Suspensão trazeira rangindo

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freitas
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por freitas » 14 Mai 2013, 21:37

quando fui retirar a minha té zero km perguntei pro vendedor .. engraxaram a balança? ele me garantiu que sim mas ....
na revisao dos 1000 pedi pra verificar se a balança estava engraxada e minha surpresa ... nem uma gota de graxa, o mecanico colocou quase um tubo daqueles engraxadeira manual dentro da balança!!!! muito foda .. se eu nao insistisse e confiasse o vendedor com certesa hj com quase 5000 as buchas ja tinham se acabado ...
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por Borsator » 02 Jun 2013, 11:32

Bom dia. Minha Teneré com oito meses de uso, desde zero apresentou esse rangido na suspensão traseira. Cheguei a ficar fulo de raiva, mas tive que sublimar. Os mecânicos da Yamaha são meus amigos e não tem jeito não. Vai engraxar, engraxar, um hora vc não vai ouvir o barulho, porém ele vai voltar. Andei na Lander de um amigo e é a mesma coisa. A Lander está com 70.000 km. A minha, com 8 meses de uso, fez a revisão de 20.000 km. E o rangido nunca parou. Rodo 120 km por dia com a moto, uso como meio de transporte. Mas vou deixar aqui minha opinião. O rangido é café pequeno. A moto nunca me deu um problema. Nada.
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por diegonunes » 02 Jun 2013, 12:06

O segredo é ai é lubrificação preventiva. Minha moto já vai nos 16.000 km e nunca apresentou rangido. Quando a comprei, com 8.500 km, a primeira coisa que fiz foi lubrificar a suspensão, mesmo sem barulhos.

Dicas:

- Desmontar completamente o link e verificar alguma imperfeição nas buchas e afastadores, é muito comum haver marcação por atrito ou oxidação nos afastadores por falta de lubrificação. Imperfeições leves são facilmente removidas com uma lixa 800.

- O eixo central da balança, bem como suas buchas e espaçador não precisam ser removidos, a não ser que haja alguma folga ou mau funcionamento. O melhor método pra lubrificar esse local é usando o niple de graxa fixado na própria balança, utilizando preferencialmente uma engraxadeira pneumática. Coloca graxa até espirrar lateralmente, fica perfeito.

Rangido é o sinal de que não há graxa entre as partes e isso representa o início do desgaste das peças. Insistindo, estraga-se por completo e faz necessário a substituição, originalmente caro.
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por Borsator » 02 Jun 2013, 12:10

vrtalmeida escreveu:A minha também apresentou o mesmo problema depois da de 1000... Mas acredito que foi pq bati a Wap no prolink... Fui hoje na CC e o cara disse que ia demorar mas que eu podia ir num posto que tivesse bico de injeção de graxa e pedir para injetarem num biquinho que tem na balança... como estava sem muito tempo fui lá... O cara me cobrou 10 reais pra fazer mó lambança e não acabar com barulho nenhum... Parece que tem um patinho de borracha preso na moto... XD O jeito vai ser colar no sabado e parar um tempo a mais... Fiquei só decepcionado pq achei que não teria esse problema já que nas 13/13 eles trocaram a bucha por rolamento... :/
Vi que nos modelos novos eles substituíram aquelas mangueiras de óleo que deram problema, mas não sabia das buchas. Alguém aqui no fórum tem como confirmar?
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por diegonunes » 02 Jun 2013, 12:16

Sim, Borsator. As modelos 2012 em diante possuem rolamentos de agulha no lugar das buchas.
Editado pela última vez por diegonunes em 02 Jun 2013, 12:21, em um total de 1 vez.
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por motown » 02 Jun 2013, 12:20

Começou o tal barulho na suspensão traseira, depois dos 2000km, bem de levinho e foi aumentando. com 2500km levei na concessionária pra engraxar, na hora diminuiu, mas não totalmente. Falaram que era pra rodar um pouco e a graxa iria se espalhando até sumir totalmente. O barulho tá aumentando ao invés de diminuir, vou retornar lá pra engraxar de novo. :pdavida:
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por Borsator » 02 Jun 2013, 12:26

diegonunes escreveu:Sim, Borsator. As modelos 2012 em diante possui rolamentos de agulha no lugar das buchas.
Então houve melhorias? Diego Nunes, obrigado pela informação. A Ténéré é uma boa moto. Uso para ir trabalhar, diariamente, ida e volta, 120 km. Vai bem no trânsito pesado e não faz feio nas estradas. Manutenção só as peças de desgaste natural.
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por diegonunes » 02 Jun 2013, 12:32

Isso aê, entendo como uma melhoria sim, no entanto, nada que justifique a troca da moto por outra mais nova, simplesmente por esse motivo.

É só se ligar na questão da lubrificação. Gasta-se menos de 1h pra fazer isso e usando uma graxa de boa qualidade, dura tranquilamente 5 mil km.

:thumbup:
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por Borsator » 02 Jun 2013, 12:44

Sim. Toda revisão que levo a moto, o mecânico, que é meu amigo há 20 anos, até avisa que vai proceder essa lubrificação. Mas o rangido volta. É curioso. As vezes ouço, as vezes não. Já deixei o barulho "prá lá", mas o procedimento de lubrificação é feito a cada revisão, por conta do que vc mencionou, Diego, o desgaste das peças.
Mas volto a dizer que a Ténéré é muito boa moto, dentro da proposta de 250 cilindradas. Faz oito meses que passo cerca de 2 horas por dia pilotando ela. Abandonei meu carro na garagem. Nunca mais fico 5 horas por dia em engarrafamentos...
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Re: Suspensão trazeira rangindo

Mensagem por Andres » 02 Jun 2013, 22:34

A minha também apresentou esse rangido aos 2000 km,agora eu não sei se acostumei com o barulho ou ele sumiu mesmo, vou reparar.

Aproveitando o tópico que fala de manutenção, após á garantia vocês fazem as revisões em casa mesmo ou continuam levando nas concessionárias? Pergunto, pois após á garantia da minha, não to afim de pagar quase 200 dilmas por um serviço duvidoso!

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