Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
- Kakko
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Nossa mãe......e eu que pensei que o negócio do Doug era a paty maionese....hoho...quer dizer...farmácia...
falando sério..e trocando em miudos é isso mesmo....vc perde no curso "nominal" do sistema , qdo se comprime (pré-carga).
O que o pessoal costuma fazer tbm, é colocar um calço....coisa que eu não recomendaria...mas é possível.
falando sério..e trocando em miudos é isso mesmo....vc perde no curso "nominal" do sistema , qdo se comprime (pré-carga).
O que o pessoal costuma fazer tbm, é colocar um calço....coisa que eu não recomendaria...mas é possível.
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- doug01n
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Colocar um calço não é o mesmo que ajustar a "arruelona" que dá pré-carga na mola?
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- Kakko
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Eu nunca fiz isto...mas ao que parece ,,,quando se comprime e ajusta a pré-carga...a moto fica um pouco mais baixa...certo ?...se colocar o calço, a mola fica comprimida sem alterar a articulação.
Procurem ...o pessoal que fazer "off" com as Tornados e DTs faziam isso.
Já vi fazerem isso em motos trail...neste prólink da Teneré/Lander, não sei se a geometria é a mesma de outras.
Procurem ...o pessoal que fazer "off" com as Tornados e DTs faziam isso.
Já vi fazerem isso em motos trail...neste prólink da Teneré/Lander, não sei se a geometria é a mesma de outras.
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- doug01n
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Realmente abaixa mesmo a altura inicial mesmo. Não tinha me atentado que vc "come" um pedaço do curso do amortecedor. O calço manteria a altura, apenas aumentando a pré-carga.
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Seja um gajo de peso x = (xd + xt), fixo. xd é o peso transferido para a roda dianteira, e xt o peso transferido para a traseira.
Seja uma tenere de peso y = (yd + yt).
Gajo sobe na moto. Moto desce um pouco, até o equilíbrio estático. Mola oferece reação suficiente para contrabalançar xt + yt.
Veja, pela lei de hooke (não gosto da lei de hooke para mola de moto, pq mola de moto não é linear por construção) a deformação da mola para equilíbrio será Δl = (xt + yt)*geometria/k.
Δl é a deformação relativo à mola livre, e não do ponto de pré-carga.
"geometria" é o fator multiplicativo entre o movimento vertical da moto (na altura do eixo traseiro) e o movimento do eixo do amortecedor. Depende do ângulo do amortecedor e da alavanca da balança.
k é a "inconstante da mola de moto". Como o espaço entre as espiras varia, k aumenta com a compressão, a medida que as espiras começam a se tocar. Mas podemos aqui simplificar para k constante, pois não muda a análise.
Observe que Δl não depende da pré-carga. Δl depende apenas dos pesos, de k e da geometria. Temos aqui um simples caso de "análise estática", do tipo que poderia muito bem cair num vestibular comum.
A pré-carga influencia apenas quanto peso tenho que colocar na balança até que a suspensão comece a ceder. Se deixo duríssimo, com bastaaaaaante pré-carga, preciso de bastante peso para começar a ceder. Talvez mais, até, que yt, ou seja, sem ninguém em cima, a moto fica em fim de curso superior. Mas, depois que o gajo sobe, ela cede, e a mola deforma mais um pouco além da pré-carga. Nesse ponto, a mola estará com exatamente(1) a mesmíssima deformação que teria se a pré-carga fosse zero. Só que com pré-carga zero, a mola cederá um monte ao aplicarmos yt e xt. Mas, no final, a deformação da mola tem que ser igual.
No primeiro caso, como a mola cedeu pouco a partir do fim de curso, a moto ficará "alta". No segundo caso, a moto arriará bastante, e a moto ficará baixa (esse, aliás, é um recurso de rebaixar moto). Mas a mola estará comprimida igual (com o mesmo comprimento) nos dois casos.
(1) Note que mudando a pre-carga temos uma sutil mudança de ângulo, afetando a geometria. Então o meu "exatamente" acima é, rigorosamente, incorreto. Mas essa alteração é ooooutra coisa, não o que estamos discutindo aqui.
Nota: Aqui falamos apenas em análise estática. Na dinâmica a coisa pega. Trabalhar com alta pré-carga com piloto leve fará que, com mais facilidade, atinja-se o fim de curso superior, alterando perceptivelmente a pilotagem. Mas também não é o que estamos discutindo aqui.
Seja uma tenere de peso y = (yd + yt).
Gajo sobe na moto. Moto desce um pouco, até o equilíbrio estático. Mola oferece reação suficiente para contrabalançar xt + yt.
Veja, pela lei de hooke (não gosto da lei de hooke para mola de moto, pq mola de moto não é linear por construção) a deformação da mola para equilíbrio será Δl = (xt + yt)*geometria/k.
Δl é a deformação relativo à mola livre, e não do ponto de pré-carga.
"geometria" é o fator multiplicativo entre o movimento vertical da moto (na altura do eixo traseiro) e o movimento do eixo do amortecedor. Depende do ângulo do amortecedor e da alavanca da balança.
k é a "inconstante da mola de moto". Como o espaço entre as espiras varia, k aumenta com a compressão, a medida que as espiras começam a se tocar. Mas podemos aqui simplificar para k constante, pois não muda a análise.
Observe que Δl não depende da pré-carga. Δl depende apenas dos pesos, de k e da geometria. Temos aqui um simples caso de "análise estática", do tipo que poderia muito bem cair num vestibular comum.
