De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
freakingjerk
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Ago 2013, 14:27
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por freakingjerk » 22 Ago 2013, 09:46

Pessoal vocês sabem sobre a presença de Postos de Gasolina neste trecho? Seria recomendado abastecer a cada 200km? o que vocês acham?

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por ivojoseaug » 22 Ago 2013, 10:02

freakingjerk escreveu:Pessoal to planejando uma viagem para Capim Grosso na Bahia, saindo de SP capital, são pouco mais de 2000 KM, quero ir ficar uma semana e voltar. Quem ja fez viagem longa com a Tenere, o que pode me dizer sobre o comportamento dela? Vou trocar o oleo antes de ir, bem como o filtro de oleo, vou fazer uma revisão geral também. E quanto a roubos na estrada? será que é viável essa viagem?
Saia cedo, para a cada 100km pra esticar o corpo, não se estresse durante a viagem, não coma comidas pesadas, coma menos do que comeria normalmente, mas coma bem. Frutas, cereais, proteínas. Não coma gorduras em excesso, para não ficar sonolento na viagem. Se , por algum motivo, no meio da estrada, perder a vontade de continuar, pare e arrume um lugar para pernoitar, só vale a pena viajar sozinho se estiver 100% motivado.

Alguns trecos que me ajudam muito na tenere: Bermuda de ciclista, punho ergonômico (possibilita manter a moto acelerada sem fechar a mão), um banco melhor(erê, pedrinho, forrado por algum tapeceiro). Use uma balaclava, vale a pena e é barato.

Não abuse do peso na região do bagageiro, é melhor levar as roupas em uma mochila ou algo que possa ser preso no banco do passageiro. Leve óleo para lubrificar a corrente, ou o que vc gosta de usar. Faça um reaperto geral dos parafusos da moto.

O mais importante que eu posso dizer, deixei por ultimo: Rode devagar. Max 110. Rajadas de vendo desestabilizam a tenere. Com uma velocidade menor, você pode visualizar buracos e problemas na pista com tempo hábil para reagir corretamente. A 100 km/h a tenere viaja tranquila, econômica e sem surpresas. O problema , para mim, é mais fisiológico mesmo. Imagine aqueles retões, descida em uma BR. A gente olha pra frente e da vontade de torcer o cabo. Eu não faço mais isso. Mantenho os 100/110 porque a descarga de adrenalina envolvida estressa quimicamente o corpo, quando ela PASSA, você fica menos tolerante a dor e sua atenção diminui, prejudicando a viagem como um todo. Mas isso cada um que se entenda, como você pediu opiniões, to relatando o que eu faço.

Boa viagem e lembre que a prioridade é ficar vivo.

Avatar do usuário
frederico cunha
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 25 Jan 2013, 08:46
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por frederico cunha » 22 Ago 2013, 10:43

A Br 116 em minas é o inferno, muito morro, caminhão de minério (filhos da puta e não estão nem ai para motos ou carros) e a viagem não vai render. A opção do Bega é legal, Fernão Dias está ótima e a estrada para Montes Claros foi recentemente reformada. Só não faria esse trecho em um dia. Afinal, são 1000 km e vc terá que atravessar BH de qualquer jeito, e a estrada até Curvelo é bem cheia e perigosa (Br 040). Recomendo parar em Curvelo ou Corinto para não se sacrificar tanto, pq de BH até Montes Claros é bastante chão (estrada com muitas retas e cansativa, é perigosa para quem já esta cansado). Outra coisa, passou de Curvelo pra cima (em Minas) e até a Bahia os postos de Gasolina são bem escaços, dê uma pesquisada por eles no caminho. No mais, boa viagem!

Avatar do usuário
CORTELLINE
Participativo
Participativo
Mensagens: 363
Registrado em: 21 Nov 2012, 12:27
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por CORTELLINE » 22 Ago 2013, 13:21

Várias dicas legais de quem roda bastante... Agora o cara só não viaja se não quiser...
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por diegonunes » 22 Ago 2013, 13:33

Com minha humilde experiência, rodaria 2000 km em 3 dias. Quanto a autonomia, pode completar o tanque a cada 300 km, andando a 110 km/h como velocidade de cruzeiro, com margem de segurança.

A moto é muito robusta, só precisa tá com a manutenção trivial em dia.

No mais, seguem as coisas de sua preferência.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

freakingjerk
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Ago 2013, 14:27
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por freakingjerk » 23 Ago 2013, 12:26

Bom pessoal, essa viagem vai acontecer em dezembro, vou tentar rodar 1000km por dia, nem que for apenas no primeiro, vamos ver o que acontece.
Obrigado pelas dicas.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por ivojoseaug » 23 Ago 2013, 14:14

1000 por dia é iron butt.

andre melgar
Novato+
Novato+
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Nov 2012, 20:16
Cidade onde mora: porto velho / ro
Localização: porto velho

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por andre melgar » 23 Ago 2013, 17:18

vai sem medo e se der medo vai do mesmo jeito e muito legal essas aventuras, eu mesmo rodei 700 km em so dia de porto velho a vilhena RO na minha tenere 250 foi maravilhoso...

andre melgar
Novato+
Novato+
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Nov 2012, 20:16
Cidade onde mora: porto velho / ro
Localização: porto velho

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por andre melgar » 23 Ago 2013, 17:20

e dificil rodar 1000 em um so dia pois tu tens que parar para repor as energias tirar algumas fotos beber agua e outras coisas ....

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: De São Paulo a Bahia de Tenere 250

Mensagem por fjruthes » 23 Ago 2013, 18:08

Dá pra rodar 1000 km por dia tranquilo.. Masss, não espere começar a dor o corpo pra parar... Deu 100km +/-, pare uns 10 ou 15 minutos, mesmo achando que dá pra continuar... O que muitos fazem é rodar até não aguentar mais, ai parar... Isso é a pior buxa, depois que o corpo começa a doer, vc para a dor alivia, sobre na moto em 10 minutos tá com dor novamente... Então, é melhor ir tranquilo, parando sempre, que vai chegar inteirão no destino...

No mais, boa viagem ;)
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Responder