Discos de Freio: Maior é Melhor?
- LMattosBS
- Moderador
- Mensagens: 2085
- Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
Leonardo Mattos
- tucho
- Participativo
- Mensagens: 418
- Registrado em: 16 Fev 2013, 21:22
- Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
Coloquei o discão da MRdiscos de 330mm comprado aqui no fórum através de compra coletiva.
Após 2.000 km agora posso garantir que a melhora na frenagem é absurda.
De borrachudo e 'Jesus não vai dar tempo' passou a frear forte, firme e controlado.
Então respondendo a pergunta: Discos de Freio: Maior é Melhor? Sim, muito melhor.
Após 2.000 km agora posso garantir que a melhora na frenagem é absurda.
De borrachudo e 'Jesus não vai dar tempo' passou a frear forte, firme e controlado.
Então respondendo a pergunta: Discos de Freio: Maior é Melhor? Sim, muito melhor.
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
Pessoal, discordo totalmente do que fora dito pelo suposto "engenheiro John C. Welsh", pois já li a respeito disso em fóruns gringos e o fato de se ter mais "torque" em um disco maior é pura falácia (pra quem não sabe, falácia é uma coisa que faz muito sentido, mas não é verdade).
O fato é que quando você considera a velocidade linear na ponta de um disco de freio, quanto maior o disco, maior a velocidade linear também, tornando mais difícil de a pinça segurar. Resumidamente, a eficiência ao se usar um disco de freio maior não é alterada.
Qual é a vantagem ao se aumentar o disco de freio, então?
A vantagem é diminuir a temperatura, visto que um disco maior oferece uma área maior de contato com o ar.
Motos de corrida usam pinças radiais pra facilitar a troca dos discos por maiores ou menores conforme as condições da pista. Pista com mais retas exigem discos maiores, pois a frenagem depois de um retão causa um aquecimento maior nos discos do que várias frenagens menores espaçadas.
A desvantagem de aumentar o tamanho do disco é aumentar a massa suspensa (torna a suspensão ineficiente, pois a roda fica mais "pesada"), e o aumento do efeito giroscópio, dificultando a entrada nas curvas.
Moral da história: vale a pena trocar por um disco maior? Só se você usa a moto em circuitos e deixa pra frear em cima da curva. Se você é um usuário normal, não vale nada e ainda traz os malefícios supracitados.
Se você está sentindo o freio borrachudo demais, troque o fluído de freio.
O fato é que quando você considera a velocidade linear na ponta de um disco de freio, quanto maior o disco, maior a velocidade linear também, tornando mais difícil de a pinça segurar. Resumidamente, a eficiência ao se usar um disco de freio maior não é alterada.
Qual é a vantagem ao se aumentar o disco de freio, então?
A vantagem é diminuir a temperatura, visto que um disco maior oferece uma área maior de contato com o ar.
Motos de corrida usam pinças radiais pra facilitar a troca dos discos por maiores ou menores conforme as condições da pista. Pista com mais retas exigem discos maiores, pois a frenagem depois de um retão causa um aquecimento maior nos discos do que várias frenagens menores espaçadas.
A desvantagem de aumentar o tamanho do disco é aumentar a massa suspensa (torna a suspensão ineficiente, pois a roda fica mais "pesada"), e o aumento do efeito giroscópio, dificultando a entrada nas curvas.
Moral da história: vale a pena trocar por um disco maior? Só se você usa a moto em circuitos e deixa pra frear em cima da curva. Se você é um usuário normal, não vale nada e ainda traz os malefícios supracitados.
Se você está sentindo o freio borrachudo demais, troque o fluído de freio.
- Radames Aragon
- Administrador
- Mensagens: 2932
- Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
- Localização: São Cristóvão
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
Acho q esses comentários do ghamauricio fazem muito sentido, eu tb suspeitava q o disco maior e a área menor de atrito deixava eles por elas nesse discão...
- tucho
- Participativo
- Mensagens: 418
- Registrado em: 16 Fev 2013, 21:22
- Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
É teorias a parte, na prática meu freio esta muito, muito melhor. E não é fator psicológico pois já andei em Té com freio original e é uma merda mesmo. Outros já andaram e conferiram a melhoria.
