Roda 19" na dianteira com Duratraction

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por allex2000 » 25 Mar 2013, 09:36

Pessoal, tenho uma Lander que é basicamente a mesma moto de vcs, e estou pegando muita estrada com ela. Estive pensando em diminuir o raio da roda dianteira e alargar um pouco, usando um aro 19'' e um pneu 90/90 Pirelli Duratraction, pois gosto de off road mas ando 90% no asfalto, vcs acham que com essas mudanças a moto ganharia mais frente e seria mais estável para fazer curvas?

Pensei em fazer isso, pois abaixaria um pouco a frente, melhorando a aerodinamica e o CG, usando um pneu mais largo para aderir mais, e trocaria o para lamas tambpem por um mais baixo e aerodinamico...na traseira apenas trocaria o pneu trail pelo Duratraction, mantendo os 18"...

Se alguem tiver alguma experiencia no assunto ficarei grato!

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por doug01n » 25 Mar 2013, 11:39

Sobre melhorar a aderência, melhora nas curvas mas só no seco. Em piso molhado ainda prefiro os pneus mistos que usamos hoje. Sobre melhorar o CG, não sei se realmente melhora. O conjunto de suspensões foi pensado para esta configuração 18" & 21", então se vc tira 2" da roda dianteira pode mexer na atuação deste conjunto, que envolve calibragem de mola traseira e quem sabe troca do óleo da suspa dianteira por um de maior ou menor viscosidade, dependendo do comportamento da moto.
Administrador

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por allex2000 » 25 Mar 2013, 12:20

Entendi, valeu Doug!

Talvez um paralamas mais aero ajude um pouco e também uma bolha....sei que a moto não foi feita pra isso (viajem) mas foi o que o bolso permitiu comprar...rsrsrsrs

Eu ía de Teneré 250, mas não encontrei nenhuma na época que pudesse comprar, cheguei a testar 3 usadas mas não consegui fechar negócio e acabei pegando a Lander, e não me arrependo, é uma baita moto muito boa!

Eu to upando ela aos poucos, vai ficar mais ou menos assim pelo meu projeto:

Imagem

a única coisa que vou acrescentar aí é o tanque de 18L...

é mais ou menos uma "tenerização" da Lander...rsrsrsrs

abraço!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

dellamatta
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2012, 00:06
Cidade onde mora: sao paulo sp
Localização: tatuapé

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por dellamatta » 27 Mar 2013, 10:33

eu ja quis fazer isso na minha.... mudei o aro traseiro pra mais largo...e pneu 140.....jah tinha ate comprado o aro 19 para colocar na frente, mas a questao mais complicada... sao os RAIOS que muito dificil vc encontrar uns que combinen com a medida, na general osorio, me disseram que os raios da tdm serviriam, (quem tem tdm hj em dia?)...ou seja... um pouco dificil de encontrar.... ou a outra opcao era fazer os raios.... coisa q só na roda dianteira eu iria gastar/// raios sob medida + pneu + mao de obra = 1.200 R$.....a moto iria ficar do jeito que eu quero.... mas nesse valor ae complica a situaçao..... imagina se pegar um buraco e entortar os raios??....

dellamatta
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2012, 00:06
Cidade onde mora: sao paulo sp
Localização: tatuapé

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por dellamatta » 27 Mar 2013, 10:40

Imagem
.
ainda com aros 21" na dianteira.....

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por allex2000 » 28 Mar 2013, 06:47

dellamata, os raios da Bros não serviriam? Porque ela usa 19'' na frente, e se não me engano a BMW G650GS também usa 19 na frente, eu pensei que os raios seriam fáceis de encontrar....

Eu dei uma lida a respeito do assunto e teria uma vantagem em baixar um pouco a frente, pois reduzindo o angulo do caster ela ficaria melhor de curva, e reduziria a performance off tbm, mas como to usando a moto mais pra viajar e passear acho que seria bom...

A ideia seria colocar um Duratraction 90/90 17 na dianteira e manteria os 18" na traseira...

Seria mais ou menos nestas proporções, o detalhe é que a BMW usa 17" na traseira:

Imagem

abs
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

dellamatta
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2012, 00:06
Cidade onde mora: sao paulo sp
Localização: tatuapé

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por dellamatta » 28 Mar 2013, 07:45

entao alex.... ate seria bem simples , ate pelo fato comprei o aro da bros...mas o problema esta no cubo dianteiro, que o diametro da bros menor... e o tenere é maior...e tb nao sei se trocar o cubo da te é viavel..... mas é isso.... bom um dia trocarei, mas creio q preciso ver alguem que deu certo e nao gastou uma fortuna no processo... a maior questao é da grana.... ate poderia ter colocado na epoca, pois estava com bala disponivel, mas, a duvida ficou se entortasse um aro, ai sim a vida ficaria triste...hehehe
.
pensei em colocar o aro 18... mas aí fugiria demais do que eu queria, nao ficaria nen motard, nen big trail.... eu quero mesmo é visual big trail....

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por allex2000 » 28 Mar 2013, 08:15

ah, entendi...a diferença está no cubo...putz, daí é fogo mesmo, pois daí fica sem padrão de medida...eu vou posteriormente dar uma pesquisada nisso, e ver qual q medida do raio que serviria, talvez os raios de uma roda 18" convencional sirvam nesta adaptaçao, o certo seria descobrir quantos milimetros são necessários...

eu tbm nao curtiria 18" na frente, vai ficar esquisito e muito baixo. Teoricamente teriamos de encontrar raios com 1 polegada a menos do que já utilizamos, ou seja, 25,4mm a menos, eu não sei qual a medida extada da Lander/Tenere, mas sabendo isso seria mais ou menos procurar pelos milimetros....vou dar uma pesquisada e posto aqui...

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

dellamatta
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2012, 00:06
Cidade onde mora: sao paulo sp
Localização: tatuapé

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por dellamatta » 28 Mar 2013, 18:56

blz mano...fico no aguardo ae de novidades...hehehe abrasss

Avatar do usuário
ADRIANORX
Usuário
Usuário
Mensagens: 119
Registrado em: 04 Abr 2013, 11:06
Cidade onde mora: POA/RS
Localização: PORTO ALEGRE

Re: Roda 19" na dianteira com Duratraction

Mensagem por ADRIANORX » 02 Jun 2013, 15:56

:joinha: :joinha:
dellamatta escreveu:blz mano...fico no aguardo ae de novidades...hehehe abrasss

Responder