Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por doug01n » 12 Dez 2013, 14:19

Eu seguiria o tutorial deste tópico:

http://blogduasrodas.motonline.com.br/2 ... -sua-moto/" onclick="window.open(this.href);return false;

Vc precisará de 3 pessoas pra fazer isso, vc e garupa em pé nas pedaleiras, e um terceiro para medir. Além dos baus e alfoges carregados com o mesmo peso que pretende levar na viagem.

O ajuste do SAG é feito, em teoria, pelos engenheiros quando escolhem a mola que será de série, carga do amortecedor e range de capacidade de carga da moto, o que define o tamanho da rosca do amortecedor para regulagem. No seu caso, pode ser que a regulagem para tanta carga seria próxima ao fim, para que o comportamento dinâmico seja mais próximo do original, porém a suspensão dianteira não tem ajuste de SAG. Se for utilizar muito a moto assim, recomendo a troca do fluido por um de viscosidade mais adequada para a sua situação.
Administrador

Avatar do usuário
lukastrauer
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 227
Registrado em: 07 Dez 2012, 12:31
Cidade onde mora: Sta. Maria/Cach. do Sul-RS
Localização: Região central do RS

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por lukastrauer » 12 Dez 2013, 15:09

fjruthes escreveu:Deixa a tua suspensão um pouco mais dura "Suba a regulagem da rosca" ... Eu acho que ela abaixa muito com garupa e bagagem. Mudando a regulagem da suspensão melhora... Fiz na minha sem reclamações, tanto com garupa quanto sozinho.
:offtopic:
Fjruthes, acho que vc não está certo, pra deixar a suspensão mais dura/rígida, deve-se colocar a porca da suspensão (que segura a mola) mais para baixo, deixando a mola mais comprimida e assim ela vai baixar menos quando com peso na moto. Se colocar a porca para cima, deixará a mola mais "folgada", a moto fica mais macia, abaixando mais com peso sobre ela.
tiagokxuera escreveu:Eu não mexeria não.
Não muda tanta coisa assim.
:?
eu também não mexeria não..
pq depois quando terminar a viagem, pra andar na cidade de novo teria que fazer o serviço novamente..
melhor deixar como tá..
Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Fmm4100 » 12 Dez 2013, 15:11

A suspensão mais dura é com a porca apertada (para baixo), pois dai a mola fica comprimida e o amortecedor trabalha menos.
Com a porca frouxa a suspensão fica molenga.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Fmm4100 » 12 Dez 2013, 15:16

:offtopic: :offtopic: :offtopic:



Olha ele ai.

:offtopic: :offtopic: :offtopic:
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

edgard.torres30
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Nov 2013, 19:44
Cidade onde mora: RIO DE JANEIRO/RJ
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por edgard.torres30 » 12 Dez 2013, 22:19

Jhaimilson escreveu:Legal doug01n, não cheguei a ver nenhum relato dos viajantes de fazer viagens longas até Santiago, Atacama, Buenos Aires, Montevideo com garupa, por isso a minha curiosidade...

A princípio quero fazer uma viagem com garupa e acessórios até Foz do Iguaçu, de onde moro da cerca de 2.000km ida e volta.

Acho que já é um bom teste, se alguém souber de algum viajante que já realizou alguma viagem longa com garupa + acessórios convide-o para participar do tópico.
Não levaram garupa mas levaram uma boa bagagem...

Bom eu achei esse vídeo aqui, Foram duas lander e uma tenere https://www.youtube.com/watch?v=VRqoLnGLU3o Rio de Janeiro - Córdoba ARG.

Ah dá uma olhada aí mais detalhada da viagem..http://aventuras-de-moto.blogspot.com.br/

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por jean motoca » 13 Dez 2013, 00:41

Para min e a garupapatroa, e a mesma coisa do nosso amigo Douglas, ele que já diz tudo que tinha que ser dito sobre o uso dentro das possibilidades de nossa pequena guerreira... :joinha:

Na minha viagem para Ibitipoca a ténéné estava com bauleto E45 e dois E360 laterais de 40 L cada, com todo material de camping, cheguei a ter 41kgs de peso mais um porta treco cheio de ferramentas :joinha: Com vento lateral forte a moto navega um pouco, mais a gente acostuma rapidamente.. :joinha:

