Aro Roda Dianteira Enferrujando

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
ADRIANORX
Usuário
Usuário
Mensagens: 119
Registrado em: 04 Abr 2013, 11:06
Cidade onde mora: POA/RS
Localização: PORTO ALEGRE

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por ADRIANORX » 18 Dez 2013, 12:15

Na minha opinião ficou linda Parabéns, o pezinho lateral teve que adaptar?
Adrianorx

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por Fabio_joinville » 18 Dez 2013, 13:56

Cara, o meu dianteiro está perfeito mais o traseiro não está aquelas coisas, comprei minha moto com 2300km 2012/2013 bege, o resto da moto está tudo certo, mais a moto era de litoral e os aros já apresentavam alguns pontos de ferrugem, desmontei toda a moto, olhei em tudo e não tinha nada, apenas o aro traseiro e os raios que perderam um pouco o brilho, eu tinha uma Lander 2007 que vendi com 53 mil Km e os aros estão perfeitos até hoje, não quero dizer que seja descuido seu, mais você mora no Rio de Janeiro, enfim a melhor a recomendar a você e é o que eu farei na minha em breve é trocar esses aros originais por aros de alumínio, pretendo colocar na cor preto fosco, raios de inox polidos e o pneu dianteiro 90/90.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

GERSON CAMPOS
Visitante
Visitante

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por GERSON CAMPOS » 07 Jan 2014, 14:07

Fabio, Estou na minha segunda Tenere 250, tive uma ano 2011 retirada 0km na concessionária e atualmente uma 2013 comprada com apenas 2.000km, ótima moto porém ambas apresentaram também problemas de ferrugem nos aros, acredito que isso seja um problema crônico e coletivo de má qualidade no processo de revestimento dos aros, verificando no site reclame aqui percebi que não somos os únicos a ter este tipo de problema, e acredito até que seja necessário um recall por parte da fábrica para substituição de peças de melhor qualidade, lembrando que sou motociclista há mais de 30 anos e é a primeira vez que vejo isso acontecer com tanta freqüência.

Avatar do usuário
Nathanael
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 174
Registrado em: 17 Nov 2013, 17:49
Cidade onde mora: Divinopolis/MG

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por Nathanael » 07 Jan 2014, 14:29

joaoamaral escreveu:Enfim... Não sei realmente o que fiz de diferente para postar, mas este é o resultado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
upaaaa!!! linda demais
acho que quando pegar minha azulzinha vou por aros desse, e pinta-los de amarelo xD

Raulzito Rock
Visitante
Visitante

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por Raulzito Rock » 08 Jan 2014, 00:18

Bom gente, o aro dianteiro e os raios, com apenas um ano de uso estão apodrecidos, comprei semana passada e o antigo dono morava em frente a praia e disse que não lavava a moto regularmente. E não é só isso, os retrovisores alguns fixadores dos cabos de freio e da carenagem frontal estão enferrujando também.
Mas como já venceu a garantia a Yamaha não irá cobrir.
Moro no interior e lá farei os reparos necessários.
Se poderem me ajudar, gostaria de saber se é melhor colocar aros de alumínio ou o original msm?
Abraços!

GERSON CAMPOS
Visitante
Visitante

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por GERSON CAMPOS » 08 Jan 2014, 08:51

Raulzito, como disse em post anterior já é a segunda Tenere que adquiro e com tempo surge o mesmo problema de oxidação das rodas alertando que não moro no litoral, então sugiro que troque os aros por alumínio para não ter transtornos futuros já que acredito que a má qualidade dos aros está explícita.

