Limpeza e Conservação das Motos.
- Aderpa
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Limpeza e Conservação das Motos.
Este tópico serve para orientar e discutir sobre produtos de limpeza e conservação das motos.
Serve para trocar experiências sobre produtos que deram certo e os que provocaram danos, evitando que outras pessoas também danifiquem as motos.
Como há uma gama imensa de produtos de limpeza e maneiras de lavar a moto, gostaria de reunir aqui a experiência dos outros foristas.
Serve para trocar experiências sobre produtos que deram certo e os que provocaram danos, evitando que outras pessoas também danifiquem as motos.
Como há uma gama imensa de produtos de limpeza e maneiras de lavar a moto, gostaria de reunir aqui a experiência dos outros foristas.
- Aderpa
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Na lavagem da minha moto eu começo com a limpeza da corrente.
Atualmente eu uso o desengraxante, aplicado com pincel e um galão cortado em forma de bacia, onde eu ponho o líquido e vou aparando tudo que escorre da corrente e reaplicando.
Deixo o desengraxante agindo enquanto vou lavando a moto. Ao final, esfrego a corrente com um pedaço de pano velho – não uso estopa, pois ela deixa fiapos grudados nos elos, e aplico o lubrificante.
Óleo spray para corrente Mobil (R$24,00)
Desengraxante Clarus ElectryMax SDL-17i 1L http://www.ecoalvo.com.br/produto/58030 ... SDL-17i-1L
É um solvente caro, R$86,70 o litro, e só o uso porque é 0800. Tem que avaliar o custo benefício: Se você usa produtos caros demais, acaba não sendo viável.
Na lavagem geral da moto eu uso detergente neutro Ype Clear com glicerina, esponja e pincel.
Nos pneus uso uma escova de lavar roupa para esfregar com detergente neutro (Ype). Após a secagem, aplico o silicone em gel ou spray.
Após a lavagem e secagem da moto, uso o silicone Grand Prix na carenagem, painel e paralama dianteiro.
Apesar de ser caro (R$15,00), é o que melhor deu resultado até hoje. Ele não engordura e aplico até na bolha, dando um excelente brilho depois que ele seca. Antes de secar, a bolha parece que vai ficar opaca, mas não fica. Aplico até no meu capacete, exceto na viseira.
Eu aplico o silicone spray em lata no quadro, manete, retrovisor (não no espelho, mas no plástico), rabeta, bagageiro, bauleto, faroletes, sanfonas da bengala, paralama traseiro, aquelas mangueiras atrás do motor, pedaleiras e corpo da injeção. Dá para aplicar em quase tudo na moto. Ela fica brilhando como nova.
No banco da moto eu não aplico nada. Só lavo com agua e o detergente Ype, para não perder a aderência.
Para secar a moto eu uso flanela. Na secagem do painel, bolha e a carenagem uso uma flanela exclusiva só para estas partes, afim de evitar de riscar.
Atualmente eu uso o desengraxante, aplicado com pincel e um galão cortado em forma de bacia, onde eu ponho o líquido e vou aparando tudo que escorre da corrente e reaplicando.
Deixo o desengraxante agindo enquanto vou lavando a moto. Ao final, esfrego a corrente com um pedaço de pano velho – não uso estopa, pois ela deixa fiapos grudados nos elos, e aplico o lubrificante.
Óleo spray para corrente Mobil (R$24,00)
Desengraxante Clarus ElectryMax SDL-17i 1L http://www.ecoalvo.com.br/produto/58030 ... SDL-17i-1L
É um solvente caro, R$86,70 o litro, e só o uso porque é 0800. Tem que avaliar o custo benefício: Se você usa produtos caros demais, acaba não sendo viável.
Na lavagem geral da moto eu uso detergente neutro Ype Clear com glicerina, esponja e pincel.
Nos pneus uso uma escova de lavar roupa para esfregar com detergente neutro (Ype). Após a secagem, aplico o silicone em gel ou spray.
Após a lavagem e secagem da moto, uso o silicone Grand Prix na carenagem, painel e paralama dianteiro.
Apesar de ser caro (R$15,00), é o que melhor deu resultado até hoje. Ele não engordura e aplico até na bolha, dando um excelente brilho depois que ele seca. Antes de secar, a bolha parece que vai ficar opaca, mas não fica. Aplico até no meu capacete, exceto na viseira.
Eu aplico o silicone spray em lata no quadro, manete, retrovisor (não no espelho, mas no plástico), rabeta, bagageiro, bauleto, faroletes, sanfonas da bengala, paralama traseiro, aquelas mangueiras atrás do motor, pedaleiras e corpo da injeção. Dá para aplicar em quase tudo na moto. Ela fica brilhando como nova.
No banco da moto eu não aplico nada. Só lavo com agua e o detergente Ype, para não perder a aderência.
Para secar a moto eu uso flanela. Na secagem do painel, bolha e a carenagem uso uma flanela exclusiva só para estas partes, afim de evitar de riscar.
Editado pela última vez por Aderpa em 19 Dez 2013, 09:49, em um total de 1 vez.
- tucho
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Após lavar, passo cera Grand Prix nas carenagens e para-lama....Dá alguma zica?
