Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por ivnn » 09 Nov 2013, 23:04

Mais nessa época de chuva, é lubrificar hoje e amanha a corrente já esta seca, é um saco, e a roda fica mega suja não tem jeito. Eu uso um oléo para motor de caminhão, mais grosso, só não lembro a especificação dele, mais mesmo o óleo sujando ainda é melhor que graxa.
O óleo que usa na corrente é para engrenagens, e não o de carter. Tem que ficar esperto com a diferença entre a viscosidade do óleo para carter (crankcase) e óleo de engrenagens (gear). As escalas são diferentes:
Imagem

Não é a toa que quem usa óleo de carter na corrente mela tudo. Um óleo grosso para motor de caminhão será mais fino que os de engrenagens, além de eventualmente conterem aditivos agressivos à borracha dos o'rings.

Sobre o MOTUL off-road, a minha experiência é que dura bem, aí pelos 600 km se não encontrar água no caminho, e uns 150km em chuva. Depois dessas quilometragens os roletes começam a apresentar aspecto metálico. Se isso acontece, já passou da hora de lubrificar. Mas o Mutul encheu o saco porque a aplicação do motul eu fazia com cuidado, procurando lubrificar a corrente em todo seu comprimento. Tinha que mover a moto para aplicar, e a aplicação tem que ser com boa pontaria, se não suja tudo. E é caro; uma lata para as duas motos (minha e da esposa) dava só umas 5 vezes em cada.

Eu sei que comparado com "limpar a corrente", o trabalho de aplicação do motul é pequeno. Mas "limpar a corrente" é algo que minha transmissão NUNCA viu, exceto quando toma chuva. Ela estã com 28000km e ainda não estiquei uma marquinha (foram 3/4 de marquinha desde 0km). E aplicar óleo com escova de dente ficou extra fácil depois que eu fiz uma experiência involuntária (estava atrasado):
- Saindo de casa com os roletes ficando metálicos, apliquei óleo apenas nas partes expostas da corrente, com a escova.
- Chegando na firma (2km de distância só) não dava identificar qual trecho passei o lubrificante. O óleo passa dos roletes para coroa/pinhão, que por sua vez passa de volta para outros elos. Depois de rodar um pouco, o óleo se distribui.

A partir daí uso o princípio de menos trabalho. Na maior parte das vezes, aplico apenas nas partes expostas. Se tenho tempo, aplico em tudo - mas mesmo assim não preciso mirar, que nem no motul. É só passar, é mais fácil. E lavar a corrente, só a chuva.

Com 28000km e longe de trocar a relação (talvez eu troque só o pinhão VAZ 14D, que enquanto longe de acabar, apresenta desgaste visível), alguma coisa eu devo estar fazendo certo.

Avatar do usuário
Micheloff
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 16 Mai 2013, 14:00
Cidade onde mora: Hortolandia/SP

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por Micheloff » 09 Nov 2013, 23:04

Dinho escreveu:
Micheloff escreveu:
doug01n escreveu:A minha tenerezinha está com 59.700km. Está agora na terceira relação, cada uma durou cerca de 30.000km, pois acabei de trocar. Uso desde o começo o Motul Off-Road. Suja um pouco a roda, mas dura cerca de 500 a 1000km dependendo do clima, apenas reaplico por cima. Não adere sujeira nem areia. Nunca lavo a corrente ou desengraxo.

Quando dura a relação de vcs usando os métodos que foram citados? Acho que isso conta bastante para escolher o que usar e quanto trabalho dá. Em uma nota de 0 a 10, acho que o meu trabalho é 2.

Abs
Tudo bom Doug? Uma pergunta quanto dura seu Motul? Eu não acho o produto na minha cidade você compra pela net ? Abraços

Michel, Boa noite , esse Motul eu vi hoje na Warrior no stand em Santa Barbara Doeste, tava por 75 Pilas, numa lojinha nova na Olivio franceschini ( Quase em frente a hot motos um pouco mais pra cima ) tem um chamado HP, custa 25, não sei se presta !
Sent from my iPad using Tapatalk
Valeu Dinho... Muito salgado ... Minha relação original foi até os 30 mil, eu quase nunca limpei ela totalmente... Só em algumas lavagens que deixei fazerem, mas me custaram a perda parcial da pintura do motor... Usei uma graxa spray comprei na auto peças Brasil..... Queria ver mesmo se o Motul , como todos dizem é isso tudo! e se suja menos .... Abraço


Sent from my iPad using Tapatalk
"Como os cães, motos são catalisadores sociais que atraem uma categoria superior de pessoas." Chip Brown
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Avatar do usuário
Carlos Boni
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1936
Registrado em: 25 Fev 2013, 12:43
Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por Carlos Boni » 10 Nov 2013, 12:08

Eu usava óleo de motor numa Agrale que tinha pra off pesado e troquei o primeiro jogo nos 40000.
Mas isso foi num tempo em que as coisas eram feitas para durar.
Hoje, Pelo que aprendi, meu maior problema não é o tipo de lubrificante, graxa ou óleo na corrente e sim a graxa que tenho comigo. :?
Peso 110kg, e vez ou outra pego um off. Leve mas que com certeza da uns bons trancos no sistema.
Com isso meu segundo jogo de corrente na T tipo que ovalizou, ou seja não teve um desgaste homogêneo, então fica aquele cleck, cleck delicioso, sendo que coroa e pinhão ainda aguentariam mais uns 10/15mil :pdavida:
Ontem, eu mesmo tentei trocar o conjunto, como sempre fiz com as motos que tive antes, mas quem disse que consegui soltar o pinhão.
Até com alavanca de 1m não deu! acho que soldaram essa P...!!! :pdavida:
Agora, com meu orgulho mecanístico ferido, vou no mecânico... :?
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por doug01n » 11 Nov 2013, 08:18

Eu costumo comprar no centro de SP, sai uns 60 reais. Acho que dura uns 15.000km a 20.000km o tubo. Depende da sua eficiência e perícia para lambuzar a corrente sem exageros. O custo total pode até ser um pouco maior do que usar outros lubrificantes mais baratos, mas eu opto pela ausência de dor de cabeça na aplicação e limpeza (que limpeza?) da corrente.
Administrador

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por MaxxTazzi » 12 Nov 2013, 17:56

É de lubrificante, não sei se já postaram aqui. Achei meio BBB esse lubrificador:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cletas-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por Fabio_joinville » 15 Nov 2013, 12:11

Procurei o óleo SAE 140, mas não encontrei, mas achei um SAE 150, que é um pouco
mais grosso,paguei 15 reais o litro, coloquei um pouco em um reservatório de óleo de
máquina, coloquei o óleo na corrente e gostei do resultao, não respinga e lubrifica bem.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Avatar do usuário
cariocarj
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Jun 2013, 14:34
Cidade onde mora: Itaboraí/RJ
Localização: Região dos Lagos
Contato:

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por cariocarj » 16 Nov 2013, 00:33

Nunca lave sua corrente com querosene danifica, lave sempre com óleo diesel e depois use o que a Yamaha recomenda. Estou fazendo assim agora! Sem que pegar chuva, lubrifique novamente a sua corrente, em lugar que pegue muito poeira, lave com diesel e depois lubrifique.
Blog pessoal http://flaviojesushostiasanta.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; com fotos!

Avatar do usuário
CORTELLINE
Participativo
Participativo
Mensagens: 363
Registrado em: 21 Nov 2012, 12:27
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por CORTELLINE » 16 Nov 2013, 10:51

Uso Molysil Pra corrente... é barato, tem um bico aplicador que não deixa fazer muita sujeira (quase nenhuma) e não deixa a corrente muito melada. não lavo em todas as aplicações, só quando posso ver a sujeira mesmo. Parece que o molysil não deixa a sujeira aderir muito e a corrente parece que tá sempre limpa.
Quando eu usava graxa em spray, apesar de não sujar a roda, ficada uma crosta de sujeira sobre a corrente e dava o maior trabalho pra limpar, agora a corrente parece que tá sempre limpa e eu só reaplico pra manter lubrificada...
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)

Avatar do usuário
Micheloff
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 16 Mai 2013, 14:00
Cidade onde mora: Hortolandia/SP

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por Micheloff » 17 Nov 2013, 09:25

Alguém ja usou o mk66 ? comprando 2 frete é grátis,esse é off mais tem o on também.... andei lendo alguns post no fórum da suzuki e outros e só li elogios...acho que vou nesses...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -motos-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
"Como os cães, motos são catalisadores sociais que atraem uma categoria superior de pessoas." Chip Brown
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Ajuda na escolha de lubrificante de corrente.

Mensagem por Fabio_joinville » 02 Fev 2014, 08:55

Fabio_joinville escreveu:Procurei o óleo SAE 140, mas não encontrei, mas achei um SAE 150, que é um pouco
mais grosso,paguei 15 reais o litro, coloquei um pouco em um reservatório de óleo de
máquina, coloquei o óleo na corrente e gostei do resultao, não respinga e lubrifica bem.
Comprei a menos de 1 semana o Ipiranga Expert, próprio para lubrificação de correntes de motos, achei muito bom, fica um bom tempo, faz 5 dias que usei na corrente e está tudo certo, porém ainda não peguei chuva.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Responder