Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por MaxxTazzi » 06 Mar 2013, 15:40

Pqp...130kg os dois é só eu e o bagageiro, tô lascado mesmo viu rsrs...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por Jotace » 06 Mar 2013, 15:54

PietroTavolazzi escreveu:Pqp...130kg os dois é só eu e o bagageiro, tô lascado mesmo viu rsrs...
kkkk.... herbalife na kbeça!!! :mrgreen:

Enviado de meu GT-S7500L usando o Tapatalk 2
Editado pela última vez por Jotace em 07 Mar 2013, 18:07, em um total de 1 vez.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por doug01n » 06 Mar 2013, 19:52

Já fiz viagem curta com a relação alongada (pinhão de 14, velocidade no painel = velocidade real), com garupa + baus laterais e traseiro.

São 150kg de pessoas + uns cerca de 15 em cada bau lateral e uns 10 no traseiro... 190kg. Some aí mais uns 15kg de tralha na moto (mata cachorro, ferragens dos baus, protetor de carter).

A moto se comporta bem em trechos planos. 110km/h de velocidade real podem ser mantidos, mas fica mais confortável a 100km/h. O consumo na faixa dos 22km/L mínimo, mas convenhamos que a aerodinâmica de kombi com bauletos laterais não ajuda nisso. Nas subidas uma 4ª segura uns 85km/h a 90km/h reais na boa (só não fique com dó do motor, que grita mesmo nos 7.500 a 8.000RPM. Mas aguenta).

Principais contras:
1. Vento contra;
2. Ladeiras íngremes na estrada, entrando sem embalo e muito compridas;
3. Pressa.

Principais vantagens:
1. É um tanque de guerra, não te deixa na mão;
2. Conforto (com banco pedrinho) - Gosto muito do comportamento da suspensão embora fique com a frente leve.

Se for usar essa configuração, recomento:
- Melhoras no freio (troca de disco / aerokip / qq coisa que o melhore)
- Troca do pneu dianteiro por 90/90 (dá mais estabilidade em frenagens e curvas).

Abraço,
Administrador

Avatar do usuário
OvisionariO
Usuário
Usuário
Mensagens: 141
Registrado em: 04 Jul 2012, 21:50
Cidade onde mora: Recife/PE
Localização: Recife/PE

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por OvisionariO » 06 Mar 2013, 20:45

doug01n escreveu:Já fiz viagem curta com a relação alongada (pinhão de 14, velocidade no painel = velocidade real), com garupa + baus laterais e traseiro.

São 150kg de pessoas + uns cerca de 15 em cada bau lateral e uns 10 no traseiro... 190kg. Some aí mais uns 15kg de tralha na moto (mata cachorro, ferragens dos baus, protetor de carter).

A moto se comporta bem em trechos planos. 110km/h de velocidade real podem ser mantidos, mas fica mais confortável a 100km/h. O consumo na faixa dos 22km/L mínimo, mas convenhamos que a aerodinâmica de kombi com bauletos laterais não ajuda nisso. Nas subidas uma 4ª segura uns 85km/h a 90km/h reais na boa (só não fique com dó do motor, que grita mesmo nos 7.500 a 8.000RPM. Mas aguenta).

Principais contras:
1. Vento contra;
2. Ladeiras íngremes na estrada, entrando sem embalo e muito compridas;
3. Pressa.

Principais vantagens:
1. É um tanque de guerra, não te deixa na mão;
2. Conforto (com banco pedrinho) - Gosto muito do comportamento da suspensão embora fique com a frente leve.

Se for usar essa configuração, recomento:
- Melhoras no freio (troca de disco / aerokip / qq coisa que o melhore)
- Troca do pneu dianteiro por 90/90 (dá mais estabilidade em frenagens e curvas).

Abraço,
Bem.. não sei aos demais amigos, mas o doug me respondeu perfeitamente..

Obrigado
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por MaxxTazzi » 06 Mar 2013, 22:56

Deu uma boa resumida, vejo que o banco, freios e roda da frente aparecem em todos...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por danielvreis » 07 Mar 2013, 00:25

Doug respondeu tudo o que eu queria saber, o importante é saber que a moto aguenta o tranco, agora estou muito mais confiante para comprar a minha té250
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

Avatar do usuário
Lu Carvalho
Usuário
Usuário
Mensagens: 138
Registrado em: 27 Set 2012, 14:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por Lu Carvalho » 07 Mar 2013, 12:05

Por tocar no assunto, nunca tive problemas com garupas em outras motos, mas na Tenere sinto-me muito incomodada, mas é coisa pessoal mesmo.
O peso da pessoa fazendo ela abaixar é horrível, gosto da altura. O desnível do banco, deixando o garupa mais alto tb me incomoda (só gosto disso qdo eu estou na garupa, embora odeie garupa, mas gosto de poder ver claramente o caminho, sem ter que ficar de lado, pra isso rsrs).
Na chuva ou no sol, na noite ao orvalho, motociclista fiel eu sou, Lua Carvalho
* Moto Clube Dragões das Gerais BH/MG *