E também mala tanque lotada,(não cheguei a ver o peso) consumo entre 24 e 28 km/L,media de 26 km/L , velocidade sem vento contrario de forte intensidade na faixa ideal de 110 km a 115 km/h,o que sinifica um velocidade real de 100km/h, quando marca 110 km/h. :joinha:

Ultrapassagens com pontas a 120 km/h, não entendi como alguns colegas consegue velocidade final de 149km/h, parabéns a moto esta em forma.. :animado:

Subidas muitas vezes cabo enrolado com muitas reduções para a quarta marcha para manter a rotação.. :shock:

Mola do amortecedor sempre na compressão máxima, porque ando sempre com garupa, e nunca sai sem malas laterais, as E 21 no uso normal.. :joinha:

Moto rebaixada, com reforço , bagageiro, suportes laterais, descanso duplo, tudo manivela.. :animado:

Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
WeekendBikeRider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 20 Mar 2013, 13:15
Cidade onde mora: Santa Bárbara D Oeste/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por WeekendBikeRider » 13 Dez 2013, 09:39

Pessoal que opinou sobre a regulagem da suspensão:

Agradeço a todos pela ajuda. Baseado na opinião de vocês e no bom senso vou regular quando for viajar. Ando 99,99999% do tempo sozinho e a regulagem de fábrica tá ótima. Quando fiz essa mesma viagem sozinho e apenas com o bauleto mantive a regulagem de fábrica e ela foi muito bem, porém estava leve ainda. Mas dessa vez vou viajar com ela carregada e com garupa.

Então quando eu for viajar carregado vou regular para mais dura (rosca pra baixo "encurtando a mola"). Acho que se não precisasse regular não existiria a regulagem no amortecedor.

Agradeço a todos mais uma vez. Essa turma do TenereClub são nota 1000!!!!

Té +.
WBR

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Jhaimilson » 13 Dez 2013, 09:56

Boa pergunta WBR, também tinha essa dúvida e concordo com a sua analogia, se não precisasse não existiria regulagem e faz todo sentido comprimir a mola, pois assim aumenta a constante elástica dela não deixando a suspensão boba.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Avatar do usuário
WeekendBikeRider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 20 Mar 2013, 13:15
Cidade onde mora: Santa Bárbara D Oeste/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por WeekendBikeRider » 13 Dez 2013, 10:15

Jhaimilson.

Cacildis!!!!! :shock:

Explicou de forma mais científica, mas foi exatamente isso que eu quis dizer... :palmas:

E só pra constar: ainda não comprou sua moto, mas já abriu um tópico muito interessante e útil.

Té +.
WBR

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.

silva
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 21 Jul 2013, 01:44
Cidade onde mora: Maracanaú/Ce

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por silva » 13 Dez 2013, 12:46

Jhaimilson, uma pequena observação.

Pela lei de Hooke (Força aplicada = Constante da mola X deformação), a constante elástica da mola (como o próprio nome já diz) é uma constante e que, portanto, não pode mudar de valor. Na verdade, o que ocorre é que quanto mais comprimida (ou distendida) a mola estiver mais força terá de ser feita para que a mola se deforme ainda mais, ou seja, a força elástica é proporcional à deformação da mola. Se vc pegar um elástico e esticar, vai perceber que quanto mais vc estica, mais força vc terá que fazer para que o elástico continue esticando.

CONCLUSÃO: Quanto mais comprimida a mola estiver, mais firme também ela estará, pois para alterar seu comprimento neste momento, a carga sobre ela deverá ser bem maior.

Assim, uma mola só tem sua "constante elástica" alterada quando ela já perdeu suas propriedades mecânicas originais, estando, possivelmente, na iminência de se romper.

Esse vídeo no youtube explica um pouco mais:
http://www.youtube.com/watch?v=oE5ICFXuvn8" onclick="window.open(this.href);return false;


Um abraço! :joinha:
Jhaimilson escreveu:Boa pergunta WBR, também tinha essa dúvida e concordo com a sua analogia, se não precisasse não existiria regulagem e faz todo sentido comprimir a mola, pois assim aumenta a constante elástica dela não deixando a suspensão boba.

Responder