Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Fmm4100 » 10 Dez 2013, 20:01

Velocidade de cruzeiro: 110km/h
Giro do motor na velocidade de cruzeiro: Não observo, mas não passa de 8000RPM
Nível de vibração (baixo, médio ou alto): Normal da moto, pois já acostumei.
Torque: Suficiente para ultrapassar algo que não ande a mais que 110km/h
Ultrapassagens: Suficiente para transpor o obstaculo e seguir a viagem.
Curvas: Se não furar o pneu no meio da curva, vai muito bem, lembrando que é pneu misto. Sem sustos.
Consumo médio: De 22km/l a 28km/l
Suspensão: A minha ta regulada na posição mais elevada. Não dá socos nem ferra a coluna.
Comentários: A moto é suficiente para viagens dentro dos limites legais de velocidade. As vezes fico impressionado com o golinho extra de aceleração para chegar aos 130km/h (no velocimetro) mesmo com garupa, bau e alforges cheios.

O que vc vai ler bastante por aqui são relatos sinceros de quem curte uma moto honesta para sua categoria, sem desempenho de foguete, porem que entrega o necessário para você chegar ao seu destino dentro dos limites legais.
Os problemas dela já estão bastante detalhados nos tópicos deste forum.

Sugiro uma passada em cada seção, pois temos relatos desde 2011.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

plegolas
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 249
Registrado em: 18 Fev 2013, 23:18
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por plegolas » 10 Dez 2013, 20:18

Fmm4100 escreveu: Consumo médio: De 22km/l a 28km/l

130km/h (no velocimetro) mesmo com garupa, bau e alforges cheios.
22-28 km/l e 130kmh carregado com alforges e com garupa? Me passa como tu regulou a moto amigo!! Hahaha

A minha faz uma media de 24km/l com garupa e bau, sem alforge, e pegar 120kmh nao eh toda hora.
Não sou mais o membro TNC mais ao sul do Brasil... :/

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Fmm4100 » 10 Dez 2013, 21:08

Já fiz 32km/l, porém nunca menos que 22km/l. A média geral está em 26km/l
A regulagem foi realizada na CC.

Com vento contra é que ela faz o hahaha e passa aperto para andar nos 120km/h, porem em condições normais é exatamente como descrevi acima.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

plegolas
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 249
Registrado em: 18 Fev 2013, 23:18
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por plegolas » 11 Dez 2013, 11:46

Tas bem. Ja tenho marcada uma revisao essa semana e voh pedir pro pessoal caprichar na regulagem, ver se consigo dar uma melhoradinha.

Final do ano vou viajar carregado, ai tiro a prova :D

Valeu!
Não sou mais o membro TNC mais ao sul do Brasil... :/

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Fmm4100 » 11 Dez 2013, 11:49

Lembrando que mantenho os 110km/h.

120km/h em rodovias planas de SP e 130km/h apenas em situações onde preciso ultrapassar, pois nesse ritmo é papo de 22km/l.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por doug01n » 11 Dez 2013, 12:18

Acho que tenho propriedade pra falar sobre isso.... A tenerezinha tá com 61.000km, equipada com protetor de cárter, protetor de motor francês com pedaleiras avançadas, reforço de chassi manivela, bagageiro manivela (maciço, pesa uns 5kg), bau Givi 47L e baus laterais de alumínio de 33L do Inho. Na maioria das viagens que faço, vou engarupado, e já cheguei a levar cerca de 40kg de bagagem (15 em cada bau e 10 no traseiro), além da Mala Tanque de 9L que vai com os eletrônicos e bolsa da patroa. Acho que quase ninguém costuma andar mais pesado que eu... O reforço do chassi tem dado conta do recado, não há sinais de quebra ou trinca do chassi, tudo perfeito.

Velocidade de cruzeiro: Não sei o que vc considera giro alto, mas isso independe do peso, e sim da marcha que anda. Em subidas, levo a 4ª marcha até os 8.500 a 9.000RPM para manter 100km/h, ou o suficiente para o giro em quinta marcha não cair com o cabo enrolado. Com vento a favor, mantenho 110 ou 120km/h, mas ultrapassagens nessas condições são proibitivas e nem recomendo. Se o limite é 100km/h, com vento contra a subida de giro é lenta, e não recomendável também.

Giro do motor na velocidade de cruzeiro: Tem um tópico de umas 20 páginas sobre isso... tem mais informação sobre RPM x Velocidade x Relação neste link: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=1961" onclick="window.open(this.href);return false;

Nível de vibração (baixo, médio ou alto): médio. Não considero que a Tenere 250 vibre muito.

Torque: Costumo manter entre 5.500 e 8.000RPM. Andar fora dessa faixa não acho interessante.

Ultrapassagens: Mais uma vez, isso é relativo. Se vc está na Bandeirantes a 120km/h, não espere ultrapassar ninguém a não ser os caminhões. E mesmo assim ainda tem uns que atropelam.

Curvas: A traseira fica bem, tome cuidado com a frente que fica mais leve. O freio traseiro responde melhor quando carregado. O freio não é adequado para situações de alta carga, então cuidado redobrado nas frenagens, ou troque o disco dianteiro.