Ai vai dá pessoa querer investir $$ para tirar a dúvida.
Investi e fiquei muito feliz com o resultado.
Ai vai dá pessoa querer investir $$ para tirar a dúvida.
Investi e fiquei muito feliz com o resultado.
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12
- Fmm4100
- Administrador
- Mensagens: 4288
- Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
- Cidade onde mora: Jundiaí/SP
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
Nada é melhor que a pratica.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
- ADRIANORX
- Usuário
- Mensagens: 119
- Registrado em: 04 Abr 2013, 11:06
- Cidade onde mora: POA/RS
- Localização: PORTO ALEGRE
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
tucho escreveu:É teorias a parte, na prática meu freio esta muito, muito melhor. E não é fator psicológico pois já andei em Té com freio original e é uma merda mesmo. Outros já andaram e conferiram a melhoria.
Ai vai dá pessoa querer investir $$ para tirar a dúvida.
Investi e fiquei muito feliz com o resultado.
Qual valor investimento que fizeste?
ADRIANORX
- tucho
- Participativo
- Mensagens: 418
- Registrado em: 16 Fev 2013, 21:22
- Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
Adriano, paguei R$192,00 no disco 330mm do fabricante MRdiscos em compra coletiva aqui no fórum. Compramos com a PHmotos.
A instalação ficou de 'graça'. Coloquei na revisão de 15.000.
A instalação ficou de 'graça'. Coloquei na revisão de 15.000.
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12
- paulo.rcmuniz
- Usuário+
- Mensagens: 205
- Registrado em: 20 Jun 2011, 11:55
- Cidade onde mora: Salvador/BA
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
Para dirimir todas as dúvidas:
http://www.powerbrakes.eng.br/pages/teste.html
Mas, em resumo, o aumento do diâmetro do disco, por si só, aumenta SIM a força efetiva de frenagem, mesmo mantendo os mesmos componentes complementares (pastilhas, fluido, cilindro-mestre, mangueiras...).
O que tem que ser levado em conta, neste caso, é o "momento" da força, ou seja, o bom e velho "efeito alavanca". Quanto maior o raio do disco, maior será a alavanca (distância entre o ponto de aplicação da força, pinça+pastilhas, e o apoio, no caso consideramos o eixo da roda como ponto de apoio).
Em miúdos: quanto maior a alavanca, maior será a força no ponto de apoio!
Instalei o discão Powerbrakes na minha Té e estou vivendo uma outra realidade em relação ao disco original. Tenho que fazer um esforço muito menor no manete para frear, e em condições de emergência, o freio pára que é uma beleza! Só tem que acostumar pra não alicatar de vez e travar a roda.
Vale cada centavo!!!
(E eu que o diga, pois já caí por falta de uns 10% a mais de eficiência no freio original.)
http://www.powerbrakes.eng.br/pages/teste.html
Mas, em resumo, o aumento do diâmetro do disco, por si só, aumenta SIM a força efetiva de frenagem, mesmo mantendo os mesmos componentes complementares (pastilhas, fluido, cilindro-mestre, mangueiras...).
O que tem que ser levado em conta, neste caso, é o "momento" da força, ou seja, o bom e velho "efeito alavanca". Quanto maior o raio do disco, maior será a alavanca (distância entre o ponto de aplicação da força, pinça+pastilhas, e o apoio, no caso consideramos o eixo da roda como ponto de apoio).
Em miúdos: quanto maior a alavanca, maior será a força no ponto de apoio!
Instalei o discão Powerbrakes na minha Té e estou vivendo uma outra realidade em relação ao disco original. Tenho que fazer um esforço muito menor no manete para frear, e em condições de emergência, o freio pára que é uma beleza! Só tem que acostumar pra não alicatar de vez e travar a roda.
Vale cada centavo!!!
(E eu que o diga, pois já caí por falta de uns 10% a mais de eficiência no freio original.)
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!
Ride safe, and ride forever!
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!
Ride safe, and ride forever!
- LMattosBS
- Moderador
- Mensagens: 2085
- Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?
Super moto usa discos maiores não é atoa... mas tambem tem a quantidade de cilindros por pinça.. diâmetro do cilindro .. e muito muito técnico o assunto...
Leonardo Mattos