Raulzito Rock
Visitante
Visitante

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por Raulzito Rock » 10 Jan 2014, 21:11

GERSON CAMPOS escreveu:Raulzito, como disse em post anterior já é a segunda Tenere que adquiro e com tempo surge o mesmo problema de oxidação das rodas alertando que não moro no litoral, então sugiro que troque os aros por alumínio para não ter transtornos futuros já que acredito que a má qualidade dos aros está explícita.
Obrigado Gerson, já estou pesquisando preços e cores dos aros de alumínios e raios para deixa-la impecável.

johnnypak
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 718
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:10
Cidade onde mora: sao paulo

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por johnnypak » 07 Abr 2014, 21:34

joaoamaral escreveu:Imagem

Ficou lindona , curti pacas , teve muitas adaptacoes pra colocar a roda da fazer Joao Amaral ?

stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por stcowboy » 08 Abr 2014, 06:53

Achei que a minha não tinha chegado a enferrujar as rodas nos 4 meses que estou com ela, até tirá-las para colocar as de alumínio. Estão bem enferrujadas por dentro...

Uma observação sobre a instalação dos aros novos: não sei quanto a outras marcas (instalei Riffel), mas é bom tomar cuidado com a pilotagem no início, pois as rodas ficam muito mais leves. A dianteira da minha chegou a sair do chão em uma manobra de emergência, coisa que nunca tinha acontecido antes nem em manobras mais bruscas.
Imagem

pocasombra27
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Jun 2011, 19:42

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por pocasombra27 » 31 Dez 2015, 19:34

Bom pessoal vou tentar ajudar:
Tenho uma Ténéré 250 e como faço longas viagens e já passei alguns apuros por câmara furada, resolvi pesquisar mudança dos pneus, primeira opção é:

As rodas da Lander X - entretanto mesmo pagando mais caro pelos pneus da fazer as rodas são raiadas e são usadas câmaras, no primeiro furo o pneu esvazia na hora;

O ideal seria rodas de liga então comprei (com nota fiscal) rodas dianteira e traseira da Fazer 250/2011 com pneus, disco de freio e sistema de freio completos e coroa:

Roda dianteira , os espaçadores tem a mesma medida e eixo também, encaixe perfeito, olhando o para-lama dianteiro de frente o parafuso posterior irá danificar o pneu em ambos os lados, tanto a Fazer como a Teneré usam a mesma pastilha de freio e com os dois sistemas de freio na mão descobri que as pinças são as mesmas, o que muda são as alças da pinça o da Fazer é um pouco menor e com mais angulo pois, o disco da fazer tem 280mm e da Teneré 245 mm, a solução do outro colega do fórum foi usinar o disco de freio da Fazer reduzindo o diâmetro de 280 mm para 245mm, particularmente acho perigoso pois, foi diminuída drasticamente a área de contato.

SOLUÇÃO: Existe a MR disco de freio - http://www.mrdiscodefreio.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; esta empresa fabrica o DISCÃO DE 330 MM PARA FAZER E O DISCÃO DE 330 MM PARA TENERÉ - 330 MM É = A 330 MM certo como disse anteriormente as pinças são as mesmas o que muda é o suporte então a solução seria o kit da MR Discos com suporte da Teneré e Discão da fazer.

Roda Traseira:
Novamente as pinças de freio são as mesmas, o que muda são as alças, a da Téneré é mais larga e mais baixa e a da Fazer mais estreita e mais alta.
Quando a roda traseira original está montada sem apertar a porca do eixo existe uma folga de +/- 2 mm, a roda, as buchas e a alça da pinça ficam bem justas certo!?
Agora, vamos montar com a roda da Fazer, temos que montar da esquerda para a direita pois, temos que alinhar a corrente no trilho da saboneteira (aquela peça de borracha que protege a balança da corrente), com a coroa, então vamos lá, o eixo vai entrar pela esquerda da balança, bucha esquerda da roda, roda com a tampa da coroa, bucha direita da Fazer(fina), alça da pinça da Fazer sem apertar a porca do eixo, vocês verão a corrente alinhada com a coroa e o pinhão e uma folga a direita da alça da pinça de exatos 17,45 mm acho prudente usinar um complemento a esta alça em 16 mm tanto no eixo como no trilho da balança.
A alça parece ser de ferro fundido vou levar para alguma ferramentaria para ver se é possível soltar o trilho e usinar.

Todos estes passos foram fotografados em alta resolução.

Abraços

Rubens Alves
Motogrupo Pocasombra

Responder