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por fjruthes » 07 Mar 2013, 12:58

Eu e a esposa pesamos juntos uns 150kg, mais bagagens e acessórios, deve dar uns 180kg.. A motoca vai tranquilo, cruzeiro de 100/110 andando nos 7.000 RPM e folego para pegar 130 em ultrapassagens... Falta motor para viajar em giro mais baixo, não por causa da velocidade em si, visto que em nossas rodovias um 110 tá de bom tamanho jah.
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Avatar do usuário
Peterson
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 26 Jan 2013, 14:08
Cidade onde mora: Umuarama/PR

Re: Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Mensagem por Peterson » 07 Mar 2013, 17:45

Sei que às vezes é inevitável, mas não é bom exceder o limite de peso anunciado pelos fabricantes.
Se foi posto um limite, é por algum motivo, não por beleza. Cuidado.
Quando posso fico no limite, caso contrário, vou de carro. Não para poupar a máquina (que é resistente e aguenta), mas para não comprometer minha segurança.
O equipamento foi projetado para trabalhar, suportar, e reagir num determinado peso. Todos os testes, aprimoramento, e acerto foram feitos com base no limite. Acima daquilo a moto não foi testada, não se sabe como ela pode reagir. Não gosto de pilotar com uma sombra de imprevisibilidade rondando, nada de pulgas atrás da orelha. As estradas já são suficientemente imprevisíveis, tenho que confiar pelo menos na moto.
Outra coisa é que com mais peso o desgaste das peças será bem maior. Cuidado com esse ponto, em especial nas viagens longas.

Tenho a 660 e fazer250 (mesmo motor das té250).
Já viajei carregadíssimo com ambas.
Não precisei fazer nenhum acerto nas motos. O que precisei ajustar foi o meu "time" de pilotagem ao "time" da moto (esse é o segredo da pilotagem eficiente).

Mesmo que sua única moto seja a 250, você terá que fazer o "ajuste". Ela carregada reage diferente, é praticamente outra moto. Quem anda na cidade durante a semana, e a carrega para as estradas nos fins de semana sabe bem do que estou falando.

Eu ajusto minhas reações às reações da magrela. A pequena reage mais lentamente (mais na macia) e a grande reage rápido, uma pancada (se não cuidar é chão). Já aconteceu de eu sair empinando a Té660 por não ter ajustado meu "time" adequadamente.

Mas CALMA, não é preciso ser piloto profissional, ou mestre em física. Esse "ajuste" é feito naturalmente pelo nosso cérebro logo nos primeiros Km, só redobre a atenção ao sair de casa.

A "lerdeza"da pequena quando carregada não é um perigo nas estradas se estou ciente e ajustado ao comportamento dela. Sei que ela fica mais devagar ao frear então não exagero ao acelerar, antecipo as situações e rodo suave.

Resumindo, não precisa comprar outra moto para viajar carregado, basta adequar-se às respostas do equipamento, e não ter pressa (isso é fundamental em qualquer cilindrada).
Detro do limite de velocidade ambas vão bem. Nas viagens curtas então, ambas andam no sossego.
Se você tiver paciência e prudência, não há nada de errado na 250.
minhatenere660.blogspot.com.br

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Jhaimilson » 10 Dez 2013, 19:37

Olá a todos, me cadastrei no fórum a pouco tempo, mas sempre acompanhei. Em minhas pesquisas não encontrei nenhum tópico que relacione de maneira objetiva a questão sobre o desempenho da Teneré 250 com garupa + alforges.

Pretendo adquirir uma por volta de março e tenho como objetivo realizar viagens curtas e longas com garupa. Porém, quero equipar a moto com os itens de viagem (baú e alforges) e acessórios (protetor de motor modelo francês, protetor de carter entre outros).

A questão é a seguinte, como a Teneré se comporta com garupa + peso de um baú de 45 a 47 litros cheio + alforges laterais + peso dos acessórios?

Abaixo vou separar em categorias a serem esclarecidas conforme a experiência dos usuários, portanto acho interessante apontar de maneira objetiva e escrever uma breve descrição sobre suas impressões sobre a moto nesses quesitos.

Velocidade de cruzeiro: informe aqui a velocidade média de cruzeiro que a moto consegue manter sem deixar o giro alto
Giro do motor na velocidade de cruzeiro: informe o valor médio de giro que é mantido em sua teneré na velocidade de cruzeiro
Nível de vibração (baixo, médio ou alto): informe as condições de vibração da moto na velocidade de cruzeiro
Torque: informe o torque para retomada de velocidades e a quantos giros o torque aparece
Ultrapassagens: informe a "força" que a moto tem para realizar ultrapassagens
Curvas: informe se ela se mantem firme em curvas, principalmente em serras
Consumo médio: informe o consumo médio que ela mantem de acordo com a velocidade de cruzeiro
Suspensão: informe a regulagem de suspensão, se fica mais firme ou mais macia para conduzir em viagens com grande carga
Comentários: informe um texto com seus comentários a respeito de suas viagens e comportamento da moto

Conto com a colaboração dos companheiros, obrigado a todos.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Responder