Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
silva
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 21 Jul 2013, 01:44
Cidade onde mora: Maracanaú/Ce

Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por silva » 21 Jul 2013, 17:08

Olá, pessoal!! Sou novo por aqui!

Gastaria que me ajudassem... Bem, sou amante de veículo de duas rodas. Possuo uma Factor ed 2012 com 14.500 km. Bem, recentemente atropelei um cachorro e passei 2 semanas em casa de molho. Depois disse comecei a me preocupar com a segurança dessas motos pequenas, pois me disseram que se tivesse numa moto grande não teria caído. Pois então, além disso, tem o conforto. Por isso estou à procura de uma moto maior, no caso a ténéré ou a lander. Eu apenas uso moto para ir pra faculdade, o que dá uma média de 50 km por dia, além de nos finais de semana passear com a gata. A questão é que minha motinha faz uma média de 48km/litro (o caminho de casa a faculdade é uma BR sem trânsito) com gasolina aditivada. A bichinha não me dá gasto nenhum além desse. Aí reside meu medo, de pegar uma moto como a TÉNÉRÉ e passar a ter um gasto excessivo.

O que vocês acham?? As peças da tenere são muito mais cara que a da factor?? O custo pra manter é muito mais alto?? Por favor, me ajudem, pois tem um rapaz que se interessou em trocar a tenere dele 2012 com 6.500 km rodados na minha factor (claro que vou dar a volta).

PS.: Levem em consideração esse meu percurso diário de 50 km.
Desde já agradeço muito!!

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por Marcel Valim » 21 Jul 2013, 19:47

Bem vindo.
Bom, cair nessas circusntâncias você cai com a pequena e com a grande.
Não vai ter muita difereça na manutenção, nada muito significativo. Óleo, filtro, vela, etc. Mas o seguro pode sim pesar mais, contando que você usará pra ir à faculdade, além do consumo, em torno de 30 por litro e um eventual tombo.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por MaxxTazzi » 21 Jul 2013, 20:43

Bem, acredito que você definiu o objetivo, custo x benefício com segurança a Té vai te cobrir em todos eles.

Não vou entrar em detalhes, mais ela hoje é a moto de sua categoria.

Enviado de meu Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
dreto
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 07 Fev 2012, 12:39
Cidade onde mora: Dresden/Deutschland

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por dreto » 22 Jul 2013, 09:32

Bom dia Silva, tudo bem?

Mantenho minha Tenere sempre sem pendências, e felizmente com custo muito baixo. Para que você tenha ideia:

Pneus - jogo: 15000km - R$450 em média
Filtro e óleo - 5000km - R$100 no máximo
Itens simples da revisão - Eu mesmo faço
Itens mais complicados (folga de válvula, lubrificação da balança, lubrificação da direção) - 10000km - R$30 por evento em média

Meus trajetos são do mesmo tipo do seu... estrada, quase plano, velocidade perto da constante. Ando sempre regrado e sem carga, raramente ultrapassando os 100km/h e já consegui consumo de 38km/l (em 80km/h de média) até 30km/l (em 95~100km/h em média), sempre mantendo a calibragem dos pneus.

Assim, acredito que a Tenere seria uma boa pedida para seu perfil. Claro, considere o seguro mais caro.

Até

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por Kakko » 22 Jul 2013, 09:48

Dificil responder pois não tenho dados dos preços de ítens da Factor ( pneus, relação, quant. óleo, etc ) mas acreedito que o que vai pesar mais seriam os pneus, seguro, consumo.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por allex2000 » 22 Jul 2013, 10:47

Os gastos não vão ser muito expressivos pelo benefício e conforto que você vai agregar com a TNR. Eu tinha a XTZ 125 (mesmo motor Factor) antes da minha Lander, o consumo da 250cc é obviamente maior mas a eficiência também, pois vc terá literalmente o dobro de potência mas não o dobro de consumo, se vc anda tranquilo como mencionou sua moto vai fazer em média 30~33km/l, eu não acho pesado pra bolso nenhum, com certeza é mais barato que ônibus..rsrs

A moto é injeção eletrônica, freios a disco nas 2 rodas, alta, bom faról, econômica, leve e bonita - ao meu ver você só tem a ganhar com a Teneré!!!

Boa análise e boa sorte!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por msfazer » 23 Jul 2013, 11:46

Ainda bem que vc está bem, isso é o mais importante! E o cachorro, como ficou?! Espero que tenha sobrevivido....... :(

Não cai nesse conto que com uma moto grande vc não cairia. Vc iria cair com qq veículo que exigisse equilíbrio: Moto, bike, skate....
A não ser que fosse essa moto:
Imagem

Cara.... vai ser mais caro manter a Tenere sim. Principalmente peças de manutenção - filtros, pastilhas, etc. E esse consumo, esquece!!!

