Dez 2013, 19:32

A cera é essa aqui:
Imagem


Depois de limpar/lavar a corrente estava usando para lubrificar:
Imagem

Como acabou essa semana, :cry: usei óleo 90 até comprar outra lata de Motul.

Lavo a moto semanalmente, assim limpo e lubrifico a corrente semanalmente. Rodo em média 300 km por semana, acho que até exagero na frequência de lubrificação.
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12

Srgaldino
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Out 2013, 15:11
Cidade onde mora: Juiz de Fora / MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Srgaldino » 18 Dez 2013, 21:01

Ola


Essa cera grand prix e abrasiva e com o tempo vai removendo o verniz da pintura, e ocorre tambem alguns micros riscos.

eu uso colinite ou qualquer cera que nao contem abrasivos.

no plastico preto uso Black & black da mothers.

Avatar do usuário
tucho
Participativo
Participativo
Mensagens: 418
Registrado em: 16 Fev 2013, 21:22
Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por tucho » 18 Dez 2013, 21:23

Srgaldino escreveu:Ola

Essa cera grand prix e abrasiva e com o tempo vai removendo o verniz da pintura, e ocorre tambem alguns micros riscos.

.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Dicas de cera sem abrasivo: Collinite? nunca vi por aqui...
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Radames Aragon » 18 Dez 2013, 22:46

Caras, o único produto q to usando além de gasolina aditivada (pra poder andar) na moto é o lubrificante de corrente Ipiranga:

Imagem

Fico com pena de gastar água (e fadiga) na moto se eu deixo ao relento pra pegar chuva, sol, etc... rs :mrgreen:

Avatar do usuário
spencer.chedid
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 290
Registrado em: 30 Ago 2012, 13:52
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por spencer.chedid » 19 Dez 2013, 09:57

Bacana esse tópico hein Aderpa! :joinha:

O único "cuidado especial" que tenho é com a corrente.
Antes de começar a lavar a moto, aplico o Motul Chain Clean esfregando levemente com uma escova de dentes velha, e deixo agindo enquanto vou lavando a moto.
Quando termino a lavagem, enxáguo a corrente com jato dágua apenas. A sujeira sai quase que 100%.
Seco a moto como uma flanela e, depois de seca, passo um pano velho na corrente para terminar de tirar a sujeira.
Depois aplico Motul Chain Lube.

Fim! :urrruuu:

Vou experimentar esse silicone Grand Prix na próxima lavagem.

Motul Chain Clean:
Imagem

Motul Chain Lube:
Imagem

Responder