Limpeza e Conservação das Motos.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Aderpa » 06 Jan 2014, 14:32

Trafeguei pela BR040 em um trecho cheio de minério de ferro e não consegui limpar o motor completamente.
Acho que vou tentar usar a dica do Frederico (água e querosene)! :thumbup:

Já experimentei a Cera Brilho da 3M e deixou a carenagem ótima. Aconselho quem quiser tentar usar esta cera.
O produto não agrediu em nada a carenagem.
Imagem :thumbup:
MaxxTazzi escreveu:Véio vcs judiam das magrelas hein rsrs...
Eu sei que ela são pra isso, mais minha só viu terra 1 vez, só pra tirar a virgindade.
MaxxTazzi, eu aprendi o seguinte: "O barco está seguro no porto. Mas este não é o propósito do barco". Paulo Coelho.
Então estou agindo assim:
- Se tem um lugar legal para ir de moto, eu vou.
- Se sujar eu lavo.
- A sujeira que fica na moto ao final do dia é um prêmio.
- O que estraga a moto é tombo e mau uso (sujar não é mau uso). :thumbup:

Mas tem hora que você tem que pagar uma lavagem profissional, pois não temos todos os recursos (produtos e equipamentos). A moto depois fica como se tivesse saido da concessionária... em estado de zero km. :D

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Aderpa » 06 Jan 2014, 20:35

:offtopic: Limpeza de capacete :offtopic:

Pessoal, depois destes offs meu capacete ficou muito sujo nas partes acolchoadas na região frontal (próximo à viseira). Como não estou muito afim de desmontá-lo (ainda) para lavar, resolvi fazer uma limpeza a seco mesmo. Segue-se o método:

- Retirei a viseira e lavei com detergente (de cozinha) neutro. Seco com papel toalha sem esfregar muito.
- Apliquei Grand Prix Superbrilho UV na viseira e deu uma tom de limpeza diferente.
- No capecete usei pano úmido com Veja e depois apliquei Grand Prix Superbrilho UV também.
- Para tirar o marrom de poeira das partes acolchoadas eu usei Contacmatic Spray Limpa Contato Autobelle
Imagem
- No difusor de ar (narigueira) e entradas de ar, usei o mesmo spray e esfregando com um pincel para fazer a escorrer a sujeira e limpando com um pano.

Trata-se de um spray para limpeza de placas eletrônicas. É um gás que se liquefaz e faz escorrer os resíduos. Não tira realmente a poeira do acolchoamento, mas empurra ela para dentro. Assim, quando eu resolver lavar o capacete, sairá na água. É um paliativo, mas resolve de momento.

Em casa, eu peguei um capacete mais velho e fiz um teste: Usei a Cera Brilho da 3M nele todo, inclusive na viseira! O capacete ficou impecável!
O fato é que, tanto a Cera Brilho quando o Grand Prix Superbrilho UV não danificaram os capacetes.
Na viseira, não vi muita diferença que justificasse o trabalho. Talvez, em uma chuva, estes produtos ajudem a viseira a espalhar mais rápido a água e não atrapalhar a visão. Tive esta ideia depois que li uma matéria do Tite Simões dizendo que usava lustra móvel nas viseira para não embaçar.

FALCÃO - ZIDANE
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Jan 2014, 22:07
Cidade onde mora: Londrina - PR

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por FALCÃO - ZIDANE » 06 Jan 2014, 22:28

Pessoal sou novo no fórum, e estou com um probleminha de estetica, comprei minha AZULONA 2012 ha 3 meses, o antigo dono andava em estrada de terra da minha região, (Londrina, norte do Pr.), não fazia trilha, ele tem um sítio e ia pro sitio toda semana, pegava 5 km de terra, que seco é poeira e molhado barro vermelho, a moto está ótima de pintura, e bem conservada, mas o escapamento não sai a cor de barro vermelho, e eu ja fiz de tudo, lavei com esponja, com pano velho, escova de dente, mas não tem jeito, melhora mas quando seca parece que não fiz nada, o que vcs me aconselham usar no escapamento???
Yamaha RX180 de 1982 a 1992
19 anos sem moto, quanto tempo perdido.
Yamaha Factor125 ED de 08/2011 a 08/2013
Yamaha Tenere 250 de 09/2013 até???
BMW R1150GS 2003 de 02/2016 até???

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Aderpa » 07 Jan 2014, 08:21

Tem jeito sim! Só não sei como.
O Sreeldin levou a moto para uma lavagem profissional e o escapamento voltou completamente limpo.
O serviço da lavagem completa ficou em R$40,00. O problema é que o Sreeldin não acompanhou a execução do serviço e não sabe qual foi o produto usado.
Lamento não saber te informar deste detalhe... mas tem jeito sim.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Radames Aragon » 07 Jan 2014, 08:55

Falcão - Zidane, se vc se refere à curva do cano da descarga, essa cor não é sujeira propriamente, mas resulta do "cozimento" do barro que é jogado pela roda e a tamperatura muito alta, q faz virar essa camadinha de "cerâmica". Parece q realmente é mto difícil tirar, mas vc pode tentar raspá-lo e depois pintá-lo com pintura específica pra escapamento e mesmo assim logo ficará assim novamente.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Fmm4100 » 07 Jan 2014, 09:14

Pessoal,

Cuidado com esse lava jatos, pois costumam usar desengraxante.
Depois da lavagem a moto fica linda, mas a longo prazo vai manchando tudo.

Quanto a terra roxa do Parana, isso mancha tudo.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
frederico cunha
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 25 Jan 2013, 08:46
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por frederico cunha » 07 Jan 2014, 09:48

Eu já abandonei a descarga também como o Radames falou, aquilo ali depois que encardi nunca mais volta ao normal e toda vez vai sujar de novo.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por LMattosBS » 07 Jan 2014, 10:17

pode até pintar com o spray para 600° mais vai encardir novamente com o tempo
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por Aderpa » 07 Jan 2014, 10:29

Foi exatamente esta curva do escapamento que sai do motor e que ficou limpinha depois que o Alex Sreeldin mandou lavar a moto. Nem ele e nem eu sabemos como eles limparam.
Se eu descobrir, informarei aqui.

FALCÃO - ZIDANE
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Jan 2014, 22:07
Cidade onde mora: Londrina - PR

Re: Limpeza e Conservação das Motos.

Mensagem por FALCÃO - ZIDANE » 07 Jan 2014, 23:05

Acho q vou ter que levar num lava rápido e perguntar se fazem o devido serviço, caso contrario procuro outro, até achar um que me garanta o serviço.

O duro é que eu lavo a moto, limpo tudo, engraxo, encero, ela fica brilhando, linda, mas quando olho o escape, putz.... fico desanimado, mas vou achar alguém que me faça esse serviço.

Valeu pessoal, pela orientação, também aprendi alguns truques pra lavar lendo aqui no tópico.

Obrigado.
Yamaha RX180 de 1982 a 1992
19 anos sem moto, quanto tempo perdido.
Yamaha Factor125 ED de 08/2011 a 08/2013
Yamaha Tenere 250 de 09/2013 até???
BMW R1150GS 2003 de 02/2016 até???

Responder