A pré-carga influencia apenas quanto peso tenho que colocar na balança até que a suspensão comece a ceder. Se deixo duríssimo, com bastaaaaaante pré-carga, preciso de bastante peso para começar a ceder. Talvez mais, até, que yt, ou seja, sem ninguém em cima, a moto fica em fim de curso superior. Mas, depois que o gajo sobe, ela cede, e a mola deforma mais um pouco além da pré-carga. Nesse ponto, a mola estará com exatamente(1) a mesmíssima deformação que teria se a pré-carga fosse zero. Só que com pré-carga zero, a mola cederá um monte ao aplicarmos yt e xt. Mas, no final, a deformação da mola tem que ser igual.
No primeiro caso, como a mola cedeu pouco a partir do fim de curso, a moto ficará "alta". No segundo caso, a moto arriará bastante, e a moto ficará baixa (esse, aliás, é um recurso de rebaixar moto). Mas a mola estará comprimida igual (com o mesmo comprimento) nos dois casos.
(1) Note que mudando a pre-carga temos uma sutil mudança de ângulo, afetando a geometria. Então o meu "exatamente" acima é, rigorosamente, incorreto. Mas essa alteração é ooooutra coisa, não o que estamos discutindo aqui.
Nota: Aqui falamos apenas em análise estática. Na dinâmica a coisa pega. Trabalhar com alta pré-carga com piloto leve fará que, com mais facilidade, atinja-se o fim de curso superior, alterando perceptivelmente a pilotagem. Mas também não é o que estamos discutindo aqui.
doug01n escreveu: Com a regulagem "mais macia", o estado original das espiras é de estarem menos comprimidas, mais espaçadas. Logo, em um buraco, com um caboclo de 80kg em cima, ela vai ficar com longo curso, e na maioria das vezes absorver bem a irregularidade do terreno sem passar muito para o chassi. A traseira da moto vai abaixar "x"cm até chegar no final do curso.
Com a regulagem "mais dura", o estado original das espiras é de estarem mais comprimidas, como se além do caboclo de 80kg em cima, ainda colocassem 1 saco de cimento junto. Sem ninguém em cima, a moto estará um pouco mais baixa que a outra regulagem. A diferença é que como vc encurtou o tamanho da mola, vc diminuiu também o curso total da suspensão. Uma espira vai encontrar na outra mais cedo. Mas também vc deixou ela tensionada o tempo todo, então a carga inicial da mola é alterada em relação à primeira condição. Logo, é preciso mais força com os mesmos 80kg pra fazer ela comprimir, o que a deixa mais dura.
Na prática, em um buraco onde dava final de curso, pode ser que não dê quando vc deixa ela mais dura, mais pelo fato de que com a mola mais mole ela inicia a sua deformação antes, e isso favorece a continuidade da compressão da mola. Quando ela está mais dura, boa parte da inércia é dissipada no estágio inicial de compressão da mola, e quando ela retorna, chega antes à posição inicial.
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Além do calço no amortecedor, temos o recurso de inverter a posição do link para levantar a traseira da moto.
A chato disso é que o descanso lateral fica curto e o cavalete central perde a função, pois as duas rodas permanecem apoiadas no chão.
Não testei o link invertido com a pre-carga baixa, mas pode ser uma alternativa contra a moto baixa e macia ou da moto alta e dura.
A chato disso é que o descanso lateral fica curto e o cavalete central perde a função, pois as duas rodas permanecem apoiadas no chão.
Não testei o link invertido com a pre-carga baixa, mas pode ser uma alternativa contra a moto baixa e macia ou da moto alta e dura.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Bom no meu caso acho que vou trocar mesmo de protetor de quadro pois estava olhando como o colega disse ele ocupa bastante a área que a roda tem pra trabalhar...por mais que não seja com frequência não gostei da sensação da roda segurando ali, alem de que detona no pneu creio eu. 120kg do BB aqui mais 57kg da patroa mais bagagem, ate que o pé de pano se comportou bem na estrada.
Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Show de bola as respostas, entramos ate no detalhe cientifico do funcionamento da mola :)
Vou levar na concessionária esse fds para fazer o ajuste e vou ver como fica, afinal eu sozinho ja chego no limite com 120-130kg, com garupa então, chega no peso total de uns 190-200...
Vou levar na concessionária esse fds para fazer o ajuste e vou ver como fica, afinal eu sozinho ja chego no limite com 120-130kg, com garupa então, chega no peso total de uns 190-200...
- Carlos Boni
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Affff!!!!!
Essa Tal de Dna. Física, sempre aparecendo.
Pior que é isso mesmo...
E minha mãe falava... Estuda menino!!!!
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Carlos Boni
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa
Fmm4100 escreveu:Além do calço no amortecedor, temos o recurso de inverter a posição do link para levantar a traseira da moto.
A chato disso é que o descanso lateral fica curto e o cavalete central perde a função, pois as duas rodas permanecem apoiadas no chão.
Não testei o link invertido com a pre-carga baixa, mas pode ser uma alternativa contra a moto baixa e macia ou da moto alta e dura.
Só com a pré-carga ajustada ao nível 5 (a mais comprimida) a traseira levantou consideravelmente. Senti isso justamente no apoio dos pés (não dá mais pra deixar o pé chapado no cão) e no descanso que ficou mais "curto".
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