Apesar de ter uns 10 meses fazendo isso quase que semanalmente não sei se realmente 'pode', fica com bastante brilho.
Também uso:
Mas passo no baú, porta ferramentas e nas abas laterais (aquele que de um lado fica o filtro de ar). Nos plásticos foscos.
Apesar de ter uns 10 meses fazendo isso quase que semanalmente não sei se realmente 'pode', fica com bastante brilho.
Também uso:
Mas passo no baú, porta ferramentas e nas abas laterais (aquele que de um lado fica o filtro de ar). Nos plásticos foscos.
Ténéré 250 - 11/11
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Otimas informações amigo!
Eu que lavo minha moto pois ela e preta e tenho medo de alguém riscar, mas nunca lavo a corrente, a lavagem melhora a duração da relação?
Abraço!!
Eu que lavo minha moto pois ela e preta e tenho medo de alguém riscar, mas nunca lavo a corrente, a lavagem melhora a duração da relação?
Abraço!!
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- Aderpa
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Tovo escreveu:... mas nunca lavo a corrente, a lavagem melhora a duração da relação?
Abraço!!
Tovo, a corrente você tem que lavar e lubrificar a cada 500Km, ou após andar na chuva. A duração da transmissão depende primordialmente disso!
Tucho, eu abri este tópico exatamente por causa de uma dúvida: Se é possível usar a cera Grand Prix para tirar pequenos riscos sem danificar a carenagem. Como minha moto tinha menos de um ano e nunca teve nenhum risco, não vi a necessidade de usar a cera até agora. Como você tem usado e não apareceu nada... dê uma maneirada, pois com o tempo pode desgastar muito o verniz e danificar a pintura. Coloque uma foto da cera para gente ter certeza de qual delas você se refere.tucho escreveu:Após lavar, passo cera Grand Prix nas carenagens e para-lama....Dá alguma zica?
Se eu estiver errado, e se alguém tiver mais experiência, pode me corrigir!
- tucho
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
A cera é essa aqui:
Depois de limpar/lavar a corrente estava usando para lubrificar:
Como acabou essa semana, usei óleo 90 até comprar outra lata de Motul.
Lavo a moto semanalmente, assim limpo e lubrifico a corrente semanalmente. Rodo em média 300 km por semana, acho que até exagero na frequência de lubrificação.
Depois de limpar/lavar a corrente estava usando para lubrificar:
Como acabou essa semana, usei óleo 90 até comprar outra lata de Motul.
Lavo a moto semanalmente, assim limpo e lubrifico a corrente semanalmente. Rodo em média 300 km por semana, acho que até exagero na frequência de lubrificação.
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Ola
Essa cera grand prix e abrasiva e com o tempo vai removendo o verniz da pintura, e ocorre tambem alguns micros riscos.
eu uso colinite ou qualquer cera que nao contem abrasivos.
no plastico preto uso Black & black da mothers.
Essa cera grand prix e abrasiva e com o tempo vai removendo o verniz da pintura, e ocorre tambem alguns micros riscos.
eu uso colinite ou qualquer cera que nao contem abrasivos.
no plastico preto uso Black & black da mothers.
- tucho
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Srgaldino escreveu:Ola
Essa cera grand prix e abrasiva e com o tempo vai removendo o verniz da pintura, e ocorre tambem alguns micros riscos.
.
Dicas de cera sem abrasivo: Collinite? nunca vi por aqui...
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Caras, o único produto q to usando além de gasolina aditivada (pra poder andar) na moto é o lubrificante de corrente Ipiranga:
Fico com pena de gastar água (e fadiga) na moto se eu deixo ao relento pra pegar chuva, sol, etc... rs
Fico com pena de gastar água (e fadiga) na moto se eu deixo ao relento pra pegar chuva, sol, etc... rs
- spencer.chedid
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Bacana esse tópico hein Aderpa!
O único "cuidado especial" que tenho é com a corrente.
Antes de começar a lavar a moto, aplico o Motul Chain Clean esfregando levemente com uma escova de dentes velha, e deixo agindo enquanto vou lavando a moto.
Quando termino a lavagem, enxáguo a corrente com jato dágua apenas. A sujeira sai quase que 100%.
Seco a moto como uma flanela e, depois de seca, passo um pano velho na corrente para terminar de tirar a sujeira.
Depois aplico Motul Chain Lube.
Fim!
Vou experimentar esse silicone Grand Prix na próxima lavagem.
Motul Chain Clean:
Motul Chain Lube:
O único "cuidado especial" que tenho é com a corrente.
Antes de começar a lavar a moto, aplico o Motul Chain Clean esfregando levemente com uma escova de dentes velha, e deixo agindo enquanto vou lavando a moto.
Quando termino a lavagem, enxáguo a corrente com jato dágua apenas. A sujeira sai quase que 100%.
Seco a moto como uma flanela e, depois de seca, passo um pano velho na corrente para terminar de tirar a sujeira.
Depois aplico Motul Chain Lube.
Fim!
Vou experimentar esse silicone Grand Prix na próxima lavagem.
Motul Chain Clean:
Motul Chain Lube: