Discos de Freio: Maior é Melhor?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Wolverine
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 321
Registrado em: 26 Fev 2013, 22:28
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por Wolverine » 18 Out 2013, 03:51

Pessoal, achei interessante uma análise falando sobre o assunto.
Como muita gente está optando pela troca do disco dianteiro, ou tem dúvidas sobre o assunto, eu resolvi repassar a análise feita pelo engenheiro "John C. Welch" da "WC Engenharia". Não é a matéria toda, só peguei algumas partes pq fiquei com preguiça :lol:

Espero que seja de bom proveito! :joinha:


------------

ASSUNTO: Tamanho dos Discos de Freio

O tamanho dos discos de freio tem dois itens a serem discutidos: o diâmetro e a largura. A mudança no diâmetro é mais fácil de se entender. Como uma regra simples, quanto maior o diâmetro do rotor, mais força será disponibilizada para parar a roda, assim como o uso de uma chave de comprimento maior torna fácil torcer um parafuso bem apertado. Se você mantiver as mesmas pinças e as mesmas pastilhas de freio, e ainda sim instalar um disco de freio maior, você terá um maior poder de frenagem. Esse poder de frenagem, pode ser referenciado em Newton-metro (N.m), que é a unidade de momento provocado por uma força exercida a uma distância de um ponto de rotação. Porém, as unidades de fábrica são normalmente produzidas levando em consideração diversos fatores como: tamanho das rodas, pinças utilizadas, peso, pneus, preço, etc.

A espessura do disco é mais difícil de ser discutida. Dizemos que a espessura de um rotor é proporcional a quantidade de calor que queremos reter e dissipar, duas propriedades bastante diferentes (pra não dizer opostas). Um desing apropriado do sistema de freio levará em consideração a otimização da temperatura operacional dos discos e das pastilhas de freio. Um disco fino e sólido (sem vãos) irá reter mais calor do que um disco grosso e ventilado. A chave é escolher um disco que irá dissipar o excesso de calor, mas ainda sim trabalhará na faixa de temperatura das pastilhas de freio. Algumas pastilhas operam bem enquanto frias, outras necessitam de um pouco de calor para que funcionem da maneira devida. A espessura do disco deve então ser escolhida de acordo com as pastilhas de freio, assim como o estilo da condução. Normalmente, quando se tem uma condução mais agressiva, onde se exige bastante dos freios, mais calor terá de ser dissipado, e para isso, deve-se utilizar discos mais grossos ou pastilhas de freio para temperaturas mais elevadas.

O material do disco de freio afeta suas características térmicas e propriedades de atrito e desgaste. Muitas vezes me perguntam sobre os preços dos discos e por que alguns são mais caros do que outros. É uma simples questão de qualidade. Bons discos são mais fieis as propostas e duram mais.

Para o seu carro ou sua moto de todos os dias, você pode ir para o revendedor e comprar discos dianteiros por R$220 cada, ou você pode ir a sua loja local de peças com desconto e obter "a mesma parte" por R$100 cada.

Pergunta simples: sua vida depende de um disco de 100 reais? A minha não.
Bons discos custam um bom dinheiro, e se tratando da minha vida: vale a pena.

--------------------------
Editado pela última vez por Wolverine em 18 Out 2013, 14:36, em um total de 1 vez.
Imagem

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por RAlves » 18 Out 2013, 11:59

Cara, é por isso que confio na powerbrakes. Os produtos tem um custo justo e eles são uma empresa de renome que fornece pra tudo quanto é categoria de automobilismo.

Freio e pneu, duas coisas que não se bota 2° linha.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Wolverine
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 321
Registrado em: 26 Fev 2013, 22:28
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por Wolverine » 18 Out 2013, 14:34

RAlves, é a powerbrakes já está consagrada, utiliza materiais duráveis, e os produtos tem custo justo mesmo.
Estamos testando agora é a mrdiscodefreio que pelo que me parece também são excelentes.
Até o fds que vem instalo meu disco MR que chegou ontem, e dpois posto pra vcs como ficou! :joinha:

Mas nessas peças realmente, não tem como pagar pouco não!

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por RAlves » 18 Out 2013, 16:15

Os discos MASTER também são show de bola, galera das SM que usa sempre.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
MARCIO MPS2000
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 72
Registrado em: 09 Fev 2013, 20:35
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por MARCIO MPS2000 » 21 Out 2013, 17:27

Wolverine, blz ?

Sinceramente falando eu acho totalmente desnecessário trocar os discos das nossas Ténéré´s. Eles estão bem dimensionados para o peso, porte e velocidade que a Moto alcança. Só vejo dois pontos a melhorar: Trocar o conduíte pelo Aeroquip e o fluido pelo DOT 5. No mais eu não troco nada...Pra mim é o suficiente e mantenho o Projeto original. Não é uma moto para agente ficar extraindo o máximo de desempenho possível ...e impossível. Agora se você me perguntar: O que a Yamaha poderia melhorar ? Eu te respondo sem dúvida: ABS. De resto acredito ser no mínimo discutível (e talvez perigoso..) ficar fazendo troca de discos/parafusos/suportes de pinça, por produtos paralelos de qualidade nem sempre confiáveis. Além do quê a Moto pode chegar a frear tanto que poderá travar a roda. Do jeito que ela foi projetada o equilíbrio foi alcançado, com boas frenagens, não trava com facilidade e ainda possuiu um custo de manutenção satisfatório.

Boas frenagens !!! :thumbup:
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS

Avatar do usuário
Wolverine
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 321
Registrado em: 26 Fev 2013, 22:28
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por Wolverine » 21 Out 2013, 18:48

MARCIO MPS2000 escreveu:Wolverine, blz ?

Sinceramente falando eu acho totalmente desnecessário trocar os discos das nossas Ténéré´s. Eles estão bem dimensionados para o peso, porte e velocidade que a Moto alcança. Só vejo dois pontos a melhorar: Trocar o conduíte pelo Aeroquip e o fluido pelo DOT 5. No mais eu não troco nada...Pra mim é o suficiente e mantenho o Projeto original. Não é uma moto para agente ficar extraindo o máximo de desempenho possível ...e impossível. Agora se você me perguntar: O que a Yamaha poderia melhorar ? Eu te respondo sem dúvida: ABS. De resto acredito ser no mínimo discutível (e talvez perigoso..) ficar fazendo troca de discos/parafusos/suportes de pinça, por produtos paralelos de qualidade nem sempre confiáveis. Além do quê a Moto pode chegar a frear tanto que poderá travar a roda. Do jeito que ela foi projetada o equilíbrio foi alcançado, com boas frenagens, não trava com facilidade e ainda possuiu um custo de manutenção satisfatório.

Boas frenagens !!! :thumbup:
Fala Marcio, blza!

Realmente a moto pode responder melhor apenas com aeroquip / fluido / pastilhas de qualidade. Também sempre fui um conservador dos projetos originais e defensor das maquinas de fábrica. Não é por um acaso que gastam algumas centenas de horas de engenharia para projetar, simular, montar e testar a moto.

A primeira vista parecer realmente ser promissor trocar os discos por maiores. No entanto, existem muitas oportunidades para fazer as coisas de forma péssima e realmente fazer a performance de frenagem bastante piores do que os freios, aparentemente insignificantes, que equipam a moto como padrão. Realmente, não adianta analisar APENAS os tamanhos dos freios em si para entender se haverá uma melhora no conjunto como todo.

Há muito mais sobre os freios do que o que nos saltam os olhos; Outros detalhes tem de ser considerados: a transferência de peso e o clico de tração. Mas é claro que eu não sou dotado de experiências que me faça compreender tudo e testar a influência de todas essas mudanças sozinho. Infelizmente, sou apenas um leigo que procura melhorar de alguma forma mais efetiva a frenagem de uma moto que cá entre nós deixa a desejar. No meu caso, pode saber que estou fazendo isso com o máximo de preocupação e cuidado, e com pessoas que realmente entendem do assunto! :joinha: E claro, assumindo meu risco!

Mas não deixa de ser uma matéria interessante sobre os discos! :mrgreen:

Abraços

MarceloMC
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Ago 2013, 10:54
Cidade onde mora: Maricá/RJ

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por MarceloMC » 22 Out 2013, 11:21

No caso da TNR o freio original não me atende adequadamente, sou um motociclista de perfil conservador, mais de 42 anos, casado com filhos, já tive outras motos de 2T e 4T, dirijo moto e carro a 26 anos, nunca participei de corridas nem sofri nenhum acidente que deixasse mais que pequenos arranhados. Se os engenheiros das montadoras fossem tão bons assim não teríamos quadros rachando, cabeçotes e mangueiras estourando, suspensões babando e tantos recalls na indústria automobilística. Acho sim o freio da minha TNR uma droga, ando geralmente acompanhado e faço156KM em media por dia, 60% estrada e 40% transito caótico do RJ, uso minha moto somente para me deslocar de casa para o trabalho na companhia da minha esposa (total 160Kg) e NUNCA saio com possibilidade maior que 30% de chuva! Fiz a troca do disco, pastilha e fluido da minha moto, não troquei as mangueiras por aeroquip pois não creio que elas estejam sendo o problema, não estão fadigadas senão me engano elas não são as mesmas que equipavam a LANDER das 1ºas gerações, e ai esta mais um motivo para não confira nos engenheiros, pois foi um deles que dimensionou o sistema e deu a especificação dessas mangueiras, que todos no final acabam trocando. Acho um absurdo a YAMAHA não fazer esses ajustes na moto já passados tantos anos, no final só trocam a cor e adesivos.
É uma questão de bom senso uma pessoa que trocou seu sistema de freio, para um com maior capacidade de frenagem, redobrar a atenção nas primeiras semanas para se adaptar a nova dinâmica da moto, o cara não vai sair trocando algo tão vital e que representa sua segurança e tocar a moto da mesma maneira!!
Da mesma maneira que ninguém coloca pastilhas novas e sai freando como se fossem as antigas!! Haverá uma necessidade de assentamento, diferença de fabricante e material, etc... Na troca de disco, pastilha e fluido haverá mais necessidade de atenção!! Posso dizer que meu sistema de freio dianteiro esta SIM mais progressivo, menos abrupto, e reduziu a distancia de frenagem. Mas isso foi um processo de consciência minha de tomar cuidado, prestar mais atenção, evitar situações desnecessárias nas 2 primeiras semanas. Ontem tive 3 situações em que tive que alicatar meu freio, na 1º tomei um susto e deixei parte do meu pneu na pista, mas nas seguinte consegui perceber o tato em uma situação de emergência. Tudo vai depender de bom senso e da experiência do motociclista, mas AFIRMO que com o meu freio como estava (original) eu teria me dado MUUUUUUUITO mal!! Cuidado na compra de seus discos, cuidado na hora de instalar e PRINCIPALMENTE cuidado ao dirigir!!
Não façam a troca por questões estéticas, façam somente se sentirem necessidade e pensando em sua segurança em 1º lugar!!!

Abraços
MarceloMC

Avatar do usuário
Wolverine
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 321
Registrado em: 26 Fev 2013, 22:28
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por Wolverine » 22 Out 2013, 11:46

Marcelo :ohhhhh: Agradeço a contribuição. É ótimo poder ouvir da experiência também!

Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por Vitor Barreto » 22 Out 2013, 12:41

Caraca,

É exatamente o que estava pensando ao ler o post do amigo MARCIO MPS2000.... Concordo com o MarceloMC. Quantas falhas de projeto ou escolha de materiais vagabundos não há em nossas motos?! Será que esse lance de "pensado por um engenheiro que estudou a moto" não se perde na ambição de $ e redução de custos?

Vide material da sanfonas, vagabundos, que já rasgaram na minha moto (e dando uma busca no fórum vi de vaaarios foristas o mesmo). Poderiam utilizar os mesmo da Circuit. Quanto iria aumentar no preço da final da moto? 30,00$..

Aros e base dos retrovisores enferrujados com dois meses de uso, banco que deixa a bunda dormente com 100kms, será que isso tbm foi bem pensado e projetado, se sim, a gente ta fuuuuu com esses engenheiros/projetistas.

Obviamente, a troca do disco requer muito cuidado e atenção na adaptação.

Farei alguns testes em local deserto e sozinho, para depois ganhar as estradas com a patroa. Se não gostar volto o original, mas acho difícil ficar pior do que está...
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

Avatar do usuário
Stefano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Set 2013, 18:17
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por Stefano » 22 Out 2013, 19:04

Concordo com vocês em quase tudo, mais nem sempre um item problemático em uma moto, é falha de projeto, ha outras questões envolvidas, a primeira se chama custo, os engenheiros buscam o melhor custo beneficio, e não necessariamente o melhor beneficio, os cálculos são feitos cada vez com menor tolerância, mais na pratica muita economia as vezes contraria os cálculos, são muitas as variáveis do dia a dia o que acaba não refletindo os testes em fabrica. Por isso não só com motos mais com carros também tem sido comum as primeiras fornadas virem cheias de problemas, como as flautas da Ténéré no seu primeiro ano de fabricação
Outro ponto é a busca por fornecedores que oferecem melhor preço, e ai o barato sai caro, quem paga o pato é o consumidor, e a fabrica é obrigada a fazer recall.
Não estou defendendo a Yamaha, que por questão de respeito ao seu fiel consumidor deveria já ter melhorado esse sistema de freio, mais só explicando a coisa por outra lado sempre existe um outro lado.
Um outro fator interessante, é que a Yamaha sempre teve muitas qualidades em suas motos, mais os freios sempre foram abaixo do esperado, vide rd350 a viuvá negra que andava muito e não freava nada, em todos os testes que já li de motos a observação sobre os freios era quase sempre a mesma, vantagem para Honda, ainda que pequena, vide YBR X TITAN, XTZ X BROS, FAZER X CB 300 E XRE X TÉNÉRÉ, só não sei falar das esportivas XJ, R6 E R1

Responder