Página 2 de 3
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 20 Jun 2013, 01:11
por CANO
Um ponto a favor do álcool é ser um combustível bem mais limpo do que a gasolina. Embora se gaste mais álcool do que gasolina por km rodado, a poluição com álcool é muito menor.
No meu carro flex só uso gasolina quando vou para cidades frias. Aqui no Rio é só álcool.
Enquanto as motos elétricas não se popularizarem, tô na expectativa da Tenere flex.
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 01 Jul 2013, 11:22
por Rammster
na minha opinião ou é um ou é outro
esse negócio de Flex é uma merda o veiculo nunca vai ser bom
ou é taxado pro alcool ou destaxado pra gasolina não tem como acertar pros 2
inventaram motor Flex para camuflar a péssima gasosa que temos
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 24 Fev 2015, 09:44
por TARSIO
Na XRE o que aconteceu foi um aumento de consumo com a adoção do FLEX.
No Brasil faz tempo que o álcool deixou de ser vantagem.
Que continue assim a TE250 , moto aventureira , ideal para longas viagens pela América onde só temos a NAFTA.
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 04 Mar 2015, 18:52
por teco
O álcool deixou de ser vantagem para o consumidor, pq para os produtores tá uma maravilha: vão subir prá 27% o percentual de etanol na gasolina. Ou seja, vc que não gosta de etanol, vai ter que comprar na marra e se virar com os defeitos que virão com isso.
Ps. combustível limpo? E a emissão de aldeídos?
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 05 Mar 2015, 17:39
por kablack
Sabe o que fico pensando?
Qual a desvantagem de uma Té250 Flex?
Só vejo vantagens porque, em todos os modelos que vi até hoje, não houve alteração na tx de compressão, de modo que o funcionamento com gasolina continuaria o mesmo.
Vejam a ficha técnica da Fazer BlueFlex e percebam que a tx de compressão é a mesma que da Fazer à gasolina, Té 250 e Lander.
Moto Flex apenas agrega a função álcool, sem prejudicar o desempenho do motor com gasolina.
Abraços!
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 05 Mar 2015, 19:24
por nerinei
kablack,
mas não é só a taxa de compressão que muda em um motor flex. Muda vazão de bico injetor, ponto e curva de avanço da ignição e por aí vai.
vários fabricantes tem dificuldade de equacionar o funcionamento dos dois combustíveis, poucos motores que viraram flex mantém a mesma eficiência....
provavelmente a yamaha está usando a Fazer de bucha de canhão e usando o consumidor de cobaia testando o funcionamento do motor a longo prazo antes de colocar em toda a linha de motos 250.
Abs
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 05 Mar 2015, 19:47
por kablack
Sei das outras modificações.
Mas na prática as atuais flex tem tido o mesmo rendimento que as antigas monocombustível.
CG, XRE/CB 300, Fazer 250, Bros e as novas 150 da Yamaha Fazer 150 e Crosser em nada devem no quesito eficiências às antigas 125/150 da marca.
Muito diferente do que ocorreu nos automóveis.
Sou favorável aos modelos Flex em motos.
Abraços
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 05 Mar 2015, 19:52
por kablack
Ainda penso que só a tx de compressão é que determina a ineficiência dos Flex...
Todos os outros parâmetros são ajustados em tempo real em motores mono e Flex. Neste quesito, eletrônica, é fácil demais acertar um motor Flex.
Nas motos optou-se claramente em prejudicar a eficiência do álcool mantendo-se inalterada a tx da gasolina. Isso ocorreu porque as motos não tem sensor de detonação.
Nos carros optou-se pelo sensor de detonação e uma tx de compressão intermediária.
Estava criado o "motor pato". Anda, corre, nada e voa, mas faz tudo isso mal feito...
Que venham as Té250. E que venham logo. Porque, hoje, todos os veículos deste país viraram flex "na marra" com os 27% de etanol na gasoroba.
Abraço
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 08 Abr 2015, 14:52
por Aderpa
Está rolando pelo WhatsApp fotos da Ténéré 250 2016 com bagageiro de série e dizem que é FLEX!
Enviado pelo companheiro Célio Silva:
Re: TENERÉ 250 FLEX?
Enviado: 08 Abr 2015, 18:52
por Jotace