Consumo médio: Entre 22 e 27km/L. Depende da média que vc manter e do vento.

Suspensão: Anel de regulagem rosqueado para mais firme, por volta de 3/4 da rosca total. Uso essa regulagem para tudo. A moto não quica muito nas curvas, e com alta carga transmite menos as imperfeições do asfalto para o banco.

Comentários: Se quiser sempre manter a velocidade da via com fôlego para ultrapassagens, compre outra moto. Se quiser curtir o passeio e ter uma máquina confiável para aproveitar a paisagem, a Te vai te fazer feliz no custo-benefício.
Administrador

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Jhaimilson » 11 Dez 2013, 12:45

doug01n, era exatamente essas respostas e comentários que buscava.... sem dúvida a Teneré me atende perfeitamente, pois procuro uma moto que mantenha a velocidade média de uma rodovia que é 100km/h com toda a carga e giro relativo.

Obrigado a todos que estão participando, quero mais relatos, pois acho muito interessante ver o que cada um tem a dizer sobre suas experiências...
Editado pela última vez por Jhaimilson em 11 Dez 2013, 13:45, em um total de 1 vez.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por fjruthes » 11 Dez 2013, 13:34

Velocidade de cruzeiro: 100 / 110 km/h.
Giro do motor na velocidade de cruzeiro: 7.000 ~7.500 RPM
Nível de vibração (baixo, médio ou alto): normal
Torque: Seguindo o Doug costumo manter entre 5.500 e 8.000RPM.
Ultrapassagens: Depende da ultrapassagem. Nas normais... Veículo da frente a +/- 100km/h ela faz tranquilo.
Curvas: Pode raspar a pedaleira no chão.. hehe.. Nunca me apertei em curvas. A Té faz bem de boa
Consumo médio: Minha pior média foi 25km/l. Última viagem com garupa e alforges fez 26km/l numa média de 110km/h.
Suspensão: Minha suspensão está quase na carga máxima... Com garupa e bagagem tem que ser assim.
Comentários: A Té me surpreendeu, já achava que ela seria boa. Mas ela é "ótima" na cidade, na estrada e no off... Estou fechando 30 mil km com a minha e só tenho elogios.
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Avatar do usuário
WeekendBikeRider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 20 Mar 2013, 13:15
Cidade onde mora: Santa Bárbara D Oeste/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por WeekendBikeRider » 11 Dez 2013, 16:52

Olá Jhaimilson.

Acho que vou conseguir te responder antes de você comprar a sua. Em janeiro vamos pra Ilha Comprida.

Vou com a esposa na garupa, um baú Givi 45L e um par de alforges Gift GGG de 32 L cada. Ainda estou pensando se compro uma mala tanque.

Vou descer e subir uma serra cheia de curvas, passar pela BR 116 e outras estradas. Vou prestar atenção no comportamento dela e assim que eu voltar da viagem venho aqui pra te relatar como foi.

Já fiz essa viagem antes mas fui sozinho e só com o baú. Fui bem passeio a 100 km/h no máximo de cruzeiro passando disso apenas em ultrapassagens. Senti que a moto sempre tinha motor sobrando. Subida de serra muito tranquila e confortável. Curvas excelentes. Peguei estrada a noite e o farol é espetacular. Nesse ritmo tranquilo, confortável e seguro ela fez 29 km/l de consumo.

Já subi a serrinha de São Pedro com minha esposa na garupa e baú. Super tranquilo e sem forçar a moto. Sossegado. Você que é da minha terra deve conhecer essa serrinha. Se não conhece assim que pegar sua Tenere me avise e vamos lá conhecer. Se conhece me avise e vamos lá do mesmo jeito.

Como citei no início a próxima viagem será com carga total. Assim que eu chegar relato como foi.

Té +.
WBR

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.

Srgaldino
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Out 2013, 15:11
Cidade onde mora: Juiz de Fora / MG

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Srgaldino » 11 Dez 2013, 21:02

Velocidade de cruzeiro: 90 a 95 km/h
Giro do motor na velocidade de cruzeiro: 5000 a 7000RPM
Nível de vibração (baixo, médio ou alto): Baixo - Sozinho seria medio
Torque: Suficiente para ultrapassar algo que não ande a mais que 110km/h carrinhos 1.0 fica para traz.
Ultrapassagens: Suficiente para transpor o obstaculo e seguir a viagem ate 110km/h
Curvas: Nao arrisco muito, frente fica leve.
Consumo médio: gasolina aditivada De 30km/l a 35km/l , podium de 40km/l assustei, o motor roda mais forte com 5000 rpm
Suspensão: A minha ta regulada na posicao que veio de fabrica, acho que no meio.
Comentários: A moto é suficiente para viagens dentro dos limites legais de velocidade. As vezes fico impressionado com o golinho extra de aceleração para chegar aos 130km/h (no velocimetro) mesmo com garupa, bau cheio.

Cada dia que passa a moto me deixa mais surpreso.

Responder