Com a Ténéré vc vai fazer uma média de 30-35km/lt com muito custo, sem se empolgar no acelerador. Aqui, no anda e para de SP, eu faço uma média de 28-29km/lt.

Enfim.... vá pra Tenere pq quer uma moto que vai te cansar menos, pq ela tem melhor desempenho, pq ela é mais confortável.... mas não pra gastar menos! Se sua principal preocupação é o custo de manutenção, eu te diria que a sua moto já está te atendendo bem.

Boa sorte e juízo na escolha!

Abs!


EDIT: Concordo com o Allex2000! A Ténéré vai ser uma excelente moto tanto pro uso diário quanto pros passeios do fim de semana! Com certeza, se do ponto de vista financeiro não for um empecilho vc manter a moto, com certeza vc vai gostar da troca!

Avatar do usuário
Denis Rs2
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 277
Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
Cidade onde mora: Barbacena - MG

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por Denis Rs2 » 23 Jul 2013, 17:28

tinha esse medo antes de trocar minha primeira moto, uma YBR 125 2005 na minha ex-fazer, mas não me arrependo nem um pouco, fique quase 3 anos com a fazer e já 2 anos com a Té, a relação, dura o dobro (se manter limpa e lubrificada), pneus nem são tão mais caros assim, pastilhas de freio idem, o único problema seria um tombo, na Té sai beem mais caro, eu acho que compensa sim a troca, a segurança que a Té ou outra 250 vai te dar, é na hora de uma ultrapassagem, pra sair da frente de uma carreta, buracos, cachorro te derruba com qualquer moto... :thumbup:

silva
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 21 Jul 2013, 01:44
Cidade onde mora: Maracanaú/Ce

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por silva » 23 Jul 2013, 23:13

Pois é, pessoal!!

Não rolou o negócio pq o caba pediu 7 mil conto de réis de volta. A minha e a dele são 2012. Se for pra esse valor à vista, prefiro pegar uma 2013 na concessionária!

Mas tô vendo com outras motos, tbm Tenere, essa troca.

Gente, eu só não quero gasto excessivo! Mas, claro, o conforto compensa... Mais aí vc bota seguro também, que por aqui, pela sulamerica com porto seguro, sai em torno de R$ 1.200,00... Então não quero uma moto muito beberrona.

Obrigado a todos que postaram até agora, estão me ajudando muito me fazendo conhecer essa moto. Na verdade, aqui em Fortaleza, eu vi uma vez só uma Tenere na rua... Não pq q ela não é tão vendida por aqui...

silva
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 21 Jul 2013, 01:44
Cidade onde mora: Maracanaú/Ce

Re: Custo da TÉNÉRÉ em relação às motos de menor cilindrada

Mensagem por silva » 23 Jul 2013, 23:54

msfazer escreveu:Ainda bem que vc está bem, isso é o mais importante! E o cachorro, como ficou?! Espero que tenha sobrevivido....... :(

Não cai nesse conto que com uma moto grande vc não cairia. Vc iria cair com qq veículo que exigisse equilíbrio: Moto, bike, skate....
A não ser que fosse essa moto:
Imagem

Cara.... vai ser mais caro manter a Tenere sim. Principalmente peças de manutenção - filtros, pastilhas, etc. E esse consumo, esquece!!!

Com a Ténéré vc vai fazer uma média de 30-35km/lt com muito custo, sem se empolgar no acelerador. Aqui, no anda e para de SP, eu faço uma média de 28-29km/lt.

Enfim.... vá pra Tenere pq quer uma moto que vai te cansar menos, pq ela tem melhor desempenho, pq ela é mais confortável.... mas não pra gastar menos! Se sua principal preocupação é o custo de manutenção, eu te diria que a sua moto já está te atendendo bem.

Boa sorte e juízo na escolha!

Abs!


EDIT: Concordo com o Allex2000! A Ténéré vai ser uma excelente moto tanto pro uso diário quanto pros passeios do fim de semana! Com certeza, se do ponto de vista financeiro não for um empecilho vc manter a moto, com certeza vc vai gostar da troca!

hehehe... Cara, o cachorro morreu na hora. O pobe véi nem deve ter sentido dor... Eu tava perto de 100 km/h. Eu acho que só não me quebrei mais por causa da mochila!

Responder